Analisar o Plano de desenvolvimento do negócio

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Advertisements

PROJETO TEMPO DE SER - EDUCAÇÃO DE ESSENCIALIDADES COMGE CONSELHO DIRETOR     DIRETRIZES PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS.
O QUE É PROJETO? Conjunto de informações sistemáticas e racionalmente orientadas que nos permite estimar custos e benefícios de um determinado investimento,
Projetos de Aprendizagem
O plano de marketing O plano de marketing é o documento oficial,estratégico do Planejamento de Marketing.Sem plano de marketing a empresa não tem como.
Planejamento passo-a-passo
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
PAUTA DO ENCONTRO OBJETIVOS:
Agências de Notícias Imprensa Jovem
PLANEJAMENTO Planejamento é a determinação da direção a ser seguida para se alcançar um resultado desejado. Planejamento é a determinação consciente de.
Formas de Planejamento
O QUE SE ESPERA DO PROFESSOR COORDENADOR
Planejamento em Publicidade e Propaganda I
Passos para Revisão do PPP
Processo Administrativo
O Projeto de Pesquisa (dissertação ou tese)
Elaboração de Projetos Culturais
Planejamento de comunicação.
Fundamentos de Administração
Etapas da construção do PDI IFTO
A REALIZAÇÃO DA AUTO-AVALIAÇÃO PELA ESCOLA
AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR PROCESSOS ENVOLVIDOS
Abrangência do Planejamento
PLANO DE CURSO E PLANEJAMENTO
Oficina de Projeto III Amara Rocha junho/2011. Questões das oficinas I e II -O que é um projeto? Empreendimento planejado que busca atingir objetivos.
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS
Plano de Desenvolvimento da Escola
DEFINIÇÃO DOS OBJETIVOS E METAS – O que é e como fazer?
Gerenciamento das Diretrizes
A padronização dos processos facilita o controle da operação da empresa, promove a qualificação e o desenvolvimento da equipe, gerando aos clientes a percepção.
Gestão da Aprendizagem Escolar UM GESTAR EM CADA ESCOLA
A REALIZAÇÃO DA AUTOAVALIAÇÃO PELA ESCOLA
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO
II Orientação Técnica PCAGP.
PLANO DE METAS E AÇÕES Margarida Maria Flores Prates
Análise e Projeto de Sistemas
Planejamento estratégico
Planejamento de estratégias:
Gestão por Competências
PLANEJAMENTO As organizações e seus respectivos programas não funcionam na base da improvisação. É preciso estabelecer estratégias que possibilitem a sua.
Planejamento Estratégico
Elaboração de Projetos para Captação de Recursos
AVALIAR e PLANEJAR.
Planejamento Estratégico
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA.
Sistema de Planejamento de Produção
ADMINISTRAÇÃO POR OBJETIVOS
Caminhos para a elaboração coletiva de uma proposta
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
Planejamento do Processo de enfermagem
Linha 2 – Edital 15/CAPES Edital UFRGS EAD nº 13 Oferta de disciplinas com uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e disciplinas a distância.
Gestão de projetos UFERSA | Eng. de Produção | Prof. Kléber Barros.
REPLANEJAMENTO 2015.
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
GESTÃO PEDAGÓGICA, ADMINISTRATIVA E DE RECURSOS HUMANOS COMPREENSÃO DOS TIPOS DE GESTÃO NO PROCESSO EDUCATIVO.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Projeto de Pesquisa 5o. ADM
Estágio Supervisionado II Elaboração de um Projeto de Intervenção
Gestão Estratégica de Negócios
Tecnologias na educação: ensinando e aprendendo com as TIC.
O que é PROJETO EXECUTIVO
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
 Desenvolvido por Walter A. Shewart na década de 20, mas começou a ser conhecido como ciclo de Deming em 1950, por ter sido amplamente difundido por.
O papel pedagógico do órgão gestor
Fundamentos da Administração Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 1/14 Aula 5 Planejar – Fixar a Direção SCHERMERHORN, John R. Administração : conceitos fundamentais.
ENABLE PROGRESS MENSURAÇÃO DE RESULTADOS Por que mensurar? DIAGNOSTICAR A SAÚDE DO TIME E PROJETOS ENCONTRAR SOLUÇÕES PARA OS PROBLEMAS BASEADAS NOS.
ELEMENTOS DO PLANEJAMENTO
03/06/2016 PDU – Câmpus de Rosana. PROGRAMAÇÃO 8h30 – Início das atividades Retrospectiva do Planejamento do Câmpus de Rosana 8h45 – O PDI (2009) e a.
Transcrição da apresentação:

Analisar o Plano de desenvolvimento do negócio Objetivo do encontro Analisar o Plano de desenvolvimento do negócio

Objetivos da orientação Apresentar e discutir a visão geral do PE, esclarecendo as dúvidas sobre as linhas gerais da finalização do processo. Discutir a realização das etapas do PE em seu negócio, especialmente os Objetivos Estratégicos e seus desdobramentos.

componentes da visão estratégica

Estrutura do PE sobre os Objetivos Estratégicos Os Objetivos Estratégicos são alvos a serem alcançados ou situações que a escola pretende atingir num dado período de tempo (2 a 5 anos) Indicam as áreas de concentração de esforços na busca por melhoria qualitativa O enunciado dos objetivos estratégicos, sempre de natureza qualitativa, (sem quantificação), começa com verbo no infinitivo e limita-se no máximo a cerca de dez palavras. Deve ser claro, simples e objetivo. São definidos a partir da Análise Situacional da instituição

Exemplos de objetivos estratégicos: Elevar o desempenho acadêmico dos alunos Melhorar as práticas pedagógicas da escola Melhorar o gerenciamento da escola Melhorar o relacionamento com alunos, pais e a comunidade Aumentar o índice geral de aprovação dos alunos Promover a qualificação dos professores e demais colaboradores da escola

Exemplo de planejamento estratégico

Plano de Suporte Estratégico Feito a partir dos Objetivos Estratégicos Contém: Estratégias – de natureza qualitativa, com vida “relativamente longa”, amplas. Metas – definem resultados esperados, estão relacionadas a um problema identificado na análise situacional Plano de ação – detalhamento da meta em ações, especificando período de realização, responsável, indicador para medi-la, estimativa de custo e quem financia.

estratégias caminhos alternativos que permitem atingir os objetivos estratégicos Cada um deve gerar de duas a quatro estratégias expressivas, listadas de acordo com uma ordem racional ou de prioridade. têm vida relativamente longa, são de natureza qualitativa e serão, em seguida, convertidas em metas e definições de responsabilidade. devem ser suficientemente amplas para englobar o que se deseja fazer em termos táticos (planejar ações) com relação a cada objetivo estratégico. respondem às seguintes perguntas: o que podemos e devemos fazer para realizar nossos objetivos estratégicos? como chegaremos aonde queremos chegar?

Exemplos de estratégias: Objetivo estratégico – Melhorar as práticas pedagógicas da escola Estratégia 1 – Revisar a proposta pedagógica Estratégia 2 - Adotar estratégias de ensino diferenciadas, inovadoras e criativas Estratégia 3 – Desenvolver estratégias de acompanhamento e avaliação dos alunos

Metas conjunto articulado de ações de melhoria (operacional) respondem à pergunta: o que deve ser feito no curto prazo como suporte para cada estratégia de cada objetivo estratégico? desdobram-se em planos de ação– planos de curto prazo – sujeitos a avaliações contínuas. deve ter um conteúdo quantitativo e mensurável e deve ser enunciada focalizando exatamente o resultado que se espera alcançar, o que a empresa espera obter após a implementação de cada plano de ação. deve focalizar quantitativamente o que a empresa pretende fazer para que seus clientes tenham a satisfação aumentada com os serviços prestados.

a meta deve apresentar as seguintes características: 1. estar relacionada claramente a um problema que se quer resolver, identificado na análise situacional; 2. atender às necessidades/expectativas dos beneficiários, principalmente o aluno; 3. ser específica, ou seja, sem ambigüidade; 4. ser mensurável, isto é, ser quantificável; 5. ser realista, isto é, estar na esfera de possibilidades da escola, em termos humanos e materiais; 6. ter um responsável; 7 . ter um prazo de execução.

Exemplo: Objetivo estratégico – Melhorar as práticas pedagógicas da escola Estratégia 1 – Revisar a proposta pedagógica Meta 1.1 – Elaborar nova proposta pedagógica com base nos dados e informações da análise situacional (auto-avaliação). Indicador: Documento com proposta pedagógica elaborada. Resp.: Profª. Marília (coordenadora pedagógica); Início: 02/ 10; Revisão: mensal; Término: 04/10. Estratégia 2 – Adotar estratégias de ensino diferenciadas, inovadoras e criativas Meta 2.1 – Definir padrões de aprendizagem para todas as séries, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais. Indicador: Documento contendo os padrões de aprendizagem; Resp.: Profª. Marília (coordenadora pedagógica); Início: 02/10; Revisão: mensal; Término: 04/10.

Exemplo: