Gestão do Conhecimento e da Informação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS Administração de Recursos Humanos
Advertisements

Responsabilidade Profissional
E-business: Como as Empresas Usam os Sistemas de Informação.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Revisão Atenção: aproveitem para corrigir suas atividades
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS Treinamento e Desenvolvimento
SCM – SUPPLY CHAIN MANAGEMENT
GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS E RESULTADOS Prof. ITAMAR ALLI.
Administração Estratégica Modulo 1 – Planejar para a Incerteza
Fontes de Inovação na Empresa
Iniciando Um Pequeno Grande Negócio – IPGN SEBRAE
Coordenação de projetos * Coordenação de projetos atividade de suporte do processo de um empreendimento de construção * Objetivos : OTIMIZAÇÂO DOS PROJETOS.
Administração de Sistemas de Informação II
Gestão do Conhecimento na prática
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EMPRESARIAIS
Sistemas de Informação
TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Curso de Pedagogia – 4º Período Aula 12
Empreendedorismo, Liderança e Responsabilidade Social
REPENSANDO A LOGÍSTICA
A implementação de avaliação formativa na sala de aula
As Habilidades e Competências Valorizadas pela M
Gestão do Conhecimento com WINISIS
GESTÃO DO CONHECIMENTO
Sistema de Informação Gerencial (SIG)
Capítulo 1 Marketing em um Mundo em Mudança: Criando Valor e Satisfação para o Cliente Ambiente de Marketing microambiente.
Resource-Based View Trabalho realizado por Grupo 3 Filipe Fialho Joana Leal de Oliveira Mariana Duarte Teresa Mourão-Ferreira Vera Ferraz da Costa Tipos.
Faça uma analogia com o corpo Humano.
Modelo de Excelência em Gestão
Desenvolvimento de Pessoas Métodos de Desenvolvimento
Repensando a Logística
Liderança em Pequenas e Médias Empresas
Tema Gestão do Conhecimento:.
TIC TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO AULA 2
A importância do Planejamento Estratégico
Teorias Modernas de Gestão
Secretariado.
Flávia Consoni Centro Universitário da FEI.
Magistra – Curso Tecnologia da Informação
Função da Administração:
Gestão por Competências
Lavratti.com Slide 1/7 Laboratório de Gestão II As quatro competências da organização em aprendizagem O conhecimento é o principal conceito no desenvolvimento.
A estratégia competitiva de Michael E. Porter
Gestão do Conhecimento e da Informação
Grupo H – Subgrupo Y Israel Leite Marcos Ribeiro
Curso de Administração com Ênfase em Marketing
O Perfil do Novo Líder Pr. Gilberto Ribeiro Ministerial - MMA.
GESTÃO DO CONHECIMENTO Prof Paulo Germano. Gestão do conhecimento “Gestão do conhecimento é a construção sistemática, explícita e intencional do conhecimento.
Gestão de Estoques na Cadeia de Logística Integrada
Logística Empresarial Universidade de Brasília GRUPO 19 S.
RISCOS AO OUVIR OS CLIENTES
Repensando a Logística
Gestão do Conhecimento
Alunos: Cloves Teixeira Nascimento Fernanda Souza de Oliveira
Sistemas de Informações Gerenciais - SIG
Mercado de Trabalho.
Empreendedorismo e Inovação Corporativa
Informação e conhecimento organizacional Os ambientes organizacionais complexos são apoiados por informação e conhecimento, o que de fato traduz a importância.
TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS
Evolução Histórica Pré-História
Relações Interpessoais Prof. Irineu Manoel de Souza, Dr. Unidade 5 Equipe, Parceria e Sinergia Objetivos Ao finalizar esta Unidade, você deverá ser capaz.
Princípios de gestão da qualidade
Antes de você começar. Para obter assistência adicional, entre em contato com o Assessor de Tecnologia da Informação do seu clube, ou com Ensino eletrônico.
Unidades IV – Motivação e Trabalho em equipe
PROJETOS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO
ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E MÉTODOS Rossilene Araújo Guzzo 01 “ Líder é o que tem capacidade de conseguir que outras pessoas façam o que não querem e, ainda.
Jerry Medeiros Graduação Tecnológica em Jogos Digitais.
Autoria, plágio e acesso ao conhecimento no contexto da EaD Profas. Cristiane Borges e Iraci Schmidlin.
Relembrando: A liderança depende da:
E-relacionamento. Caso da Holiday Inn falhas podem custar caro Questão de EXPECTATIVA Há anos, realizou uma campanha denominada “Sem Surpresas”.Entretanto,
Transcrição da apresentação:

Gestão do Conhecimento e da Informação cd.queiroz@uol.com.br Prof Carmen Lucia Asp de Queiroz Esta apostila foi desenvolvida para ajudar na aprendizagem e desenvolvimento dos alunos na disciplina Gestão do Conhecimento e da Informação, da Universidade Castelo Branco. Seu conteúdo é uma pesquisa de vários autores, sendo em grande parte, transcrições dos mesmos. Ao final, será apresentada a bibliografia utilizada.

Conteúdo Programático Unidade 1 – Conceitos básicos: conhecimento e informação. Unidade 2 – Gestão do conhecimento. Unidade 3 – Gestão da informação. Unidade 4 – Tecnologias disponíveis. Unidade 5 – Otimização da tomada de decisão e a gestão do conhecimento. 2 2

Elementos Construtivos da Gestão do Conhecimento 3 Figura: Processos essenciais da gestão do conhecimento Fonte: PROBST, Gilbert. Gestão do Conhecimento: os elementos construtivos do sucesso.

Identificação do Conhecimento Como posso conseguir transparência interna e externa do conhecimento existente? Um número surpreendentemente grande de empresas acha difícil definir um quadro geral de habilidades, informações e dados internos e externos. Identificar o conhecimento externo significa analisar e descrever o ambiente de conhecimento da empresa (Páginas Azuis). A identificação do conhecimento interno pode ser feita por meio das “Páginas Amarelas”. 4

Aquisição de conhecimento Que formas de especialização devemos trazer de fora? As empresas importam uma parte substancial de seu conhecimento de fontes externas: relações com clientes, fornecedores, concorrentes, parceiros em empreendimentos cooperativos, etc. As empresas podem comprar o conhecimento que não conseguem desenvolver: recrutando especialistas; adquirindo outras empresas particularmente inovadoras. 5

Desenvolvimento do conhecimento Como podemos criar novas especializações? O desenvolvimento do conhecimento inclui todos os esforços administrativos conscientemente direcionados para produzir capacidades que ainda não se encontram presentes na organização, ou que ainda não existem nem fora dela. Tradicionalmente, o desenvolvimento do conhecimento está ancorado em pesquisas de mercado e em seu departamento de P&D. Porém, atividades que antes eram vistas como processos de produção podem ser otimizadas de forma a produzir conhecimento. 6

Compartilhamento e distribuição do conhecimento Como podemos levar o conhecimento ao lugar certo? O compartilhamento e a distribuição do conhecimento em uma organização são uma condição prévia vital para transformar informações ou experiências isoladas em algo que toda a organização possa utilizar. Perguntas-chave: Quem deve saber quanto sobre o quê, ou ser capaz de fazer o quê em que nível? Como podemos facilitar o compartilhamento e a distribuição do conhecimento? 7

Utilização do conhecimento Como podemos garantir que o conhecimento seja aplicado? O objetivo integral da gestão do conhecimento é assegurar que o conhecimento presente em uma organização seja aplicado produtivamente em seu benefício. Deve-se tomar providências para que habilidades e ativos de conhecimento valiosos – como patentes ou licenças – sejam utilizados. 8

Retenção do conhecimento Como podemos ter certeza de que não perderemos o conhecimento? A retenção seletiva de informações, de documentos e de experiência requer gestão. Os processos para selecionar, armazenar e atualizar regularmente um conhecimento de potencial valor futuro devem ser estruturados cuidadosamente. A retenção do conhecimento depende do uso eficiente de uma grande variedade de meios de armazenagem da organização. 9

Trabalho 1 Com base no texto “T3 – Gestão do conhecimento determina sobrevivência”, responda: Explique como a cultura de um país ou de uma empresa pode interferir na gestão do conhecimento. Segundo Devsen Kruthiven, o espírito da gestão do conhecimento pode ser resumido em cinco letras, que formam a palavra “laser”. Explique o que cada uma das letras significa. Que dificuldades para compartilhar conhecimento podem surgir quando os líderes da empresa entendem que “conhecimento é poder”? Qual é o papel da liderança na gestão do conhecimento? Quais são os riscos que uma empresa corre ao ignorar a gestão do conhecimento? 10

Elementos Construtivos Trabalho 2 Analise as situações apresentadas pelo filme “Decisões Extremas” e relacione cenas que exemplifiquem, de forma positiva ou negativa, cada um dos elementos construtivos da gestão do conhecimento. Elementos Construtivos Exemplo Identificação do conhecimento Aquisição do conhecimento Desenvolvimento do conhecimento Compartilhamento e distribuição do conhecimento Utilização do conhecimento Retenção do conhecimento 11

Referências Bibliográficas LEITE, Eliana Duarte et al. CAPÍTULO 3 - O SERPRO E A EDUCAÇÃO CORPORATIVA. Disponível em http://www1.serpro.gov.br/publicacoes/gco_site/m_capitulo03.htm . Extraído em 11/09/2011. NONAKA, I.; TAKEUCHI, H.. Criação do Conhecimento na Empresa – Como as empresas japonesas geram a dinâmica da inovação. Rio de Janeiro: Campus, 1997. PROBST, Gilbert. Gestão do Conhecimento: os elementos construtivos do sucesso. Porto Alegre: Bookman, 2002. 12