Educação Ambiental na Gestão Ambiental Pública

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Advertisements

DIRETRIZES OPERACIONAIS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA NAS ESCOLAS DO CAMPO
DIRETRIZES OPERACIONAIS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA NAS ESCOLAS DO CAMPO
Projetos de Aprendizagem
Educação Ambiental: Política Pública Fundamental Para a construção do SISNAMA Marília Lopes Brandão.
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
POLÍTICAS EDUCACIONAIS E TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
PROGRAMA de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET/SAÚDE/UFPE
UNIDADE I: INTRODUÇÃO AO DIREITO AMBIENTAL
Resolução n°51 EJA e ECONOMIA SOLIDÁRIA. Formação de Educadores Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.
Pedagogia da pesquisa-ação
O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PONTO DE VISTA EMANCIPADOR
Programa Coletivos Educadores. Relação COLETIVO - COMVIDAS COLETIVO COM-VIDA um diálogo permanente...
Atuação do nutricionista no Sistema Único de Saúde
Pontos que interessam à ANA, com relação à Política Nacional de Irrigação (PL nº 6.381/2005). Sustentabilidade Sustentabilidade PRINCÍPIOS Art. 1º, I.
Avaliação Institucional
Seminário Regional de Psicologia e Políticas Públicas: Perspectivas de Diálogo com o Estado O fazer da Psicologia e as Políticas Públicas SETAS.
ASSESSORIA DE FORMAÇÃO
ASSESSORIA DE FORMAÇÃO
Experiência do CEARÁ. Experiência do CEARÁ Objetivos Geral Fortalecer o Sistema Nacional de Meio Ambiente; Específicos: Contribuir para criação e implantação.
EIXO II – EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE: JUSTIÇA SOCIAL, INCLUSÃO E DIREITOS HUMANOS Ementa Justiça social, Direitos humanos, diversidade e educação. Direitos.
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
Diretrizes para a formulação do protocolo em defesa da recuperação da qualidade socioambiental da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê - Cabeceiras.
Educação no contexto do Trabalho
Conhecendo a Carta da Terra
Pacto do Ensino Médio e o REM
Reunião do Projeto Avaliação de Programas da Fapesp 19.fev.2010
Desenvolvimento Comunitário
PROJETOS SOCIAIS IMPORTÂNCIA PARA A SUSTENTABILIDADE
Intervenção Participativa dos Atores: uma abordagem pedagógica para fortalecer o poder local i n p a.
DISCUTINDO UMA CONCPÇÃO EMANCIPADORA DE AVALIAÇÃO
Programa de Educação Ambiental da Bahia
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
CONAE 2014 Eixos Estratégicos.
Disciplina: Estágio Supervisionado I
EIXO - 02 – SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ECONOMIA SOLIDÁRIA: PERSPECTIVAS PARA UM OUTRO MODELO DE DESENVOLVIMENTO. Utopia Concreta1 –
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
AUTONOMIA MORAL E A CONSTRUÇÃO DE UMA ESCOLA DEMOCRÁTICA
III ENCONTRO DAS INSTÂNCIAS DE GOVERNANÇA REGIONAL DE TURISMO DO PARANÁ Curitiba, 15 de dezembro de 2009 Boas práticas das instâncias de governança de.
UNIDADE IV: POLÍTICA E SISTEMA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE
PROJETO POLÍTICO- PEDAGÓGICO
Universidade Federal de Uberlândia
GESTÃO DEMOCRÁTICA E QUALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM DESAFIO DOS CONSELHOS DELIBERATIVOS DA COMUNIDADE ESCOLAR.
O objetivo das ações propostas em educação ambiental é a de promover transformações sociais na realidade dentro de uma perspectiva crítica, considerando.
AVALIAR e PLANEJAR.
LIDERANÇA E GESTÃO DE PESSOAS
Encontro Público Distrital do Plano Nacional de Recursos Hídricos
Políticas Públicas Profª MSc. Catharina Teixeira MARÇO 2014
Universidade de São Paulo - Campus “Luiz de Queiroz” Plano Diretor Socioambiental Participativo do Campus LQ GT Educação e Percepção Ambiental Programa.
CT&I na Amazônia e Fundos Ambientais
Plano Estadual de Saúde e Planos Operativos Anuais – 2008 a 2011 Contexto, Alcances e limites Ou “A retomada do planejamento” II Mostra SES, 04/11/2008.
PLANO ESTRATÉGICO NACIONAL DE ÁREAS PROTEGIDAS - PNAP
Antonia Maria Coelho Ribeiro
INSTRUMENTOS DA POLÍTICA NACIONAL DE MEIO AMBIENTE
INSTITUI A POLÍTICA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Planejamento: plano de ensino, aprendizagem e projeto educativo
PROJETO EDUCAÇÃO AMBIENTAL E MOBILIZAÇÃO SOCIAL PARA O SANEAMENTO
POLÍTICA NACIONAL DE MEIO AMBIENTE
GESTÃO AMBIENTAL PÚBLICA
O EDUCADOR AMBIENTAL NA CIEA: um recorte histórico.
CRITÉRIOS DE JUSTIÇA PARA A GESTÃO DEMOCRÁTICA DE POLÍTICAS PÚBLICAS: reconhecimento, redistribuição, representação e realização. José Henrique de Faria.
Revisita ao PPP.
Política nacional do MA Lei 6938/81. Estabelece política: articulação de objetivos e meios Complementada pela legislação e desenhos institucionais. (Lei.
Meio ambiente e a Agenda 21 brasileira Professora: Jordana Costa.
O PT, o Estado e as políticas públicas para a igualdade de gênero Vera lúcia bertoline (65)
EDUCAÇÃO AMBIENTAL: ASPECTOS DA LEGISLAÇÃO
Gestão Escolar Compartilhada Por Oneida Abadia Alves de Carvalho Secretária Municipal de Educação de Perdizes.
twitter.com/funasa.
18/6/20161 Acordo para o Desenvolvimento Sustentável Compromisso do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social e de 73 Organizações da Sociedade Civil.
Transcrição da apresentação:

Educação Ambiental na Gestão Ambiental Pública José Silva Quintas profquintas@uol.com.br Pernambuco 13/10/2009

EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA GESTÃO AMBIENTAL PÚBLICA OU EDUCAÇÃO NO PROCESSO DE GESTÃO AMBIENTAL TOMA O ESPAÇO DA GESTÃO AMBIENTAL PÚBLICA COMO ESPAÇO DE CONSTRUÇÃO DO PROCESSO EDUCATIVO

PERGUNTA CHAVE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E GESTÃO AMBIENTAL PÚBLICA EM QUE CONTEXTO?

CONTEXTO SOCIOAMBIENTAL: PADRÃO CIVILIZATÓRIO SEM PERSPECTIVA DE SUSTENTABILIDADE SOCIAL DESIGUALDADE E EXPLORAÇÃO COMO ESTRUTURANTES CULTURAL HOMOGEINIZAÇÃO ECOLÓGICA DESTRUIÇÃO DE ECOSSISTEMAS E DOS ESTOQUES/QUALIDADE DE REC. NATURAIS ECONÔMICA BENS E SERVIÇOS P/ POUCOS ÉTICA SERVE A UMA MINORIA NO PRESENTE E AMEAÇA A EXIS- TÊNCIA DAS GERAÇÕES FUTURAS

Contexto legal da gestão ambiental pública: Incumbências do P Contexto legal da gestão ambiental pública: Incumbências do P. Público (art 225 cf ) COMANDO E CONTROLE ORDENAMENTO DAS PRÁTICAS DE APROPRIAÇÃO SOCIAL DOS RECURSOS AMBIENTAIS POR MEIO DE INSTRUMENTOS NORMATIVOS MEDIAÇÃO DE INTERESSES E CONFLITOS EDUCAÇÃO AMBIENTAL CAPACIDADES PARA A COLETIVIDADE CUMPRIR O DEVER DE PROTEGER O MEIO AMBIENTE , EXERCENDO O CONTROLE SOCIAL DA APROPRIAÇÃO DOS RECURSOS AMBIENTAIS

EDUCAÇÃO AMBIENTAL:CONTEXTO LEGAL-LEI 9.795/99 (ART 3º ) EA COMO DIREITO (ART 3º ) DEVER DO PODER PÚBLICO EM GERAL( Inciso I) - políticas públicas que incorporem a dimensão ambiental -EA em todos os níveis e o engajamento sociedade na conservação, recuperação e melhoria do M. A SISNAMA(Inciso III) - EA integrada aos programas de conservação, recuperação e melhoria do M.A

EDUCAÇÃO AMBIENTAL:CONTEXTO LEGAL-DECRETO 4.281/02 (ART 6º) PROGRAMAS DE EA INTEGRADOS ÀS ATIVIDADES - conservação da biodiversidade -zoneamento ambiental -licenciamento ambiental - gerenciamento de resíduos - gerenciamento costeiro

EDUCAÇÃO AMBIENTAL:CONTEXTO LEGAL-DECRETO 4.281/02 (ART 6º) PROGRAMAS DE EA INTEGRADOS ÀS ATIVIDADES -gestão de recursos hídricos -ordenamento de recursos pesqueiros - manejo sustentável de recursos ambientais etc

CONTEXTO DAS RELAÇÕES ENTRE ATORES SOCIAIS NA PRÁTICA DA GESTÃO AMBIENTAL PÚBLICA COFLITUOSO ASSIMÉTRICO NA CAPACIDADE DE ALTERAR AS PROPRIEDADES DO MEIO AMBIENTE ASSIMÉTRICO NA DISTRIBUIÇÃO DE CUSTOS E BENEFÍCIOS ASSIMÉTRICO NA CAPACIDADE DE INFLUIR EM DECISÕES

NESTE CONTEXTO, QUE CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DEVE SER ASSUMIDA PARA DIRECIONAR A PRÁTICA PEDAGÓGICA? CRÍTICA TRANSFORMADORA EMANCIPATÓRIA DIALÓGICA

NESTE CONTEXTO, QUAL DEVE SER O PROPÓSITO GERAL DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL? CONTRIBUIR PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA SOCIEDADE JUSTA, DEMOCRÁTICA, SOLIDÁRIA E SUSTENTÁVEL

E QUAL SERIA O PROPÓSITO IMEDIATO DA EA NA GESTÃO AMB PÚBLICA? INTERVENÇÃO COLETIVA,ORGANIZADA E QUALIFICADA: NA GESTÃO DO USO DOS RECURSOS AMBIENTAIS NAS DECISÕES QUE AFETAM A QUALIDADE DO MEIO AMBIENTE NA PROPOSIÇÃO,FORTALECIMENTO E OU REDIRECIONAMENTO DE POLÍTICAS PÚBLICAS QUE CONTRIBUAM PARA A SUSTENTABILIDADE

E QUEM DEVEM SER OS SUJEITOS PRIORITÁRIOS DA PRÁTICA EDUCATIVA? OS GRUPOS SOCIAIS AFETADOS PELA AÇÃO OU OMISSÃO DOS ÓRGÃOS DE GESTÃO AMBIENTAL PÚBLICA, EM SITUAÇÃO DE RISCO E OU VULNERABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

QUAL O PONTO DE PARTIDA? SITUAÇÃO SOCIOAMBIENTAL VIVIDA: PROBLEMA AMBIENTAL; CONFLITO AMBIENTAL; POTENCIALIDADE AMBIENTAL.

COMO FAZER? ORGANIZANDO PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM DIFERENCIADOS DE MODO A ATINGIR,SIMULTANEAMENTE, OS DOIS PROPÓSITOS DA EA NA GESTÃO AMBIENTAL PÚBLICA: -O GERAL -O IMEDIATO

PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM COM QUAIS OBJETIVOS? SUPERAR A VISÃO FRAGMENTADA DA REALIDADE, POR MEIO DA CONSTRUÇÃO E RECONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE ELA, NUM PROCESSO DE AÇÃO E REFLEXÃO, DE MODO DIALÓGICO, COM OS SUJEITOS ENVOLVIDOS

PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIAGEM COM QUAIS OBJETIVOS? FORTALECER A AÇÃO COLETIVA E ORGANIZADA ARTICULAR OS APORTES DE DIFERENTES SABERES E FAZERES PROPORCIONAR A COMPREENSÃO DA PROBLEMÁTICA AMBIENTAL EM TODA A SUA COMPLEXIDADE, RESPEITANDO A PLURALIDADE E A DIVERSIDADE CULTURAL

PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIAGEM COM QUAIS OBJETIVOS? POSSIBILITAR A AÇÃO EM CONJUNTO COM A SOCIEDADE CIVIL ORGANIZADA E SOBRETUDO COM OS MOVIMENTOS SOCIAIS, CONCEBENDO A EA COMO UM PROCESSO QUE CONTRIBUI PARA A INSTITUIÇÃO DE NOVAS RELAÇÕES, DOS SERES HUMANOS ENTRE SI E COM A NATUREZA , QUE BUSQUEM A SUPERAÇÃO DAS CAUSAS ESTRUTURAIS DA EXPLORAÇÃO, DA DESIGUALDADE SOCIAL, DA DEGRADAÇÃO E DA INJUSTIÇA AMBIENTAL

PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIAGEM COM QUAIS OBJETIVOS? PROPORCIONAR CONDIÇÕES PARA O DIÁLOGO ENTRE: - AS ÁREAS DISCIPLINARES; - OS DIFERENTES SABERES; - E COM OS DIFERENTES ATORES SOCIAIS ENVOLVIDOS COM A GESTÃO AMBIENTAL PÚBLICA

O QUE SE DEVE PRODUZIR? AGENDA DE PRIORIDADES; AÇÕES / PROJETOS ARTICULADOS COM POLÍTICAS AMBIENTAIS E OUTRAS POLÍTICAS PÚBLICAS

PARA REFLETIR porque a EA não se consolidou como instrumento para implementação da participação e do controle social na gestão ambiental pública, mesmo quando P & C era uma das diretrizes de governo? (caso do MMA e de suas vinculadas- IBAMA, ANA, SFB, ICMBIO- e do próprio DEA) apesar de já constar na Lei 6.938/81, porque a EA parece ter MAIOR dificuldade de avançar no SISNAMA e MENOR no SINGREH, que é de 1997? se há mandato legal para a inserção da EA na gestão ambiental pública, como explicar a dificuldade?

OBRIGADO Sobradinho, DF outubro de 2009 10º ano da promulgação da Política Nacional de Educação Ambiental 2º ano da extinção da Coordenação Geral de Educação Ambiental do IBAMA e da diáspora da sua equipe E também, 2º ano de inexistência de uma unidade coordenadora de EA no ICMBIO.