CRISES EMPRESARIAIS COM A OP “Não há céus de brigadeiro, nem mares de almirante no dia-a-dia do empresário”
CRISES EMPRESARIAIS COM A OP Temos quatro fatos que formam uma Crise Empresarial com a Opinião Pública (CEOP): Algo feito pela empresa, ou não foi feito, ou de sua responsabilidade. Interesses afetados Públicos relacionados à empresas- os constituintes(stakeholders) Repercussão negativa junto à opinião pública.
A tecnologia democratizou o acesso à informação Pela internet qq. pessoa pode acessar informações e participar da conversa. O mundo corporativo nada q. as empresas façam pode ser escondido aos olhos do mundo e eximido do julgamento da OP. A tecnologia deu velocidade ao deslocamento da Informação. A tecnologia mudou o processo de formação de OP- fato, relato, imagem e análise.
NOVAS DEMANDAS SOCIAIS Outro fator q. aumentou as CEOPs é a ampliação da democracia. Fatos: manifestação de opinião quanto na conscientização e na conquista de novos direitos. Novas demandas surgiram: assédio oral, sustentabilidade do terceiro setor e meio ambiente.
CRISES COM A OP Uma boa notícia: as CEOPs são evitáveis e podem ser administradas. A maioria das empresas não estão preparadas para administrá-las. Raciocínio: “somos uma emprsa ética, organizada, com bons controles e uma boa imagem na sociedade, pagamos impostos, não nos metemos em confusão... Logo, dificilmente algo de ruim pode acontecer.
IMUNIDADE? Por presunção, por arrogância, por preguiça, por ignorância, por irresponsabilidade ou por tudo junto e mais um pouco..... Construir um planejamento para administração de crises com um Sistema de Gerenciamento de Crises (SGC).
COMO AS CRISES SE FORMAM NOVENTA POR CENTO DAS CAUSAS QUE VÃO DETONAR AS CRISES EMPRESARIAIS NO FUTURO EXISTEM AGORA DENTRO DAS ORGANIZAÇÕES. OU ESTÃO EM PROCESSO DE GESTAÇÃO – ‘ OVOS DE SERPENTE` OU JÁ ESTÃO PRONTAS E ACABADAS- ‘ESQUELETOS NOS ARMÁRIOS` E ADORAM A MÍDIA.