O Sistema da Hospitalidade

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Tópicos Administração Hoteleira Profa. Viviane Salazar
Advertisements

- ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR
A OFERTA TURÍSTICA.
TEORIA GERAL DE ADMINISTRAÇÃO 1. Administração Científica 2
Estudo de Caso: Ibitinga
Atuação do Psicólogo em Hospitais
IV – UNIDADE DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO (UAN)
Igrejinha Parobé Riozinho Rolante Taquara Três Coroas.
Rodrigo Tadini – Departamento de Turismo - UFF
Gestão de Recursos Patrimoniais e Logísticos
PORTUGAL EMIGRANTES IMIGRANTES
Olimpíadas de 2016.
A SEGMENTAÇÃO NO TURISMO
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Pegada Ecolígica Priscila Dias Pereira.
Sobre cultura e território
DISCIPLINA: Teorias e Estruturas Organizacionais
Administração Teoria de sistemas Aula 13 Jorge Surian
Estratégias e Comercialização de um Mercado Consolidado
A Indústria da Hospitalidade
FUNDAMENTOS DO TURISMO 1 (FT1X1)
Prof. Everton da Silva Correa
MBA em Gestão de Empreendimentos Turísticos
Novas formas de turismo
CIDADANIA.
GESTÃO ESTRATÉGICA DE SERVIÇOS NA HOTELARIA
Durante séculos, a atenção psicológica aos enfermos confundiu-se com a atenção religiosa. O acompanhamento em clínicas e hospitais era realizado por Freiras.
Teoria Geral da Administração
Ciclo de valor para o cliente
A importância dos eventos para o setor de hospitalidade
Marketing de Serviços Turísticos.
ADMINISTRAÇÃO DOS MEIOS DE HOSPEDAGEM
O PENSAMENTO SOCRÁTICO
Profa. Maria Emília Martins Silva
Fundamentos da Hospitalidade
Disciplina Introdução a Administração Aula 02 – Administração e suas Perspectivas Profº Me. Rogério Gouveia.
ANÁLISE GEOGRÁFICA E TURISMO Aula agosto Turismo múltiplas dimensões Dimensão 1. Negócio e Indústria  Turismo é um negócio, um conjunto de setores.
Teoria geral da administração
Temas e problemas de pesquisa
Conceitos de Administração e Ética Empresarial
Pastoral da Saúde: Orientações Práticas
O Programa Turista Seguro tem por objetivo proteger empresas e assistir o turista segurado, em caso de caso de acidente, no turismo de lazer, negócio,
FACHADA. FACHADA TODOS COM VISTA PARA O MAR PLANTA BAIXA 04 APTO. POR ANDAR APARTAMENTO COM 55M² 02 QUARTOS SENDO UMA SUÍTE SALA, VARANDA, COZINHA.
O Programa Turista Seguro foi desenvolvido visando PROTEGER hotéis e pousadas, garantindo cobertura e assistência ao hóspede do check-in ao check-out.
LABORATÓRIO DE SIMULADORES DE ADMINISTRAÇÃO E GERÊNCIA Marketing B2B Mkt & Logística Publicidade Operações Finanças Pesquisa de mercado.
A Organização e Classificação Hoteleira
CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO – 1 SI
O Programa Meu Evento Seguro tem por objetivo proteger empresas e assistir o turista em caso de acidente, no turismo de lazer, negócio, aventura, ecoturismo,
Gestão em Publicidade e Propaganda Aula Inicial Carlos Freire 2013
Profª. Graziele Maciel Estratégias para ambientes organizacionais Estrutura industrial: histórico evolutivo Da Revolução Industrial aos dias atuais
VISITA DOMICILIAR Teve seu marco no Brasil em
O Programa Meu Evento Seguro foi desenvolvido visando PROTEGER hotéis e pousadas, garantindo cobertura e assistência ao hóspede do check-in ao check-out,
Professora Selma Ap. Cesarin 2011
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Profa. Mônica Cairrão Rodrigues.  CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à Teoria Geral da Administração. 7ed. Rio de Janeiro: Elsevier, – Cap. 17.
Fundamentos da Administração Pública
Adriana, Cláudia e Marcelo
Família, comunidade de amor
Tipos de Serviço em Restaurante
Análise Estrutural do Turismo
SOCIOLOGIA DAS ORGANIZAÇÕES
Gestão de Pessoas II Unidade I - O Papel dos Recursos Humanos nas Organizações Modernas Prof.ª MS Adriana Bortolon Carvalho Cardoso
Teoria da Administração Científica Taylorismo
Texto II: Os Domínios da Hospitalidade Luiz Octávio de Lima Camargo
Texto III: Hospitalidade e Hospitabilidade Conrad Lashley.
Hospitalidade Conceitos básicos.
Entendendo a dinâmica do turismo
IMPLANTAÇÃO DA NR 32 EM HOSPITAL PÚBLICO
Prof. Dr. Leandro B. Brusadin Disciplina: Hospitalidade
O PAPEL DOS GRUPOS SOCIAIS DENTRO DE UMA ORGANIZAÇÃO.
Transcrição da apresentação:

O Sistema da Hospitalidade Profa. Viviane Salazar Tópicos Administração Hoteleira

Teoria dos Sistemas Segundo Motta e Vasconcelos (2002) a Teoria Geral dos Sistemas surgiu e foi popularizada após o fim da II Guerra Mundial, em 1950, a partir dos trabalhos de Ludwig Von Bertalanffy. A essência do pensamento sistêmico é a idéia de elementos que interagem e formam conjuntos para realizar objetivos (MAXIMIANO, 2006).

Teoria dos Sistemas A realidade é feita de sistemas que são feitos de elementos interdependentes. Para compreender a realidade é preciso analisar não apenas os elementos isolados mas também suas inter-relações. “ Sistema é um todo complexo ou organizado; é um conjunto de partes ou elementos que formam um todo unitário ou complexo.”

Estrutura dos Sistemas Resultados Insumos Ambiente Sistema de Sistemas

Hospitalidade Origem semântica: Hospitalitas -atis Hostel Hospitium-i Hospitale-ium “Conservam a idéia latina de acolhida, todas oferecem um lugar onde se fica abrigado” (DIAS, 2002)

Hospitalidade Conceito: “É fundamentalmente o ato de acolher e prestar serviços a alguém que por qualquer motivo esteja fora do seu local de domicílio” (DIAS apud GOTMAN, 2002). Na cultura anglo-saxônica, a definição mais usual de hospitalidade limita-se a tratá-la como hospedagem acrescida de alimentação. Nos dicionários significa: hospedar quem está longe de sua residência, oferecendo-lhe cama, comida e segurança.

Hospitalidade Do “ontem” ao “hoje”: as muitas formas de hospitalidade Hospitalidade Bíblica: Adão e Eva foram recebidos no paraíso. O nascimento de Jesus em uma estribaria. A última ceia. O primeiro milagre de Jesus – festa de casamento. Grécia: receber bem os estrangeiros pois eles podem ser deuses disfarçados. Dever do Estado. Culto à Hospitalidade

Hospitalidade Roma: Assim como os gregos, ofereciam aos seus hóspedes proteção. Banquetes eram acontecimentos marcantes da vida social romana. Desenvolvimento dos meios de hospedagem: muitas estradas e o famoso ditado “TODO CAMINHO LEVA À ROMA”.

Hospitalidade Idade Média: Idade Moderna: Feudalismo e declínio do culto à hospitalidade. Meios de hospedagem eram os mosteiros e a hospitalidade era vista como um dever religioso. Idade Moderna: Hospitalidade pública e paga. Começo da classificação dos meios de hospedagem. Renascença e as grandes descobertas. Banquetes mais refinados e surgimento do chefe de cozinha.

Hospitalidade Idade Contemporânea Era do lazer. Meios de transportes rápidos, seguros e confortáveis. Turismo como um fenômeno de massa. Grandes redes hoteleiras mundiais. McDonaldização: Desritualização das refeições Atendimento despersonalizado Desumanização das relações de trabalho Substituição dos tradicionais utensílios de mesa por equivalentes descartáveis

O Sistema da Hospitalidade .... “ a hospitalidade em si é um fenômeno muito mais complexo que não se restringe à oferta, ao visitante, de abrigo e alimento, mas sim ao ato de acolher, considerado em toda a sua amplitude. Envolve um amplo conjunto de estruturas, serviços e atitudes que, intrinsecamente relacionados proporcionam bem-estar aos visitantes e hóspedes” (CRUZ in DIAS, 2002)

O Sistema da Hospitalidade “A hospitalidade é considerada um importante insumo do produto turístico de uma nação ou de uma região” (CASTELLI, 2005). “Nenhuma cidade pode ser turística se não for prazerosa para os seus habitantes” (Caio Luiz de Carvalho) A hospitalidade em um hotel não se processa á margem da cidade, o hóspede está visitando a cidade e não o hotel.

O Sistema da Hospitalidade Meios de Hospedagem Espaços Públicos Água Saneamento Básico Energia Elétrica Cidade Hospitais Limpeza Urbana Segurança Sinalização

Turismo As atividades das pessoas que viajam ou permanecem em lugares que não o seu ambiente normal por não mais do que um ano consecutivo, por lazer, trabalho ou outras razões (WTO, 1994). Viagem e estada Período de estada curto Não intenção de permanência

Turista Turistas são grupos heterogêneos, com personalidade, demografia e experiências diferentes Doméstico x Internacional Propósitos da viagem – lazer, negócios, outros (saúde, estudo) Quem é o turista que vem a Recife?

O Sistema da Hospitalidade A hospitalidade deve permear os mais variados agentes constitutivos da oferta de serviços de uma localidade, sendo um deles os meios de hospedagem” (CASTELLI, 2005). Cadeia da acolhida: Boas-vindas Atenção durante a estada Despedida.

O Sistema da Hospitalidade Saber acolher o viajante dentro das normas de cortesia e amabilidade difere do procedimento mecânico e circunstanciado (não-lugar). O acolhimento hoteleiro além de caracterizar-se como ato permanente dever ser exercido por todos os profissionais integrantes da empresa.

O Sistema da Hospitalidade Deve ser um ato permanente e contínuo. Todos os funcionários devem fazer as “honras da casa”. Interação e interdependência entre os diferentes setores. A hospitalidade é tarefa de TODOS. Linha de frente e bastidores. Hoteleiro deve se comportar como um anfitrião pois os hóspedes estão sob os seus cuidados e dos seus representantes.

Referências Bibliográficas CASTELLI, Geraldo. Hospitalidade: na perspectiva da gastronomia e da hotelaria. São Paulo: Saraiva, 2005. DENCKER, Ada de Freitas; BUENO, Marielys Siqueira (orgs). Hospitalidade: cenários e oportunidades. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003. DIAS, Reinaldo; PIMENTA, Maria Alzira (orgs). Gestão de Hotelaria e Turismo. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005. DIAS, Célia Maria Moraes (org). Hospitalidade: reflexões e perspectivas. São Paulo: Manole, 2002. MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Introdução à Administração. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2006 MOTTA, Fernando Cláudio; VASCONCELOS, Isabella F. Gouveia. Teoria Geral da Administração. São Paulo: Pioneira, 2002.