ESTEQUIOMETRIA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CÁLCULOS EM QUÍMICA Unidade de Massa Atômica Massa Atômica
Advertisements

Cálculo Estequiométrico.
B SC FÓRMULAS QUÍMICAS.
SOMENTE PARA RELEMBRAR!!!
PROCESSOS INDUSTRIAIS INORGÂNICOS
SOLUÇÕES.
Esse é o Pascoal pronto p/ realizar a escalada dos seus sonhos.
Cálculo Estequiométrico.
REAÇÕES QUÍMICAS REAÇÕES QUÍMICAS
a Matemática da Química
Estequiometria Profª Joanna de Paoli.
Mol, Massa Molar e Volume Molar
O que você deve saber sobre
O que você deve saber sobre
Mol By Ducha.
QUÍMICA GERAL REAÇÕES QUÍMICAS Prof. Jair Alberto.
EQUILÍBRIO QUÍMICO II Deslocamento de Equilíbrio Cálculo de Kc
Massas.
Química A Profº Sussumu.
CÁLCULO ESTEQUIOMÉTRICO
Cálculos Estequiométricos
Força Total Cálculo Estequiométrico.
AULA ON-LINE QUÍMICA PROFESSOR JURA
Sumário Equações e reações químicas Leis ponderais
Leis das Reações Químicas
PONTÍFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS
Professora de CFQ -9ºA e 9ºB 2007/2008
Cálculos Estequiométricos
Cálculo Estequiométrico
Química Tecnológica Materiais
Química Aplicada ao Ambiente
LEIS DAS REAÇÕES QUÍMICAS.
COLÉGIO FAYAL QUÍMICA ENEM 2005.
Vestibular1 Cálculo Estequiométrico.
K 1s L 2s 2p M 3s 3p 3d N 4s 4p 4d 4f O 5s 5p 5d 5f P 6s 6p 6d Q 7s 7p
Cálculo Estequiométrico
Cálculo Estequiométrico.
Cálculo Estequiométrico.
Felipe físico-química
Cinética Química.
PROJETO AULÃO DE QUÍMICA LICEU PROFESSOR FRANCISCO OSCAR RODRIGUES
LEIS DAS REAÇÕES QUÍMICAS
Introdução; Componentes; Tipos de reações;
Cálculos com fórmulas e equações químicas - Cap. 3
“Na natureza, nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”.
Cálculos com fórmulas e equações químicas
Por: Renan R. Martines e Luiggi D. Priolli
Profa. Dra. Aline Rodrigues Soares
Prof. Nilsonmar Estequiometria É o estudo das relações quantitativas (átomos, moléculas, massa, volume) entre as substâncias que participam de uma reação.
Cálculos com fórmulas e equações químicas
Cálculos com fórmulas e equações químicas
ESTEQUIOMETRIA: Cálculos com fórmulas e equações químicas
Calculo Estequiométrico
CÁLCULO ESTEQUIOMÉTRICO
Capítulo 3 Estequiometria
CÁLCULOS ESTEQUIOMÉTICOS
Massas atômicas médias
Semana de Química COCA Cálculo Estequiométrico Prof. Rodrigo Freitas Semana de Química COCA
Professor: José Tiago Pereira Barbosa
Estequiometria A Química é o ramo da ciência que estuda tanto a composição dos materiais quanto as transformações que eles podem vir a sofrer. Por meio.
Aula 1: Introdução a Química
CÁLCULO ESTEQUIOMÉTRICO CASOS ESPECIAIS.
Professor: Lourival Rodrigues de Sousa neto
LEIS PONDERAIS ESTEQUIOMETRIA
SUPER REVISÃO ENEM 2015 AULA 1.
Estequiometria de Reações Trata da interpretação quantitativa das substâncias participantes de uma reação química. Você precisará: Calcular a massa.
QUÍMICA EXERCÍCIOS Professor: Rafael Odorico
Cálculo estequiométrico
Para proteger estruturas de aço da corrosão, a indústria utiliza uma técnica chamada galvanização. Um metal bastante utilizado nesse processo é o zinco,
Cálculo Estequiométrico
Transcrição da apresentação:

ESTEQUIOMETRIA

ESTEQUIOMETRIA A palavra estequiometria deriva do grego "STOICHEON", que significa "a medida dos elementos químicos", ou seja, as quantidades envolvidas de cada substância em uma reação química.

ESTEQUIOMETRIA É o cálculo das quantidades de reagentes e/ou produtos das reações químicas em mols, em massa, em volume, número de átomos e moléculas, realizado como conseqüência da lei de Proust (lei das proporções definidas), executado, em geral, com auxílio das equações químicas correlatas.

ESTEQUIOMETRIA A estequiometria é de extrema importância no cotidiano, principalmente nas indústrias ou laboratórios, pois objetiva calcular teoricamente a quantidade de reagentes a ser usada em uma reação, prevendo a quantidade de produtos que será obtida em condições preestabelecidas.

ESTEQUIOMETRIA 10 lentes + 5 armações 5 óculos Para melhor entendimento das proporções fixas na estequiometria fizemos uma analogia com o exemplo a seguir. Perceba a necessidade de todos os componentes estarem em quantidades corretas para que o produto seja formado. 10 lentes + 5 armações 5 óculos Observe que é impossível obter mais que cinco óculos, pois faltarão lentes. Porém, para até cinco armações, o número de óculos que podemos montar é o mesmo das armações. Em química ocorre algo semelhante: as substâncias participam de uma reação química sempre em proporções definidas.

ESTEQUIOMETRIA ELEMENTOS 1 mol de átomos corresponde à massa atômica expressa em gramas, um número igual a 6,0 · 1023 átomos, que, se forem de um gás e estiverem nas CNTP, ocuparão um volume de 22,4 L.

ESTEQUIOMETRIA SUBSTÂNCIAS 1 mol de moléculas corresponde à massa molecular expressa em gramas, um número igual a 6,02 · 1023 moléculas, que, se forem de um gás e estiverem nas CNTP, ocuparão um volume de 22,4 L.

ESTEQUIOMETRIA a) escrever a equação envolvida; Para efetuarmos o cálculo estequiométrico, vamos obedecer à seguinte seqüência: a) escrever a equação envolvida; b) acertar os coeficientes da equação (ou equações); Obs: Uma equação química só estará corretamente escrita após o acerto dos coeficientes, sendo que, após o acerto, ela apresenta significado quantitativo.

ESTEQUIOMETRIA c) relacionar os coeficientes com mols. Teremos assim uma proporção inicial em mols; d) estabelecer entre o dado e a pergunta do problema uma regra de três. Esta regra de três deve obedecer aos coeficientes da equação química e poderá ser estabelecida, a partir da proporção em mols, em função da massa, em volume, número de moléculas, entre outros, conforme dados do problema.

ESTEQUIOMETRIA Como exemplo podemos citar a reação de combustão do álcool etílico: Balanceando a equação, ficamos com: proporção em mols

ESTEQUIOMETRIA Estabelecida a proporção em mols, podemos fazer inúmeros cálculos, envolvendo os reagentes e/ou produtos dessa reação, combinando as relações de várias maneiras.

exercícios COCl2 + H2O→ CO2 + 2 HCl Fosgênio, COCl2, é um gás venenoso. Quando inalado, reage com a água nos pulmões para produzir ácido clorídrico (HCl), que causa graves danos pulmonares, levando, finalmente, à morte: por causa disso, já foi até usado como gás de guerra. A equação química dessa reação é: COCl2 + H2O→ CO2 + 2 HCl Se uma pessoa inalar 198 mg de fosgênio, a massa de ácido clorídrico, em gramas, que se forma nos pulmões, é igual a:

exercícios O gás cianídrico é uma substância utilizada em câmara de gás. Esse composto é preparado por uma reação do ácido sulfúrico (H2SO4) com o cianeto de potássio (KCN). Com relação a esse composto, pede-se: a) A equação balanceada para sua obtenção; b) O número de moléculas formado a partir de 32,5 g de cianeto de potássio;

exercícios A combustão do gás amoníaco é representada pela seguinte equação, não balanceada: NH3 + O2 → N2 + H2O. Calcule a massa de água, obtida a partir de 56 L de NH3, nas CNTP, sabendo que o rendimento da reação é de 95%.

Exercícios (esse é do ENEM) Na investigação forense, utiliza-se luminol, uma substancia que reage com o ferro presente na hemoglobina do sangue, produzindo luz que permite visualizar locais contaminados com pequenas quantidades de sangue, mesmo em superfícies lavadas. É proposto que, na reação do luminol (I) em meio alcalino, na presença de peroxido de hidrogênio (II) e de um metal de transição (Mn+), forma-se o composto 3-amino ftalato (III) que sofre uma relaxação dando origem ao produto final da reação (IV), com liberação de energia (hv) e de gás nitrogênio (N2).

exercícios Na análise de uma amostra biológica para análise forense, utilizou-se 54 g de luminol e peróxido de hidrogênio em excesso, obtendo-se um rendimento final de 70%. Sendo assim, a quantidade do produto final (IV) formada na reação foi de: a) 123,9 b) 114,8 c) 86,0 d) 35,0 e) 16,2