Citopatologia Citologia Oncótica

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CENÁRIO DO CÂNCER - MORTALIDADE ESTADUAL - ESTADO DE MINAS GERAIS
Advertisements

EXAME PAPANICOLAU.
Dr. Luiz Antonio Santini Diretor Geral do INCA
Linhas de Conduta em Atenção Básica – Controle dos Cânceres do Colo do Útero e da Mama Novembro 2005.
Departamento de Ginecologia e Obstetrícia
FÓRUM SAÚDE DA MULHER NO SÉCULO XXI
SISTEMA DE INFORMAÇÃO DE CÂNCER
Programas de Controle do Câncer do Colo do Útero e Mama
Recomendações do programa para o seguimento das mulheres
Atenção ao Câncer do Colo do Útero
Taxas brutas e padronizadas de mortalidade por 100
Perfil das mulheres em uma unidade de diagnóstico complementar de pequeno porte na cidade do Rio de Janeiro sobre HPV MARTINS, Keitt¹ RESULTADOS INTRODUÇÃO.
E.E. Camilo Bonfim Tema:Câncer de Colo de Útero
CANCRO DO COLO DO ÚTERO.
Adenocarcinoma de Colo Uterino
Ginecologia e Obstetrícia na Unidade Básica de Saúde
Monitoria: Estágio em Gineco – Obstetrícia
Habilidades e técnicas para coleta de exame citopatológico Interpretação de resultados. Candido Guilherme Döring SESA UFPr
Dezembro 9, 2010 HPV em mulheres infectadas com HIV Goldman ARNP, MPH
CÂNCER DE COLO DO ÚTERO RODRIGO CÉSAR BERBEL.
CITOLOGIA CERVICAL RODRIGO CÉSAR BERBEL.
TURMA: 08/13N EXAME PAPANICOLAU
elaborado em mar/2007 ESTADO DO PARANÁ
Rastreamento do câncer de colo do útero
Prevenção do Câncer Genital
Rastreamento Populacional de Câncer
Introdução à Rotina laboratorial em Anatomia Patológica
EPIDEMIOLOGIA EM SERVIÇOS DE SAÚDE: CONCEITOS, INSTRUMENTOS E MODOS DE FAZER Lorene Pinto Setembro 2009.
TRICOMONÍASE Infecção causada pelo Trichomonas vaginalis (protozoário flagelado), tendo como reservatório a cérvice uterina, a vagina e a uretra. Sua principal.
ÁREAS DE ATUAÇÃO DO BIOMÉDICO
Classificações citológicas
Prof. Regina Pedrini 7° Período 19 agosto de 2014
Prevenção.
HPV ACADÊMICAS: ROSILENE MOREIRA LISÂNGELA SANTOS SANDRA CARNEIRO
HPV Perguntas e Respostas.
CITOLOGIA CLÍNICA CITOLOGIA CERVICAL Narcizo A. Tonet.
Encontro de Coordenação MISAU, 29 de Abril 2010
Papilomavírus humano-1 Material apresentado e discutido no Curso de especialização em saúde pública-disciplina epidemiologia-2004
HPV Perguntas e Respostas.
24 Fevereiro Debriefing Marcos R. Ymayo, MD, PhD Consultor - Jhpiego Fortalecimento dos Serviços Integrados de Saúde Sexual e Reprodutiva Curso de Prevenção.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE TOCOGINECOLOGIA ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE TOCOGINECOLOGIA I Natal,
SUPERINTENDÊNCIA DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE
II Iº Simpósio Onco Amapá O Câncer do Colo do Útero no Amapá
Informações Gerais: - Data de fundação: 1 de Dezembro 1992;
Secretaria Municipal de Saúde de Paula Cândido PAULA CÂNDIDO NA PREVENÇÃO DO CÂNCER CÉRVICOUTERINO Márcia Helena de oliveira Enfª. ESF.
Lesão intra-epitelial de baixo grau (LSIL)
Vera Regina Medeiros Andrade
Papiloma Humano.
ATUAÇÃO DO BIÓLOGO ANÁLISES CLÍNICAS
Prevenção Faculdade de Tecnologia e Ciências Colegiado de Enfermagem
RASTREAMENTO DO CÂNCER CERVICAL
NEOPLASIAS Angel Mar C. Roman.
CÂNCER DE COLO UTERINO: ANÁLISE POPULACIONAL DE CONSCIENTIZAÇÃO EM EVENTO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA RONCHI, M. V. T. ; LEITE, S. P. ; PATINI, B. J. T.
1.
Marcadores Tumorais: Quando pedir e como interpretar os resultados?
Câncer.
Imagem da Mama Sociedade Brasileira de Mastologia – DF
PRÉ E PÓS OPERATÓRIO em ginecologia
CONTROLE DO CÂNCER DO COLO DO ÚTERO
O momento presente é o mais significativo de nossas vidas, pois temos controle sobre ele. Não podemos alterar o passado nem definir o futuro. Mas podemos.
Informações Gerais: - Data de fundação: 1 de Dezembro 1992;
PREVENTIVO DO CÂNCER GINECOLÓGICO: CONHECIMENTO E ADESÃO DAS MULHERES À REALIZAÇÃO DO EXAME (PUIC) Área de conhecimento: Ciência da Saúde Curso de Enfermagem.
Teste Diagnósticos Avaliação
CÂNCER DE MAMA Mamas são glândulas cuja principal função é a produção do leite, que se forma nos lóbulos e é conduzido até os mamilos por pequenos.
3° Congresso Brasileiro Todos Juntos Contra o Câncer
Transcrição da apresentação:

Citopatologia Citologia Oncótica Prof. Dr. Halbert Villalba

Citopatologia Prespectiva Histórica. Advento da microscopia. Primeiros estudos publicados a partir de esfregaços vaginais datam de 1845 – Atlas de Donné (Paris). 1847 – Livro de Pouchet (Paris). Numorosos estudos sobre as células vaginais. Século XX – descrição completa (normal)

Citopatologia

Citopatologia Final do séc. XIX – estudo das células do câncer. Trabalhos de Schauenstein (1908) e Rubin (1910) – primeiros a descreverem as células pré-cancerosas do colo uterino. Verificaram que com o aparecimento destas células nos esfregaços, era possível prevenir o carcinoma invasivo.

Citopatologia 1925 – Hinselmann faz utilização do colposcópio (instrumento de ampliação). 1928 – Schiller – colaborou de forma decisiva na questão dos estágios iniciais do carcinoma da cérvice. Décadas de 50 e 60 (séc. XX), várias estudos discutindo o real significado dos esfregaços vaginais.

Citopatologia Período de Descoberta 1928 – George N. Papanicolaou e Aureli Babês. – importância das células cancerígenas nos esfregaços vaginais. 1948 – publicação “ o valor dos gaços vaginais na descoberta de cânceres ocultos”

Citopatologia Período de Entusiasmo (1940 – 1970) Utilização em grande escala dos esfregaços na prevenção e detecção do câncer de colo de útero. Criação de vários centros importantes de citologia: Vancouver, British Columbia, Kentucky, Escócia e nos países escandinavos.

Citopatologia Com isso houve uma grande queda no número de casos de câncer de colo. British Columbia – a prevalência de câncer cervical invasivo caiu em 78% e a mortalidade por essa doença foi reduzida em 72% (Anderson et al., 1998).

Citopatologia Período de Crítica (início 1970). Incapacidade dos esfregaços em identificar, em tempo hábil, as lesões pré-cancerosas. 1987 – revistas leigas publicam casos de morte em jovens mulheres de câncer de colo com exames citológicos falsos-negativos.

Citopatologia 1988 – CLIA- Lei de melhoria dos laboratórios clínicos (Clinical Laboratory Improvement Act), normas restritivas e pesadas sobre a prática da citopatologia ginecológica nos EUA. Problemas: Alvos na população rastreada Técnicas de preparo dos esfregaços falhos Técnicas de coloração, rastreamento e interpretação microscópica não adequadas Os resultados oferecidos pelo laboratório não são adequadamente compreendidos e o seguimento clínico é inadequado.