ASSESSORIA DE MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO Programa Nacional de DST e AIDS.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Serviço Social da Indústria - SESI
Advertisements

Oficina do Currículo GRUPO EM FOCO.
Prioridades e Desafios da Divisão de Informação – CONPREV para 2007 Oficina de operacionalização da Rede de Atenção Oncológica.
Institucionalização do Processo Avaliativo: Experiências Nacionais em Andamento Elizabeth Moreira dos Santos Sonia Natal DENSP/ENSP 2006.
AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA
Ministério da Saúde IMPLANTAÇÃO DO TESTE RÁPIDO COMO DIAGNÓSTICO DA INFECÇÃO PELO HIV Programa Nacional de DST/AIDS Programa Nacional de Controle da Tuberculose.
AIDS SUS Estruturando a governança da resposta nacional Reunião com os Coordenadores Estaduais de DST e AIDS Brasília, 04 de março de 2010 Ministério.
Co-Infecção TB/HIV Fábio Moherdaui Programa Nacional de DST/Aids
Teste rápido – HIV, Sífilis e Hepatites B e C
DTS/Aids/Hepatites Virais
Planos de enfrentamento da epidemia de Aids e DST
Saúde e Prevenção nas Escolas
Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde Programa Nacional de DST e Aids Apoio às SES para elaboração do PAM 2009.
Financiamento de Empresas de Energia Limpa no Ceará 21 de Novembro 2002 Fortaleza - C E USAID Agência Norte-Americana para o Desenvolvimento Internacional.
EQUIPE CGE – Controle Social 2007 A 2009 DESENVOLVIMENTO DO PORTAL DA TRANSPARÊNCIA 2010 (até julho) PALESTRAS E DIVULGAÇÃO DO PORTAL 2010 (a partir de.
Apresentação do Projeto
Diretrizes para o Plano Quadrienal da ENSP 2005 – 2008 Em Busca de Maior Direcionalidade e Mais Responsabilidade.
DIRETORIA DE GESTÃO DO PLANEJAMENTO E DESCENTRALIZAÇÃO DA SAÚDE
Desmistificando o ensino de odontologia na sua relação com o SUS
Paulo Henrique D´Ângelo Seixas
Parceria entre Hospitais Filantrópicos: Desafios e Possibilidades
Escola Nacional de Saúde Pública
Marly Cruz LASER/DENSP/ENSP/FIOCRUZ Março, 2010
Revisão do 2º Congresso sobre DST-AIDS Wim Vandevelde - EATG/GAT Investigação de uma vacina para o VIH o papel de Portugal e dos seus parceiros lusófonos.
A experiência do Departamento de DST e Aids na implementação das atividades de Monitoramento e Avaliação Assessoria de Monitoramento e Avaliação Departamento.
Foco de Atuação: Atenção Básica
Empresas Juniores: prescrições para um contexto de pesquisa
II Seminário Nordeste da Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação – RBMA   Salvador, 29 de agosto de
WS Final Resultados e Recomendações
11a Reunião da COGEF Brasília, 30/Mar/2011 CT-PRODEV-COGEF e o monitoramento do PROFISCO.
Diálogos Setoriais com a Sociedade Civil sobre a Estratégia do Banco para o País 2011 – 2014 – CONSOC. André Cordeiro 21 de junho de 2011 Sessão Paralela.
Distrito de Saúde Sul 22 e 27 de agosto de 2013
Aplicação do modelo EGIPSS às metas estratégicas do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais Modelo EGIPSS - Avaliação global de integração da performance.
SEMINÁRIO SOBRE DEMOCRATIZAÇÃO DAS RELAÇÕES DE TRABALHO NO SUS REGIÃO NORDESTE. Recife 30 e 31 de julho de 2013 Recife, 30 e 31 de julho de 2013.
DST/Aids e Rede Básica : Uma Integração Necessária
PROJETO DE CAPACITAÇÃO DA COORDENAÇÃO DE FISCALIZAÇÃO SANITÁRIA/SES-RJ – ANO 2003* O Estado do Rio de Janeiro iniciou há três anos um efetivo processo.
Inovação em Atenção Primária à Saúde
Programa Estadual de Controle da Tuberculose
Conversando sobre Gestão de Risco em Serviços de Saúde
EDITAL ANAI 01/03 PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO TÉCNICA E GERENCIAL NA INCUBADORA SOFTEX CAMPINAS Categoria 01 Apoio às Incubadoras de Empresas com até cinco.
A Institucionalização do M&A no PN-DST/AIDS
Secretaria Municipal de Saúde Programa Municipal de DST/Aids
A institucionalização do Monitoramento e Avaliação
A institucionalização do Monitoramento e Avaliação no Programa Nacional de DST/AIDS Mariângela Simão Programa Nacional de DST/Aids Secretaria de Vigilância.
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ATIVAÇÃO DE PROCESSOS DE MUDANÇA NA
A política de incentivo às Casas de Apoio para Adultos vivendo com HIV/aids como modalidade da linha de cuidados em HIV/Aids Programa Estadual de DST/Aids.
CENTRO DE ESTUDOS do DEPARTAMENTO DE ENDEMIAS Sala de aula do DENSP Local: Sala de aula do DENSP Dia: 12 de junho de hs Hora: 10 hs ENSINO E PESQUISA.
Monitoramento das Metas priorizadas para 2013
A Escola nasce em 1954, hoje conta com o trabalho de cerca de 1000 profissionais na maior escola de saúde pública da América do Sul, única escola de âmbito.
A Institucionalização do M&A no Departamento Nacional de DST/AIDS Assessoria de Monitoramento e Avaliação Departamento Nacional de DST/Aids.
Linha do Tempo. Linha do Tempo Referência Metodológica Expansão das ações do PIM Desenvolvida no Rio Grande do Sul, desde Política pública (Lei.
Governança em Rede na Formação para Gestão do SUS e EaD como estratégia para implementação de políticas públicas Roberta Gondim Walter Mendes Victor Grabois.
PROMOÇÃO, PREVENÇÃO E PROTEÇÃO
ÁREA SOCIAL Grupo 3.
Brasil-Portugal 200 anos: Simpósios sobre Saúde Eduardo Botelho Barbosa Assessoria Internacional Ministério da Saúde Rio de Janerio, 10 de julho de 2008.
Rede de Atenção à Saúde promovendo cuidado e qualidade de vida
MISSÃO Fomentar a Ciência, Tecnologia e Inovação e atuar na formulação de suas políticas, contribuindo para o avanço das fronteiras do conhecimento, o.
Secretaria Nacional de Renda de Cidadania Secretaria Nacional de Renda de Cidadania Cadastro Único Para Programas Sociais Secretaria Nacional de Renda.
1 Cooperação técnica SEDEC e PNUD: Fortalecimento da Cultura de Gestão de Riscos de Desastres no Brasil (BRA/12/017) Setembro 2013.
CEARÁ NÓS SOMOS  21 Microrregionais de Saúde  184 Municípios com ações de VISA descentralizadas : 39 com a gestão das Ações de Média Complexidade e 145.
INSTRUMENTOS BÁSICOS DE PLANEJAMENTO Secretaria de Estado da Saúde Superintendência de Planejamento e Gestão Diretoria de Planejamento, Controle e Avaliação.
BVS Saúde Pública Brasil I Reunião do Comitê Técnico da BVS Brasil 8 de outubro de BIREME, São Paulo, SP.
GRUPO DE PESQUISA EM RECURSOS HÍDRICOS DA AMAZÔNIA Desenvolvimento de Capacidades em Gestão Integrada de Recursos Hídricos na Região Hidrográfica Amazônica.
Aos três anos de vigência da Lei de Acesso à Informação, no dia 16 de maio de 2015, a Controladoria Geral da União (CGU) lançou, em Brasília, o índice.
Macaé Rio de Janeiro Criação do CIEDS e primeiro projeto de capacitação de lideranças comunitárias em favelas cariocas Conquista do Título.
Jarbas Barbosa da Silva Jr. Secretaria de Vigilância em Saúde Ministério da Saúde Tuberculose e HIV/aids 19/08/2013.
Autores Orientadores Camila Cavalcanti (IGEO), Victor Freitas (GPDES), Richard Gomes (FND), Thiago Barbosa (GPDES ), Guilherme Azeredo (FND), Rafael Paschoa.
POLÍTICAS SOCIAIS E SAÚDE SEMINÁRIO NACIONAL AS POLÍTICAS PÚBLICAS BRASILEIRAS E A INCLUSÃO DA PESSOA PORTADORA DE DEFICIÊNCIA.
63º Encontro de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina São Francisco do Sul/SC 1º/04/2016 Como efetivar os Consórcios na política pública de.
APOIO MATRICIAL COMO FERRAMENTA PARA INSERÇÃO DA SAÚDE DO TRABALHADOR NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE APOIO MATRICIAL COMO FERRAMENTA PARA INSERÇÃO DA SAÚDE.
Transcrição da apresentação:

ASSESSORIA DE MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO Programa Nacional de DST e AIDS

Histórico 2 º semestre de 2002: –Revitaliza ç ão da discussão sobre M&A –Cria ç ão de grupo matricial (sistematiza ç ão das experiências; redirecionamento das a ç ões/ defini ç ão de um conjunto de indicadores) In í cio 2003: –Recriada a á rea de avalia ç ão na ASPLAV In í cio 2005: –Assessoria de Monitoramento e Avalia ç ão

Composição Composta por cinco consultores: - Ana Roberta Pati Pascom - Aristides Barbosa Junior (respons á vel pela Assessoria) - Bruno Imbroisi - F á bio O ’ Brien de Carvalho - Carmen de Barros Correia Dhalia - Karim Sakita Recebe assessoria ad hoc das experts: - C é lia Landmann Szwarcwald (expert em Monitoramento - DIS/CICT/FIOCRUZ) - Elizabeth Moreira dos Santos (expert em Avalia ç ão - DENSP/FIOCRUZ) Recebe o apoio t é cnico e financeiro: Centers for Disease Control and Prevention, Global AIDS Program (CDC/GAP).

O Foco da Avaliação

Estratégias da M&A: Melhoria dos Sistemas de Monitoramento Capacitação em M&A Descentralização das atividades de M&A Rede de Prática e de Compromisso em M&A Estudos especiais

Melhora dos Sistemas de Monitoramento MONITORAIDS –Sistema de Monitoramento de Indicadores do Programa Nacional de DST e Aids – Sistema de Monitoramento da Política de Incentivo no âmbito do Programa Nacional de DST e Aids – Pesquisas de monitoramento de resultados na população geral e MARPs

Capacitação em M&A Curso de P ó s-Gradua ç ão (Especializa ç ão e Mestrado Profissionalizante) em Avalia ç ão de Programas de Controle de Processos Endêmicos, com ênfase em DST/HIV/AIDS –Mar ç o/2004: in í cio da primeira turma –Terceira turma da especializa ç ão e segunda do mestrado em curso. Curso à Distância de Aperfei ç oamento em M&A –120 horas –Em desenvolvimento

Capacitação em M&A Oficina de Capacita ç ão em Avalia ç ão com Foco na Melhoria do Programa –8 a 12 horas –2000 pessoas treinadas at é 2006 –435 munic í pios em 2007 Transferência de Tecnologia –Visitas de estudo –Twinning –RDS e TSS –Avalia ç ão Econômica

Descentralização das atividades de M&A Implantação dos pontos focais nas Unidades Técnicas Implantação dos sítios de excelência em avaliação –Manaus –Pernambuco –Estado de São Paulo –Curitiba –Campo Grande Espera-se desses s í tios o efeito demonstrativo e multiplicador das atividades de M&A Twinning

Rede de Prática e de Compromisso em M&A Objetivo: fomentar a operacionaliza ç ão das a ç ões de M&A em programas de controle do HIV/aids e outras DST. Visa a compartilhar entre os componentes da rede os problemas e solu ç ões para questões espec í ficas em M&A. Fisicamente na ENSP

Estudos especiais Principais Monitoramento –Pesquisa de Conhecimento, Atitudes e Práticas da População Brasileira de 15 a 54 anos – Brasil, a cada 2 anos. –Linhas de base para HSH, SP e UDI –Pacientes sob TARV –Empresas –Centros de custos Avaliação: –Avaliação dos Testes Rápidos Incluindo Avaliação Econômica –Transmissão Vertical Relacionada ao Projeto Nascer –Dispensação de Medicamentos Incluindo satisfação do usuário –Estudo de Caso da Assessoria de M&A em parceria com o CDC/GAP –Avaliação econômioca: 8 estudos