Elementos do Jornalismo On-line

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ana Luisa Maia.
Advertisements

O QUE É A PASCOM?.
(Enterprise Information Portal - EIP) Um novo conceito de trabalho
Ciberjornalismo 2.0: o impacto das ferramentas de mídia social
Portal do Professor SEED/MEC
PARA ONDE CAMINHA A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA?
A gestão da aprendizagem na Educação Superior a Distância
REVISÃO Comunicação Social.
Processo de Comunicação
MOODLE PARA TODOS Projeto EAD-CPD MOODLE UFBA Centro de Processamento de Dados - UFBA.
MOODLE PARA TODOS Projeto EAD-CPD MOODLE UFBA Centro de Processamento de Dados - UFBA.
Ambiente Virtual de Aprendizagem. O AVA é um "espaço fecundo de significação onde seres humanos e objetos técnicos interagem, potencializando assim a.
Tecnologia Hipermídia e Multimídia
Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC
Material Didático Digital Tipos e Planejamento
Mídias digitais Audiência fragmentada
Tecnologia e TICs Mas. o que são mídias. O que é tecnologia
Fundamentação Teórica
Engenharia de Software
Internet Principais conceitos.
Impacto das novas tecnologias
As três gerações do jornalismo na internet
VÍDEOS NA WEB.
Educação Corporativa Segmento – Material de Construção
III Encontro Nacional de EAD para a Rede de Escolas de Governo
Comunicação na Internet e a sua utilização para o fortalecimento das comissões de saúde e segurança no trabalho.
As características de um jornal on-line
Mídias Digitais Uma abordagem sobre as possibilidades de aplicar mídias em benefício do ensino.
Renovação do Jornalismo nas Novas Mídias Digitais
Módulo Web 2.0 Prof. Ricardo Valentim
Redes Sociais e Mídias na Educação
Gerenciamento de Ambientes Virtuais de Aprendizagem
UFSC/CED/PPGE S.E. Educação, Mídia e Cultura Monica Fantin Maio 2012
Engineering Village. Engineering Village – A Plataforma Desenvolvida pela Engineering Information (Ei), líder em fornecer informações.
Agosto 2009 Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação PROMOÇÃO DE NEGÓCIOS VIA WEB.
Apresentação do Site da Loja 19 de agosto de 2011
Linguagens, códigos e suas tecnologias
Contornos arquitetônicos Maria Helena Pereira Dias.
MARIA INÊS CORRÊA MARQUES UNEB GD/ DIDÁTICA-DEDC- I 2011/2
Web Rádio Novo Momento A Rádio On-Line do Centro Universitário FIAM-FAAM
__________________________________________
Media Kit – Publicidade - Portal Mecânica Online
Capacitação da ferramenta:
Moodle Manual de Utilização Plataforma de Ensino a Distância
COM 126 – Oficina de Jornalismo Digital Profª Suzana Barbosa
Com126 Oficina de Jornalismo Digital Grupo 01 “Jornalismo em plataformas móveis. Tendências, perspectivas e modelos” Expositores: Marília Moreira Lucas.
Convergência Jornalística COM 126 – Oficina Jornalismo Digital.
Elementos das Narrativas Digitais & Não-linearidade
Apresentação | | +55 (11)
O ambiente de Ead selecionado para realização do curso on-line foi o TelEduc. Este é utilizado na Uniminas como ferramenta de auxilio das disciplinas.
Atividade interdisciplinar Cibercultura e Radiojornalismo
Tutor Inteligente  Problemas:  Conteúdos para o aprendiz estudar sozinho.  Aprendizes com dificuldades de estudarem e aprenderem sozinhos.  Abandono.
Mídias Digitais Quais são as novas formas de comunicação?
Blog como ferramenta pedagógica Web, primeira fase -Reproduz o modelo das mídias de massa -Poucos produzem conteúdo, muitos consomem.
“Não há nada como o sonho para criar o futuro” Victor Hugo
Blog: recurso ou estratégia?
__________________________________________. Jornalismo on-line Gerações e Principais características.
MONITORAMENTO DE INFORMAÇÕES. A cada minuto OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO veiculam milhares de notícias.
Versão da Web que intensifica a participação em rede, promove a criação em diversos tipos de mídias, favorece o compartilhamento e a propagação de conhecimento.
Vivendo em um Mundo Centrado na Rede
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL – PROINFO INTEGRADO “INTRODUÇÃO.
S I S T E M A S M U L T I M Í D I A Prof. Welington Fraga Rizo.
Elaboração de um projeto de documentário multimídia
BLOG É a abreviação da palavra Weblog: WEB = REDE e LOG= REGISTRO. A palavra pode ser usada para quaisquer registros freqüentes de informações feitas no.
Componentes do Jornalismo Online
Diego Santicioli Kleber Bueno Tânia Silva Redes Sociais e sua função nas organizações.
Cultura digital e cibercultura Cultura digital + Cibercultura + Outras manifestações - cultura oral, impressa, midiática... = Cultura contemporânea.
Internet - Intranet - Extranet Internet Rede pública mundial Padrões e protocolos multiplataforma Intranet Rede privada, corporativa Mesmos protocolos.
Plano de Ação ProinfoIntegrado. Acesso login/senha; recursos e softwares. Digitação; formatação; hiperlink; inserir figuras; salvar arquivos criar pastas.
Operações de Marketing
Transcrição da apresentação:

Elementos do Jornalismo On-line Que jornalismo é este?

Que jornalismo é este? Jornalismo eletrônico Ciberjornalismo Webjornalismo Jornalismo digital Jornalismo On-line

Por que Digital ? Produção, transmissão, recepção Digital? Meios, veículos e formatos. E-mail Newsletters Rádios, TV on-line, streaming e podcasts Blogs, revistas e jornais on-line. Internet como meio, ambiente comunicacional, incubadora de meios...

Por que Jornalismo Digital ? Digitalização das informações Tradução digital Múltiplas Texturas (mídias) Independência das plataformas Convergência independência do suporte

Informação + Software Conteúdo Digital é Conteúdo + software Publicação em Bancos de dados Acesso, busca, processamento, arquivamento Memória e atualização contínua Interatividade (acionamento)

Por que Dinâmico? Digitalização traz o conteúdo dinâmico Atualizável Móvel (animado) Acionável (interativo)

Como identificar este jornalismo? O que não fica impresso? Os elementos dinâmicos (os que se movem e os que se modificam) Acesso a outros blocos de informação.

Como identificar ? O que une todas estas diferentes opções de publicação? O documento hipertextual.

Características do Jornalismo On-line

1 - Hipertextualidade Construção modular. Links internos, externos, documentação, fontes, “leia mais” etc. Diversas possibilidades de entrada e trajeto. Mecanismos de busca Ligações para áudio, vídeo, galerias de fotos, etc.

2 - Multimídia Emissão, link para o emissor e disponibilização para download. Questões de Direitos Autorais. Especialização versus acúmulo de funções.

3 - Interatividade Imprevisibilidade da navegação e estruturação do conteúdo. Feedback: “índices” automáticos; Comentários; contatos com o profissional. Jornalismo Participativo

4 - Personalização Navegação individual x leitura linear. Planejamento - Projeção de perfis e segmentos de público. Ferramentas automáticas. Perigo do “Daily Me”.

5 – Atualização Contínua Tempo real Periodicidade e fechamento da edição. A promessa: Annotative Reporting. A realidade: News Flash. Potencial para a tessitura hipertextual.

6 – Memória Viva Automatização das coberturas. Potencial para as coberturas de longo prazo. Onde termina a cobertura e começa o arquivo? Potencial versus rotinas produtivas.

Competências exigidas

Uma boa notícia na web ? Parte de uma rede hipertextual de blocos de informação, interativa, em diversas mídias, atualizada continuamente, unindo desenvolvimentos atuais a, elementos de arquivo, segundo as escolhas do usuário.

O que é comunicar bem on-line? Compreender (e utilizar) os potenciais do meio e do formato adotado. Compreender a relação estabelecida com o público e as necessidade e exigências deste. Dominar o código de construção das mensagens.

O que é a boa notícia on-line? Produzindo uma rede hipertextual coerente, interativa de verdade, registrando e considerando as escolhas do usuário, utilizando a mídia mais adequada a cada conteúdo, atualizando continuamente o conteúdo e, ao mesmo tempo, incorporando a memória na prática cotidiana de produção.

Como aprender? Analisando os bons e maus exemplos do jornalismo on-line no Brasil e no mundo Mantendo um blog pessoal de conteúdo livre. Aprendendo a encontrar e selecionar fatos e fontes jornalísticas, utilizando as ferramentas on-line. Produzindo textos jornalísticos produzidos especificamente para a web. Participando das discussões sobre as pautas mais promissoras, métodos e estratégias de trabalho. Produzindo e incorporando conteúdo em várias mídias.