Tecnologias Assistivas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A INFORMÁTICA COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA NO ENSINO DE QUÍMICA.
Advertisements

Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Parceira Programa SuperAção e Escola de Tempo Integral
Angélica/MS.
Angélica/MS.
Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC
APLICAÇÃO DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA BIBLIOTECA E SALA DE AULA POR: Ana Rita de Césaro, Daiane de Souza Waltrick, Andréa Oliveira e Carla.
ELABORAÇÃO DE PROJETOS PROINFO INTEGRADO III
USANDO NOVAS TECNOLOGIAS PARA AJUDAR NA APRENDIZAGEM
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
PROJETO: CONTROLE DE QUALIDADE
JOGOS PEDAGÓGICOS GEANE MAIER RODRIGUES
RECURSOS DE INFORMÁTICA NO ENSINO DA GEOMETRIA PLANA (5ª à 8ª SÉRIE)
EMEF PRESIDEU AMORIM PROJETO “QUEM SOMOS”
RELATO DE EXPERIÊNCIAS
ESTUDO DE CASO.
RELATO DE EXPERIÊNCIAS
Centro Federal de Educação Tecnológica da Paraíba Curso Superior de Desenvolvimento de Software para a internet Disciplina: Interface – Professor:
O uso da internet nas escolas
Projeto: EJA & Inclusão Digital Porque nunca é tarde para aprender.
Cursos de Informática - UNATI
Cursos de Informática - UNATI
Webquest: História Professora: Fernanda
TRANSPORTES E TELECOMUNICAÇÕES NO BRASIL
Módulo Web 2.0 Prof. Ricardo Valentim
INTRODUÇÃO  A Sociologia, uma das ciências sociais, tem como pretensão lançar um olhar investigativo e interpretativo sobre a realidade social inerente.
A Tecnologia e o Desenvolvimento da Criança
SING SING SING SING.
Grupo: Gilvane e Mirian
Introdução INTRODUÇÃO
PROFESSORA: SUZANA AMORIM
Dominando as práticas pedagógicas
Apresentação Eduardo Figueiredo 05 de Março de 2010 INF62: Informática no Ensino de Física 2Aula 01
A INTRODUÇÃO DA INFORMÁTICA NO AMBIENTE ESCOLAR
Introdução Introdução Introdução Tarefa Processo Recursos Avaliação Conclusão Créditos ReferênciasTarefaProcessoRecursosAvaliaçãoConclusãoCréditos Referências.
Estudo de Caso Aluna: Gizele Ribeiro dos Santos Aluno PNE, escolhido:
AS CRIANÇAS E OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO COMPONENTES: Ana Cristina Guimarães Elisângela Cardoso Luciene dos Santos Silva Maria das Graças Vieira.
Apesar das Diferenças Somos Todos Iguais
WEBEQUEST ÁGUA:USAR BEM PARA TER SEMPRE PÚBLICO – ALVO: 6º ANO B DISCIPLINA: GEOGRAFIA PRODUZIDO POR RAQUEL ZAGONEL 2012.
UNIR- Universidade Federal de Rondônia
Anna Christina Said – EMEF JKO - Vitória - ES
INTRODUÇÃO TAREFA PROCESSO RECURSO AVALIAÇÃO CONCLUSÃO CRÉDITOS REFERÊNCIAS Água é vida. Maria Aparecida da S. Pequeno.
Brincadeiras de ontem e hoje
Atividades trabalhadas no LIED da Escola Municipal Francisco Silveira
Apresentação da Disciplina Inteligência Artificial/Computacional
ATIVIDADE PEDAGÓGICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
Oficina Criando um Blog e descobrindo suas Potencialidades Pedagógicas
A importância do uso de meios digitais para o ensino, pesquisa e difusão da História Noé Gomes.
Couto 2009: FORMANDO CIDADÃOS
Sentido de Numeramento
FÍSICA APLICADA NAS SITUAÇÕES DO TRÂNSITO
AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM
Realização Caminhos da escrita: um exemplo de estratégia colaborativa em formação on-line de professores de língua portuguesa Adriana Vieira, Denise Lotito.
WEBEQUEST ÁGUA:USAR BEM PARA TER SEMPRE PÚBLICO – ALVO: 6º ANO B DISCIPLINA: GEOGRAFIA PRODUZIDO POR RAQUEL ZAGONEL 2012.
Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Curso Online Planejamento Estratégico Desenvolvedora: Lílian.
Capitalismo e suas influências
RELATO DE TRABALHO PARA A II MOSTRA VIRTUAL DE INCLUSÃO DIGITAL
O MANIFESTO DOS PIONEIROS DA ESCOLA NOVA
PROJETO DA SALA DE INFORMÁTICA ESCOLA AUGUSTO MONTENEGRO
ET 7: Formação de Professores UTILIZANDO DINÂMICAS PARA A CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O USO DE DROGAS E SEUS EFEITOS Ariana de Melo Borges; Kálita Cristina Marcelino.
Projeto de Capacitação em Pesquisa na Internet
Ricardo de Andrade Kratz
Tecnologias na educação a distância IntroduçãoIntrodução Tarefa Processo Recursos Avaliação Conclusão Créditos ReferênciasTarefaProcessoRecursosAvaliaçãoConclusãoCréditosReferências.
Oficina Pedagógica Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional.
UNIMINAS – UNIÃO EDUCACIONAL MINAS GERAIS PEDAGOGIA – GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL Webfólio Aluna: Danielle Paiva Melo Professoras: Elsa Guimarães Gilca.
Colégio Estadual Raimundo Alencar Leão Conhecendo as tecnologia da escola! Tecnologia na Educação Aluna: Marinuzia Tutora: Deusiram.
Projeto Vovô Net Unimed Santos Objetivo Oferecer ao público da melhor idade (acima de 60 anos) inclusão e capacitação ao mundo da informática para atualizá-los.
Projeto Aluno Integrado Ministério da Educação Universidade Federal de Ouro Preto-UFOP Laboratório de Tecnologia da Informação e Mídias Educacionais Curso.
EXPLORANDO O SISTEMA SOLAR
Transcrição da apresentação:

Tecnologias Assistivas Introdução Introdução Tarefa Tarefa Processo Processo Recursos Recursos Avaliação Avaliação Conclusão Conclusão Créditos Créditos Referências Referências Tecnologias Assistivas

Introdução Tarefa Processo Recursos Avaliação Conclusão Créditos Referências Introdução Tecnologia Assistiva é um tipo de recurso que facilita a vida de pessoas portadoras de algum tipo de necessidade especial, servindo especificamente no desempenho da tarefa desejada. Esses instrumentos ajudam na inclusão desses indivíduos na vida social. http://aeeufceveline.blogspot.com.br/2013/09/tecnologia-assistiva-tecnologia.html

Introdução Tarefa Processo Recursos Avaliação Conclusão Créditos Referências Tarefa Levar os alunos para o laboratório de informática, expor o tema abordado, pesquisando em sites relacionados ao tema, assistir a um vídeo e depois socialização do conteúdo. http://nte-educadigital.blogspot.com.br/2010/10/tecnologias-assistivas_20.html

Processo 1º Introdução ao conteúdo ; Tarefa Processo Recursos Avaliação Conclusão Créditos Referências Processo 1º Introdução ao conteúdo ; http://pt.slideshare.net/aiadufmg/deficincias-e-tecnologias-assistivas# 2º Assistir ao vídeo dos diversos tipos de tecnologias assistivas; http://www.youtube.com/watch?v=ygqlODfsXWA 3ºDepois fazer uma socialização do tema abordado; Dividir a turma em grupos , cada grupo ficará responsável por um tipo de deficiência, pesquisando na internet os e expondo as tecnologias de que assiste esse indivíduo. http://www.assistiva.com.br/tassistiva.html

Recursos Computador com acesso internet Professor orientador Introdução Tarefa Processo Recursos Avaliação Conclusão Créditos Referências Recursos Computador com acesso internet Professor orientador Vídeo e Sites indicados Sites indicados

Avaliação Avalição de observação e dinamismo presentes na aula Introdução Tarefa Processo Recursos Avaliação Conclusão Créditos Referências Avaliação Avalição de observação e dinamismo presentes na aula satisfatório Em Processo Precisa Melhorar Fez certo as pesquisas indicadas e ajudou os colegas Mostrou-se interessado pelo assunto e participou da socialização em sala

Introdução Tarefa Processo Recursos Avaliação Conclusão Créditos Referências Conclusão Ao trazer esse tema para a sala de aula com o objetvo de levar o aluno a refletir sobre as dificuldades que um deficiente enfrenta todos os dias em sua vida e quanto a ciência pode contribuir para facilitar a vida dele. Assim, as tecnologias Assistivas criam possibilidades de resolução desse universo particular , jamais feita sem sua existência.

Créditos Orientadora: Vanusa Valério Irani Barbosa de Lima Introdução Tarefa Processo Recursos Avaliação Conclusão Créditos Referências Créditos Irani Barbosa de Lima iranybarbosa@hotmail.com Licenciada em Letras Estudante de Pedagogia Jakeline Lourenço F. de Sousa jakelinelfs@yahoo.com Licenciada em Letras, estudante de Pedagogia Orientadora: Vanusa Valério

Introdução Tarefa Processo Recursos Avaliação Conclusão Créditos Referências Referências GALVÃO FILHO, T. A. A Tecnologia Assistiva: de que se trata? In: MACHADO, G. J. C.; SOBRAL, M. N. (Orgs.). Conexões: educação, comunicação, inclusão e interculturalidade. 1 ed. Porto Alegre: Redes Editora, p. 207-235, 2009. (disponível no formato PDF em www.galvaofilho.net/assistiva.pdf) Disponível em: http://www.galvaofilho.net/TA_dequesetrata.htm Acesso em 29 de julho de 2014 às 16h:13min. SARTORETTO, Mara Lúcia et all. Assistiva: Tecnologia e Educação. Disponível em: http://www.assistiva.com.br/tassistiva.html Acesso em 27 de julho de 2014 às 09h:38min.