Era digital e mudanças sociais

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PLANO DE AULA As novas Tecnologias da Informação e da
Advertisements

FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
24/05 - CULTURA ORGANIZACIONAL
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
FORUM PERMANENTE DE ARTE & CULTURA
Aprender ao Longo da Vida
O Papel da RAEM e a Biblioteca Virtual em Educação em Ciências da Saúde BVS-Educ Luciana Danielli de Araujo Associação Brasileira de Educação Médica –
Vinte anos de Política Institucionais para incorporar as tecnologias da Informação e Comunicação ao Sistema Escolar. Manuel Area.
Para onde vai a educação? Tradução de Ivette Braga,
Por quê o computador na educação?
Informática na Educação
Iolanda Cortelazzo - UTFPR
ESTAR SOZINHO....
REDE DE ENSINO MÉDIO TÉCNICO
Tecnologia e Educação.
educação NA ERA DIGITAL
Que infância é essa? desafios e possibilidades Sílvia Nunes Ramos
Eras Culturais – por Lucia Santaella
INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA NO AMBIENTE ESCOLAR
AD EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Marco Doutrinal e Marco Operativo
A EDUCAÇÃO DIGITAL.
Aldenes Dias Batista Marcinete Duarte da Silva
TABLETS PARA TODOS CONSEGUIRÃO MUDAR A ESCOLA? José Manuel Moran
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI
Transformações Culturais
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
Profa. Reane Franco Goulart
O professor de ensino fundamental e médio está preparado para utilizar o computador como ferramenta integrada na metodologia de projetos de aprendizagem?
Mediação Pedagógica e Tecnológica das TDICS na EAD
NTE – Ijuí 36ª CRE. JUSTIFICATIVA O Núcleo de Tecnologia Educacional de Ijuí-NTE/36ª CRE juntamente com a CATE/SE/RS/EFA/FIDENE iniciou em 2004 a.
Curso de Licenciatura em Pedagogia Projeto Interdisciplinar –
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
AS POSSIBILIDADES PEDÁGOGICAS DO FACEBOOK. Alguns estudos têm apontado a possibilidade e relatado experiências positivas de utilização do Facebook com.
E.E. Dom José de Camargo Barros
Projeto - Tecnologias na Educação: possibilidades de informação e comunicação. NTE RJ12 – NILÓPOLIS.
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
Aluna: Fernanda Gomes Fonseca Bevilaqua Curso : Pedagogia: Gestão e Tecnologia educacional Professora: Gilca Vilarinho 5 de outubro
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
Revisão para prova de Ciência Sociais Grupo 1 – Antropologia Observação: Essa revisão consiste em orientar os estudos e não substituir a revisão dos.
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
VALQUÍRIA MARIA JORGE SANCHES
Como Utilizar a Internet na Educação
CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Licenciatura em Pedagogia e Séries Iniciais do Ensino Fundamental Interação com o Mundo Cultural Criança e mundo Cultural.
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD)
CULTURA O QUE É?.
PNEM/2014 CADERNO 2 O JOVEM COMO SUJEITO DO ENSINO MÉDIO
Novas e Velhas Mídias Equipe: Adriele Mayara Caroline de Jesus
UDESC- UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA Análise e Produção Textual III PECRI-A/Semestre 2014/2 Acadêmicas: Andréia de Souza Gonçalves Flávia de.
Trabalho de EaD Material desenvolvido por: Daniela Quadros Eduardo Alves Eneides Araújo Núbia Oliveira.
V IDA D IGITAL. O QUE SERIA V IDA D IGITAL ? TV Digital, Máquina Digital, Aparelho de Som Digital... A palavra “digital” é cada vez mais usada para caracterizar.
GESTÃO COM PESSOAS HISTÓRICO.
A importância da informática na Educação para o séc. XXI
Tecnologias na Educação:
PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA DE CURSO 40 HORAS
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Concepções em Educação Matemática
DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia.
Socialização e sociedade da informação
Profa. Ms. Leticia Sangaletti 2015/2.  Trocas sociais  Revolução tecnológica.
Formação lato sensu de gestores da educação básica: as tecnologias digitais no Programa da Escola de Gestores Natalia Aguiar – UFPE
Por que alfabetização tecnológica do professor?
Educação à Distância Os avanços tecnológicos de nosso mundo globalizado estão mudando a maneira que nossa sociedade está vivendo. Agora, com o uso dos.
CULTURA: uma palavra muitas definições
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
MARILUCIA FERREIRA. COMUNICAÇÃO: DIÁLOGO ESCOLA E FAMÍLIA OBJETIVO: REFLETIR SOBRE AS AÇÕES DOS RESPONSÁVEIS PELAS CRIANÇAS PARA CAMINHAREM COM OS OBJETIVOS.
Para Lynn, o uso da tecnologia não deve se restringir a mera utilização ilustrativa ou instrumental da tecnologia na sala de aula. Exemplo disso, segundo.
Transcrição da apresentação:

Era digital e mudanças sociais Daniella dos Santos Dinair Ferreira Joice Verde Juliana Oliveira Letícia dos Santos Pedagogia - UFMA

Era digital e mudanças sociais 1 INTRODUÇÃO 2 ERA DIGITAL E MUDANÇA CULTURAL 3 ONDE OCORREM AS MUDANÇAS NA CULTURA DIGITAL 3.1 Sociedade da Era Digital 3.2 Mercado de Trabalho 4 VOCÊ NASCEU PARA SER DIGITAL? 5 EDUCAÇÃO E MUDANÇA CULTURAL 6 PARA REFLETIR 7 CONSIDERAÇÕES REFERÊNCIAS

1 INTRODUÇÃO Era Digital Mudanças Culturais X

A cultura “deixou de ser apenas obras de arte e passou a abarcar um modo de vida específico” [...] “a cultura não diz respeito tanto ao que um grupo faz, quanto à maneira específica como o faz” (EAGLETON, p. 1) A cultura aqui compreendida, leva em conta os conhecimentos, crenças, arte, costumes, leis, aptidões, hábitos, dentre outras características, por qual o homem constrói sua vivencia no meio social.

2 ERA DIGITAL E MUDANÇA CULTURAL Podemos dizer que a era digital corresponde ao período que vem depois da Era Industrial, no início século XX, mais precisamente a partir da década de 1970 com as invenções tecnológicas como, o microprocessador, a rede de computadores entre outras.

ERA DIGITAL E MUDANÇA CULTURAL A comunicação é um processo fundamental e a base de toda organização social. É mais do que a mera transmissão de mensagem; é uma interação humana entre indivíduos e grupos por meio da qual se formam identidades e definições (CREMADES,2009, p.201)  

ERA DIGITAL E MUDANÇA CULTURAL Atualmente estamos vivendo em um período em que a mediação eletrônica substitui as relações sociais presenciais por uma relação mediada pelas tecnologias (telefone, internet...) e as gerações mais jovens aderiram em massa a esta nova forma de se comunicar.

ERA DIGITAL E MUDANÇA CULTURAL Sendo assim, as tecnologias principalmente da informação e comunicação vem promovendo diversas mudanças de sociabilidade, organização, transação e troca.

3 ONDE OCORREM AS MUDANÇAS NA CULTURA DIGITAL

3.1 Sociedade da Era Digital Era da informação; Meios de comunicação; Uso da internet ; Relacionamentos virtuais.

3.2 Mercado de Trabalho surgimento de novas profissões qualificação profissional

5 EDUCAÇÃO E MUDANÇA CULTURAL A importância da educação na era digital O que mudou com a introdução da tecnologia? Sistemas de aprendizagem de antigamente e hoje. Papel da escola nesse processo

A escola precisa assumir o papel formar cidadãos para a complexidade do mundo e para os desafios que ele propõe. Preparar cidadãos conscientes para lidar criticamente com o excesso de informações e mudança, a fim de lidar com as inovações e as transformações sucessivas dos conhecimento sem todas as áreas. (KENSKI 2007, p. 64)

Ou seja, é papel da escola saber lidar com essas inovações nos ambientes de aprendizagem onde cabe os docentes e a gestão escolar compreender o ritmo acelerado ocasionados pela era digital, já que isto será cobrado pelos alunos e pela sociedade de forma geral.

Para refletir

  6 CONSIDERAÇÕES O desenvolvimento de uma sociedade humana se dá principalmente através dos mecanismos, pelos os quais os seres humanos conseguem criar e adaptar no seu contexto para sua sobrevivência: Digital passou a fazer parte da vida das pessoas. A cultura digital possibilitou mudanças significativas no cotidiano das pessoas.

PRINCIPAIS REFERENCIAS CREMADES, Javier. Micro Poder: A força do cidadão na era digital. Tradução de Edgard Charles. São Paulo. Editora SENAC, 2009.   GROSSO, Kerley Soares de Souza. Sociedade do conhecimento-Uma sociedade sem fronteiras. DISPONIVEL EM: http://pt.shvoong.com/internet-and-technologies/1813704-sociedade-conhecimento-uma-sociedade-sem/#ixzz1UNSJ6HBo. ACESSO EM 09/09/2011 LARAIA, Roque Barros. Cultura: um conceito antropológico. Rio de Janeiro, 2004. Disponível em: http://www.ubiius.kit.net/doc/texto3.pdf. Acesso em: 09/09/2011. LÉVY, Pierre. Cibercultura, 1997, Lisboa, Instituto Piaget, p 167. Apud SILVA, José Manuel Teixeira da. A reprodução social e cultural na era digital. Disponível em: http://www.bocc.ubi.pt/pag/silva-jose-manuel-reproducao-social-cultural-era-digital.pdf . Acesso em 02/09/2011. MORAN, José Manuel. Novas tecnologias e o re-encantamento do mundo. Revista tecnológica educacional. Rio de Janeiro, vol.23, n.126, setembro-outubro 1995, p.24-26 SILVA, José Manuel Teixeira da. A reprodução social e cultural na era digital. Disponível em: http://www.bocc.ubi.pt/pag/silva-jose-manuel-reproducao-social-cultural-era-digital.pdf . Acesso em 02/09/2011.