Grupo IX QUESTÕES GERAIS Responsabilidade da investigação - Profissional técnico de cada área – apoio direto à GR. Sensibilização corpo clínico : Divulgação.

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Transcrição da apresentação:

Grupo IX QUESTÕES GERAIS Responsabilidade da investigação - Profissional técnico de cada área – apoio direto à GR. Sensibilização corpo clínico : Divulgação da informação (boletins, painéis, palestrar, intranet, criação de protocolos/manuais)

FARMACOVIGILÂNCIA MELHORIA DE QUALIDADE GR – Construção de indicadores de avaliação do processo de notificação (% campos em branco, crescimento do nº de casos identificados, % casos notificados X investigados X enviados para ANVISA) AÇÕES REALIZADAS PARA REDUZIR PROBLEMAS DOS PONTOS CRÍTICOS Fornecer assistência farmacêutica ao paciente Implementar sistema de dose individualizada - código barra Criar protocolos terapêuticos Implantar programa de duplicidade terapêutica e interação medicamentosa

HEMOVIGILÂNCIA DESENVOLVIMENTO DE AÇÕES Estratégias: ficha simplificada para acompanhamento sistemático das transfusões (notificações negativas) MELHORIA DE QUALIDADE Garantia de eficiente Sistema de Informação - rastreabilidade COMITÊ HEMOTERAPIA Benefício: criação de protocolos determinante do uso racional do sangue e hemocomponentes

CCIH & Saneantes CCIH – Melhorias VISA/ANVISA : Estimular visão participativa X punitiva Disponibilizar sistema de informação (dados locais e nacionais) Definir modelo brasileiro de reprocessamento de materiais de uso único (Estudo multicêntrico) SANEANTES – Ações para gerenciamento adequado Que as instituições e empresas que utilizam saneantes garantam o uso de produtos registrados e/ou diluídos com responsabilidade técnica.

Gerência de risco IMPLANTAÇÃO DA ESTRUTURA GR – Identificar colaboradores Diretoria – Nomear estrutura e respaldar ações do GR ANVISA – Promover / criar estratégias para o envolvimento direto da direção. DIVULGAÇÃO : ANVISA - Estabelecer canal direto e automático de atualização das informações com os HS CONSOLIDAÇÃO - DIFICULDADES Sistematização dos contatos – falta regularidade e existe falha na cobertura Sistema de informação – Sem uniformidade e disponível para poucas áreas Necessidade de retorno / conclusão do evento notificado