DISCIPLINA: Gestão em Marketing Segmentação de Mercado

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Transcrição da apresentação:

DISCIPLINA: Gestão em Marketing Segmentação de Mercado AULA 7: Segmentação de Mercado Prof. Érico Pagotto - ericopagotto@yahoo.com

Segmentação e seleção de mercados HOJE Segmentação e seleção de mercados Marketing de massa: Walmart, Submarino Micromarketing: Segmento: agrupamento por desejos Nicho: pequena fatia especializada do mercado Local: segmentação geográfica detalhada Individual: “customização em massa” Prof. Érico Pagotto - ericopagotto@yahoo.com

Como identificar um segmento? HOJE Como identificar um segmento? Mensuráveis: tamanho e poder de compra do segmento Acessíveis: devem ser “alcançáveis” pelo fornecedor Diferenciáveis: devem responder diferentemente ao marketing mix Acionáveis: podem ser elaborados programas para atrair e atendê-los Prof. Érico Pagotto - ericopagotto@yahoo.com

Prof. Érico Pagotto - ericopagotto@yahoo.com HOJE Como segmentar? Identifique a(s) necessidade(s) Trace o perfil do segmento Avalie potencial de crescimento do mercado, concorrência, acessibilidade e defina a atratividade Estime a rentabilidade do segmento Crie um posicionamento baseado numa “proposta de valor” Faça um teste Diversifique e explore as possibilidades Prof. Érico Pagotto - ericopagotto@yahoo.com

Critérios de segmentação HOJE Critérios de segmentação Geográfico: onde está o cliente? Demográfico: quais as característica do público-alvo? idade, sexo, renda, escolaridade, ocupação, etc... Psicográfica: como é o estilo de vida do cliente? conservador/inovador, conspícuo, segurança, etc. Comportamento: o que se passa na cabeça do cliente neste momento? Ocasião, benefícios esperados, utilização, atitudes, etc. Prof. Érico Pagotto - ericopagotto@yahoo.com

Prof. Érico Pagotto - ericopagotto@yahoo.com D Ú V I D A S ? Prof. Érico Pagotto - ericopagotto@yahoo.com