EaD Alunas: Carla Martins Prof: Zeila Miranda Juliana Carneiro

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Unidade 1 Educação a Distância: Modelo da UFSCar
Advertisements

Em Busca de um Novo Modelo de Aprendizagem Organizacional.
PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
TUTORIA EM ÁREAS SEM ACESSO À INTERNET Prof. Ms. Larissa Sato Dias Centro Universitário do Pará – CESUPA
Interface no Ambiente VIAS K
Profa. Lusana VERISSIMO Profª. Drª Marina CAPRIO
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
APLICAÇÃO DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA BIBLIOTECA E SALA DE AULA POR: Ana Rita de Césaro, Daiane de Souza Waltrick, Andréa Oliveira e Carla.
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
Instrumentos de Avaliação - MEC
Desafios e oportunidades do EAD
O Aluno a Distância.
Conceitos de Educação a Distância
Metodologias para a educação a distância no contexto da formação de comunidades virtuais de aprendizagem Ambas as modalidades a presença possa estar relacionada.
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Correio eletrônico como recurso didático no ensino superior
IV Seminário de Pesquisa em EaD
CURSO DE CAPACITAÇÃO EM EaD Vídeo-aula e Videoconferência
COMO ORGANIZAR A ROTINA SEMANAL DO(A) COORDENADOR(A) PEDAGÓGICO(A)
Adriana Beiler Educação a Distância e a Internet Adriana Beiler
PRÁTICAS TUTORIAIS EM EAD: REFLEXÕES ACERCA DA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
FACINTER FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA TUTORIA: UM SERVIÇO DE APOIO AO ALUNO NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA AUTORES: THAIS ELENA CARVALHO COELHO - RU.
Alunos Virtuais Prof.: Beatriz Helena Zanotta Nunes
FGV ONLINE Programa de Educação a Distância da Fundação Getulio Vargas.
Para onde caminhamos na Educação a Distância
Escolhendo o nosso Futuro
O Uso Pedagógico do Blog
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
ADEMILDE SILVEIRA SARTORI
Coordenadoria de Tecnologias Educacionais
AD EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
O Aluno a Distância e suas Necessidades
Tipos de Tutoria.
PCEaD Programa de Capacitação em Educação a Distância Conceitos de Educação a Distância.
O papel do conteudista.
Conceitos e Gerações de EAD
Experiências Significativas de EAD no Cenário Internacional
EaD UNIMINAS Na contemporaneidade Alunas: Christian Kelly
Educação à Distância e suas Tecnologias
Caro aluno, Estas orientações foram elaboradas para auxiliar você em seu processo de tornar-se um aluno na modalidade a distância.
Introdução à Educação à distância
BIB Organização de Bibliotecas Escolares 1 Introdução: Bibliotecário: mediar leitura, informação e leitor; orientar o usuário no uso dos suportes.
VIDEOCONFERÊNCIA: reprodução ou inovação em Educação a Distância (EAD)? Valéria Ribeiro de Carvalho Tavares Valéria Ribeiro de Carvalho Tavares –
Tecnologia Cibernética e Investigativa Outros Aspectos.
Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias
Curso de Capacitação em Educação a Distância
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
2008 TV ESCOLA: DO PLANEJAMENTO À AÇÃO PEDAGOGIA DE PROJETOS
Laboratório de Ensino a Distância
Educação à Distância (ED) O Que É ? Filosofia Tipos de Educação à Distância Educação à Distância na Internet Cursos Existentes na WWW Tecnologia utilizada.
Integração de tecnologias de comunicação no ensino de ciências e saúde: construção e aplicação de um modelo de análise de materiais educativos baseados.
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul Unidade de Nova Andradina Segunda Licenciatura em Informática Disciplina: Estágio Supervisionado II Professor:
Universidade Federal da Bahia Faculdade de Educação – Departamento I Disciplina: EDC 287 – Educ. Tecnologias Contemporâneas Professor: Menandro Ramos Alunos:

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD)
• Manejo – Formação – Professor.
Conceitos e Fundamentos da Educação a Distância
APRENDIZAGEM MEDIADA PELA TECNOLOGIA
Elvia Nunes Ribeiro - CEFET-GO –
PROPOSTAS DE MUDANÇA NOS CURSOS PRESENCIAIS COM A EDUCAÇÃO ON-LINE
PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA DE CURSO 40 HORAS
,Ambientes virtuais de aprendizagem: do ‘”ensino na rede” à “aprendizagem em rede” Rosane Aragón de Nevado  O uso de ambientes virtuais de aprendizagem.
Desafios de um curso online: papel do aluno e do tutor Miriam Struchiner.
Este trabalho foi elaborado pelas alunas do Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Elaine Teodora Jeane Rodrigues Sara Mota Soraya Margareth.
Educação à Distância Os avanços tecnológicos de nosso mundo globalizado estão mudando a maneira que nossa sociedade está vivendo. Agora, com o uso dos.
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
Para Compreender a Educação a Distância Prof. Dr. Denys Sales.
Prof. Denys Sales 2013 O que é EaD? A EAD é caracterizada como “modalidade educacional na qual a mediação didático- pedagógica nos processos de ensino.
Transcrição da apresentação:

EaD Alunas: Carla Martins Prof: Zeila Miranda Juliana Carneiro Elísia de Cássia Juliana Carneiro Janaina Venâncio Kênia de Araújo Prof: Zeila Miranda 4º período G1

Caracteriscticas da Ead na contemporaneidade Conceituação Expansão Caracteriscticas da Ead na contemporaneidade

Conceituação da EaD A EaD cumpre um papel relevante como modalidade de educação do futuro nos países desenvolvidos e os que estão em desenvolvimento. Ela democratiza o acesso ao ensino superior quebrando as barreiras geogràficas. É entendida como se fosse um processo educativo que envolve diferentes meios de comunicação (material impresso, telefone, televisão, rádio, CD ROM, internet). É capaz de ultrapassar limites de tempo e espaço e tornar acessível a interação com as fontes de informação e sistema educacional, promovendo a autonomia da aprendiz com um estudo flexível e independente.

Conceituação da EaD A EaD é um compromisso nacional. No Brasil é uma realidade em fase de estudo, discussão, pesquisa. O eixo da EaD é a construção do saber á distância processo em que o professor desafia orienta e acompanha o percurso e o resultadodos estudos, investigações e elaborações desenvolvidas pelo aprendiz seja individual ou coletivamente. O potencial da EaD esta relacionado a maneira como os formadores e formandos vão apropriar-se dos instrumentos eletrônicos para desenvolver propostas pedagógicas inovadoras que superem a reprodução e levem a produção do conhecimento garantindo a qualidade para todos. Voltar

Expansão da EaD A EaD existe a pelo menos 150 anos no mundo, mas teve crescimento e desenvolvimento nas três últimas décadas A EaD teve um grande impulso em 1990 com o surgimento das megauniversidades. Tornou-se mais significativa a partir da década de setenta, com a oferta de programas de teleducação. Em 2005 - 1.278.022 brasileiros estudaram a distância em cursos credenciados. As instituições que ministraram a EaD cresceram de 166 em 2004 para 217 em 2005.

Expansão da EaD O número de alunos nestas instituições passou de 309.957 em 2004, para 504.204 em 2005. As regiões que mais cresceram foram a sul e centro oeste. A prova escrita é utilizada em 64,3% das instituições de ensino. O e-mail é usado em 86.73% como apoio a EaD, em seguida do telefone 82.7%, professor on line 78.6% e professor presencial 70.4%. A mídia mais usada para as aulas é a imprensa 84.7% seguida do e-larning 61.2% e o CD rom 42.9%. Voltar

Características da EaD na contemporaneidade A prática em EaD iniciou-se nos séc. XVIII e XIX, com o primeiro curso regular de taquigrafia por correspondência e com a ampliação utilizando uma estrutura semi-presencial nos cursos técnicos e superiores regulares; Por volta de 1940, os cursos por correspondência apareceram no Brasil com o Instituto Rádio- Monitor e o Instituto Universal Brasileiro; Podemos falar da utilidade de uma EaD antes e depois da internet, devido às novas tecnologias nessas áreas que antes utilizava-se de um para muitos com o rádio e de um para um por correspondência. Com a internet, temos essas possibilidades e a de muitos para muitos que modifica seu status e a maneira de como a sociedade olha essa modalidade de ensino;

Características da EaD na contemporaneidade Era considerada um estepe de ensino, pois era utilizado por pessoas que não tinham a oportunidade de um ensino presencial; Com a chegada da internet os congressos e encontros de Educação a Distancia se interessam em saber das novas tecnologias aplicadas na EaD, pois tem-se a percepção de que muitas coisas podem ser realizadas utilizando suas ferramentas; As instituições de ensino estão procurando se informar e acompanhar esta revolução devido ao rápido envelhecimento das informações contidas nos materiais didáticos escritos e por ficar cada vez mais caro e trabalhoso fazer educação a distância baseada no desenvolvimento do material impresso ou em vídeo;

Características da EaD na contemporaneidade EaD via internet começa a ser vista como alternativa para reduzir custos e atualização dos conteúdos; Ajuda a superar a maior dificuldade da EaD convencional que é a manutenção da motivação do estudante que tem dificuldade em manter o aprendizado sem o apoio de um grupo de pessoas; Na tele educação, essa dificuldade vem sendo enfrentada através da organização de grupos locais de alunos reunidos em teles salas e no ensino por correspondência, através do trabalho de auxiliares que procuram os alunos que estão em falta com as tarefas;

Características da EaD na contemporaneidade A EaD on-line exige o desenvolvimento de um modelo pedagógico específico que, ainda há muito o que se criar, experimentar e corrigir. Esse modelo deve-se atentar para os seguintes aspectos: Exigência de profissionais capazes de trabalhar e interagir em grupo; Aprender trabalhando, contribuindo par o aprendizado do grupo do qual se faz parte; Aprender a aprender colaborativamente; A maior dificuldade está no desenvolvimento de programas de educação on-line para capacitar e especializar os professores e alunos;

Características da EaD na contemporaneidade A Educação on-line de qualidade requer muitas horas/aulas de educadores on-line capazes, especializados em animação de comunidades virtuais de aprendizagem colaborativa; Deve-se ter uma pedagogia nova, online e aberta para se aplicar a educação a distância via internet oportunizando uma nova sociedade, economia e cultura. Voltar