Elaboração de Projetos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PROJETO DE PESQUISA (Caderno de Metodologia da Unisul)
Advertisements

Analisar o Plano de desenvolvimento do negócio
Gerenciamento de Projetos
O QUE É UM PROJETO? Projeto, do latin pro-jicere: literalmente é colocar adiante. A elaboração de qualquer projeto depende de dois fatores fundamentais:
PROJETO TEMPO DE SER - EDUCAÇÃO DE ESSENCIALIDADES COMGE CONSELHO DIRETOR     DIRETRIZES PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS.
O QUE É PROJETO? Conjunto de informações sistemáticas e racionalmente orientadas que nos permite estimar custos e benefícios de um determinado investimento,
Relembrando... A Investigação como processo tem seis etapas sucessivas: Construção do problema Entendimento do problema: a partir de quais perspectivas.
Captação de Recursos Para Projetos Sociais.
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
Projeto Político Pedagógico
Projetos Visão Geral.
Agências de Notícias Imprensa Jovem
Projeto 1 Introdução 1.1 Tema 1.2 Problemática 1.3 Hipóteses
O QUE É UM PROJETO? Projeto, do latim pro-jicere: literalmente é colocar adiante. A elaboração de qualquer projeto depende de dois fatores fundamentais:
TÓPICOS MÍNIMOS NA ELABORAÇÃO DE PROJETOS GERENCIAMENTO DE PROJETOS Prof. Dr. Dálcio Roberto dos Reis.
O Projeto de Pesquisa (dissertação ou tese)
“Guião para Elaboração de Projectos”
AÇÕES, CAMPANHAS E PROJETOS, DE ROTARACT
Critérios para avaliação de projetos Perguntas de controle
Profº: Mesaque Silva Correia
A REALIZAÇÃO DA AUTO-AVALIAÇÃO PELA ESCOLA
Profª MS Maria Salete Ribeiro - UFMT
ELABORAÇÃO PROJETO SOCIAL.
Oficina de Projeto III Amara Rocha junho/2011. Questões das oficinas I e II -O que é um projeto? Empreendimento planejado que busca atingir objetivos.
Modelo Estruturado do CNPq
Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Produção Sustentável
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS
Plano de Desenvolvimento da Escola
A REALIZAÇÃO DA AUTOAVALIAÇÃO PELA ESCOLA
RELATÓRIO ANUAL DE GESTÃO E AVALIAÇÃO DO PLANO Brasil, 2007 UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE SAÚDE COLETIVA - UFBA Departamento Saúde Coletiva.
ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA
Marco Doutrinal e Marco Operativo
Orientações para Elaboração de Projetos
PROJETOS SOCIAIS IMPORTÂNCIA PARA A SUSTENTABILIDADE
ROTARACT DE ITAÚNA CIDADE UNIVERSITÁRIA ANO ROTÁRIO: 2010/2011 PRESIDENTE: JULIANA ASSIS VICE: ROBSON DAMASCENO.
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
MODELO DE PROJETO DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR
O que é Pesquisa? Pesquisa é o procedimento racional e sistemático que tem como meta proporcionar respostas aos problemas propostos para a investigação.
Planejamento de estratégias:
2º Encontro dos Selecionados GMM 29 de Setembro de 2006.
Prof. jose PLANEJAMENTO.
O quê. Por quê. Para quê. Para quem. Com o quê. Com quem. Onde. Como
Elaboração de Projetos para Captação de Recursos
Introdução A pesquisa é um procedimento reflexivo e crítico de busca de respostas para problemas ainda não solucionados.
PROJETO DE PESQUISA.
PROJETO DE PESQUISA.
TEMA E PROBLEMA.
ETAPAS DE ELABORAÇÃO DE PROJETO CULTURAL MÓDULO III ETAPAS DE ELABORAÇÃO DE PROJETO CULTURAL.
PESQUISA? Como fazer uma Pesquisa Científica? Como começar a Pesquisa?
ELABORAÇÃO DE PROJETO CIENTÍFICO PROFESSORA: MARINEIDE PEREIRA ALMEIDA
Orientações para elaboração de projetos de Educação Ambiental
ELABORAÇÃO DE PROJETO CIENTÍFICO PROFESSORA: MARINEIDE PEREIRA ALMEIDA
Como elaborar um projeto de pesquisa?
Definição do tema é o assunto que se quer desenvolver
Célia Cruz | Renata Brunetti
Projeto de Pesquisa União de Ensino Superior de Campina Grande
Aula 5. Projeto de pesquisa
Projeto de Pesquisa 5o. ADM
PLANEJAMENTO DAS AÇÕES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE
O que é PROJETO EXECUTIVO
Fases Metodológicas do Planejamento Social
Captação de Recursos Para Projetos Sociais Profa. Dra. Miryam Schuckar Abril de 2005 Universidade do Sagrado Coração/Bauru.
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
INGREDIENTES BÁSICOS DE UM PROJETO:
1/19 Professora: Silvia Pereira de Castro Casa Nova Monitora: Suilise Berwanger Wille Estrutura de trabalhos e projetos científicos Metodologia da Pesquisa.
O PROJETO DE PESQUISA Uma pesquisa é um todo integrado e suas partes devem estar intrinsecamente correlacionadas formando uma unidade em que cada uma delas.
ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS
PÓS GRADUAÇÃO DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR
ELEMENTOS DO PLANEJAMENTO
Transcrição da apresentação:

Elaboração de Projetos O QUE É UM PROJETO? Projeto, do latim pro-jicere: literalmente é colocar adiante. A elaboração de qualquer projeto depende de dois fatores fundamentais: A capacidade de construir uma imagem mental de uma situação futura; A capacidade de conceber um plano de ação a ser executado em um tempo determinado que vai permitir sua realização.

Modelos de planejamento educativo Projeto: A elaboração de projetos, em geral , acompanha um roteiro predeterminado, o qual , via de regra, é definido de acordo com as necessidades e exigências próprias do órgão de execução e/ou financiador.   O projeto é o documento que sistematiza e estabelece o traçado prévio da operação de uma determinada situação problema que necessita de interferência e/ou estudo.

Elaboração de Projetos A estrutura básica de um projeto de intervenção se divide em: Título/Nome do Projeto* Apresentação do Projeto/Formulação da problemática* Apresentação da proponente do projeto Objetivos* Justificativa (com revisão de literatura)* Público-alvo – beneficiados pelo projeto Metas/resultados esperados* Plano de ação/procedimentos metodológicos/ação* Avaliação* Orçamento (planilha orçamentária) Contrapartida Cronograma*

Elaboração de Projetos Cada elemento/item do projeto pode ser pensado a partir de algumas perguntas (ferramenta 5W2h) orientadoras do projeto:

Elaboração de Projetos Definindo o título (o quê?) O tema é o assunto que se deseja desenvolver. Pode surgir de uma dificuldade prática enfrentada. O título sintetiza o conteúdo da proposta que será desenvolvida. Deve ser claro e coerente.

Elaboração de Projetos Apresentação do Projeto e formulação da problemática É um componente importante do projeto. Deve permitir que o leitor construa uma visão geral da proposta, entenda seu sentido, sua aplicação. Deve, principalmente, apresentar qual é a problemática encontrada na situação em que se atuará.

Elaboração de Projetos Apresentação do Projeto e formulação da problemática – Responde a questão: ONDE ATUAR. O problema esclarece a dificuldade específica com a qual se defronta e que se pretende resolver por intermédio das ações do projeto. Pode ser um dos últimos itens do projeto a ser escrito, pois deve contemplar as demais partes que estão presentes nele. Mas isso só pode ser feito desde que se tenha em mente, de forma clara, o problema a ser contemplado.

Elaboração de Projetos Objetivos – Responde a questão O QUE FAZER. Objetivo Geral: Define o que a entidade deseja realizar com o projeto. Que mudanças deseja alcançar, que diferença quer fazer. O objetivo geral é a afirmação capaz de demonstrar a transformação que o projeto deseja alcançar;

Elaboração de Projetos Objetivos – Responde a questão O QUE FAZER. Objetivo Geral: Ele é mais abrangente e geralmente descrito de maneira mais genérica, contemplando todo o escopo de ação. Expressa a intenção de atingir um determinado fim, uma mudança na situação ambiental. Não deve ser quantificado (metas/resultados esperados) nem expressar a forma como se vai trabalhar (ações/procedimentos).

Elaboração de Projetos Objetivos– Responde a questão O QUE FAZER. Objetivos Específicos: O objetivo geral exige complemento para quem o lê, por isso apresentamos os específicos – completar o geral. Demonstram aspectos mais concretos da intenção do projeto. São passos estratégicos para que o OG seja alcançado. É a descrição detalhada do objetivo geral. Também não devem ser quantificados (metas/resultados esperados) nem expressar a forma como se vai trabalhar (ações/procedimentos).

Elaboração de Projetos Justificativa - Responde a questão PORQUE FAZER. A justificativa consiste em uma exposição sucinta, porém completa, das razões de ordem teórica e dos motivos de ordem prática que tornam importante a realização da pesquisa – Por quê. É o elemento que contribui mais diretamente na aceitação da pesquisa pela(s) pessoa(s) ou entidades que irão financiá-la.

Elaboração de Projetos Justificativa - Responde a questão PORQUE FAZER. Aqui é exposto o diagnóstico da proposta, ou seja, os argumentos e as considerações sobre as deficiências e necessidades que justificam a existência e execução do projeto. Deve caracterizar a situação-problema, fundamentá-la, e a população que sofre as suas conseqüências. Deve apresentar um diálogo com os aspectos teóricos da questão, ou seja, deve ser fundamentado não apenas pela própria situação problema, mas também por aspectos teóricos (técnicos, científicos) da questão.

Elaboração de Projetos Justificativa – Responde a questão PORQUE. Para a formulação da justificativa, sigam uma argumentação que respondam a esses três itens: Qual a relevância social (função social) do projeto (aspecto social); Quais os aspectos técnicos/legais que dão base ao projeto (aspecto técnico); Quais elucidações teóricas/científicas ajudam a fundamentar o projeto (aspecto científico)

Elaboração de Projetos Plano de ação (Procedimentos Metodológicos, Ação) – Responde a questão COMO FAZER. Descreve os procedimentos técnicos necessários para a realização das atividades previstas em cada uma das metas, atendendo ao objetivo. Descreve quais as técnicas a serem utilizadas na implementação do projeto, quem são os atores envolvidos e qual o nível de participação/responsabilidade destes. É o passo-a-passo a ser realizado para o cumprimento das metas estabelecidas, e dos objetivos propostos.

Elaboração de Projetos Resultados Esperados (Metas) – Responde a questão QUANTO FAZER. Cada objetivo específico proposto deve ser capaz de produzir resultados, de alterar a realidade de forma específica. É pensar nos resultados que se espera para cada objetivo, que impactos irão gerar. Deve ser trabalhado junto as ações. Deve ser quantificado. É a quantificação dos objetivos e, sua delimitação.

Elaboração de Projetos Exemplificando Projeto Formação social e educação ambiental na Comunidade Quilombola Kalunga – Cavalcante/Go OBJETIVO GERAL: Proporcionar o acesso dos jovens e adultos da comunidade quilombola Kalunga a oportunidades dignas de trabalho e geração de renda a partir de propostas ambientalmente sustentáveis. OBJETIVOS ESPECÍFICOS Capacitar profissionalmente os jovens quilombolas das comunidades existentes no município de Cavalcante/GO; RESULTADOS ESPERADOS Capacitar 300 jovens e adultos de acordo com as necessidades e carências específicas de trabalho na comunidade em 2009. AÇÕES Realizar um estudo que revele as áreas de maior carência de mão-de-obra especializada e as potencialidades do grupo; Contratar equipe de cinco educadores que será responsáveis pelo curso profissionalizante; Realizar 20 cursos de capacitação em cada uma das comunidades.

Elaboração de Projetos RECURSOS TÉCNICOS E MATERIAIS: relacionar os recursos materiais e humanos necessários a execução do projeto, de forma a atingir as metas propostas. Voltar no plano de ação para definir quais instrumentos serão utilizados para a execução de cada uma das atividades propostas no item. Se o plano de ação responde ao como fazer – metodologia, os recursos técnicos e materiais responde a questão com quais instrumentos/ferramentas. Pode ser elaborado junto ao orçamento, em tabela.

Elaboração de Projetos SUSTENTABILIDADE DO PROJETO: Deve prever a sustentabilidade econômica do projeto e os impactos positivos que deverá gerar. Apresentar a abrangência social e/ou econômica do projeto (contrapartida social). Apresentar os mecanismos de participação e empoderamento da comunidade diante as ações do projeto. Apresentar os possíveis parceiros do projeto e sua interação com as políticas públicas. Apresentar os mecanismos de divulgação do projeto.

Elaboração de Projetos Avaliação Deve ser criado um critério de avaliação de resultados que melhor se enquadre ao tipo do projeto. As avaliações podem ser de caráter quantitativo e/ou qualitativo. O melhor é que se utilize as duas. A avaliação deve ser processual. Deve se relacionar ao desenvolvimento das atividades do projeto ao longo do tempo. Criar mecanismos para saber como as coisas estão sendo encaminhadas. Devem passar pela avaliação: a equipe executora do projeto; o cumprimento e o alcance dos resultados esperados, no tempo previsto; o desempenho dos participantes e dos profissionais envolvidos.

Elaboração de Projetos ORÇAMENTO: especificar os recursos materiais e humanos necessários para a execução do projeto e os custos de cada um dos itens que serão utilizados na realização do mesmo. O orçamento é item obrigatório de um projeto, mesmo que o proponente seja igualmente o seu executor e o seu financiador. Em alguns editais há a necessidade de se apresentar a contrapartida financeira que a instituição proponente tem a oferecer para sustentação do projeto.

Elaboração de Projetos Cronograma A elaboração do cronograma responde à pergunta quando? O projeto deve ser divido em partes, fazendo-se a previsão do tempo necessário para passar de uma fase a outra. Não esquecer que, se determinadas partes podem ser executadas simultaneamente, devem também seguir uma ordem lógica de execução. Todas as etapas do projeto devem ser apresentadas no cronograma, inclusive a elaboração do mesmo até o período final da avaliação.

Amostras amostras de projetos\Projeto petrobras social - Laheto.doc amostras de projetos\proj comp a.doc ..\educação ambiental\modelo de tabela para plano de ação.doc