Quadro de Caracterização dos Métodos, das Práticas e Tecnologias da Gestão do Conhecimento Brian Newman and Kurt W.Conrad  Gestão do Conhecimento (GC)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Base de Dados para a Gestão de Informação de Natureza Pedagógica
Advertisements

Programa: 1. Enquadramento 2. Bases fundamentais
Sistemas de Informação
Requisitos de Software
Tópicos Avançados de Sistemas de Informação Gestão do Conhecimento
Administração de Sistemas de Informação
Mestrado em Ambiente Saúde e Segurança
Rational Unified Process
Prof.ª Adriana dos Santos Caparróz Carvalho
A importância da Gestão do Conhecimento nas organizações
Análise e Projeto de Sistemas I
Documentos Digitais Aula 6.
Fundamentação teórica e o Estado-da-Arte em Gestão do Conhecimento
Ambiente tecnológico e Estratégias de inovação
ORGANIZAÇÃO Ana Cristina Macedo Magalhães.
Faculdade de Ciências Sociais de Aplicadas de Petrolina – FACAPE
Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas de Petrolina – FACAPE
Classificação de Requisitos
Análise Estruturada O mais amplamente usado dos métodos de modelagem de requisitos Modelos que retratam fluxo e o conteúdo da informação (dados e controle)
6. Análise estruturada 6.1 DFD
Gestão da Informação e do Conhecimento no Poder Legislativo XXV Congresso da ABRASCAM V Encontro Nacional de Vereadores Julho/2010.
Memória Organizacional e Gestão de Conteúdo
Gestão do conhecimento: Uma pequena introdução
PARQUE SERRALVES PROJECTO SIG O projecto Parque de Serralves - Projecto SIG é um sistema de apoio à gestão das actividades de manutenção da flora do Parque.
Língua de escolarização: estudo comparativo
TRABALHO E GESTÃO DO CONHECIMENTO
Julho/2010 Solução para Gestão de Sites, intranets e extranets.
Sociedade da Informação e Conhecimento
ACTIVIDADE MOTORA ADPATADA
Conceito de Património
Integrações da Logística
Tecnologia e Educação.
Prof.Alfredo Parteli Gomes
Licenciatura em Informática Content Management Uma visão geral… Suporte: Content Management Using the Rational Unified Process Michael McIntosh - Rational.
E-Business a Nova Economia
Políticas de Ciência e Tecnologia Processos de Transferência de Tecnologia Inward P. Trott, M. Cordey-Hayes e R.A.F. Seaton Ana Oliveira Ana Paiva.
DIAGRAMA DE CLASSE Modelagem de Software
Desenvolvimento de Pessoas Métodos de Desenvolvimento
TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Tema Gestão do Conhecimento:.
Profissional de GC / Função de GC
Tecnologia em Gestão do Conhecimento
Ana Duarte e Ana Marques 8ºB Nº1 e Nº2
Tecnologia educacional: uma maneira de inovar na sala de aula.
Novos instrumentos de gestão para a profissionalização da Administração Pública A avaliação do desempenho Miguel Nuno Rodrigues.
CRM Sistema de Apoio a Grupos.
Tema Gestão do Conhecimento:.
COURTNEY J. CAMPBELL VANDERBILT UNIVERSITY Criação das Listas do Programa de Arquivos Ameaçados.
Conhecimento hoje é a engrenagem da Inovação, Produtividade e Qualidade Os executivos das grandes empresas do mundo preocupam-se hoje com 3 fatores: pessoas,
Competências e Habilidades
TECA – Tecnologias para agricultura
Gestão de Projetos de Software
Integração de Ferramentas CASE
Textos Argumentativos
David A. Korver, MSc, MBA  Conceitos  Estratégias de GC  Modelos  Processos  Integração de GC  Níveis  Sistema de GC.
Gestão do Conhecimento
Gestão das Competências Jorge Marques. O crescimento económico não vai resultar do facto de termos muitas pessoas a trabalhar, nem sequer da procura dos.
Padrões de projeto M.Sc. Sílvio Bacalá Jr..
MBA Saúde GC 15/out/2003 Gerenciando Conhecimento PRICHARD, Craig; HULL, Richard; Chumer, Mike; Willmott, Hugh , MacMillan Business.
Serviços de rede e internet Jackson Eduardo da Silva.
Projeto de Banco de Dados
Escola de Engenharia de Piracicaba Administração Sistema de Comunicação de Dados Aula 1 – Introdução Alberto Martins Júnior Flávio I. Callegari.
NFR Framework (Non-Functional Requirements)
Marketing de Relacionamento
Gestão da Informação e do Conhecimento
PROJETOS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO
GESTÃO DO CONHECIMENTO
Gestão do conhecimento e KCS Introdução Estes slides são uma sugestão de conteúdo a ser apresentado como evento de sensibilização inicial e introdução.
Regina Santos Silva Tonini, Msc. SBGC-BA Diretoria de Projetos GESTÃO DO CONHECIMENTO: O Grande Desafio.
1. 2 METODOLOGIA DE EXTENSÃO RURAL MÉTODOS 1º Momento Conhecimento da realidade 2º Momento Organização da ação e gestão social 3º Momento Execução da.
Transcrição da apresentação:

Quadro de Caracterização dos Métodos, das Práticas e Tecnologias da Gestão do Conhecimento Brian Newman and Kurt W.Conrad  Gestão do Conhecimento (GC) procura melhorar a performance dos indivíduos e organizações  Oferece um quadro que permite equilibrar um vasto número de tecnologias e abordagens  O quadro de classificação apresentado neste artigo pode ser usado de várias formas: - Para organizar e classificar os métodos, práticas e tecnologias da GC - Para examinar o fluxo de conhecimento para perceber a interacção e dependência entre partes de informação, comunicadores e seus comportamentos associados

O artigo está dividido em duas partes  A primeira parte define os termos chaves e conceitos - Fluxo de conhecimento e suas actividades associadas ( criação, retenção, transferência e utilização do conhecimento). - Artefactos de Conhecimento (ex. Softwares, documentos, artigos, imagens, base de dados, s) Artefacto Explícito de Conhecimento (ex. livros, arquivos) Artefacto Implícito de Conhecimento (ex. título de livros) Artefacto Tácito de Conhecimento (“ saber mais do que podemos falar”)

- Agentes: pessoas, organizações, ou em alguns casos, tecnologia. São divididas em 3 categorias  Individuais Encontram-se no centro da maioria do fluxo de conhecimento, capazes de trabalhar com o conhecimento e artefactos de conhecimento em todos os graus da articulação abstracta  Autónomos Inclui toda a construção humana capaz de reter, transferir e transformar os artefactos de conhecimento  Organizacionais Encaixam nos casos onde a retenção e transferência de conhecimento não podem ser totalmente atribuídos aos agentes individuais ou agentes autónomos específicos

 A segunda parte descreve o quadro da GC, seu uso e benefício - Uso da estrutura para classificar as ferramentas da GC - Uso da estrutura para identificar os elementos do fluxo do conhecimento - Uso da estrutura para analisar o fluxo de conhecimento e identificar lacunas - Áreas de aplicação Desenvolvimento interno de soluções da GC (identificar lacunas funcionais, determinar pontos de integração) Selecção dos produtos da GC Comercialização dos produtos da GC