4 – aprendizagem on-line : visões,esperanças ,expectativas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O que é ser um Empreendedor?
Advertisements

Unidade 1 Educação a Distância: Modelo da UFSCar
ESTRATÉGIAS DE INCLUSÃO EM EAD
Professora Lina Cardoso Nunes Universidade Estácio de Sá 2003
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
Cristiane Alperstedt Fernanda Furuno Luciana A. Santos
Profa. Lusana VERISSIMO Profª. Drª Marina CAPRIO
GESTÃO ESCOLAR HOJE: a cultura tecnológica no espaço escolar Profª. Fabíola da Conceição Lima UemaNet Setembro/2008.
DIRETORIA DE ENSINO DA MARINHA - DEnsM
PROJETO: PARCERIA FEDERASUL E PUCRS
“A avaliação escolar hoje só faz sentido se tiver o intuito de buscar caminhos para melhorar a aprendizagem” Jussara Hoffmann.
As TIC e o currículo do 1.º ciclo do Ensino Básico.
Ms. Edimar Sartoro - O ESTADO DA ARTE DA PESQUISA SOBRE O FRACASSO ESCOLAR ( ): UM ESTUDO INTRODUTÓRIO Ms. Edimar.
Universidade de Aveiro
NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
Câmara dos Deputado -Brasília 16 de junho de 2008 SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Cenários da Educação a Distância na América Latina François.
CONTEÚDOS ESCOLARES E DESENVOLVIMENTO HUMANO : QUAL A UNIDADE ?
RESOLUÇÃO SE 93, de 08/12/2010 ESTUDOS DE RECUPERAÇÃO AOS ALUNOS DO CICLO II DO ENSINO FUNDAMENTAL E DO ENSINO MÉDIO.
preocupações e novas perspectivas Depto de Multimeios e Nied - Unicamp
E, o que é Didática? A didática é o principal ramo da Pedagogia que investiga os fundamentos, as condições e os modos de realizar a educação mediante o.
O Aluno.
O Aluno a Distância.
Histórico da Educação a Distância
DIDÁTICA E METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR
TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Curso de Pedagogia – 4º Período Aula 03
Vinte anos de Política Institucionais para incorporar as tecnologias da Informação e Comunicação ao Sistema Escolar. Manuel Area.
EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA.
Por quê o computador na educação?
O uso da internet nas escolas
OFICINA 3 PESQUISA EXPLORATÓRIA
PRÊMIO MERCOSUL PARA CIÊNCIA E TECNOLOGIA – Edição 2013 Tema: Educação para a Ciência Proposta Brasileira de Linhas de Pesquisa XLVIII RECyT - Reunião.
Andréa Valéria Steil Gerente de Processos
CURSO DE CAPACITAÇÃO EM EaD Vídeo-aula e Videoconferência
ELISABETE CARIA MORAES TERESA GALLOTTI FLORENZANO
Alunos Virtuais Prof.: Beatriz Helena Zanotta Nunes
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM MEIOS DIGITAIS : NOVOS CONTEXTOS
Busca de um modelo de Avaliação
Modelos Pedagógicos e Modelos Epistemológicos
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA & EXTENSÃO I CONGRESSO BRASILEIRO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA UFPB, João Pessoa, 11/11/2002.
Educação corporativa.
Experiências Significativas de EAD no Cenário Internacional
Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional
Gestão Pedagógica Estratégica: motivação para Aprendizagem
Ymiracy N. de Souza Polak
Educação a Distância: buscando rumos para a qualificação de professores em Informática Educativa Lina Cardoso Nunes
UFBA - Universidade Federal da Bahia
O professor de ensino fundamental e médio está preparado para utilizar o computador como ferramenta integrada na metodologia de projetos de aprendizagem?
Aula 02 – Mediação Pedagógica e Ferramentas na EaD
Milena Sousa Veras Andrea C. G. Azevedo Cutrim
Escola de Educação Especial
Questões Estratégicas para o Desenvolvimento da EAD
Formação de Professores na Perspectiva da Educação Inclusiva
Profa. MSc. Lúcia Inês Kronemberger Andrade
1 Luís Cláudio Dallier Saldanha Análise da pesquisa em EaD.
Seminário de Produção Científica em Educação: Pesquisa e Socialização.
Autores: Equipe de SSM Elektro Abril de 2011 Contribuição 96 Desenvolvimento de Competência dos Condutores Elektro (DIREÇÃO DEFENSIVA.
EMPREENDEDORISMO   Carga horária semanal: 2 Carga horária total: 40 Carga horária em aulas expositivas: 33 Carga horária em atividades práticas supervisionadas.
Maria Aparecida Juvêncio Maria Flauzina Juvêncio dos Santos Educação Inclusiva.Mito ou Desafio? Jacarezinho - Pr.
Educação à Distância (ED) O Que É ? Filosofia Tipos de Educação à Distância Educação à Distância na Internet Cursos Existentes na WWW Tecnologia utilizada.
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul Unidade de Nova Andradina Segunda Licenciatura em Informática Disciplina: Estágio Supervisionado II Professor:
Estudo Virtual.
A sociedade que vivemos, a escola que queremos.
O Ferramental Pedagógico para a Educação a Distância Parte I
Planejamento: plano de ensino, aprendizagem e projeto educativo
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD)
APRENDIZAGEM MEDIADA PELA TECNOLOGIA
PROPOSTAS DE MUDANÇA NOS CURSOS PRESENCIAIS COM A EDUCAÇÃO ON-LINE
Didática Material: Didática Geral Demétrio Delizoicov Neto
Prof. Pedro Paulo Carbone Doutor em Economia pela Católica Mestre em Administração Pública pela FGV Graduado em administração pela USP Professor da FGV.
O computador como Meio e como Fim...
Transcrição da apresentação:

4 – aprendizagem on-line : visões,esperanças ,expectativas 1960 – livros O CHOQUE DO FUTURO, ALVIN TOFFLER Herbet Kanh e Anthony j. Wiener (1967) – The year two thousand: a framework for speculation on the next 33 years. (um quadro para a especulação sobre os próximos 33 anos). Analise empírica – Prognósticos para ensino e a aprendizagem na sociedade da informação da informação.

4 – aprendizagem on-line : visões,esperanças ,expectativas Prognósticos atuais/ (2002) , previsão até 2020 - Estudo Delphi-II (1998) – Ministério Federal de Educação e Ciência da Alemanha 2005 – EAD – usado em geral para treinamento suplementar da população. A partir de 2007 – educação em pacotes de qualificação individual e não a graus ou diplomas. Enfatizando aqui a auto-instrução → implica na autonomia autodirigida A partir de 2008 – medidas suplementares de treinamentos dos trabalhadores estarão totalmente integradas no horário de trabalho. A partir de 2010, universidades virtuais globais estarão totalmente disseminadas.

4 – aprendizagem on-line : visões,esperanças ,expectativas Alguns aspectos sobre a importância pedagógica: Importância da aprendizagem autodirigida por volta de 2010. Mudança no papel do professor por volta de 2010-2015. Eficácia da aprendizagem individual será aumentada com a aprendizagem on-line - →assunto científico-técnicos. Não acreditam que a aprendizagem tradicional será substituída pela aprendizagem on-line até o ano 2010. Mas autores como José l. Encarnação,Wolfgang Leidhold e Andréas Reuter , no livro Szanario: Universidade (2005), previa que haveria novas modelos de universidades, por causa da informatização do ensino: consórcios internacionais, univ. corporativas,redes de universidades e univ, virtuais.

4 – aprendizagem on-line : visões,esperanças ,expectativas Estudo Delphi de Klaus Beck, Peter Glotz e Gregor Vogelsang (2000), mostrando que os especialistas: Mostram sobriedade e prudência e alguns casos até com ceticismo sobre a tendência na aprendizagem on-line. Não acreditam em um rápido desenvolvimento em direção as universidades virtuais (previsto em Delphi – II – 1998).

4 – aprendizagem on-line : visões,esperanças ,expectativas Protestos Obstáculos, resistências, Falta de atenção aos críticos da informatização do ensino e da aprendizagem/ motivo: Fascínio exercido pelo computador, deixando para segundo plano qualquer opinião, voltada para o ceticismo, desta maneira qualquer critica não encontra voz. Comentário final: O autor ressalta que os autores aqui estudados, deixam claras a suas previsões à importância das redes de computador para o futuro do ensino e da aprendizagem. Motivo de tantos pesquisadores se ocuparem. Estamos frente a um desenvolvimento técnico que já esta alterando a sociedade e a consciência.