A EDUCAÇÃO NO CENÁRIO DA CONTEMPORANEIDADE Prof. Artur Motta.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
LEVANDO A PALAVRA DE DEUS
Advertisements

QUEM SÃO OS EDUCADORES HOJE?
Educação e Educação Escolar
Uma visão geral da vida em sociedade
Em defesa da Família Tentacular
DIDÁTICA ESPECÍFICA Profa. MS. Erica C. Almeida
Os eixos norteadores da Educação em Direitos Humanos
FALANDO DAS “ONDAS” ECONÔMICAS....
MÓDULO I Como articular a função social da escola com as especificidades e as demandas da comunidade? Sonia Terezinha de Souza Penin Sofia Lerche Vieira.
O Início da Comunicação
CURSO: CONVIVÊNCIA ESCOLAR
O Plano de Ação Curricular na Escola
PLANO DE AÇÃO PEDAGÓGICA
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS
Qualidade na aprendizagem com promoção profissional
O que é Construtivismo ? Fernando Becker
dificuldades de aprender ou dificuldade de ensinar?
SLIDES ELABORADOS PELAS ALUNAS DO SEGUNDO PERÍODO DE PEDAGOGIA
LETRAMENTO Magda Soares, 2010.
Prof. Everton da Silva Correa
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA SOCIOLOGIA Profª. Cleide Ap. Martins Barillari
Estrutura familiar e dinâmica social
ENCONTRO PROVINCIAL DE EDUCADORES LASSALISTAS
Educação, um direto de todos... Professor Ulisses Mauro Lima
QUERO SER UMA TELEVISÃO !
FORMAÇÃO CONTINUADA E A POLITIZAÇÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: PERCEPÇÕES SOBRE A CULTURA DO CONTEXTO Prof. Dr. Oséias Santos de Oliveira
Estrutura Familiar e Dinâmica Social
Criação: Marlos Urquiza Cavalcanti
Perfil do Profissional
AD EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Fundamentos Socioantropológicos da Educação
Fundamentos Socioantropológicos da Educação
PSICOPEDAGOGIA E ESCOLA Gávea, Rio de Janeiro, 24 de maio de 2012
ARTE E EDUCAÇÃO CURSO: PEDAGOGIA
EDUCAÇÃO - SÉC.XXI.
CONTRIBUIÇÕES DA GESTÃO PARA O PAPEL SOCIAL DA ESCOLA
Karl Marx e a História da Exploração
Estrutura Familiar e Dinâmica Social
EDUCAÇÃO VICENTINA: EXCELÊNCIA ACADÊMICA E COMPROMISSO SOCIAL
SIGMUND FREUD.
Introdução à Questão Social
DIDÁTICA Universidade Estadual de Goiás – Câmpus Campos Belos
QUEM SÃO OS ALUNOS E AS ALUNAS DA EJA. Juçara Karla Becker
Contexto, obras e conceito de educação
Como chegamos até a realidade que temos hoje?
O Cotidiano da Escola Silvana De Negri. O filme Apresenta situações vividas no decorrer de um ano letivo, numa escola pública francesa.
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
NO CENÁRIO DA CONTEMPORANEIDADE
METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA
A sociologia e a educação: alguns conceitos e teóricos básicos
NO CENÁRIO DA CONTEMPORANEIDADE
Profª. Graziele Maciel Estratégias para ambientes organizacionais Estrutura industrial: histórico evolutivo Da Revolução Industrial aos dias atuais
SOCIOLOGIA 1ª SÉRIE E.M. AULA INTRODUTÓRIA. SOCIOLOGIA 1ª SÉRIE E.M. AULA INTRODUTÓRIA.
Daniela Santana João Rodrigues Braga
Émile Durkheim: um dos pais da sociologia moderna
PARCERIA FAMÍLIA E ESCOLA REDE DE PROTEÇÃO PARA OS JOVENS
A PORTA DA FÉ (At 14,27), que introduz na vida de comunhão com Deus e permite a entrada na sua Igreja, está sempre aberta para nós. É possível cruzar.
DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia.
Gestão da Informação e do Conhecimento Aula 02 A organização do conhecimento: uma visão holística e fenomenológica de como as pessoas usam e produzem informação.
Serviço de Psicologia Comunitária – SEPCOM
Tendência Liberal Acadêmicas: Adriana dos Santos, Caroline Fagundes Nogueira, Claudia Zimermann e Natalia Pilonetto.
A educação como processo social
QUEM SÃO OS ALUNOS E AS ALUNAS DA EJA? Juçara Karla Becker Magali Regina Borne Sandra Nara Dos Reis Oliveira Sheila Kist Silveira Silvana Maria Da Silva-
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
Faculdade Piaget - Brasil
INTRODUÇÃO Somos estudantes do 2º ano do Ensino Médio do colégio Alef, unidade Paraisópolis. Concluímos o Ensino Fundamental II numa escola da rede pública.
U NIDADE 1 Atividades 5 e 6. E NSINAR E APRENDER COM AS MÍDIAS DIGITAIS Ensinar é organizar situações de aprendizagem, criando condições que favoreçam.
Aulas 3 e 6 Instituições Sociais
Transcrição da apresentação:

A EDUCAÇÃO NO CENÁRIO DA CONTEMPORANEIDADE Prof. Artur Motta

Como chegamos até a realidade que temos hoje? Que consequências a realidade e sua história trazem ao trabalho da instituição escolar? Como tudo isso impacta o meu trabalho como EDUCADOR?

Da Sociedade Pré-Industrial à Sociedade Industrial Indicadores Sociedade Pré-Industrial Sociedade Industrial   Capital; Máquina; Matéria-prima; Mão de Obra. Terra; Mão de Obra. Geração de Riqueza Deslocamento para as Cidades; Família Nuclear, com os membros diferentemente ocupados. Agrupamento por atividade econômica;  Família Patriarcal, numerosa. Modelo de agrupamento humano Aprendizagem no trabalho, voltada para o “fazer” imediato; Na Família, para as coisas temporais; Na Igreja, para as coisas da eternidade. Preocupada com as necessidades da indústria: ler, escrever e calcular; Fortalecimento da Escola Pública universalizada. Educação da População

Tudo isso ocorre à luz de outras transformações, em níveis mais profundos... Darwin, Marx e Freud

à descoberta do “irmão sol” e da “irmã lua”. De SENHOR DO MUNDO à descoberta do “irmão sol” e da “irmã lua”. O ser humano como parte da cadeia e do processo evolutivo. Charles Darwin 1809/1882

Reconhecimento do OUTRO na CONVIVÊNCIA e na CIDADANIA Aquilo que somos não é algo HERDADO, mas sim, SOCIALMENTE CONSTRUÍDO. Karl Marx 1818-1883

Transformações na SUBJETIVIDADE Grande parte do que somos se oculta no INCONSCIENTE. Sigmund Freud 1856-1939

ESTÃO LANÇADAS AS BASES PARA UM OUTRO MODO DE VER A REALIDADE E REFLETIR SOBRE ELA...

Da Sociedade Industrial à Sociedade Pós- Industrial Indicadores Sociedade Industrial Sociedade Pós-Industrial   Informação capaz de gerar Conhecimento que gera novas Informações. Capital; Máquina; Matéria-prima; Mão de Obra. Geração de Riqueza Deslocamento para as Cidades; Família Nuclear, com os membros diferentemente ocupados. Cidades superpovoadas, com sentimentos de isolamento. Novos modelos familiares (especialmente, novos papéis femininos). Modelo de agrupamento humano Preocupada com as ne-cessidades da indústria: ler, escrever e contar; Fortalecimento da Escola Pública universalizada. Além de ler, escrever e contar: -         Aprender a ser; -         Aprender a conviver; -         Aprender a fazer; -         Aprender a aprender. Educação da População

Como tudo isso impacta o meu trabalho na sala de aula? Que consequências a realidade e sua história trazem ao trabalho da instituição escolar? Como tudo isso impacta o meu trabalho na sala de aula?

A Subjetividade Aprender a SER Cidadania Aprender A CONVIVER IDENTIDADE FRAGMENTADA Cidadania A Aprender A CONVIVER ISOLAMENTO SOCIAL Ação no Mundo Aprender a FAZER TRABALHO FLEXÍVEL J. Delors, 1998

Aprender a SER Aprender A CONVIVER Aprender a FAZER APRENDER A APRENDER

"Educação não transforma o mundo. Educação muda pessoas. Pessoas transformam o mundo". “Ninguém liberta ninguém, ninguém se liberta sozinho, as pessoas se libertam em comunhão.“ (Paulo Freire)

E a SOCIOLOGIA? A Sociologia da Educação se ocupa dos fatos sociais relacionados com a educação: a educação como processo social global que ocorre em toda a sociedade; os sistemas escolares como parte do sistema social global; a escola como unidade sociológica; a sala de aula como subgrupo de ensino; o papel do professor.

E o que ela diz sobre a Educação? A educação é a ação pela qual as gerações adultas transmitem sua cultura às gerações mais jovens. ASSISTEMÁTICA SISTEMÁTICA Escolas em geral Vida LDB 1

E o que ela diz sobre a Educação? A Educação tem por função Socializar: integras as gerações imaturas na sociedade.

E o que ela diz sobre a Educação? Desenvolver as sociedades em geral e os indivíduos em particular.

Como a Educação Sistemática faz isso? Estabilidade Social

Canal de ascensão social

Peneiramento social

Controle Social

Função Transformadora EDUCAÇÃO Função Reprodutora Função Transformadora

Atividade Estruturada 1 Caderno Introdução à Sociologia da Educação Pérsio Santos Oliveira Pag. 18 – Questões de estudo – pular a 5 Fazer autocorreção ou corrigir em dupla e entregar digitado na AV1.