Transtornos da Personalidade

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Transtornos de personalidade e criminalidade: Serial Killers
Advertisements

Avaliando os Estilos de Paternidade.
Conceitos Jungianos O Self:Jung chamou o Self de Arquétipo central, Arquétipo da ordem e totalidade da personalidade. Segundo Jung, consciente e inconsciente.
A clínica kleiniana: estilo, técnica e ética
EXAME DO ESTADO MENTAL - FUNÇÕES DO EGO
Transtorno de Personalidade e Uso de Drogas
ESTRESSE, TRABALHO E VIDA PESSOAL
Transtornos de personalidade e criminalidade: Serial Killers
EMOÇÃO NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL
DEPRESSÃO Prof Bruno Silva Rio de Janeiro 2011.
Classificação dos Transtornos Mentais
Comportamento Humano nas Organizações
Freud e a Psicanálise.
Transtornos de Personalidade
O MÉTODO PSICANALÍTICO
Os progressos da psicanálise
PATOLOGIAS ESQUIZOFRENIAS.
Coaching de Emoções George Vittorio Szenészi Racionalidade, Vazios e Sentimentos Ocultos Racionalidade, Vazios e Sentimentos Ocultos.
O comportamento normal e o anormal
ESTRESSE E SÍNDROME DE BURNOUT
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL APARENTE E SUBJACENTE
DESENVOLVIMENTO PESSOAL.
CAPÍTULO 3 - O DESENVOLVIMENTO EMOCIONAL
PERSONALIDADE.
Professor: Antonio Edson Martins de Oliveira
Transtornos de Personalidade
Cristiele Rodrigues, Elisamar Salbego, Janaina Polon, Weric Cosmo.
Transtornos mentais pelo uso de substâncias psicoativas
TEORIAS DA PERSONALIDADE
CARGA PSÍQUICA NO TRABALHO
COMO SER “PROATIVO” Antonio Lemos.
TRANSTORNO BORDERLINE ORGANIZAÇÕES PATOLÓGICAS DA PERSONALIDADE
DOMINIO CURSOS ONLINE CAPACITAÇAO A DISTÂNCIA. Quais são os principais transtornos afetivos?  Na tríade família, escola e sociedade, o ser em desenvolvimento.
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU TRANSTORNOS DISSOCIATIVOS
TRANSTORNOS DE PERSONALIDADE
PSICOLOGIA Geral e Jurídica DOCENTE ESP : Gisele Andrade.
TRANSTORNOS DE PERSONALIDADE BORDERLINE: UMA VISÃO PSICANALÍTICA
Transtornos de Adaptação
AS EMOÇÕES.
OLIGOFRENIAS.
“Ciúmes”... Gusttavo Ribeiro.
Concurso SES-DF: Psicólogo
Transtornos de Personalidade
Personalidade Psicopática
DESENHO LIVRE.
ACONSELHAMENTO PSICOLÓGICO Profª Dra. GILCINÉIA SANTOS
DISCUTINDO OS DIAGNOSTICOS
Psicopatia na adolescência.
PSICOPATIA.
TRANSTORNOS DA PERSONALIDADE
Transtornos de Personalidade
Foco da pesquisa Trata-se de um caso de Transtorno de Personalidade Borderline, encaminhado para a área de Psicoterapia Breve (PB) do Centro de Psicologia.
Transtornos de Personalidade
TRANSTORNOS DA PERSONALIDADE
ESTRUTURAS DA PERSONALIDADE
Psicologia Revisão para prova 2º Bimestre. Questão 1 Transtornos mentais, também chamados de transtornos psiquiátricos ou psicológicos, produzem alterações.
Saúde Mental: Classificação das Doenças Mentais
Profª Elizangela Felipi
UNIPAC Universidade Presidente Antônio Carlos
Transtornos de Personalidade
TRANSTORNOS AFETIVOS Tarsila Cunha.
ASPECTOS PSICOLÓGICOS DAS DOENÇAS NEUROMUSCULARES ELIZENE DOS REIS OLIVEIRA – PSICÓLOGA HELENICE MEIRELLES ANDRADE – PSICÓLOGA.
TRANSTORNOS DE PERSONALIDADE
Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev.
TRANSTORNOS AFETIVOS Alterações na regulação do humor, comportamento e afeto que vão além das flutuações normais que muitas pessoas apresentam.
Transtornos Fóbico-ansiosos (cont.) e Transtornos de Personalidade Prof. Esther Gonzaga Spiler Universidade Federal do Rio de Janeiro Faculdade de Medicina.
TRANSTORNOS DE PERSONALIDADE
 DURAÇÃO DO CURSO 4 MESES  APOSTILADO (R$ 20,00)  CERTIFICADO (PRESENÇA MÍNIMA DE 70%)  AVALIAÇÃO \ TRABALHO ( MINIMO DE 50% DE ACERTOS)  ENTREGA.
Transcrição da apresentação:

Transtornos da Personalidade Prof. Esp. Avany Cardoso Leal

O que é personalidade? Escola francesa – tudo o que nos caracteriza. Escola inglesa – somente as funções psíquicas superiores. Escola alemã – somente a afetividade e a volição.

Classificação do alemão Kurt Schneider (1923): Psicopatia – déficit circunscrito da afetividade. Dividia em neuropatias (sofre e faz sofrer) e sociopatias (faz sofrer)

O termo psicopatia hoje não é mais utilizado pela Psicologia, sendo ainda comum na linguagem jurídica.

Personalidade: temperamento + caráter. Transtornos da Personalidade: fala-se em multicausalidade. Padrão de respostas de longa duração, com início na infância ou adolescência. É mal adaptativo, interfere nos relacionamentos e não varia de acordo com as situações.

TIPOS (CID 10) Paranóide (desconfiança, sensibilidade excessiva a rejeições). Esquizóide (frieza, embotamento, introspecção). Anti-social – “sociopatia” (indiferença, falta de respeito, não sente remorso).

Emocionalmente instável (tipo impulsivo, marcado pela instabilidade e tipo borderline, marcado por sentimentos de vazio, autolesão). Histriônico (teatralidade, superficialidade, sedução). Anacástico (teimosia, rigidez, cautela, perfeccionismo).

Ansioso ou de evitação (tensão, insegurança, relutância em se expor). Dependente (desamparo, medo do abandono, não toma decisões). Outros. Não especificado. Mistos. Alterações inoportunas da personalidade.

Autores psicanalíticos consideram a Psicopatia como uma grave patologia do Superego, o Narcisismo Maligno, cujas características seriam a conduta anti-social, agressão ego-sintônica dirigida contra outros em forma de sadismo, ou dirigida contra se mesmo em forma de tendências automutiladoras ou suicidas sem depressão e conduta paranóide.A estrutura de tipo narcisista do psicopata teria a seguintes características: auto-referência excessiva, grandiosidade, tendência à superioridade exibicionismo, dependência excessiva da admiração por parte dos outros, superficialidade emocional, crises de insegurança que se alternam com sentimentos de grandiosidade.Portanto, dentro das relações de objeto (com os outros), seria intensa a rivalidade e inveja, consciente e/ou inconscientemente, refletidos na contínua tendência para exploração do outro, incapacidade de depender de outros, falta de empatia com para com outros, falta de compromisso interno em outras relações.Otto Kernberg vê neste narcisismo patológico um componente psicodinâmico para o diagnóstico da psicopatia. O narcisismo não patológico é conseqüência de uma boa evolução do Ego, uma aceitação da realidade e como essa realidade pode ser usada para satisfazer as necessidades dirigidas ao exterior e ao objeto.

OBRIGADA!! ATÉ MAIS!!