Max Weber (1864-1920) Nasceu em Erfurt – Alemanha Estudou Filosofia – História e Sociologia Berlim 1895 (Heidelberg) Participou da constituição da República.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Auguste Comte (1798 – 1857) Visava resolver os problemas da sociedade de sua época. Como organizar a nova sociedade que estava em ebulição depois da.
Advertisements

Filosofia grega Ethos : morada do homem.
Dinâmica e Gênese dos Grupos
*Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
DIALÉTICA DO CONCRETO POR: KAREL KOSIK. A Dialética A dialética trata da coisa em si, do concreto. Mas a coisa em si não se manifesta imediatamente aos.
Professora: Karina Oliveira Bezerra
Max WEBER IDEALISMO ALEMÃO ESCOLA SOCIOLÓGICA
AULA 6 MAX WEBER Slides utilizados na disciplina – Sociologia Aplicada para o Curso de Administração/UFSC Por Prof. Juliana Grigoli.
Ética Profissional A ética e a moral.
MAX WEBER ( ).
Max Weber Os tipos ideais.
Max Weber.
ÉTICA Ηθική.
violência. trabalho. cultura. religião. educação política. modernidade
BEM-VINDO À DISCIPLINA
Indivíduos e sociedade:
BEM-VINDO À DISCIPLINA
Sociologia Jurídica: objeto e método
Significações e Conceituações Sociológicas do Direito
SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO
ÉMILE DURKHEIM ( ): TEORIA DOS FATOS SOCIAIS
Sociologia das Organizações Prof. Robson Silva Macedo
Sociologia das Organizações Prof. Robson Silva Macedo
E o Espírito do Capitalismo
Disciplina – Teoria Sociológica II para CSO– UFSC 2011/2 Prof Juliana Grigoli.
OBJETO DA ÉTICA Nas relações cotidianas dos indivíduos entre si surgem continuamente problemas. Ex: Devo ou não devo falar a verdade! Desta forma faz se.
Diferenças entre ação social e relação social
Fundamentos das Ciências Sociais
Fases: Pré- Crítica – Inserido na tradição do sistema metafísico;
Emile Durkheim e o fato social
A sociologia de Max Weber
Émile Durkheim (1858 – 1917) Max Weber (1864 – 1920)
O Individualismo Metodológico
Max Weber.
MAX WEBER INTRODUÇÃO: Weber e seu tempo.
MAX WEBER SOCIOLOGIA COMPREENSIVA
M ETODOLOGIA C OMPREENSIVA – M AX W EBER Profª: Gabrielle Bertolli.
Sociologia geral Introdução.
Immanuel Kant: O Esclarecimento e a Razão Prática
Sociologia: uma ciência da sociedade Parte.01
Augusto Comte e o Positivismo
Max Weber e as ações sociais
Estudos sobre sociologia
Os teóricos da Sociologia e suas obras
Professor: Karina Oliveira Bezerra
Sociologia Clássica e Educação
ÉTICA GERAL Profª. Ms. Lissandra Lopes Coelho Rocha.
A sociologia como ciência
Max Weber Introdução. Sociologia Compreensiva. Conceitos Sociológicos Fundamentais. Tipologia da Ação Social.
Maximilian Karl Emil Weber (Max Weber)
ABORDAGENS SOCIOLÓGICAS CLÁSSICAS DO TRABALHO
MAX WEBER
Émile Durkheim
“... A TAREFA NÃO É CONTEMPLAR O QUE NINGUÉM AINDA CONTEMPLOU,
Kant O que posso saber? (teoria do conhecimento)
31/03/2009 “Festa” pelo golpe de 1964 cria polêmica no Rio de Janeiro
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE ESTUDOS BÁSICOS Augusto Rocha; Caroline Guedes; Maria Elvira; Mariana Vecchia;
Ética.
Émile Durkheim.
Max Weber e a educação.
CONCEITOS PRINCIPAIS E SIGNIFICADOS GERAIS
MAX WEBER Ao contrário de Durkheim, Weber não pensa que a ordem social tenha que se opor e se distinguir dos indivíduos como uma realidade exterior a eles,
Max Weber.
A sociologia de Max Weber ( )
ÉMILE DURKHEIM * Idéias influenciadas por Comte.
Émile Durkheim
Aulas Multimídias – Santa Cecília Prof. Aníbal. Professor Aníbal Holanda Capítulo 1:
Somos todos seres sociais
Max Weber Luciano Mendes.
Aula 1- Parte I Somos todos seres sociais
Transcrição da apresentação:

Max Weber (1864-1920) Nasceu em Erfurt – Alemanha Estudou Filosofia – História e Sociologia Berlim 1895 (Heidelberg) Participou da constituição da República de Weimar. Obras: Sociologia e Religião – Economia e Sociedade – A ética Protestante e o espírito do capitalismo – Ciência e Política: duas vocações.

Método “Exagerar é a minha profissão” O Tipo ideal Método Histórico/sociológico - sociologia compreensiva ou interpretativa um esforço interpretativo do passado e de sua repercussão nas características peculiares das sociedades contemporâneas. Trabalho do cientista - verificar o caráter específico de cada formação social e histórica. Busca das evidências (concreto) abstração. Ex: sociedade de produção artesanal –

Exemplo Constrói modelo das relações políticas, econômicas e sociais dessa formação social em todas as sociedades com relações artesanais. Acentua os traços mais característicos - caricatura

O modelo ajuda nas comparações fazendo-o perceber semelhanças e diferenças. Através do tipo ideal de sociedades artesanais podem-se comparar sociedades antigas e atuais e estudar as suas diferenças. O modelo - não observável, nem ser alcançado. É uma construção do pensamento A história é reconstrução seletiva do passado; A ciência é processo.

Ciência e Política /homem de ação e político? Objeto de investigação - Ação social Conceito de ação social: conduta humana dotada de sentido

O homem dá sentido à sua ação O homem dá sentido à sua ação. (conexão Objeto de investigação - Ação social Conceito de ação social: conduta humana dotada de sentido quando se manifestam em cada indivíduo sob forma de motivação

A ação dos sujeitos é feita segundo um motivo: Tradição (costumes) O motivo possui 3 orientações A ação dos sujeitos é feita segundo um motivo: Tradição (costumes) Por interesses racionais Pelo sentimento (emoção)

Motivação Motivos orientam a ação para sentidos políticos, econômicos ou sociais. A ação dos sujeitos é feita segundo um motivo. O motivo possui 3 orientações: Tradição; Por interesses racionais; Pelo sentimento (emoção)

Classificação da ação: Ação Racional. – 1- em relação objetivos – ex: Lucro 2- em relação a valores – ex: religioso Ação Afetiva ou Emocional (ditada pelo o humor) Ação Tradicional (ditada pelos costumes) Quem desvenda o sentido da ação é o objetivo. O sentido da ação é sempre social, uma vez que cada sujeito age levando em conta a reação do outro (interação social)

Tarefa do cientista descobrir as conexões possíveis de sentido em relação à realidade social; deve captar o sentido produzido pelos agentes e verificar os nexos entre as várias etapas da ação social. Por um lado o sentido é aquele que motiva a ação individual – formulado ou implícito na conduta do agente. Por outro lado a ação gera efeitos sobre a realidade os quais escapam ao controle e à previsão do agente.

Ação social e relação social Relação – sentido compartilhado Pela freqüência com que determinadas ações ocorrem numa sociedade é possível perceber as tendências gerais que levam os indivíduos em determinadas sociedades agirem de certo modo e não de outro.

Definições Social: relativo a sociedade. A sociedade abrange ações positivas e negativas. Sociedade: é o conjunto de pessoas que compartilham propósitos, preocupações e costumes, e que interagem entre si constituindo uma comunidade. A sociedade é o objeto de estudo das Ciências Sociais – Sociologia. Anti-social: aquele que não segue as regras sociais.

Sociável: que segue as regras sociais Socialização: ato de por em sociedade. Entende-se a socialização como ações positivas, de desenvolver no indivíduo, sentimento de coletividade, espírito de cooperação. É o processo de integração no grupo. Sociologia: ciência dos fenômenos sociais. Estudo e conhecimento dos agrupamentos humanos e das leis que os regem.

Cada sujeito age levado por um motivo Cada sujeito age levado por um motivo... O motivo, quando se manifesta na ação concreta, dá a ela um caráter... Motivo: causa, razão Manifestar: tornar público, revelar, divulgar Caráter: índole ( tendência ), firmeza de vontade ( para o bem ou mal ) Razão: faculdade humana de conhecer pelo espírito; a distinção das idéias e das coisas, juízo, causa, motivo Objetivo: fim que se quer atingir, idéia Sentido: significado, orientação

É o indivíduo que através dos valores sociais e de sua motivação, produz o sentido da ação social . Valores : Weber - níveis de preferência estabelecidos pelo ser humano para objetos, conhecimentos, comportamentos ou sentimentos, tenham eles origem individual ou coletiva. Mas todos eles geram algum tipo de conduta, isto é, servem de referência para a ação. É o valor moral, ético. Durkheim - atribuiu aos valores a característica de coerção social, ou seja, o poder de induzir pessoas a um determinado comportamento. Ex. de valores sociais: respeito, virgindade, honestidade, solidariedade, etc. Os valores sociais - gerados por um grupo e que contribuem para sua manutenção.