Administração de Materiais e Recursos Patrimoniais

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FTAD Formação Técnica em Administração
Advertisements

Grupo 14B subgrupo X Nomes:Gustavo Barroso Coutinho Ana Luiza Alves
Cadeia de Logística Integrada
Projeto do Semestre, agosto, 2010 Grupo 14F
Thaísa de Oliveira Turma – 19 horas Grupo – i Subdivisão - y
Administração de Materiais e Recursos Patrimoniais Martins & Alt Editora Saraiva 1 Os RecursosCAPÍTULO.
SCM – SUPPLY CHAIN MANAGEMENT
Logística Empresarial
A importância da gestão de materiais
GESTÃO DE OPERAÇÕES - II
LOGÍSTICA DE SUPRIMENTOS
Sistemas de Informação
Logística e Gerenciamento da
6. A IMPORTÂNCIA DA LOGÍSTICA NAS OPERAÇÕES INTERNACIONAIS
AUXILIAR DE LOGÍSTICA AULA 2.
Gestão de Estoque na Cadeia de Logística Integrada
SUPPLY CHAIN GRUPO 1997 Alex Borges Fernanda Almeida Igor Fernandes
GESTÃO DE ESTOQUES NA CADEIA DE LOGÍSTICA INTEGRADA – SUPPLY CHAIN
Gestão em Logística O termo foi usado amplamente
Gestão de Suprimentos.
LOGÍSTICA Disciplina do curso de Métodos de Melhoria da Produtividade - Engenharia de Produção 30 horas Dayse Regina Batistus Profa. da UTFPR Dra . Eng.
Dinâmica intraorganizacional
Gestão de Negócios Aula 10 Haroldo Andrade.
Evolução do Conceito de Logística
Logística Empresarial Unidade 2
ECR:Alternativa de aceleração do suprimento Universidade de Brasília Administração de Recursos Materiais Professor: Guillermo Asper Turma/Grupo: 14B Subgrupo:
Unidade 06- O mecanismo de pedir
Perguntas Logística Grupo 19R.
Logística Empresarial UNIDADE 6
Unidade 6 - O mecanismo de Pedir
Logística Empresarial
Grupo 8H: Gabriela Batista Gustavo Macedo Mariana Rosa Marina Évora
LOGÍSTICA INTEGRADA GRUPO 19X.
GRUPO 6.
A disciplina foi estruturada para capacitar o aluno para atuar com os mais modernos conceitos de logística O conteúdo do curso foi definido considerando.
U01 Grupo 19X.
Planejamento e controle da cadeia de Suprimentos
EngªCivil Disciplina: Engª dos Transportes
Definição de Logística
Eras da logística NOVAES, A. G. Logística e gerenciamento da cadeia de distribuição. Rio de Janeiro: Elsevier, Capítulo 2.
Logística Planejamento e Programação Logística
Administração de Logística e Materiais
5.1 CONCEITOS BÁSICOS DE ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS
Logística Empresarial
Introdução Inicialmente, o conceito de Logística estava relacionado com estratégia de guerra. O termo foi evoluindo até o que é conhecido hoje como ‘’Supply.
Controle de estoque.
Logística Grupo 14 F x.
Cadeia de suprimentos e logística empresarial
Repensando a Logística
Logística de Operações Globais
Administração da Produção e Operações
Técnico em Administração
Estratégia competitiva através da Cadeia de suprimentos
Logística e Gerenciamento da
Logística Empresarial
Logística 1 Conceitos e definições 2 Objetivos da logística
Logística Empresarial
Administração de Compras e Materiais
LOGÍSTICA EMPRESARIAL Prof. Rovani.
Estratégias de Ponto Aula 10.
Administração de Materiais
Logística e Gerenciamento da
colocar os recursos certos no local certo, na hora certa.
DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS SOB A PERSPECTIVA DA GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS Integrantes: Helenise Mello e Luana Suzana.
Logística Integrada Fabricante Fornecedor de Insumos Distribuidor
PROCESSOS LOGÍSTICO Prof. Vagner Olegário PLT.
Ronald H. Ballou. Aos gerentes de logística e da cadeia de suprimentos de todo o mundo: Daniel 5:14 Tenho ouvido dizer a teu respeito...que a luz e o.
Fundamentos e conceitos da Logística Profª Carina Coloni
CADEIAS DE SUPRIMENTO Integrantes: Kamila Martins - Larissa Lima – Milene Uchoa Raquel Borem – Tatiana Sutil – Vinicius Ramos.
Supply chain- cadeia de suprimentos ou de abastecimentos Professor: Nei Muchuelo.
Transcrição da apresentação:

Administração de Materiais e Recursos Patrimoniais Prof. Lima

Proposta da Disciplina Dar uma visão geral dos conceitos relacionados a administração de materiais;

Ementa Evolução e conceitos de administração de materiais; Funções e objetivos da administração de materiais; Localização de alcance da AM nas organizações; Normalização e qualidade; Armazenamento de materiais; Logística; A função compras; A organização e o pessoal de compras; Compra na qualidade certa. Compra no preço certo; Fontes de fornecimento; Organizações alternativas para compras; e Fabricar ou comprar.

Critério de Avaliação Teórica: avaliações escritas; Prática: 4 artigos individuais de assuntos atuais, referentes a Adm. Materiais (semestre); Exercícios em Classe e/ou Laboratório; Atividade Profissional (à combinar); Comportamento:faltas e atrasos, exercícios e bom comportamento. Média: Teórica X 0,7 + Prática X 0,3;

Bibliografia Francischini, G. P., Gurgel, F. A. Administração de Materiais e do Patrimônio. Martins, P. at ali. Administração de materiais e recursos patrimoniais. São Paulo: Saraiva. Ammer, D. S. Administração de Material. Viana, J. J. Administração de materiais. São Paulo: Atlas; Harmon, R.L. Reinventando a distribuição. São Paulo: Campus; Yoshinaga, C. Avaliação, desenvolvimento e certificação da qualidade dos fornecedores. São Paulo: IMAM Slack et al. Administração da Produção. São Paulo: Atlas. Dias, M. P. Transporte e Distribuição Física. Ching, H. Y. Gestão de Estoques na Cadeia de Logística Integrada. Dias, M. A. Administração de Materiais.

Administração de Materiais X Logística Evolução: Inicialmente o que tínhamos era algo como termos diferentes, com significados coincidentes; São atividades direcionados ao deslocamento de materiais e informações, desde a fonte (MP) ao consumidor final (PA); Empresas chegaram até a denominar setores de adm. materiais como Logística; Termo logística, ao longo dos anos vêm conquistando outras áreas dentro das empresas; Logística passa então a ser uma filosofia gerencial (SCM).

Administração de Materiais: Definições Ela envolve todas as atividades do fluxo de materiais a partir do fornecedor até o consumidor final, tais atividades incluem fornecimento físico, planejamento e controle da produção e distribuição física... ARNOLD, T. Jr. 1999.

Administração de Materiais: Definições “Atividade que planeja, executa e controla, nas condições mais eficientes e econômicas, o fluxo de material, partindo das especificações dos artigos a comprar até a entrega do produto terminado ao cliente”. Fonte: GURGEL, F. A. FRANCISCHINI, P. G.

Áreas de Integradas A Administração de materiais e de patrimônio não pode ser tratada de maneira isolada e está profundamente integrada às seguintes áreas do conhecimento administrativo: Orçamento da empresa; Desenvolvimento e projeto do produto; Planejamento das vendas; Planejamento e controle da produção; Logística de abastecimento e da manufatura; Administração do ativo fixo; e Sociedade. Fonte: GURGEL, F. A. FRANCISCHINI, P. G.

Logística: Definições Como surgiu o termo? Palavra de origem francesa dor verbo LOGER = Alojar; Termo utilizado pelos militares, nas grandes guerras, que significava: “Arte de Transportar, Abastecer e Alojar Tropas”; Do WEBSTER: “Logística é o aspecto da ciência militar que lida com o abastecimento, manutenção e transporte de materiais bélicos, recursos e pessoal”; Com o passar do tempo assumiu um significado mais amplo e passou a ser utilizado pelas Industrias;

Logística: MAGEE (1987) “ A logística refere-se à arte de administrar o fluxo de materiais e produtos, da fonte ao usuário. O sistema Logístico o fluxo total de materiais, desde a aquisição da matéria-prima até a entrega dos produtos acabados aos usuários finais (embora, tradicionalmente, as empresas isoladamente controlem diretamente, somente uma parte do sistema total de distribuição física de seus produtos)”.

Logística: REEDER (1987) “Logística refere-se a inter-relação e gerenciamento de todas as atividades envolvidas em tornar produtos e matérias-primas disponíveis para a manufatura e prover produtos acabados aos usuários, quando, onde e como eles são desejados”.

Logística: ENKAWA (1991)

Logística:Termos utilizados

Sistema Tradicional

Sistema Logístico de Gerenciamento de Materiais

Atividades da Administração de Materiais

Importâncias Utilidade de Lugar e Tempo. É importante destacar que de acordo com a atividade da empresa ela se dedica com mais intensidade a uma ou a outra atividade logística. Por ex: numa usina de cimenta a atividade critica é a DISTRIBUIÇÃO FÍSICA. Já num supermercado a atividade logística critica é o SUPRIMENTO FÍSICO e numa empresa de manufatura de maneira geral tanto o SUPRIMENTO FÍSICO, COMO A ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS E A DISTRIBUIÇÃO FÍSICA são, de certa forma críticos. SIMON, A. T. Estabelecido o conceito de logístico fica mais fácil compreender e assimilar que a UTILIDADE DE UM PRODUTO NÃO DEPENDE SÓ DA SUA FORMA E DE ALGUMAS CARACTERÍSTICAS MAS TAMBÉM DE ONDE ELE SE ENCONTRA E DE FATO DE LA ESTAR QUANDO FOR NECESSÁRIO. Utilidade de Lugar e Tempo.

Cadeia de Suprimentos “Supply Chain”

Instruções para Entrega de Resumo Encontrar um artigo, se for da internet cuidado com a qualidade da fonte, por ex: www.mané.com.br Ler o artigo; Analisar se o artigo tem a ver com o tema em questão; Resumir, não copiando partes do texto mais sim colocando uma síntese do que de fato foi entendido; e Entregar dentro dos prazos estabelecidos.