Coordenador de Curso Profa. Márcia Nome: Alexandre Violin Garcia

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Escola que queremos Contextualização, participação e resultados de aprendizagem Utilização metódica de instrumentos de planejamento e gestão de aprendizagem.
Advertisements

A prova do ENADE em Administração avaliará se o estudante desenvolveu, no processo de formação, habilidades e competências para:
Em Busca de um Novo Modelo de Aprendizagem Organizacional.
CEAMA CENTRO DE ENSINO ATENAS MARANHENSE
PLANEJAMENTO NA EDUCAÇÃO
Dez novas competências para Ensinar – Philippe Perrenoud
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Curso de Administração Matriz Curricular: 2009_2 Diretoria: Ciências Exatas e Gerenciais Diretor: Prof. Luiz Felipe Quel Disciplina: ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA.
Prof(a): Patrícia Braz
Prof(a): Patrícia Braz
CURSO DE SECRETARIADO E ADMINISTRAÇÃO
ENGENHEIRIA DE PRODUÇÃO
Dez novas competências para Ensinar – Philippe Perrenoud
Contabilidade Sistemas de Informação
Livro didático 2011 Matemática. A Matemática no Ensino Fundamental Matemática forma de interação humana. Matemática modelo abstrato para compreensão e.
CURSO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO:
TÉCNICO EM COMÉRCIO Duração: 18 meses
Em conformidade com as Orientações Oficiais
JACIRA PEDROSA Bacharel em Secretariado Executivo – UFPE
TECNÓLOGO EM LOGÍSTICA
PROGESTÃO ENCONTRO PRESENCIAL – MODULOS I E II SISTEMÁTICA DE ESTUDO
Conceitos e Perfil do Profissional
Cultura Organizacional
A Importância da Educação Continuada
10 NOVAS COMPETÊNCIAS PARA ENSINAR
Módulo de Gestão aplicada à TIC Curso Técnico de Informática Aula 03 e 04 Prof. Amadeu Campos.
- 1 - Jogos de Empresas I - Prof. Luís Carlos Padrão Histórico Definição de Jogos Classificação de Jogos Processo de aprendizagem dos jogos Fases de realização.
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
Dez novas competências para Ensinar
Análise administrativa
O PLANEJAMENTO DA AÇÃO DIDÁTICA
Apresentação do Curso de Ciência da Computação
APRESENTAÇÃO Formado em Logística Empresarial; Pós-Graduando:
Professora: JAQUELINE RODRIGUES
A ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL DE SECRETARIADO
Professora: JAQUELINE RODRIGUES
APRESENTAÇÃO Formado em Logística Empresarial; Pós-Graduando:
Procedimentos de Ensino
CÓDIGO DA DISCIPLINA E NOME DO PROFESSOR1. ARE – ANDREA DA PAIXÃO FERNANDES E LINCOLN TAVARES SILVA2 Ambiente Regulatório na Educação Andrea da Paixão.
PROPAI/PROPCCI-I 1S 1º semestre – Fevereiro/2014 Coordenadores: Geraldo Biaggi e José Antonio Padoveze.
Formado em Logística Empresarial; Pós-Graduando: Metodologia e Didática do Ensino Superior Gestão Estratégica de Negócios Profissional na área de logística.
Manual de orientação EAD Gestão de Pessoas.
APRESENTAÇÃO DAS COMPETÊNCIAS, HABILIDADES E BASES TECNOLÓGICAS
Técnicas Administrativas
ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E MÉTODOS
AVALIAÇÃO NA DISCIPLINA OS INSTRUMENTOS DE ACOMPANHAMENTO DO PROCESSO SERÃO: 1)Freqüência, assiduidade e participação nas atividades discentes. 2)Relatório.
Curso Superior em Produção Gráfica Aula inaugural de Gestão de Pessoas
Maira Bernardi NUTED/UFRGS
Sejam bem vindos!.
PCN no Ensino Médio Têm como fundamentos filosóficos a estética da sensibilidade, a política da igualdade e a ética da identidade.
Processos Administrativos Aula 1
PROCEDIMENTOS DE ENSINO
ESCOLA DE NEGÓCIOS, ARTES E OFÍCIOS (81) Quem somos nós O que fazemos Como fazemos Por quê fazemos.
Secretaria de Educação Básica Ministério da Educação
Formado em Logística Empresarial; Pós-Graduando: Metodologia e Didática do Ensino Superior Gestão Estratégica de Negócios Profissional na área de logística.
TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
Prof. Msc. Bruno H. Fiorin Faculdade Católica Salesiana Doutorando em Cardiologia- UNIFESP Enfermeiro, Mestre em Saúde Coletiva- UFES Especialista em Gerenciamento.
METODOLOGIA DE ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
A FUNÇÃO DO GERENTE NA EMPRESA
CONHECIMENTOS DO ENGENHEIRO DE PRODUÇÃO. ENGENHARIA Segundo José Roberto G. Silva entre as definições de engenharia e a que ele utilizou como a mais pertinente.
Introdução à Didática 1.
APRESENTAÇÃO Formado em Logística Empresarial; Pós-Graduando: Metodologia e Didática do Ensino Superior Gestão Estratégica de Negócios Profissional na.
Empreendedorismo Prof. Sedenilso Machado. Mestre em Organizações e Desenvolvimento – Unifae; Especialista em Marketing Empresarial – UFPR; Formado em.
Aula 6 9/abr/2012.  Professora Silvia e Professora Cátia; Tema Decomposição; Unidade didática com atividades práticas -  As expectativas de aprendizagem.
PRONATEC COORDENAÇÃO DE PESQUISA E EXTENSÃO CAMPUS PARNAMIRIM.
GESTÃO ORGANIZACIONAL
Atualizado: 19/03/ Organizações Contábeis Aproximadamente 5,2 milhões De micro e pequenas empresas formais Contadores Técnicos
Docente: Rafael Folha Docente: Rafael Folha
Gestão do Desempenho Organizacional Fundamentos Administrativos
Transcrição da apresentação:

Coordenador de Curso Profa. Márcia Nome: Alexandre Violin Garcia Sejam bem vindos á Etec Doutor Renato Cordeiro Coordenador de Curso Profa. Márcia Nome: Alexandre Violin Garcia

NORMOSE

VOCÉ SABE O QUE É NORMOSE? UMA DICA!!!

E QUE ACABA SE TORNANDO NORMAL. NORMOSE !!! “ TUDO O QUE FAZEMOS, E QUE ACABA SE TORNANDO NORMAL. MAS QUE DE ALGUMA FORMA VEM A NOS PREJUDICAR.”

A NORMOSE VICIA. PIQUE ... 1,2,3 ... EU .... ATRÁS DA MESA.

ESTAS ATITUDES NOS PARALISAM ! QUANDO MENOS SE ESPERA ... .... NOSSA VIDA. NÃO TEM MAIS SOCORRO. ESTAS ATITUDES NOS PARALISAM !

TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO .... É o profissional que empreende, analisa, interpreta e correlaciona de forma sistêmica os cenários sociais, políticos, econômicos e sustentáveis, respeitando tipos de mercado, as tendências culturais, os nichos e as possibilidades de integração das economias contemporâneas. Executa as funções de apoio administrativo: protocolo e arquivo, confecção e expedição de documentos administrativos e controle de estoque. Opera sistemas de informações gerenciais de pessoal e material. Utiliza ferramentas da informática básica, como suporte às operações organizacionais.

Curso – Modular : Módulo I – Auxiliar Administrativo Módulo II – Assistente Administrativo Módulo III – Técnico em Administração

Módulo I Componentes Aulas 3 I.1 Gestão de Pessoas I 4 I.2 Cálculos Financeiros 4 I.3 Gestão Empresarial 5 I.4 Ética e Cidadania Organizacional 2 I.5 Aplicativos Informatizados I.6 Processos de Operações Contábeis I.7 Linguagem, Trabalho e Tecnologia I.8 Técnicas Organizacionais Total 25

Módulo II Componentes Aula 5 II.1 Gestão de Pessoas II II.2 Administração de Marketing II.3 Legislação Empresarial 3 II.4 Custos e Operações Contábeis II.5 Cálculos Estáticos 2 II.6 Gestão Empreendedora e Inovação II.8 Planejamento do TCC em Administração Total 25

Módulo III Componentes Aula 2 III.1 Marketing Institucional 5 III.2 Gestão Financeira e Econômica 5 III.3 Gestão de Pessoas III 3 III.4 Gestão de Produção e Materiais III.5 Logística Empresarial e Negociação Internacional III.6 Inglês Instrumental III.7 Desenvolvimento do TCC em Administração Total 25

Definição Operacional DOIS CONSELHO DE CLASSE Menções Menção Conceito Definição Operacional MB Muito Bom o aluno obteve excelente desempenho no desenvolvimento das competências do componente curricular no período. B Bom o aluno obteve bom desempenho no desenvolvimento das competências do componente curricular no período. R Regular o aluno obteve desempenho regular no desenvolvimento das competências do componente curricular no período. I Insatisfatório o aluno obteve desempenho insatisfatório no desenvolvimento das competências do componente curricular no período. DOIS CONSELHO DE CLASSE

Até 03 componentes – Progressão parcial Possibilidades DESEMPENHO: SATISFATÓRIO EM TODOS OS COMPONENTES FREQUÊNCIA RESULTADO 75% (= ou +) Promovido 75% (-) Retido e Reclassificado Até 03 componentes – Progressão parcial Acima de 04 – Retido

Métodos e Técnicas Didáticas Individuais Discussão Debate Estudo em Grupo Diálogo Simpósio Painel Phillipps 66 ou 22 Comissão Entrevista Mesa Redonda Fórum Seminário Apresentação de Soluções Dramatização - Teatro Arguição Leitura Dirigida Solução de Problemas Estudo de Casos Pesquisa Estudo/Tarefa Dirigida Aulas práticas de laboratório Aulas práticas de oficina Aulas práticas de campo-estudo do meio Trabalho Individual Demonstração de Teorias Aulas Expositiva . Aula expositiva dialógica

Instrumento de Avaliação Pesquisa e apresentação Elaboração de projetos técnicos Relatórios de discussão Relatórios de laboratórios Relatório de trabalho de campo e de visitas Avaliação escrita individual Estudo de caso Observação direta Sinopses de consultas bibliográficas Seminários Simulações através de situações fictícias Auto avaliação Portfólios Entrevista Dramatização - Teatro

Critérios de Avaliação Clareza de ideias (oral e escrita) Viabilidade Coerência com a realidade Sequência lógica Destreza Senso crítico Relacionamento de ideias Participação Cooperação Interesse Iniciativa Organização Cumprimentos de prazos Didática Compreensão Criatividade Critérios de Avaliação Construção de conceitos Redação Raciocínio Interpretação Calcular Interação Pesquisar Planejar Executar Disciplina Respeito Liderança

E-mail: alexviolin@ig.com.br MSN: alex-violin@hotmail.com PROF. VIOLIN www.profviolin.wordpress.com Blog: E-mail: alexviolin@ig.com.br MSN: alex-violin@hotmail.com Fones: (18) 8137.9330 (TIM) (18) 9706.5021 (VIVO) Facebook: Alexandre Violin