PLATÃO ARISTÓTELES Corrente do Pensamento utopista Realista POLÍTICA

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Profª Me. Licemar Vieira Melo. Corrente de pensamento vigente entre os séc. XVI e o XVIII que, a partir de filósofos como Hobbes, Locke e Rousseau, defendeu.
Transcrição da apresentação:

PLATÃO ARISTÓTELES Corrente do Pensamento utopista Realista POLÍTICA O saber e o conhecimento fazia o cidadão, inclusive para a mulher Ciência por excelência e ética DIREITO Através do conhecimento as Leis seriam Justas - instrumento de Justiça Ciência dialética por ser fruto de teses ou hipótese, mas validadas pela aprovação da maioria. PODER Fonte no conhecimento Tripartido HOMEM Corpo e alma – psique Animal político

Naturalista de Estado, Ética, Equidade, importância das PLATÃO ARISTÓTELES Obras O político, As Leis e a República Ética a Nicomaco e a Política, Constituição de Atenas contribuições Divisão da sociedade em classes Política, Conceito Naturalista de Estado, Ética, Equidade, importância das Constituições diferenças Igualdade de sexos, pai da moral, contra a P. Privada Imortalidade da alma Utopista Machismo, Pai da ética, a favor da escravidão e P. Privada Realista FORMA IDEAL DE GOVERNO República governada por reis-filosofos, forma de oligarquia Polithéia

¨República¨ - Garantidor das leis JEAN BODIN MAQUIAVEL ESTADO ¨República¨ - Garantidor das leis E da propriedade Monarquia Laico, forte e centralizado POLÍTICA Teoria Divina dos Reis Laica e autonoma DIREITO Jean Bodim defendia um Direito Natural que era Inspirado na Lei Divina Laico e defendia um Direito Natural, em que as leis divinas ficavam em Segundo plano PODER TDR POVO HOMEM Visto sob a unidade da familia Possui virtú

JEAN BODIN MAQUIAVEL contribuições Separação entre Estado e governo e Soberania Termo Estado, autonomia da política e do estado obras Les six livres de la République E "Método para um conhecimento fácil da história” Os discursos sobre a primeira década de Tito Lívio; O príncipe; A história da Florença FORMA IDEAL DE GOVERNO Monarquia Mornarquia

HOBBES LOCKE ESTADO Forte e violento – Leviatã Liberal POLÍTICA contratualismo DIREITO defendia um Direito Natural, em que as leis divinas ficavam em Segundo plano. A lei é vassala do soberano Defende direito natural como direito à vida, à liberdade e aos Bens conseguidos pelo trabalho. E direito do povo a sublevação. PODER Provem do contrato HOMEM Mau e invejoso Livre e racinal

HOBBES LOCKE contribuições O monopólio do uso da força física Conceito de Estado Liberal, Teoria + aceita p a criação do Estado (Contratualismo) Função do Estado – Proteção a V, L e PP obras De Cive; Natureza Humana e De Corpore Político; 1651 o Leviatã; "O Cidadão" "O ensaio sobre o Entendimento Humano“, I e II do Tratado do Governo Civil FORMA IDEAL DE GOVERNO absolutismo liberalismo

ROUSSEAU MONTESQUIEU ESTADO Defendia um Estado Democratico com “Educação” e sem propriedade privada. Defendia uma nova monarquia onde os poderes Não estariam Centralizados e sim separados POLÍTICA Contratualismo Era contra o absolutismo e o clero católico, Defendia aspectos democráticos de governo e o respeito as leis. E a tripartição do poder DIREITO O único fundamento da liberdade é a igualdade: igualdade diante da lei, jurídica e econômica. foi o proclamador do Direito em virtude, propôs divisões para o Direito em sua essência principal, que nada mais é que prender-se à igualdade e liberdade de cada cidadão. PODER Vem do contrato Tripartido HOMEM Bom Invejoso do poder os outros

ROUSSEAU MONTESQUIEU Contribuições Teoria do estado, romantismo, democracia, educação como instrumento democratico Tripartição do poder Sistema de freios e contrapesos Essência da lei Obras do Contrato Social e o Emílio, ou Da Educação (1762) “O Espírito das Leis” E “Cartas Persas” diferenças Condenava a PP e a desigualdade, Defendia a vontade popular Condenava o abuso do poder devido a concentração e critica a soberania popular FORMA IDEAL DE GOVERNO Democracia com a igualdade e a cidadania garantidas por um educação forte Monarquia - honra; Despotismo - medo; República - a virtude; *República Ideal - mesclando o conceito de república democrática e aristocrática com a existência de uma monarquia, Montesquieu considera o governo da Grã-Bretanha como ideal.

HEGEL MARX ESTADO Defendia uma visão organicista de Estado O conceito de Estado representa o ponto de partida e de chegada no pensamento hegeliano. O estado burguês é um Instrumento de dominação de uma classe sobre outra. Defendia o fim do estado burgues POLÍTICA Processo de construçao do individuo e de todo resto dentro do Estado A única capaz de acabar com a alienação DIREITO Produzido dentro do Estado para a realização ética deste Tb é um instrumento de dominação e Exploração de uma classe sobre outra. PODER Produzido dentro do Estado Reside na classe trabalhadora HOMEM Concebido dentro do Estado, só assim alcançaria a autonomia e a liberdade É ser social

explicação do capitalismo, direitos trabalhistas HEGEL MARX Contrbuições Dialética Estado FILOSOFIA DO DIREITO Teoria sobre o Estado, explicação do capitalismo, Sindicalismo e direitos trabalhistas Obras Femomenologia do Espírito – 1806; Elementos da Filosofia do Direito Manifesto Comunista e O Capital FORMA IDEAL DE GOVERNO monarquia Marx defendia o fim do Estado Liberal Burguês Pelo Socialismo Científico

Resumo dos Pensadores ESTADO Hegel restabeleceu plenamente a distinção entre Estado e sociedade civil formulada no século XVIII. Hegel afirma que não há Sociedade civil, se não existir um Estado que a construa, e não existe povo se não existir o Estado, pois é o Estado que funda o povo e não o constrói. O Estado funda o povo e soberania (poder) do Estado, portanto a sociedade civil é incorporada pelo Estado. Temos como crítica da concepção liberal, individualista da liberdade. O Estado e a sociedade civil são distintos só como conceitos, pois Hegel tem uma concepção organicista do Estado.

Para Hegel o Estado também é ético pois Resumo dos Pensadores ESTADO Para Hegel o Estado também é ético pois concretiza uma concepção moral. E personificado pelo monarca: é o monarca Que Representa a soberania Estatal. A Sociedade é, pois, social, sua organização, na forma de Estado político, é igualmente natural, por que não resulta de um simples contrato entre cidadãos.

Para Hegel A consciência passa do espírito PODER Para Hegel A consciência passa do espírito subjetivo ao objetivo e, finalmente, à sua culminação, o espírito absoluto. Afirma, ainda, que toda a história constitui um processo evolutivo, cuja meta é a verdadeira liberdade, elemento básico do espírito, especificando que a liberdade somente é possível num estado, pois neste o homem atinge a dignidade como ser independente.

A idéia de que tudo quanto é real é racional levou-o a esta definição. PODER A idéia de que tudo quanto é real é racional levou-o a esta definição. A história é o desenvolvimento do espírito universal no tempo. O Estado representa a idéia, é a substância de que os cidadãos são o acidente, é ele que confere os direitos aos indivíduos, não por eles, mas para chegar mais seguramente à realização da sua idéia.