A SITUAÇÃO SOCIOECONÔMICA E PROFISSIONAL DOS NATURÓLOGOS NO BRASIL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UnisulVirtual – Educação Superior a Distância
Advertisements

CENTRO UNIVERSITÁRIO FUNDAÇÃO SANTO ANDRÉ SAPEX – 2009 Grupo de Pesquisa: NUEPEM – Núcleo de Estudos e pesquisas em educação matemática Autor: Prof. Me.
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO DE AGRONOMIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO AGRÍCOLA PROJETO DE PESQUISA EDUCAÇÃO DE JOVENS.
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO
Enf. Lícia Maria Oliveira Pinho
ATIVIDADES DE MATEMÁTICA FINANCEIRA
PATRO Associada da Disciplina de Clínica Geral e Propedêutica do Depto. De Clínica Médica FMUSP CNRM/MEC CREMESP Programa de Residência Médica.
I Seminário do Plano Diretor de Atenção Primária à Saúde da Região Macro Sul de Minas Gerais A INSERÇÃO DOS ACADÊMICOS DE ODONTOLOGIA NA ESTRATÉGIA DE.
Título do Trabalho: Perfil das crianças e dos adolescentes cadastrados no PSF do Morro da Caixa de Tubarão – SC. CIENCIAS MÉDICAS E DA SAÚDE Acadêmica.
DIMENSIONAMENTO DE PESSOAL DA SAÚDE: DESENVOLVENDO TECNOLOGIAS PARA O PLANEJAMENTO DE RECURSOS HUMANOS EM SAÚDE Celia Regina Pierantoni 1 Thereza Christina.
Nutrição AV. MARIA QUITÉRIA, 2116 CENTRO – FEIRA DE SANTANA – BAHIA – TEL.:
Conclusões e recomendações
SOCIEDADE BRASILEIRA DE ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA Pesquisa nacional com membros Dezembro de 2006.
Prof. Dr. João Baptista Opitz Junior
O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO DE NÍVEL TÉCNICO EM ENFERMAGEM EM URGÊNCIA E EMERGÊNCIA: EXPERIENCIA DA ETSUS PARIQUERA-AÇU/ VALE DO RIBEIRA /SÃOPAULO Autores:
Avaliação da grade curricular das escolas de medicina do estado de Santa Catarina e a contribuição da disciplina de “Toxicologia”. PUIC Individual. Saúde.
CARACTERIZAÇÃO DAS ESTRATÉGIAS DE MANEJO DE SITUAÇÕES ESTRESSORAS UTILIZADAS POR JOVENS QUE SE DISTANCIAM FISICAMENTE DE SUAS FAMÍLIAS NUCLEARES PARA CURSAR.
Política Educacional Brasileira
Heap Sort. OBJETIVO DA PESQUISA Conhecer o volume de investimentos em VEICULAÇÃO PUBLICITÁRIA e a participação de cada meio, no estado de Santa Catarina,
Orientadora: Alessandra de Oliveira
Medicamentos no contexto local indígena Guarani (Litoral de SC)
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UFSC Como elaborar projetos de pesquisa Antonio Carlos Gil.
Profa. Dra. Claudete da Silva Lima Martins Julho de 2014
ICI – Instituto de Ciências da Informação Novembro/2010 CONHECENDO a UNIBAN e o ICI – Instituto de Ciências da Informação.
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
Como elaborar Memorial e
USO DE ESTERÓIDES ANABOLIZANTES EM FREQUENTADORES DE ACADEMIAS DE TUBARÃO/SC. Área de conhecimento: ciências da saúde Introdução Nas últimas décadas, paralelamente.
UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA
Introdução Objetivo Metodologia Conclusão Resultados Referências
METODOLOGIA CIENTÍFICA (ENG2510)
PATRO FMUSP FENAM Federação Nacional dos Médicos
URGÊNCIAS E EMERGÊNCIAS NA PRÁTICA CLÍNICA
“Satisfação dos usuários de um serviço público-privado de saúde no nordeste do Brasil e o direito à saúde” Geraldo Bezerra da Silva Junior1, Eduardo Rocha.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA MESTRADO EM SAÚDE PÚBLICA Dixis Figueroa Pedraza SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL.
SISTEMA NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO GABRIELA DE O. N. BRASSAROTE Disciplina: Organização do Trabalho Científico Professor: João Fernando Custódio da Silva.
ESTUDO COMPARATIVO DA AUTO-PERCEPÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA DOS ALUNOS DA UNIEXPERIÊNCIA, Ciências Médicas e da Saúde. GOMES, Regina Tavares MEDEIROS, Fabiana.
Psicologia e Saúde Pública
Centro Universitário São Camilo II Encontro “Me formei e agora Grupo de Estudos em Saúde Pública GESP.
Lívia Coelho Pós-graduação em geriatria e gerontologia pela UnATI/UERJ
MONOGRAFIA Para Bauren et al. (2006 p.40), é um trabalho acadêmico que objetiva a reflexão sobre um tema específico e que resulta de um procedimento de.
16° CIAED - CONGRESSO INTERNACIONAL ABED DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Metodologia da Pesquisa em Ensino de Ciências I
BIBLIOTECA DIGITAL DA UFRGS: implementação e perspectivas 2da. Jornada sobre la Biblioteca Digital Universitaria JBD2004 Buenos Aires, de junio de.
Transformação com as PIC
Aspectos Conceituais da Epidemiologia
PL DE 2012 REGULAMENTAÇÃO DA PROFISSÃO DE HISTORIADOR Daniel Pereira dos Santos Historiador - Administrador - Educador físico UNIVERSIDADE FEDERAL.
AVALIAÇÃO NA EAD: ESTUDO DE CASO DA VISÃO DO ENSINO EM UM CURSO DE GRADUAÇÃO Eduardo Penna Gouvea Orientador Prof. Alexandre Souza da Silva Polo de Osasco/SP.
Recife
Mapeamento das Residências Integradas Multiprofissionais em Saúde no Rio Grande do Sul TUANE DEVIT Residente Multiprofissional/Campo Adulto Crítico – HCPA.
DIAGNÓSTICO COLETIVO DA ÁREA DE ABRANGÊNCIA DA UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA BAIRRO PALMITAL Orientadora: Rosa R. L. S., autores: Batalhão A. B, Santos C.
CARACTERIZAÇÃO DE LESÕES DE PELE EM UM CENTRO DE TRATAMENTO INTENSIVO ADULTO DE UM HOSPITAL PRIVADO *Estomaterapeuta-Unisinos; Especialista em Enfermagem.
MAPAS MENTAIS E SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS NO ESTUDO DA PERCEPÇÃO E SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL: POSSÍVEIS INTEGRAÇÕES. Ciências Biológicas – Programa.
Levantamento dos Fitoterápicos Comercializados nas Farmácias do Município de Tubarão/SC Ciências Médicas e da Saúde MOREIRA, Mayara Torquato; VIEIRA;.
Vulnerabilidade às doenças sexualmente transmissíveis (DST/HIV) em casais com relacionamentos estáveis de uma cidade do sul de Santa Catarina, Ciências.
Análise da situação do cirurgião-dentista formado pela Unisul no mercado de trabalho Renata da Rosa Loffi, Marcelo Tomás de Oliveira PMUC Unisul, campus.
Monografia I Prof. Dr. Leandro B. Brusadin Texto V: Elementos Pós-Textuais Manual de Monografia.
INCIDÊNCIA DE COMPRA DE HORTIFRUTIGRANJEIROS ANTES E APÓS DIVULGAÇÃO DA COMPOSIÇÃO NUTRICIONAL E TÉCNICAS DE PREPARO COMO ESTRATÉGIAS DE MARKETING EM SUPERMERCADO.
A CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E AS PRÁTICAS CORPORAIS VIVENCIADA PELOS JOVENS DO ENSINO MÉDIO DO INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS - CÂMPUS LUZIÂNIA. Jordhanna.
Avaliação das queixas apresentadas pelas gestantes durante a consulta de enfermagem no pré-natal. Área de Conhecimento: Saúde Materno-infantil GIUSTINA,
ÁREAS DE ATUAÇÃO DOS SOCIÓLOGOS ENQUANTO PROFISSIONAIS I – Áreas reservadas – mercado bem aquecido II – Áreas não exclusiva – mercado relativamente aquecido.
Este trabalho testou alimentos ricos em proteínas, de baixo custo (CMS) afim de serem incorporados às merendas escolares como medida para promover práticas.
Levantamento do Perfil Profissional do Egresso do Curso de Direito da Unisul, Campus Tubarão, no Período de 1990 a Área de conhecimento: Ciências.
Análise do temperamento predominante dos Cursos de Educação Física e Esportes e Educação Física – Licenciatura – da Universidade do Sul de Santa Catarina.
1 ANOTAÇÕES DE ENFERMAGEM: O CONHECIMENTO DOS PROFISSINONAIS EM RELAÇÃO À SUA IMPORTÂNCIA E IMPACTO NO FATURAMENTO DAS INSTITUIÇÕES DE SAÚDE Ana Carolina.
PÓS GRADUAÇÃO DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR
. TABAGISMO E CONSUMO DE ÁLCOOL EM PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM DE NÍVEL MÉDIO INTRODUÇÃO  O consumo de substâncias psicoativas é visto pelas organizações.
Título do Trabalho: A prendizagem de números complexos como entes geométricos. (PUIC). Área: Ciências Matemáticas e Naturais. Professor Orientador: Msc.
Estágio Supervisionado II Serviço Social Claudete Batista Tutor Externo – Marcos Vinícius S. Silva Supervisor de Campo – Laís Nobre dos Anjos.
Secretariar 2016 Emili Barcellos Martins Santos Fortaleza Junho/2016 A pesquisa científica no desenvolvimento da área de secretariado no Brasil.
Transcrição da apresentação:

A SITUAÇÃO SOCIOECONÔMICA E PROFISSIONAL DOS NATURÓLOGOS NO BRASIL Acadêmica: Sarah de Souza Conceição Prof. Orientador: MSc.d Daniel Maurício de Oliveira Rodrigues

OBJETIVO GERAL: Descrever a situação socioeconômica e profissional dos naturólogos formados o ano de 2010, pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) e pela Universidade Anhembi-Morumbi.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Descrever o perfil socioeconômico dos naturólogos; Caracterizar os campos de atuação e as atividades profissionais dos naturólogos; Analisar as perspectivas de crescimento e consolidação da profissão na concepção dos naturólogos; Conhecer as outras possíveis formações complementares dos naturólogos.

MATERIAIS E MÉTODOS Estudo transversal de natureza quantitativa, caracterizado como levantamento e descritivo. (CRESWELL, 2010; GIL, 2002)

Amostra: 166 naturólogos. Local de aplicação Abrangência Nacional Erro amostral: 8%

Coleta de dados TCLE e questionário on-line (Google Docs) via e-mail. Rede social da internet – Facebook. Entre Março e Maio. Resolução 196/96 do Conselho Nacional de Saúde Protocolo do Comitê de Ética da Unisul com o protocolo 10.881.4.06 III.

Análise de dados Frequências absolutas (n) e relativas (%) a partir do cálculo baseado no n total de respostas. Testes de hipóteses (exato de Fisher, teste do qui-quadrado de Pearson). Foram consideradas significativas as diferenças quando valor de p ≤ 0,05 (KIRKWOOD, 1988). As análises foram realizadas através dos aplicativos Microsoft Excel e EpiInfo 6.04.

Variáveis da pesquisa Instituição de ensino superior que cursou a Naturologia; Ano de conclusão da graduação; Grau de satisfação com a graduação, Filiação a alguma associação ligada à Naturologia; Qual associação; Situação regular na associação (anuidade); Outra formação profissional; Que tipo de formação; Assunto de estudo da formação; Atuação profissional com a Naturologia; Estado e cidade de atuação; Setor de atuação; Local de atuação; Forma de atuação; Remuneração exercendo a atividade naturológica; Outra atividade profissional; Benefícios dos conhecimentos da Naturologia noutra atividade; Remuneração doutra atividade e; Perspectiva a respeito do crescimento e consolidação da profissão no Brasil.

RESULTADOS E DISCUSSÕES

Gráfico 1 – Distribuição da amostra referente às instituições de ensino. Fonte: Elaborad pelos autores, 2011. * n total de respostas: 164 ( 98,8% da amostra)

(CONCEIÇÃO, RODRIGUES, 2011) Período de conclusão de curso - 2008 e 2010 - obteve o maior número de formados 59,6% dos pesquisados. Entre 2002 e 2007 somou-se 40,4% de naturólogos formados. *n total da questão: 162 (97,6%). (CONCEIÇÃO, RODRIGUES, 2011)

Grau de satisfação com a graduação em Naturologia Tabela 1 – Distribuição da amostra referente à instituição de formação e o grau de satisfação em relação ao curso. VARIÁVEIS   Grau de satisfação com a graduação em Naturologia Ruim Regular Bom Ótimo n total % n 162  Instituições de Ensino Unisul 9,5% 11 21,5% 25 48.3% 56 20,7% 24 116 Anhembi Morumbi 8,7% 4 28,3% 13 58,7% 27 4,3% 2 46 Fonte: Elaborada pelos autores, 2011.

Situação de adimplência 116 46.6% 54 53.4% 62 Associação que é filiado Tabela 2 – Distribuição da amostra de acordo com a filiação em entidades relacionadas à Naturologia. VARIÁVEIS % n n total Membro de associações   166 Sim 68,1% 113 Não 31.9% 53 Situação de adimplência 116 46.6% 54 53.4% 62 Associação que é filiado 112* ABRANA 61.6% 69 APANAT 30.4% 34 SINTE 5.4% 6 Outros 2.6% 3 Fonte: Elaborada pelos autores, 2011. * Os pesquisados puderam escolher mais de uma variável, então a soma das percentagens pode ultrapassar 100%.

Tabela 3 – Distribuição da amostra referente à formação profissional dos naturólogos. VARIÁVEIS % n n total Possui outra formação profissional   165 Sim 77,0% 127 Não 23,0% 38 Tipo de formação profissional 127* Graduação 22,0% 28 Especialização 72,0% 92 Mestrado 7,1% 9 Doutorado 1,6% 2 Pós-Doutorado - Cursos livres 52,0% 66 Outros 8,66% 11 Fonte: Elaborada pelos autores. 2011 * Os pesquisados puderam escolher mais de uma variável, então a soma das percentagens pode ultrapassar 100%.

Gráfico 2 – Distribuição da amostra referente ao tema de estudo. Fonte: Elaborada pelos autores. 2011. * Os pesquisados puderam escolher mais de uma variável, então a soma das percentagens pode ultrapassar 100%. * n total de respostas : 125 (75,3% da amostra)

Atuação profissional com a naturologia. 165 Tabela 4 – Distribuição da amostra referente a atuação profissional dos naturólogos com a prática da Naturologia. ( continua) VARIÁVEL % n n total de respostas Atuação profissional com a naturologia.   165 Sim 82,4% 136 Não 17,6% 29 Setor de atuação 134* Privado 94,7% 126 Público 8,2% 11 Outros 6,7% 9

Clínica Multiprofissional 35,0% 48 Unidade Básica de Saúde (UBS) 4,3% Local de atuação   137* Consultório 51,8% 71 Clínica naturológica 10,2% 14 Clínica Multiprofissional 35,0% 48 Unidade Básica de Saúde (UBS) 4,3% 6 Hospital 1,4% 2 SPA 20,4% 28 Salão de beleza 8,0% 11 Hotel Empresa 13,1% 18 ONG 2,18% 3 Instituição de ensino fundamental - Instituição de ensino médio 0,7% 1 Instituição de ensino superior 9,5% 13 Outros 14,5% 20 Fonte: Elaborada pelos autores. 2011 * Os pesquisados puderam escolher mais de uma variável, então a soma das percentagens pode ultrapassar 100%.

Estado com maior percentual de naturólogos atuantes : São Paulo (42,1%). Cidade com maior percentual de naturólogos atuandes: São Paulo (27,0%). Demais estados: Santa Catarina (39,0%), Minas Gerais (5,2%), Goiás (3,7%) e Rio Grande do Sul (3,0%). Demais cidades: Florianópolis – SC (24,0%), São José – SC (6,7%), Palhoça – SC (6,7%) e São Bernardo do campo – SP (3,7%). *n total: 133 (80,1%) * Os pesquisados puderam escolher mais de uma variável, então a soma das percentagens pode ultrapassar 100%. (CONCEIÇÃO, RODRIGUES, 2011).

A forma de atuação mais praticada pelos pesquisados é o atendimento individual e/ou de grupo (95,3%), as outras formas de atuação citadas entre os pesquisados foram nas áreas de administração, de docência, de pesquisas e de vendas. *n total: 128 (77,1%) * Os pesquisados puderam escolher mais de uma variável, então a soma das percentagens pode ultrapassar 100%. (CONCEIÇÃO, RODRIGUES, 2011).

Gráfico 3 – Distribuição da amostra referente à remuneração com a atividade naturológica. Fonte: Elaborado pelos autores, 2011. * n total de respostas: 132 (79,5% da amostra)

Possui outra atividade profissional 166 Tabela 5 – Distribuição da amostra referente ao exercício de outra prática profissional. VARIÁVEL % n n total Possui outra atividade profissional   166 Sim 38,0% 63 Não 62,0% 103 Benefícios dos conhecimentos da naturologia noutra atividade profissional 60 86,7% 52 13,3% 8 Fonte: Elaborada pelos autores. 2011

Gráfico 3 – Distribuição da amostra referente à remuneração com outra atividade Fonte: Elaborado pelos autores, 2011. * n total de respostas: 59 (35,5% da amostra)

31,8% - acreditam nesta possibilidade. Sobre a perspectiva do crescimento e consolidação da profissão: 31,8% - acreditam nesta possibilidade. 60,5% - acreditam em partes. 7,7% - não acreditam. *n total 142 (85,5%) (CONCEIÇÃO, RODRIGUES, 2011).

REFERÊNCIAS ACIOLI, Sonia; LUZ, Madel T REFERÊNCIAS ACIOLI, Sonia; LUZ, Madel T.. Sentidos e Valores de Práticas Populares Voltadas para a Saúde, a Doença e o Cuidado. Revista de Enfermagem UERJ. Rio de Janeiro, v. 11, n. 2, p. 153-158, Ago. 2003. Disponível em: www.facenf.uerj.br/v11n2/v11n2a05.pdf Acessado em: 08/09/2010. BRASIL. “Práticas integrativas e complementares em saúde: uma realidade no SUS”. Revista Brasileira Saúde da Família. Brasília. Trimestral. Maio 2008. Edição Especial CHAVES JÚNIOR, A. B. A importância dos conselhos profissionais para a sociedade atual. Informativo do Conselho Regional de Administração de Minas Gerais, n 6, 2010. CONSELHO FEDERAL DE ENFERMAGEM. Portal do COFEN. Disponível em: http://portalcofen.gov.br/sitenovo/node/4854 Acessado em: 06/06/2011. CRESWELL, John W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto . 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2010. 296 p. HELLMANN, F. Reflexões sobre os referenciais de análise em bioética no ensino da naturologia no Brasil à luz da bioética social. 2009, 189f. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) – Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2009. INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Comunicação Social. 2007. Disponível em: http://www.ibge.gov.br/home/presidencia/noticias/noticia_visualiza.php?id_noticia=1028&id_pagina=1 Acessado em: 06/06/2011.

KIRKWOOD, B. Essentials of medical statistics. Oxford: Blackwell; 1988 KIRKWOOD, B. Essentials of medical statistics. Oxford: Blackwell; 1988. MEDEIROS, G. M. S.; ZIMOVSKI, L. P. Atuação e ocupação dos naturólogos formados pela Universidade do Sul de Santa Catarina. Palhoça, 2009 PREFEITURA MUNICIPAL DE ERMO. Edital de concurso público nº 1/2011, 2011. Disponível em: http://www.ermo.sc.gov.br/conteudo/?item=3392&fa=4&cd=3052&menu=4740# Acessado em: 06/06/2011. RODHE, Ana Maria Basso. Naturologia no despertar para o processo de cura. In: HELLMANN, Fernando; WEDEKIN, Luana Maribele.(Org). O livro das interagências: estudos de casos em naturologia. Tubarão: Unisul, 2008. RODRIGUES, D. M. O. O Naturólogo: as práticas integrativas e complementares e a qualidade de vida. In: MARTINS, R. M.; HAGEN, S. I. (ORG.) Ame suas rugas: aproveite o momento. Blumenau: Odorizi, 2007.p. ________. Naturologia: Promoção de Saúde e Qualidade de Vida. In: HELLMANN, F.; WEDEKIN, L M. (ORGS). O Livro das Interagências: Estudos de Caso em Naturologia. Tubarão, SC: Editora UNISUL, 2008. RODRIGUES, Daniel Maurício de Oliveira; HELLMANN, Fernando; SANCHES, Nathália Martins Pereira. Apresentação. In: II CONGRESSO BRASILEIRO DE NATUROLOGIA. DARÉ, Patrícia Kozuchoviski et al. Florianópolis. Anais … Palhoça: Ed. Unisul, 2009. ISSN 2176-4662.

ROSAS, E. S; MENDEZ, D. E. R. Convenção coletiva de trabalho ROSAS, E.S; MENDEZ, D.E.R. Convenção coletiva de trabalho. Sindicato dos nutricionistas do estado de São Paulo. 2011 Disponível em: http://www.sindicatonutricionistas.com.br/2010/arquivos/infoarquivo/55.pdf Acessado em: 06/06/2011. SILVA, Adriana Elias Magno da. Naturologia: prática médica, saberes e complexidade. V Jornada de Investigación en Antropologia Social. Nov. 2008.   SOUZA, Eduardo F, Alexander Amaral; LUZ, Madel Therezinha. Bases socioculturais das práticas terapêuticas alternativas. História, Ciências, Saúde-Manguinhos. Rio de Janeiro, v. 16, n 2, Abr./Jun. 2009. TESSER, Charles Dalcante; BARROS, Nelson Filice. Medicalização social e medicina alternativa e complementar: pluralização terapêutica do Sistema Único de Saúde. Revista de Saúde Pública. São Paulo, v 42, n 5. Out. 2008.

"Caminhar. apesar da distância; Vencer. apesar dos obstáculos; Sonhar   "Caminhar... apesar da distância; Vencer... apesar dos obstáculos; Sonhar... apesar das desilusões; Sorrir... apesar das angustias; Acreditar... acima de tudo".

Muita gratidão...