NÚCLEO PEDAGÓGICO DER-ITU ABRIL / 2012

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NÚCLEO PEDAGÓGICO DER-ITU ABRIL / 2012 1º Encontro de PCs NÚCLEO PEDAGÓGICO DER-ITU ABRIL / 2012

NÃO ADIANTA NOS ENCONTRARMOS PARA: Falar que ganhamos pouco .... Trocar “mazelas”... Falar mal dos outros... Procurar soluções que não dependem de nós.

OBJETIVOS DO ENCONTRO Fornecer informações sobre a SEE e da DER-Itu Informar os principais aspectos das visitas às escolas; Discutir o papel do núcleo pedagógico e dos PCs; Conversar sobre a importância do currículo oficial do estado de SP; Estudar formas de acompanhamento do currículo; Estimular a participação de TODAS as escolas no PRODESC; Promover a troca de experiências entre PCs do mesmo segmento de ensino.

RETROSPECTIVA Agosto/Setembro de 2011 Dezembro de 2011 Janeiro de 2012 Mudança de Dirigente Dezembro de 2011 Avaliação dos PCNPs pelas escolas Janeiro de 2012 Reestruturação da SEE – mudanças de nomes dos órgãos, local , equipes etc Fevereiro de 2012 Mudanças na data do planejamento Avaliação da aprendizagem em processo Novos funcionários na Diretoria e nas escolas Proibição das diretorias fazerem convocações Março de 2012 Novos PCNPs / novos supervisores para coordenarem o Núcleo Pedagógico Mudanças no site da DER e da SEE Abril de 2012 – novos PCs nas escolas Convocação

PROPOSTA DO NÚCLEO PEDAGÓGICO INTENSIFICAÇÃO DAS VISITAS ÀS ESCOLAS ENCONTROS DOS PCs 6ª-feira/mês 8h ENCONTRO DE PROFESSORES

PROFESSORES COORDENADORES Plano inicial – credenciamento em dezembro – não foi autorizado; Prova de credenciamento, apresentação de proposta e entrevistas; Designação de PC – somente com professor para substituí- lo; Abertura de cadastro para novos professores; Dispensa da prova de credenciamento – entrevista e designação – DIRETOR - através de procedimentos estipulados pelas Diretorias.

ATUAL SITUAÇÃO Escolas com: O7 escolas com CI 47 escolas com EM 34 escolas com EF Escolas com: falta de 2 PCs falta de 1 PC PCs experientes há muitos anos na mesma escola PCs experientes que mudaram de escolas PCs iniciantes

NÚCLEO PEDAGÓGICO ESTRUTURA FÍSICA REDE DO SABER – aguardando finalização da parte elétrica; REFORMA DO ANDAR SUPERIOR – troca de pisos, pintura e reforma dos banheiros e parte elétrica Planejada para 2011 Não temos uma definição da data de início e término RECURSOS HUMANOS – estamos recebendo projetos de: CIÊNCIAS HISTÓRIA GEOGRAFIA QUÍMICA INGLÊS PLANO DE TRABALHO NO NÚCLEO PEDAGÓGICO / ENTREVISTA COM DIRIGENTE

NOSSOS ÍNDICES EM – 3,56 a 1,25 EF – CII – 4,14 a 2,08 IDESP ÍNDICE DE CUMPRIMENTO DE METAS DA DER-ITU SEE – 56% COGESP – 54% CEI – 59% DER-ITU – 64% - sendo a 25º DER (entre 91 diretorias)

NÚCLEO E AS ESCOLAS OBJETIVOS VISITAS DE ACOMPANHAMENTO DO CURRÍCULO Identificar boas práticas que possam ser disseminadas para mais escolas. Ajudar a identificar fragilidades pedagógicas e discutir com a escola formas de solução para os problemas encontrados VISITAS DE ACOMPANHAMENTO DO CURRÍCULO Conversar com gestores (PCs, Diretores e Supervisores); Conversar com professores e alunos; Observar documentos pedagógicos: Plano de aula Diários de classe “Caderno do Aluno” Caderno de anotações do aluno

EXCELENTES PROFESSORES Muito preparados; Conhecedores do Currículo; Responsáveis; Criativos; Organizados; Gentis.

BOAS PRÁTICAS Escola que entrega para os alunos o plano de ensino dos professores; PCs que fazem HTPC em ambientes diferenciados ( sala de informática e sala de leitura); Acompanhamento paralelo da freqüência dos alunos; Festivais tradicionais: poesia, dança, exposições etc; Provas na sala de informática; Avaliações coletivas com questões construídas através da matriz de referência do SARESP; Provas em salas diferentes; Participação ativa em Projetos Institucionais(Olimpíadas Esportivas, Matemática, Língua Portuguesa etc.); Acompanhamento do Currículo através de registros próprios.

AMBIENTES FAVORÁVEIS À APRENDIZAGEM Salas de leitura organizadas e acolhedoras; Sala de Coordenação com todo o material didático pedagógico; Gibiteca; Bicicletário; TV/ vídeo em todas as salas de aula; Sala de multimídia com lousa digital; Laboratório de Ciências da Natureza.

EXCELENTES RESULTADOS Alunos que sabem dizer quais as competências e habilidades que são priorizadas naquele bimestre; Alunos de 9º ano que explicam corretamente a estrutura de um artigo de opinião; Alunos aprovados em Universidades Públicas e Particulares;

FRAGILIDADES Falhas na comunicação entre gestores; Problemas com hierarquia; Baixa expectativa sobre a atuação de professores e alunos; Pouca participação em Projetos Institucionais; Trabalho com pouco foco na aprendizagem do aluno; Desperdício de tempo pedagógico (cópias, desenhos mimeografados); Professores pouco acolhedores.

2º CICLO DE VISITAS 47 escolas no mês de maio ACOMPANHAMENTO DO CURRÍCULO diário/ plano de aula/ cadernos do aluno entrevistas BOAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS