Tecnologia em Marketing

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Transcrição da apresentação:

Tecnologia em Marketing Disciplina: Marketing e Comportamento do Consumidor Prof.: Érico Pagotto

PEA: Plano de Ensino e Aprendizagem – 1º. Bim. 08/08 - Início das aulas - Apresentação do professor, da disciplina e do PEA. 15/08 - O Comportamento do consumidor e a gestão de marketing. 22/08 - Tipos de comportamento de compra. Exercícios ENADE. 29/08 - Influências socioculturais: cultura, subculturas, etc. 05/09 - Influências psicológicas: por que consumimos 12/09 - Fatores situacionais 19/09 - Comportamento do consumidor organizacional. 24/09 a 29/09 - Avaliações 1º bimestre

Fatores Situacionais O consumidor não decide no vácuo Ambiente físico Comportamento do consumidor O consumidor não decide no vácuo Ambiente físico Ambiente social Tempo Razão de compra Estado de espírito Predisposição

Ambiente Físico Localização do PDV Layout Atmosfera do local Aromas Sons Luzes Temperatura Aglomeração

Merchandising Processo de desenvolver, assegurar, apoiar e comunicar as ofertas de mercadorias associadas à venda do produto Ambiente físico Design da loja Exposição do produto Serviços

Ambiente Social Consumidores compram mais quando estão acompanhados Cultura social Grupos de referência: Amigos Família Colegas de trabalho

Infomerciais Propaganda de tv e internet Longa duração Apresentação exaustiva do produto Explora detalhes técnicos do produto

Tempo Quanto tempo o cliente tem para decidir e fazer a compra Conveniência Cultura da pressa

Razão de Compra Comprar PARA QUÊ? Uso próprio Presente: Amigos Família Namorado(a)

Estado de Espírito e Predisposição Como o consumidor está se sentindo, antes ou durante a compra Fisiológico Humor Ex: fila no supermercado ou fila na balada

Implicações de fatores situacionais Quando tenho muita sede eu bebo... Fumando, depois do jantar, bebo... Quando estou sozinho, bebo... Antes de ir dormir, bebo... Lendo jornal pela manhã, bebo... Durante as refeições, bebo...

DÚVIDAS?

Para casa: Ler capítulo 6 do livro-texto.