Prof. Dr. Fernando C. L. Scramim 2007

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Missão e Estrutura da Controladoria e o Papel do Controller
Advertisements

BENCHMARKING.
O PLANO DE MARKETING.
ECR Grupo 14 F x.
Sistemas de Apoio às Operações
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS UNIDADE ACADÊMICA-ADMINISTRATIVA DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Prof.: Ms Egon C. Feistel.
PROJETO DE PESQUISA DIAGNÓSTICO DOS SISTEMAS DE CONTROLE DE CUSTOS UTILIZADOS NO SETOR DE TRANSPORTES RODOVIÁRIOS: ESTUDOS DE CASOS EM EMPRESAS DO GRANDE.
PROJETO DE PESQUISA: Análise e Controle de Perdas Na Produção Enxuta (Lean Production): Diagnóstico e Proposição de Indicadores de Desempenho Aluno: Sigmar.
Avaliação da Qualidade em Operações de Serviços: uma análise comparativa entre as técnicas SERVQUAL e QUALISERV 17 Aluno: Marcos Rodrigues de Oliveira.
ANÁLISE E CONTROLE DE PERDAS NA PRODUÇÃO ENXUTA: DIAGNÓSTICO E PROPOSIÇÃO DE INDICADORES DE DESEMPENHO Aluno: Sigmar Monroe Teodoro 11 Orientador: Prof.
GESTÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS
Conceito e Aplicabilidade da Administração da Produção e Operações
Sistemas de Informação
SUPPLY CHAIN GRUPO 1997 Alex Borges Fernanda Almeida Igor Fernandes
EFFICIENT CONSUMER RESPONSE(ECR) OU RESPOSTA EFICIENTE AO CONSUMIDOR
Administração de Recursos Materiais
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS E MATERIAIS
Universidade de Brasília
SUPPLY CHAIN GRUPO 1997 Alex Borges Fernanda Almeida Igor Fernandes
Atividade 8: REPENSANDO A LOGÍSTICA
FTAD Formação Técnica em Administração de Empresas Módulo de Contabilidade e Finanças. Prof:
FTAD – Contabilidade e Finanças
APLICAÇÃO DE REDES DE DEPENDÊNCIA NO AUXÍLIO À DECISÃO POR MÚLTIPLOS CRITÉRIOS PARA A ANÁLISE DO DESEMPENHO DO PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO Exame.
Custeio ABC - Custeio baseado em atividades
RELATÓRIO ANUAL DE GESTÃO E AVALIAÇÃO DO PLANO Brasil, 2007 UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE SAÚDE COLETIVA - UFBA Departamento Saúde Coletiva.
Atividade : Slides do Projeto Final
INTRODUÇÃO À GESTÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES
Classificação de Materiais
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
Administração da produção II
Hoje, mais do que nunca, o conhecimento é o maior diferencial de uma organização, mas somente quando administrado e integrado com eficácia. Para melhor.
- 1 - Jogos de Empresas I - Prof. Luís Carlos Padrão O processo de definição de um negócio O modelo de análise setorial de Porter A cadeia de valor da.
Você deseja ser um vendedor de sucesso?
A estratégia competitiva de Michael E. Porter
Introdução a Contabilidade Gerencial
Decisões de Produto e o Papel do Marketing
O PCP e os processos produtivos
Logística Planejamento e Programação Logística
Administração de Logística e Materiais
ESTRUTURAS DAS ORGANIZAÇÕES Prof. Mauri C. Soares Abril
Cadeia de suprimentos e logística empresarial
 Grupo: 14A  Subgrupo: X.  Logística é a integração das áreas e processos da empresa a fim de obter melhor desempenho que seus concorrentes.  As empresas.
SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL
Planejamento Organizacional Integrado
Administração de Materiais e Recursos Patrimoniais
Equipe Prof. Henrique Freitas
Lavratti.com Slide 1/8 Administração da Produção Suprimento e demanda SLACK, N; CHAMBERS, S; JOHNSTON, R. Operations management. London: Prentice Hall,
Planejamento Estratégico
Administração da Produção e Operações
CUSTEIO POR ABSORÇÃO E CUSTEIO VARIÁVEL.
Um modelo para Planejamento Estratégico em Pequenas Empresas de Tecnologia da Informação Rodrigo Queiroz da Costa Lima Orientador: Hermano.
Controle Orçamentário Gerencial
LOGÍSTICA DE SERVIÇOS.
Prof. Oliveira Universidade do Estado de Santa Catarina Gestão Estratégia de Custos voltado para Manufatura Prof. Oliveira “Antes da batalha o planejamento.
Orçamentos Luciano Bernardo Processo de Elaboração de Orçamentos.
Elaboração e Análise de Projetos
Etapas do processo orçamentário
EFFICIENT CONSUMER RESPONSE (ECR) É a iniciativa das indústrias para agregar valor ao consumidor mantendo também a lucratividade. Ela está baseada em estratégias.
Abordagem Sociotécnica
Disciplina: Controladoria
PREVENÇÃO E RECUPERAÇÃO DE FALHAS
Contabilidade de Custos
TEORIA E ANÁLISE DE CUSTOS Professora: Rosemary Silva
Gestão de Custos Aula 1.
PCP PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO
PREVENÇÃO E RECUPERAÇÃO DE FALHAS
Gestão de Operações e Logística Unidade 04. Definição de Gestão de Estoque O estoque é definido como certa quantidade de matériaprima ou produto acabado.
LOGÍSTICA EMPRESARIAL [ Rikelly Vasconcelos ]. Logística Empresarial – Rikelly Vasconcelos Logística Empresarial – Rikelly Vasconcelos Aula: CUSTO TOTAL.
Análise de Custos Fauzi T Jorge Sistemas de custeio Jorge, Fauzi Timaco & Morante, Antonio Salvador. Formação de preços de venda.
Transcrição da apresentação:

Prof. Dr. Fernando C. L. Scramim 2007 PROJETO DE PESQUISA: ANÁLISE E CONTROLE DE CUSTOS NO SETOR DE VAREJO DO GRANDE ABC: DIAGNÓSTICO NO SEGMENTO DE LOJAS DE DEPARTAMENTO. Prof. Dr. Fernando C. L. Scramim 2007

Introdução é possível observar que a vocação exclusivamente fabril da região do Grande ABC está sendo modificada pelo forte investimento de grandes, médias e pequenas empresas do setor de serviços. não necessariamente implica no desaparecimento da indústria de manufatura da região

Introdução latente e urgente a necessidade de formação de recursos humanos qualificados para assumirem posto de gestão dessas empresas ou divisões de empresas de manufatura; para planejar, controlar e melhorar as atividades envolvidas na prestação de serviços;

Introdução novos desafios para o setor de varejo no Brasil; a integração crescente da produção de insumos e da distribuição / comercialização de produtos – supply chains, as constantes mudanças nos hábitos dos consumidores;

Introdução verifica-se um número pouco expressivo de trabalhos que abordam a adaptação das modernas técnicas de gerenciamento (controle de custos, gestão de operações, gestão da qualidade, marketing, etc.) às especificidades deste conjunto de empresas; Um sistema para controle e análise de custos eficiente e confiável é ferramenta indispensável de apoio a decisão gerencial.

Introdução Um sistema de custo que seja útil deve ser capaz de exercer, no mínimo, as seguintes funções: avaliação dos estoques; determinação da estrutura de custos da empresa e comparação com a concorrência; determinação dos custos operacionais como um dos critérios de fixação de preços; elaboração de orçamentos; análise de rentabilidade das diversas atividades e produtos comercializados; simulações relativas a variações nas condições de compras de matérias-primas, terceirizações, investimentos, eliminação de produtos, etc.

Objetivos Gerais Pesquisar os sistemas de análise e controle de custos utilizados atualmente nas lojas de departamentos na região do Grande ABC e, a partir da crítica deste estudo inicial e levando em consideração as especificidades das firmas, propor e adaptar metodologias de custeio adaptadas à elas. As pesquisas tendem a privilegiar metodologias que, a princípio, parecem pouco exploradas e que são potencialmente importantes para a solução de suas necessidades.

Objetivos / Metodologia 1. Revisão bibliográfica dos principais conceitos e metodologias de análise e controle de custos potencialmente aplicáveis; 2. Estabelecimento de uma tipologia para as lojas de departamento visando estabelecer os limites para o trabalho; 3. Diagnóstico sobre o estágio atual da aplicação de metodologias de custeio nas empresas pesquisadas; 4. Considerações sobre o estado atual dos sistemas de custeio no âmbito das empresas pesquisadas e desdobramentos em outras pesquisas para trabalhos futuros.

Metodologia / Etapas do Projeto ETAPA 1 - Revisão bibliográfica: ETAPA 2 - Delimitação dos limites do trabalho: ETAPA 3 - Diagnóstico dos sistemas atuais de análise e controle de custos nas firmas estudadas: ETAPA 4 - Tratamento dos dados obtidos e confrontação dos modelos teóricos propostos na literatura versus a situação real nas empresas: ETAPA 5 - Proposição de diretrizes relativas ao desenvolvimento e a implantação de sistemas de custeio:

Bibliografia BERANGER,P. Les nouvelles régles de la production. Dunod Entreprise, Paris, 1991. BRINSON, J.A. Contabilidade por Atividades, São Paulo, Ed. Atlas, 1996. HORNGREN,C. T. & FOSTER, G. Cost accouting: a managerial emphasis. Prentice-Hall International, Londres, 1991. LEONE, G.S.G. Custos: planejamento, implantação e controle. São Paulo, Ed. Atlas, 1985. O’GUIN, M.C. The complete guide to activity-based costing ,New Jersey, Prentice Hall, 1991. SCRAMIM, F.C.L & BATALHA, M. O. Gestão de Custos Agroindustriais. In: Gestão Agroindustrial , Ed. Atlas, 2007. SLACK,N. [et. al.] Administração da Produção São Paulo, Atlas, 1997.