Clima e vegetação na América

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Os Grandes Biomas Terrestres
Advertisements

Os climas no mundo (2ª parte)
Localização Geográfica Relevo Clima e Vegetacão Hidrografia
O Continente Americano
América Latina : Quadro natural
Os climas e as paisagens vegetais na América
Ensino Médio 3ª Série. Geografia..
REGIONALIZAÇÃO DAS AMÉRICAS Do ponto de vista da regionalização das américas, podemos dividi-las ou regionaliza- las basicamente em dois critérios principais,
Escola Estadual Maria José
Clima e Vegetação da América
America do Norte.
Vegetação Geografia.
Variações climáticas não encontrados no Brasil
Colégio Cor Jesu – 6º Ano Professor Rodrigo Salomão Aula 02
CLIMA DAS AMÉRICAS.
AMÉRICA Relevo.
ESPAÇOS CLIMÁTICOS E SUAS INFLUÊNCIAS NO MUNDO DESENVOLVIDO
América Anglo-Saxônica: paisagens naturais e atividades econômicas
Europa – paisagens naturais e problemas ambientais
AMÉRICA ANGLO SAXÔNICA
Monte Mckinley MONTES APALACHES PENÍNSULA DO LABRADOR MONTANHAS ROCHOSAS PLANÍCIE DO MISSISSIPI PLANÍCIE LACUSTRE.
O que você deve saber sobre
ASPECTOS FÍSICOS DO CONTINENTE AMERICANO trilobita.org.br/arnaldo
Domínios Naturais I e II
Continente americano: aspecto físico ou geológico Leva em consideração clima, relevo, vegetação, etc.

AMÉRICA LATINA CARACTERIZAÇÃO GERAL.
AMÉRICA ANGLO-SAXÔNICA
EUROPA – Un II Física Limites da Europa:
CAPÍTULO 4 – AMÉRICA ANGLO-SAXÔNICA
OS DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS NO BRASIL
Climas do Brasil.
CIRCULAÇÃO TERMOHALINA
Professor Luiz Felipe Geografia
CONTINENTE: ÁSIA TRABALHO DE GEOGRAFIA
AS ÁGUAS CONTINENTAIS AMERICANAS
Grupo 5 Capítulo 6.
UNIDADE II – GEOGRAFIA FÍSICA E MEIO AMBIENTE
Relevo se divide basicamente em três grandes
CONTINENTE AMERICANO..
Fatores que influenciam nos Climas da América
Naturezas européias Planícies, Planaltos e montanhas
DOMÍNIOS CLIMATOBOTÂNICOS NO MUNDO
Domínios Naturais I e II - Estrutura Geológica; - Relevo; - Clima; - Vegetação - Elementos Naturais. Obs.: Possuem características próprias mas nunca estão.
América Central Aspectos naturais e povoamento.
América Anglo-Saxônica
O domínio da prairie: Compreende a região das planícies centrais. - Se transformou num imenso espaço de cultivo de cereais onde os campos plantados substituíram.
O continente Europeu: Físico
Prof. José Victor Colégio Gaylussac
Tipos de Vegetação e ocorrência na América.
Ásia – Climas Profº Valdinei.
Europa : Características Físicas
FATORES CLIMÁTICOS.
Clima polar ANTÁRTIDA Curso Técnico em Meio Ambiente Professor: Vandeir Robson Turma: 1º NA Subsequente Componentes: Camila Rodrigues, Fernanda Faria,
O Relevo do continente americano
Conceitos: Geologia: ciência cujo objeto é o estudo da origem da formação e das sucessivas transformações do globo terrestre, e da evolução do seu mundo.
Os climas e as paisagens vegetais na América
Relevo do continente americano
DOMÍNIOS CLIMATOBOTÂNICOS
Continente europeu A Europa se encontra localizada totalmente no hemisfério norte. As principais fronteiras do continente europeu em relação aos aspectos.
Grandes formações vegetais.
CONTINENTE ASIÁTICO..
Europa Aspectos naturais Autoria: Profª Fabiana Pegoraro Soares.
Prof. José Victor Colégio Gaylussac
Geografia Revisão.
CARACTERÍSTICAS NATURAIS
Profª Vivian Pretti Geografia - Aspectos Físicos -
O PLANETA TERRA A Terra tem uma forma esférica, achatada nos polos, e nela existem oceanos e continentes. Oceanos: Pacífico, Atlântico, Índico, Antártico.
Dimensões continentais
Clima,relevo,vegetação e hidrografia.
Transcrição da apresentação:

Clima e vegetação na América

Clima na América do Norte A América do Norte é um subcontinente que compreende a porção setentrional do continente americano, que inclui ainda a América Central e a América do Sul. A América do Norte limita-se ao norte com o oceano Ártico, a leste com o Atlântico, a oeste com o Pacífico e ao sul com a América Central e o Caribe.

O Relevo O relevo norte-americano compreende dois sistemas montanhosos principais, dispostos de forma quase paralela: os montes Apalaches ou Alegânis e as cordilheiras Ocidentais, que incluem: as montanhas Rochosas, a serra Nevada, os montes das Cascatas e a cadeia da Costa. Entre eles há três áreas mais baixas: o escudo canadense, ao norte; a planície central; e a planície costeira que margeia o Atlântico.

O Relevo na América do Norte

Hidrografia A principal característica do continente são os Grandes Lagos, na fronteira dos Estados Unidos com o Canadá. Com uma área total de 250.000km², eles incluem as famosas cataratas do Niágara

Hidrografia na América do Norte

Clima As regiões próximas aos oceanos Pacífico e Atlântico recebem mais chuva, enquanto no interior o clima é mais seco e há ocorrência de desertos. No México, o clima é condicionado pela altitude, com temperaturas mais elevadas e chuvas abundantes nas regiões até 1.300m de altitude e invernos rigorosos acima dos 1.900m. O litoral ártico do Canadá - do Alasca à baía de Hudson - apresenta baixos índices de precipitação, por estar oposto às influências polares. É comum ocorrerem mudanças bruscas de temperatura durante uma mesma estação, com a conseqüente formação de tufões no golfo do México ou nevoeiros e tempestades de neve nos Estados Unidos e Canadá.

Vegetação A tundra domina a região norte do Canadá, e é substituída progressivamente pela taiga e pela floresta de coníferas mais ao sul. Na porção central do continente, predominam as estepes ou pradarias. As florestas das montanhas Rochosas, a leste, possuem exemplares de sequóias; nos Apalaches são comuns o carvalho e o castanheiro

Relevo

Relevo A América Central é uma área montanhosa e uma das regiões com maior número de vulcões ativos. O relevo sobe abruptamente da estreita região costeira do oceano Pacífico para as cristas das montanhas e desce gradualmente para uma vasta região que se estende ao longo do mar do Caribe. O canal do Panamá liga os oceanos Atlântico e Pacífico.

Relevo da América Central

Hidrografia da América Central Os rios de maior curso da América Central desembocam no Caribe, enquanto os menores desaguam no Pacífico. Há três grandes lagos: Nicarágua, Manágua e Gatún.

Hidrografia da América Central

Clima A variação da temperatura é maior em relação à altitude do que à latitude. Distinguem-se três zonas climáticas principais: a chamada terra quente, que engloba regiões do nível do mar até a altitude de 910 m; a terra temperada, que abrange regiões de 915 m a 1.830 m; e a terra fria, que abrange regiões de até 3.050 m aproximadamente. As costas caribenhas têm um regime de chuvas bem distinto do da costa do Pacífico.

Relevo na América do Sul Três regiões montanhosas determinam o contorno principal do continente: a cordilheira dos Andes, os planaltos residuais Norte-Amazônicos (antigo planalto das Guianas ou sistema Parima), e os planaltos e serras do Atlântico-Leste-Sudeste. Há entre essas regiões, áreas de planícies, formadas pelas três principais bacias hidrográficas do continente: a Amazônica, a do Orinoco e a do rio Paraná. O ponto culminante é o monte Aconcágua (6.959m), na fronteira entre o Chile e a Argentina.

Relevo na América do Sul

Nomes : Camila Carla Camila Gomes Trabalho de geografia Professora: Magda