Logística Internacional Globalização Caso 2 e 2A

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prof. Alberto Martins Júnior
Advertisements

Conceitos Terceirização: frete, estocagem, preparação de pedido, entrega final, atividades de pré e pós-montagem. Necessidades: Aumenta o nível de serviço,
Sistema de Informação Gerencial
Distribuição GRUPO 14FY.
SCM – SUPPLY CHAIN MANAGEMENT
ADMINISTRAÇÃO SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
O Processo do Planejamento Estratégico Módulo 3
ESTRATÉGIA CORPORATIVA
Gestão da Qualidade A DIMENSÃO ESTRATÉGICA
CONCEITOS E APLICAÇÕES DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE MARKETING.
Cadeia de Valor Fatores Críticos de Sucesso
LOGÍSTICA Grupo 97..
Atividade R05 Grupo 3 Turma 19.
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS E MATERIAIS R03 – Técnicas de Gestão de Estoques Fernando Leon Filipe Tolentino Rodrigo Caseca Rafael Braz.
Logística de Distribuição
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS MATERIAIS
Logística Integrada Resumo de tudo o que foi dado até hoje.
Logística de distribuição
ABC OFFICE SHOP O auxílio da Tecnologia da Informação e Comunicação em relação ao fluxo da cadeia de suprimento na empresa ABC Office Shop J04, 19Y Ana.
A influência do layout da operação em uma pequena empresa prestadora de serviços técnicos em informática: Um estudo de caso Lucas Fernando Chagas Maciel.
Dimensões da Globalização
GESTÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS
A GLOBALIZAÇÃO EM NOSSAS VIDAS
Gestão de Estoques na Cadeia de Logística Integrada
O USO DA TECNOLOGIA NO TRABALHO
Aula 1 Princípios de Marketing Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez
Mackenzie Gestão de Negócios na Internet Elaborado por: Arnaldo Ono São Paulo –
A Economia do Conhecimento X- A ECONOMIA DO CONHECIMENTO E A GESTÃO DO CONHECIMENTO NAS EMPRESAS (Knowledge Economy)
Repensando a Logística
Repensando a Logística
Hoje Globalização Comentários sobre a leitura (10 minutos)
DISCIPLINA Pesquisa de Tecnologias Emergentes - PTE Profa. Eliane
A Parker estabelece parcerias com os seus clientes para aumentar a sua produtividade e lucro.
Planejamento e controle da cadeia de Suprimentos
Estratégia de Operações
LOGÍSTICA Prof. Vagner Olegário PLT pág 140 à 162.
ESTRATÉGIA DE PRODUÇÃO E OPERAÇÕES
Repensando a Logística
Logística Empresarial
ESTRATÉGIA EMPRESARIAL Estratégia para Seleção de
O QUE É GLOBALIZAÇÃO? Processo econômico e social que estabelece uma integração entre os países e as pessoas do mundo todo. Através deste processo, as.
UFP – Marketing Internacional Porque é que se deve Exportar? Um factor importante é o risco reduzido e baixo custo associado.
Iniciando na logística empresarial
Gestão de Projetos Prof. Jimmy.
Perspectivas futuras da administração
GESTÃO ESTRATÉGICA Profª. Jaqueline Leite.
Capítulo 1 A administração hoje.
A ADMINISTRAÇÃO HOJE 1.
Logística Integrada Engenharia de Produção
Planejamento da Movimentação de Mercadorias: Estratégia Logística
EMPRESA DE SUCESSO NO MUNDO ATUAL, É A ORGANIZAÇÃO QUE TEM CAPACIDADE
Administração Mercadológica IV
Micros e Pequenas Empresas
SISTEMA DE GESTÃO ERP Walison de Paula Silva.
Gestão de Pessoas: atuais e futuras demandas
MARKETING Atividade que ajusta a oferta da empresa à demanda do mercado, objetivando atender às necessidades e desejos do consumidor. Sua administração.
LOGÍSTICA E ESTRÁTEGIA OPERACIONAL
Marketing de Relacionamento
TEORIA E ANÁLISE DE CUSTOS Professora: Rosemary Silva
CAPÍTULO 8 “POSICIONANDO & PROJETANDO OS SERVIÇOS”
ORIGEM DA GLOBALIZAÇÃO Queda crescente de tarifas. Diminuição do regionalismo econômico. Surgimento de novas tecnologias da informação (Internet) Transportes.
Princípios de gestão da qualidade
A ECONOMIA GLOBALIZADA
Globalização e Gestão com Pessoas
GESTÃO EMPRESARIAL.
ELEMENTOS DE LOGÍSTICA INTERNACIONAL LOGÍSTICA INTERNACIONAL
Administração Estratégica Ambiente Interno – SWOT Aula 7.
LOGÍSTICO INTERNACIONAL PLT Cap. 1
Consórcio Modular.
Supply chain- cadeia de suprimentos ou de abastecimentos Professor: Nei Muchuelo.
Transcrição da apresentação:

Logística Internacional Globalização Caso 2 e 2A Profº Rúbio Alunos : Weslley, Rodrigo, Thiago, Kelly. Prof. Antonio Lechugo Rubio

Prof. Antonio Lechugo Rubio Globalização A palavra tem sido banalizada nos meios manufatureiros que tem ignorado a profundidade e complexidade de seu significado original. De acordo com o dicionário da APICS a globalização é definida como a interdependência das economias globais que resultam em crescimento de volume e variedades de transações internacionais... e também pela distribuição de novas tecnologias. Prof. Antonio Lechugo Rubio

Prof. Antonio Lechugo Rubio Em seu livro “The Lexus and the Olive Tree”, (Thomas Friedman) oferece uma boa definição, sendo “Globalização não é somente um fenômeno passageiro. É a integração de capital, tecnologia e infra-estrutura além das fronteiras, de forma a criar um mercado global único, e de certa forma uma aldeia global”. Prof. Antonio Lechugo Rubio

Prof. Antonio Lechugo Rubio Mais do que qualquer instrumento, a internet é a força principal que dirige a globalização atualmente. A dura realidade é que a globalização apresenta um enorme desafio, não somente para a manufatura, mas para o marketing, compras, e outras funções essenciais do negócio. Os recursos e criatividades necessários para sobrepor estes desafios são grandes. Prof. Antonio Lechugo Rubio

Prof. Antonio Lechugo Rubio As Principais Dificuldades e Desafios assim como pré-requisitos para a globalização : Prof. Antonio Lechugo Rubio

Barreiras tecnológicas Um obstáculo significativo para a globalização é a velocidade das mudanças por si só. Com o rápido e ao mesmo tempo o crescimento que envolvem as transformações que afetam os distribuidores nos negócios, tecnologias, e comunicações é quase impossível se posicionar como líder dentro destas transformações. Prof. Antonio Lechugo Rubio

Prof. Antonio Lechugo Rubio A grande complexidade do produto é outra questão. Os produtos estão se tornando altamente especializados, necessitam de alto grau de integração entre os componentes. Isto resulta na necessidade de uma automação mais sofisticada nas operações de montagens. Por conseqüência, assim que esta complexidade aumenta as questões da qualidade se tornam prioritárias. Prof. Antonio Lechugo Rubio

Prof. Antonio Lechugo Rubio Barreiras Legais O próximo desafio da globalização aparece quando se defronta com as leis do comercio internacional. A complexidade das taxas, tarifas, e encargos, combinados com a conversão da moeda e as questões logísticas das alfândegas, inibem o fluxo de mercadorias além das fronteiras e mesmo impedem de alguns fabricantes efetuarem negócios internacionalmente. Prof. Antonio Lechugo Rubio

Prof. Antonio Lechugo Rubio A situação tem se tornado tão complicada e dinâmica que mesmo quando uma empresa consegue um grau de globalização interessante, seu sucesso é às vezes impossível de medir. Com as moedas flutuando minuto a minuto, como o fabricante pode mostrar que está gerando lucro? Poderia um fabricante construir uma planta em uma certa localização hoje a uma certa distância que foi amplamente estudada e teria dúvidas se a escolha foi acertada, quando pensa se não seria melhor ter localizado em outro país com diferença de lucro a curto prazo? Não existem respostas fáceis para tais questões. Prof. Antonio Lechugo Rubio

Prof. Antonio Lechugo Rubio Barreiras culturais   Enquanto as barreiras tecnológicas e legais são normalmente percebidas como as mais aterrorizantes, muitos dos grandes desafios estão escondidos no próprio mercado – Barreiras culturais. Assim como é simples se comunicar através das fronteiras, ao mesmo tempo isto pode criar desilusões no efetuar negócios globais. Numa ligação internacional típica, pelo menos um dos participantes é forçado a efetuar negócios durante um tempo inconveniente. De forma similar, a divergência de fusos horários junto com o período de trabalho, programações de férias das várias culturas, freqüentemente criam uma situação onde alguma entrada crítica não estará disponível quando é mais necessária, causando confusão, atrasos, e perda de oportunidades.   Prof. Antonio Lechugo Rubio

Prof. Antonio Lechugo Rubio Mesmo quando o consenso de efetuar negócios pode ser alcançado, a barreira do idioma pode criar muita confusão. Apesar de que o inglês tem se tornado a língua mais usada dentro do mundo dos negócios, nuanças são rotineiramente perdidas na tradução, criando desentendimento e perdas. Cada nação, também tem diferentes padrões sobre a segurança e saúde do empregado e algumas vezes não são aceitas entre as partes. Prof. Antonio Lechugo Rubio

Prof. Antonio Lechugo Rubio Os estilos gerenciais podem também frustrar os esforços de globalização. O estilo que é comum e eficaz em uma cultura pode ser mal recebido e contraproducente em outra. Globalização nem sempre significa padronização, e algumas vezes nunca isto é possível. Numa escala ampliada, as questões de diferentes estilos gerenciais estabelecem o lugar comum do mercado. Muitos dos tratamentos que resultaram em sucesso em um ambiente podem acarretar sérios problemas em outros. Enquanto negociação agressiva é uma virtude dos negociadores americanos, isto pode ser visto como inapropriado em outro local. Prof. Antonio Lechugo Rubio

Prof. Antonio Lechugo Rubio Examine os problemas que possivelmente existirão quando uma empresa se atira ao mercado global? A globalização apresenta um enorme desafio, não somente para a manufatura, mas para o marketing, compras, e outras funções essenciais do negócio. Os recursos e criatividades necessários para sobrepor estes desafios são grandes. Os principais problemas são : Barreiras Tecnológicas, Barreiras Legais, e Barreiras Culturais. Prof. Antonio Lechugo Rubio

Prof. Antonio Lechugo Rubio O que seriam as barreiras culturais. Explique como lidar com elas? Barreiras são os desafios e problemas a serem superados para as empresas em relação a globalização. Portanto Barreiras Culturais são os desafios relativos as culturas de cada país, pois um exemplo : Apesar de que o inglês tem se tornado a língua mais usada dentro do mundo dos negócios, nuanças são rotineiramente perdidas na tradução, criando desentendimento e perdas. Prof. Antonio Lechugo Rubio

Prof. Antonio Lechugo Rubio De alguns exemplos onde barreiras legais seriam problemas a serem atendidos A complexidade das taxas, tarifas, e encargos, combinados com a conversão da moeda e as questões logísticas das alfândegas, inibem o fluxo de mercadorias além das fronteiras e mesmo impedem de alguns fabricantes efetuarem negócios internacionalmente. As barreiras legais são problemas em relação à globalização quando se defronta com as leis do comercio internacional. Prof. Antonio Lechugo Rubio

Prof. Antonio Lechugo Rubio Se vamos produzir em todos os mercados e montar em outros qual seriam os problemas que podemos prever? Além das Barreiras Tecnológicas, Barreiras Legais e Barreiras Culturais, temos também as questões Soft e as respostas Hard, que são : Com relação às pessoas. Os desafios soft – Seleção, treinamento e trabalhar sob a mira de um sindicato, são muitas vezes difíceis de superar. Estes problemas são muito piores em um mercado globalizado. Prof. Antonio Lechugo Rubio

A evolução da globalização da logística “A gestão das cadeias de suprimentos(GCS) é a logística levada ao nível mais alto de sofisticação e internacionalização” Douglas Long Prof. Antonio Lechugo Rubio

Prof. Antonio Lechugo Rubio Globalização uma cadeia mais inteligente de abastecimento para o futuro A globalização é um imperativo estratégico que é reconhecida como fundamental para o crescimento e sustentabilidade. Pela primeira vez na história humana, tudo está conectado. Quando tudo está conectado, o trabalho se move, como o trabalho de negócios,e o trabalho de tecnologia.  O trabalho flui para os locais onde será feito o melhor - isto é, mais eficiente e com a mais alta qualidade. Prof. Antonio Lechugo Rubio

Prof. Antonio Lechugo Rubio Alcançar tal modelo oferece oportunidades e desafios significativos. Isto é complexo. Acrescente a isso a economia flutuante global dos últimos anos e da incerteza futura, e o quadro é ainda mais complexo. Prof. Antonio Lechugo Rubio

Prof. Antonio Lechugo Rubio A empresa globalmente integrada é uma empresa que molda a sua estratégia, gestão e operações de uma forma verdadeiramente global. Ele localiza as suas operações e funções em qualquer lugar do mundo com base no custo certo, as habilidades certas, e para o ambiente de negócio. Ela alinha esforços da cadeia de fornecimento  para entrega em todo o mundo, que com isso integra as operações na horizontal e no mundo. Prof. Antonio Lechugo Rubio