A EDUCAÇÃO NO CENÁRIO DA CONTEMPORANEIDADE Prof. Artur Motta
Como chegamos até a realidade que temos hoje? Que consequências a realidade e sua história trazem ao trabalho da instituição escolar? Como tudo isso impacta o meu trabalho como EDUCADOR?
Da Sociedade Pré-Industrial à Sociedade Industrial Indicadores Sociedade Pré-Industrial Sociedade Industrial Capital; Máquina; Matéria-prima; Mão de Obra. Terra; Mão de Obra. Geração de Riqueza Deslocamento para as Cidades; Família Nuclear, com os membros diferentemente ocupados. Agrupamento por atividade econômica; Família Patriarcal, numerosa. Modelo de agrupamento humano Aprendizagem no trabalho, voltada para o “fazer” imediato; Na Família, para as coisas temporais; Na Igreja, para as coisas da eternidade. Preocupada com as necessidades da indústria: ler, escrever e calcular; Fortalecimento da Escola Pública universalizada. Educação da População
Tudo isso ocorre à luz de outras transformações, em níveis mais profundos... Darwin, Marx e Freud
à descoberta do “irmão sol” e da “irmã lua”. De SENHOR DO MUNDO à descoberta do “irmão sol” e da “irmã lua”. O ser humano como parte da cadeia e do processo evolutivo. Charles Darwin 1809/1882
Reconhecimento do OUTRO na CONVIVÊNCIA e na CIDADANIA Aquilo que somos não é algo HERDADO, mas sim, SOCIALMENTE CONSTRUÍDO. Karl Marx 1818-1883
Transformações na SUBJETIVIDADE Grande parte do que somos se oculta no INCONSCIENTE. Sigmund Freud 1856-1939
ESTÃO LANÇADAS AS BASES PARA UM OUTRO MODO DE VER A REALIDADE E REFLETIR SOBRE ELA...
Da Sociedade Industrial à Sociedade Pós- Industrial Indicadores Sociedade Industrial Sociedade Pós-Industrial Informação capaz de gerar Conhecimento que gera novas Informações. Capital; Máquina; Matéria-prima; Mão de Obra. Geração de Riqueza Deslocamento para as Cidades; Família Nuclear, com os membros diferentemente ocupados. Cidades superpovoadas, com sentimentos de isolamento. Novos modelos familiares (especialmente, novos papéis femininos). Modelo de agrupamento humano Preocupada com as ne-cessidades da indústria: ler, escrever e contar; Fortalecimento da Escola Pública universalizada. Além de ler, escrever e contar: - Aprender a ser; - Aprender a conviver; - Aprender a fazer; - Aprender a aprender. Educação da População
Como tudo isso impacta o meu trabalho na sala de aula? Que consequências a realidade e sua história trazem ao trabalho da instituição escolar? Como tudo isso impacta o meu trabalho na sala de aula?
A Subjetividade Aprender a SER Cidadania Aprender A CONVIVER IDENTIDADE FRAGMENTADA Cidadania A Aprender A CONVIVER ISOLAMENTO SOCIAL Ação no Mundo Aprender a FAZER TRABALHO FLEXÍVEL J. Delors, 1998
Aprender a SER Aprender A CONVIVER Aprender a FAZER APRENDER A APRENDER
"Educação não transforma o mundo. Educação muda pessoas. Pessoas transformam o mundo". “Ninguém liberta ninguém, ninguém se liberta sozinho, as pessoas se libertam em comunhão.“ (Paulo Freire)
E a SOCIOLOGIA? A Sociologia da Educação se ocupa dos fatos sociais relacionados com a educação: a educação como processo social global que ocorre em toda a sociedade; os sistemas escolares como parte do sistema social global; a escola como unidade sociológica; a sala de aula como subgrupo de ensino; o papel do professor.
E o que ela diz sobre a Educação? A educação é a ação pela qual as gerações adultas transmitem sua cultura às gerações mais jovens. ASSISTEMÁTICA SISTEMÁTICA Escolas em geral Vida LDB 1
E o que ela diz sobre a Educação? A Educação tem por função Socializar: integras as gerações imaturas na sociedade.
E o que ela diz sobre a Educação? Desenvolver as sociedades em geral e os indivíduos em particular.
Como a Educação Sistemática faz isso? Estabilidade Social
Canal de ascensão social
Peneiramento social
Controle Social
Função Transformadora EDUCAÇÃO Função Reprodutora Função Transformadora
Atividade Estruturada 1 Caderno Introdução à Sociologia da Educação Pérsio Santos Oliveira Pag. 18 – Questões de estudo – pular a 5 Fazer autocorreção ou corrigir em dupla e entregar digitado na AV1.