A INFORMÁTICA COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA NO ENSINO DE QUÍMICA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Advertisements

OFICINA DE PLANO DE ENSINO
RECURSOS E ESTRATÉGIAS DE ENSINO
Portal do Professor SEED/MEC

A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
PRODUÇÃO DE ATIVIDADE Sucesso para o ensino-aprendizagem.
DIDÁTICA E METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR
ARTICULAÇÕES ENTRE ÁREAS DE CONHECIMENTO E TECNOLOGIA
ESCOLA INDÍGENA DE EDUCAÇÃO BÁSICA CAIQUE
TECNOLOGIA E O CAMPO EDUCACIONAL EDUCAÇÃO
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Correio eletrônico como recurso didático no ensino superior
PRÊMIO MERCOSUL PARA CIÊNCIA E TECNOLOGIA – Edição 2013 Tema: Educação para a Ciência Proposta Brasileira de Linhas de Pesquisa XLVIII RECyT - Reunião.
Softwares Educativos: possibilidades e limitações
Pederneiras- São Paulo
PRÁTICAS TUTORIAIS EM EAD: REFLEXÕES ACERCA DA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
Propostas de layout Modelo 1
Ângela Maria de Oliveira Barbosa Nunes
Softwares Softwares são conjuntos de instruções (programas de computador) que ao serem executadas desempenham uma função desejada.
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Prof. Dr. Marco Aurélio Kalinke
PNLD 2014 – Ensino Fundamental II
AD EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
O Currículo e a Organização do Ensino de Matemática
Software Educativo União Educacional Minas Gerais
CURRICULO +.
Arilise Moraes de Almeida Lopes NUTES-UFRJ / CEFETCampos Flávia Rezende NUTES-UFRJ Rentato Araújo NUTES-UFRJ Salvador Setembro, 2004 Desenvolvimento do.
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
Profa. Reane Franco Goulart
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Aplicações tecnológicas no processo de ensino e aprendizagem: possibilidades, limites e perspectivas.
Educação Especial Aula 7
DISCIPLINA: Os recursos tecnológicos e a Psicopedagogia
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
Perguntas de Modelação
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I
Realização Caminhos da escrita: um exemplo de estratégia colaborativa em formação on-line de professores de língua portuguesa Adriana Vieira, Denise Lotito.
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
Marta Maria Salmazo Eliza Redondo Ferreira
FACIMINAS - Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
OBJETIVOS GERAIS: Priorizar, na gestão de sua escola, a dimensão pedagógica do trabalho escolar, de modo a promover a função social da instituição. Identificar.
Situação de Aprendizagem
Odilei Avelino dos Santos
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO Consuelo Santos Daisy Soares Evania Motta Iaci Purificação Joice Souza Salvador 2011.
Divulgando a Pesquisa.
Diretoria de Ensino – Região de Votuporanga NÚCLEO PEDAGÓGICO PCNP ELISETE DA SILVA FÍSICA.
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 11.
PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA DE CURSO 40 HORAS
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL – PROINFO INTEGRADO “INTRODUÇÃO.
ARQUITETURAS PEDAGÓGICAS PEAD PÓLO – SÃO LEOPOLDO Profs. Drs.- Dóris Fiss, Leonardo Porto e Jaqueline Picetti.
Quando vale a pena usar as Tecnologias nas escolas?
Universidade Federal de Alagoas
Seminário Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2015 Sociologia.
Aula – 05 – UNIDADE 1 O PAPEL DO PROFESSOR
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Salvador, ABRIL DE 2014 Fonte: PACC / UFBA – CURSO MOODLE PARA PROFESSORES.
Termo de Terminalidade
U NIDADE 1 Atividades 5 e 6. E NSINAR E APRENDER COM AS MÍDIAS DIGITAIS Ensinar é organizar situações de aprendizagem, criando condições que favoreçam.
Transcrição da apresentação:

A INFORMÁTICA COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA NO ENSINO DE QUÍMICA. Lidiane P. Celuppi Apresentação: Curso de Tecnologias de Informação e Comunicação Educação Digital

OBJETIVO Investigar possibilidades e necessidades referentes à utilização da informática como recurso didático no ensino de Química. Perceber que para o ensino de Química, o recurso da informática poderá possibilitar a visualização, a simulação de experimentos e a interação com o conhecimento científico, apresentando-se como uma estratégia importante no processo de ensino e aprendizagem. 

PCNs Segundo proposta dos Parâmetros Curriculares Nacionais, o ensino de Química pode ser organizado em “temas estruturadores” que permitem o desenvolvimento de um conjunto de conhecimentos de forma articulada, em torno de um eixo central com objetos de estudo, conceitos, linguagens, habilidades e procedimentos próprios.

CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO       No ensino de Química há que se contemplar ações didáticas e pedagógicas variadas, desde as mais simples, como a disposição física da sala de aula, até outras que envolvam toda a comunidade escolar, para que a interatividade entre professores e alunos seja incentivada. Com ela estabelece- se um espaço de promoção de debates, que contribui na construção do conhecimento.

EXPERIMENTAÇÃO     As atividades experimentais, dentre as diferentes estratégias de ensino, têm papel fundamental para aproximar o aluno do processo de construção da Ciência. A experimentação, aberta a erros e acertos, “mantém o aluno comprometido com sua aprendizagem”, pois ele toma parte diretamente das estratégias que são empregadas para resolver determinada problemática.

O USO DA INFORMÁTICA       A utilização do computador apresenta-se, também, como estratégia importante para o ensino de Química. As simulações computacionais, de acordo com Giordan (1999, p. 49), quando “orquestradamente articuladas com atividades de ensino, tornam- se um instrumento de mediação entre o sujeito, seu mundo e o conhecimento científico”.

A INFORMÁTICA E A QUÍMICA O uso da Internet pode ajudar a desenvolver a intuição, a flexibilidade mental, a adaptação a ritmos diferentes. Mas em contrapartida aumentam os desafios do professor para encontrar novos caminhos baseados na mediação e na motivação da aprendizagem, e junto a este há um aumento de possibilidades de geração de situações problema para o processo de ensino e aprendizagem.

O USO DA INFORMÁTICA O trabalho com softwares educacionais reforça a importância do professor na integração desses ao processo educacional. A avaliação dos softwares para utilização com os alunos, bem como os caminhos e propostas mais adequados para o uso da Internet, demandam um professor que consiga, nesse ambiente desafiador, estabelecer uma real interação entre ele, os alunos e o computador.

O USO DA INFORMÁTICA O papel do professor é fundamental nesse processo para análise e seleção daquilo que utilizará com os alunos. Os softwares disponíveis e endereços eletrônicos são muitos, mas devem ter um significado para o educando em vez de se transformarem em mero acúmulo de informações.

EXEMPLO: UM SOFTWARE SOBRE ELEMENTOS QUÍMICOS Estrutura Atômica - visualização do modelo de átomo com seus componentes; - “construção” de átomos; - relação com a Tabela Periódica. -elementos “perdem” e “ganham” elétrons, ficando com excesso/falta, sem que apresente o limite para isso. -falta de relacionamento com camadas eletrônicas para o aluno ter idéia do quanto pode “perder” ou “ganhar” de elétrons.

Tabela Periódica muitas informações sobre os elementos; - possibilidade de pesquisas sobre os elementos, série e grupo. -explicações sobre os experimentos são simplificadas, sem falar muito o que foi feito. -um pouco cansativo para explorar mais pesquisas sobre os elementos. Radioatividade - noção da diferença entre radiação alfa, beta e gama; - série de radioatividade: pesquisa e investigação. tempo de meia-vida: explicação não tão clara para o aluno entender.

EXEMPLO: SITES COM TABELA ATÔMICA INTERATIVA

UM SOFTWARE SOBRE LIGAÇÕES QUÍMICAS

AVALIAÇÃO   Buscar sempre avaliar junto aos alunos e com professores da mesma área ou áreas afim, informações sobre sites, softwares , pesquisas, como: Aspectos Positivos Aspectos Negativos Experimentos virtuais; Fácil compreensão; Disponibilidade da maioria dos softwares em Inglês, idioma não dominado pela maioria dos usuários, o que pode limitar o potencial do material no momento em que estiver sendo utilizado. Entre outros ...

CONCLUSÃO Focalizando as atividades do ensino de Química, o uso do computador pode mobilizar ações dos alunos, de forma a potencializar a resolução de problemas e, conseqüentemente, favorecer o desencadeamento dos processos cognitivos. Também a simulação de experimentos, tornando possível o controle de variáveis, a visualização e a animação permitem ao educando uma interação mais elaborada com processos e fenômenos que ocorrem em um nível submicroscópico, fornecendo elementos que possibilitem uma aprendizagem significativa dos conhecimentos científicos estudados. Um outro aspecto a ser exemplificado é o trabalho dos alunos em duplas nos computadores, que favorece as trocas e interações e possibilita uma compreensão mais efetiva dos conteúdos.

Referências Bibliográficas A Informática aplicada na educação, disponível em: http://meuartigo.brasilescola.com/educação/a- informática-aplicada-na-educação. A informática como estratégia didática no ensino de química, disponível em: http://www.fae.ufmg.br/ensaio/v9_n1/a-experiencia-de- um-grupo-de-professores-envolvendo-ensino-de- quimica-e-informatica_wanderley-g-e.pdf.