DIMENSIONAMENTO DE PESSOAL DE ENFERMAGEM

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Advertisements

EAND Enfermaria de Ansiedade e Depressao
Hospital do Servidor Público Municipal - HSPM
Escalas de Distribuição de Pessoal
Professora e Enfermeira : Carla Gomes
Dimensionamento de Pessoal
ATENDIMENTO E DESINTOXICAÇÃO AMBULATORIAL DOS USUÁRIOS E FAMILIARES
Gestão de Custos Hospitalares
Estrutura organizacional do S.E.
Trabalho em equipe na Atenção Hospitalar
TEORIA DAS NECESSIDADES HUMANAS BÁSICAS
FÓRUM MACRORREGIONAL DE ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE
Instrumento de classificação da Gradação da Complexidade Assistencial de Pacientes de Fugulin et al adaptado ao Expert SINTA Karen C. Caetano Heloísa.
Indicadores de qualidade na assistência ao paciente grave: como utilizarmos e quais os benefícios Prof. Fernando Ramos Gonçalves – Msc Enfermeiro Intensivista.
GERENCIAMENTO DE PESSOAS: Escala de Atividades e Supervisão
Noções de administração em enfermagem II
Prontuário Médico Orientado para Problemas (POP) Dr. Lawrence Weed Beth Israel Hospital (EUA)
Organização e Gerência. Prof.: Luciene
Hospitais Filantrópicos, Particulares e SESAB, inclusive Terceirizados
Entenda as Funções de cada Profissional da área de Enfermagem
GESTANTES EM BUSCA DO PARTO SEGURO
Indicadores hospitalares - usos e abusos
Portaria nº 312 de 02 de Maio de MINISTÉRIO DA SAÚDE
COMISSÃO DE SEGURANÇA DO PACIENTE
QUALIDADE Prof. Enf. Paulo José de Andrade. CONCEITOS O que é qualidade? –Satisfação do cliente (o consumidor final) Qualidade Luxo Atendimento Cliente.
TIPOS DE UNIDADE Reginalda Maciel.
Dimensionamento de Pessoal em Enfermagem
Projeto: “Home Care”para centros de reprodução humana assistida.
EPIDEMIOLOGIA E SERVIÇOS DE SAÚDE
INSTITUTO FORMAÇÃO – Cursos Técnicos e Profissionalizantes
Como diminuir custos e aumentar a oferta de serviços  Maior exigência do usuário  Envelhecimento da população  Introdução de tecnologias sofisticadas.
Durante alguns meses acreditou-se que o quarto 311, do hospital Dom Pedro em Aveiro, tinha uma maldição. Todas as sextas-feiras de manhã, os enfermeiros.
DIMENSIONAMENTO DE PESSOAL DE ENFERMAGEM
RESOLUÇÃO COFEN 293 DIMENSIONAMENTO DE PESSOAL
QUALIDADE E ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM
Atividades Físicas e Atendimento de Emergência
Mas como medir a saúde da população?
Auditoria em Enfermagem Prof Bruno Silva Rio de Janeiro 2007
4.1 - Empresas privadas e públicas
O que é Enfermagem? PROFA. HALENE MATURANA..
“ESCALAS DE SERVIÇO NA ENFERMAGEM”
Caso prático: Tomada de decisões Projeto de triagem de pacientes em um serviço de Urgências Margarita Esteve Brasília, Setembro de 2014.
Dimensionamento de pessoal de enfermagem
NORMAS REGULAMENTADORAS
Enfermagem em Trauma e Emergência
Orientam os gestores no aperfeiçoamento da Gestão do SUS, oferecendo subsídios para: a)analisar a necessidade da oferta de serviços assistenciais à população;
Universidade Federal do Rio e Janeiro Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira Residência Médica 2010.
Dimensionamento de Pessoal de Enfermagem
Sociedade Brasileira de Terapia Intensiva Portaria de UTI ANVISA
UNIDADE DE RECUPERAÇÃO PÓS ANESTÉSICA
Essência do projeto Universidade de Brasília Gestão de Processos Grupo Cinza – 05 Componentes: Mariane Bezerra, Alexandre Murrai, Alexandre Dutra e Israel.
C.A.I.S.M. DA ÁGUA FUNDA GERÊNCIA DE ATENÇÃO À SAÚDE I
Auditoria em Serviços de Saúde
Etapas do processo orçamentário
DIMENSIONAMENTO DE RECUSRSOS HUMANOS PARA UAN
O HOSPITAL Enfª. Adriana santos. Hospital Hospital Produto Produto Cenário Cenário Empresa Empresa Saúde Saúde Sistema de Saúde/ Sistema de Saúde/ Sistema.
DIMENSIONAMENTO DE PESSOAL DE ENFERMAGEM
DIMENSIONAMENTO DE PESSOAL DE ENFERMAGEM
ADMINISTRAÇÃO INDICADORES.
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS PELO NUTRICIONISTA
EDUCAÇÃO CONTINUADA: Um Desafio para o Enfermeiro Educador! Prof Bruno Silva UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO FACULDADE DE ENFERMAGEM.
FASE Fundação de Ação Social Evangélica. Introdução Atualmente dispõe de 32 idosos, sendo 24 do gênero feminino e 8 do gênero masculino. A Instituição.
Experiência do Município de Uberlândia. PROGRAMAÇÃO LOCAL 1.Deve considerar os dados do diagnóstico local realizado na fase anterior. 2.Deve envolver.
ADMINISTRAÇÃO DO SERVIÇO DE ENFERMAGEM
Parte 2 .VISÃO ARQUITETÔNICO DO CENTRO CIRÚRGICO PARA ENFERMAGEM.
Olga Matoso Consultora Técnica – PNH/DAPES/SAS/MS.
1 PLANO DIRETOR DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE A PROGRAMAÇÃO LOCAL.
O SERVIÇO DE ENFERMAGEM HOSPITALAR
UNINASSAU Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde
Administração de Recursos Humanos em UAN
Transcrição da apresentação:

DIMENSIONAMENTO DE PESSOAL DE ENFERMAGEM Maria Regina Bernardo

Dimensionamento de pessoal Tem a finalidade de prever a quantidade de funcionários por categoria, requerida para atender direta ou indiretamente a assistência de enfermagem. O dimensionamento adequado desses recursos humanos, materiais causa o resultado da qualidade da assistência prestada a clientela.

O quantitativo de enfermagem representa em média 60% de pessoal da instituição. O Cálculo de pessoal é baseado no cálculo Progressivo aos pacientes –CPP O número de horas de enfermagem utiliza o critério de classificação de pacientes segundo os tipos de cuidados dispensados aos clientes.

A caracterização do serviço de Enfermagem Correlaciona-se com o tipo, número e complexidade das atividades direta ou indiretamente ligadas a assistência. pela análise da distribuição de trabalho semanal. Pela análise da distribuição da equipe de enfermagem 24 horas.

pela dinâmica da distribuição da equipe de enfermagem nas 24 horas. Pela análise percentual de ausências da equipe da equipe de enfermagem devido as licenças, faltas, e férias . A% =NX100 F XD Onde se Lê: A% Porcentagem de ausências por categoria N Número mensal de ausências da categoria F Número de funcionários da categoria D Cuidados mínimos prestados ao paciente

Sistema de classificação de pacientes SCP PCM pacientes de cuidados mínimos paciente estável e auto suficientes quanto a necessidades humanas básicas 3,8 h/dia PCI Pacientes de cuidados intermediários Pac estável requerendo avaliações médicas e enf . Para o atendimento necessidades humanas e básicas 5,6 H/DIA

Dias da semana DS 7 dias completos ou 168h PCSI Pacientes cuidados semi intensivos cliente recuperável sem instabilidade de sinais vitais 9,4 H/D PCTI Paciente de cuidados intensivos cliente grave com risco iminente de morte sujeitos a instabilidades das funções vitais requerendo assistência de enf e médica permanente e especializada . 17.9 h/d. Dias da semana DS 7 dias completos ou 168h

Jornada semanal de trabalho JST pode ser 20h, 30h, 32. 5 h,36h Jornada semanal de trabalho JST pode ser 20h, 30h, 32.5 h,36h. 40h ou 44 h semanal. Indice de segurança técnica IST coeficiente de 15% que considera 8,33% férias e 6,67% para cobertura da taxa de absenteismo. Taxa de ocupação TO razão entre a média de numero de leitos ocupados e numero de leitos disponíveis num determinado período.

Cálculo da força média de trabalho de enfermagem segundo a classificação de paciente. FTE= (tipo de cuidado)=NC x HA x DS CHS NC numero médio de clientes classificados dentro de um mesmo cuidado. HA Tempo médio dispensado nas 24 h para atender as necessidades de cada paciente tipo de cuidado ex semi intensivo 9,4 h/dia.

DS dias trabalhados na unidade durante a semana 7 dias para UI e 5 dias para Ambulatório. CHS Número de horas determinada pela instituição para trabalhar =

Cálculo de pessoal de enfermagem necessário para cada unidade da instituição. PE = FTE 1+ FTE2+ FTE3... X 1+A% 100 clinica cuidados intermediarios com 40 leitos (5,6 horas 36 h semanais) Clinica de cuidados semi intensivos com 12 leitos ( 9,4 h 36 horas semanais ) Clinica com cuidados intensivos com 7 leitos ( 17.9 36 horas semanais ) Indice de absenteismo de 12%

A DISTRIBUIÇÃO DO PESSOAL Será de acordo com a necessidade , pela manhã 40% tarde 30% noite 30% E o cálculo de funcionários deve ser feito por categorias de acordo com a instituição. Exercicio ; hospital de médio porte com capacidade para 45 leitos cuidados intermediários, 15 leitos para semi intensivo e 8 leitos para cuidados intensivos e 30 leitos para cuidados mínimos. 40 horas semanais Indice de faltas de 14%. Calcule o numero de profissionais necessários.

CÀLCULO DE FTE FTE1 40X 5,6X 7 =43 36 FTE 2 12X9,4X 7= 21 FT3 7X 17.9X7= 29 (43+21+29 )X (1+12)=93X 1,12= 104 100

Calculo enfermeiro 45x 5,6x7-=44 40 15x9,4x7=25 8x7x17.9=25

Para a assistência do enfermeiro Para a assistência mínima e intermediaria 33 a 37% Assistência semi intensiva 42 a 46% Assistência intensiva 52 a 56 % 40 leitos assist interm 40X 5,6X 7 =43 42% de 43 prof 36 43--------100% 1806= 18 enfermeiros x---------42 100

CALCULO ENFERMEIRO 15x9,4x7=25 25-----100%= 15 ENF 40 X 42