Estudo do texto “As ruínas circulares”, de Jorge Luís Borges.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O GÊNERO CONTO Para o teórico Soares Amora:
Advertisements

Tipos Textuais Narrativos: Características nos gêneros literários conto e crônica Professora: Eduardo Muniz Disciplina: Língua Portuguesa.
Ensinar e aprender história nos primeiros ciclos de aprendizagem Programa Curricular História PBH
DESCRITORES DE LÍNGUA PORTUGUESA 4ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL
Contando Histórias… Isto é uma ARTE….
Oficina Hora do Conto Realização: Desire Martins Dornelles Pedagoga
PRESSUPOSTOS TEÓRICO-METODOLÓGICO
CONTO Professora: Josiane.
Naturalismo O discurso.
Currículo de Arte do 1° ao 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Currículo de Arte ARTE TEM CONTEÚDOS PRÓPRIOS E LINGUAGENS ESPECÍFICAS
Textos narrativos ficcionais e textos poéticos. Michele Picolo
NTD de Interpretação Textual e Literatura Professora Francisca Barros
Leitura, Leituras: Recriando impressões por meio de imagens
LINGUAGEM LITERÁRIA E NÃO LITERÁRIA
O NEGRO NA LITERATURA : Por uma interpretação da construção adjetiva e da representação imagética de personagens negros Myrna A. Valente.
Elementos da Narrativa
Conexão entre literatura infantil e matemática
AULA PRÁTICA EP 347 ROTEIRO UNICAMP- 2010
Ciberinfante criativo
Principais características do
CRôNICA.
PLANIFICAR E PRODUZIR UM TEXTO ESCRITO.
Professora Francisca Barros
Professora: Aíla Rodrigues
Professsora: Aíla Rodrigues
Arte e representação.
Projeto de hipermídia: Roteiro de filme interativo
METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO NA CONCEPÇÃO DA PRÁXIS
METODOLOGIA CONSIDERAÇÕES FINAIS.
Epistemologia e Filosofia da Linguagem CASDVest 2014.
Elementos da Narrativa
Interpretando as Escrituras Sagradas
Contando um pouco sobre CONTOS
Linguagem literária. Linguagem literária A linguagem literária assumiu, através dos tempos, três formas bem distintas: poema drama relato.
REDAÇÃO EMPRESARIAL Orientadora: Maria Regina Caviquioli Pereira.
Contos e Fábulas Dentre os gêneros textuais mais indicados para o trabalho com as crianças estão: o conto e a fábula. Para o imaginário infantil é extremamente.
MOSTRA CULTURAL 2011.
GÊNEROS LITERÁRIOS.
DENOTAÇÃO E CONOTAÇÃO DENOTAÇÃO – Atribui às palavras significados claros, objetivos, que evocam um único sentido, aceito pelas pessoas como algo convencional.
INVENTÁRIO CRIATIVO INTERDISCIPLINA: TEATRO E EDUCAÇÃO
TEXTO DE REFERÊNCIA COMO TRABALHAR…
PROJETO DE LEITURA - ESCOLA MUNICIPAL MACHADO DE ASSIS - PÓLO “Projeto destinado aos alunos do ensino fundamental, tendo como objetivos incentivar o hábito.
TÉCNICAS ATIVAS DE ENSINO
ARTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA (P.52) CONHECIMENTO ESTÉTICO: O conhecimento teorizado sobre a arte, produzido pela arte e as ciências humanas, como a filosofia,
Material de Literatura Prof. HIDER OLIVEIRA
ROMANTISMO Profª: Indianara..
História completa e fechada como um ovo.
Tema central e eixos temáticos
Narração Narrar é o desenrolar de fatos acerca de um acontecimento.
LÍNGUA PORTUGUESA JÚNIOR SALES DE SOUSA.
PRODUÇÃO DE TEXTO PONTO DE PARTIDA ...
PISA (Programme for international student assessment)
O CONTO O conto é uma narrativa ficcional.
PROF. FABIO AGUIAR PLANEJAMENTO GRÁFICO PRODUÇÃO DE VÍDEO.
Crônica Professora Raysa.
METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO NA CONCEPÇÃO DA PRÁXIS
LEITURA E DOCUMENTAÇÃO
MODERNISMO PROSA FASE 2. MODERNISMO PROSA FASE 2.
A música é um discurso, e não uma “língua universal”, e é muito mais do que uma “linguagem”. Discurso = argumento, intercâmbio de idéias, conversação,
SONS DA CIDADE UME PEDRO II VERA HELENA RIBAS DOS SANTOS Língua Portuguesa CELI BARCELOS REIS ARAÚJO Ínterprete de Libras MÓDULO: SONS DA NATUREZA E DA.
Profa. Ms. Gabriela Azeredo
Gestão da Informação e do Conhecimento Aula 02 A organização do conhecimento: uma visão holística e fenomenológica de como as pessoas usam e produzem informação.
Diálogo da Biologia com a Língua Portuguesa
ESTRUTURA NARRATIVA DO DOCUMENTÁRIO
Estágio Supervisionado II Elaboração de um Projeto de Intervenção
Texto: Mídia e Produção de modos de Existência Autora: Cecília Coimbra.
Professora Flaviana Eufrásio Disciplina: Literatura Brasileira.
Literatura – André Araújo.  Busca de uma língua brasileira;  Versos livres;  Ironia e humor.  Deboche  Aproximação da língua falada  Critica a importação.
María Pinto Molina “Hacia um modelo de representación documental: la técnica de resumir”
Transcrição da apresentação:

Estudo do texto “As ruínas circulares”, de Jorge Luís Borges.

As etapas de compreensão: 1) Estrutura – aspectos formais; 2) Conteúdo – intelecção – resumo 3) Características – interpretações

1) Estrutura – aspectos formais Estrutura: trata-se de uma narrativa – conto (prosa). Partes do conto:

- Narrativa curta, com uma célula dramática; - Início com tensão dramática elevada; - Elevação sempre progressiva da tensão; - Clímax acompanhado do desfecho (o conto termina após o clímax).

eixo da tensão

eixo da tensão eixo do tempo

eixo da tensão clímax desfecho / fim (t)

Uso de um vocabulário mais literário: isso mostra uma busca pelos significados, pelas metáforas (conotação)

2) Conteúdo – intelecção - Eixo temática: um homem dedicado à tarefa de sonhar. - Consequências da temática: sonhar um homem, torná-lo real (trazê-lo à realidade) e as ações decorrentes dessa proposta. - Resumo.

3) Características – interpretação - O texto mostra o processo de criação da obra literária – a relação cíclica do imaginário;

- Processo de criação: pressupõe o criador, quem dá origem à obra, e o objeto criado. - Nessa relação, destaca-se a nova realidade proposta pelo texto.

Segundo Descartes, há: - a res cogita - a res extensa - Uma possível interpretação do conto pode levar a uma “res criativa” como o lugar do surgimento da obra.

- Contato entre criador e ser criado: ciclo contínuo, ininterrupto, em que a geração das personagens não cessa, daí a ideia de “circular”. - A literatura propõe, pela criação, um processo de transformação pela linguagem e pela experiência da obra.

- Pode-se perceber isso na pintura, em que a mudança, a transformação, marca o homem de um certo tempo.