Formação contínua de professores à distância

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ambientes virtuais de aprendizagem: do ‘”ensino na rede” à “aprendizagem em rede” Rosane Aragón de Nevado O uso de ambientes virtuais de aprendizagem.
Advertisements

Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Ricardo Carvalho Rodrigues Faculdade Sumaré – São Paulo – SP
Profª Rita Maria L. Tarcia – NEAD - UNISAL
Líderes e Prof2000 Balanço de actividades e estragégias [ na perspectiva do CT ]
PROF 2000 Programa de formação de professores a distância.
Maio / 2006.
Fundação Roberto Marinho
PROJETO: PARCERIA FEDERASUL E PUCRS
Pontifícia Universidade Católica
1. Identificação do Produto Global Nós
e-Learning Perspectivas e Tendências
Universidade de Aveiro
A Construção de Políticas Públicas em Gênero e Raça
O Projeto Projeto educacional que tem como objetivo redimensionar as relações pedagógicas na escola de ensino médio por meio da formação continuada de.
A Sociedade da Informação tem que ser uma sociedade para todos. Os cidadãos devem, sem discriminações, ter oportunidade de nela participar e, desse modo,
Objectivos: Articular currículos e metodologias de ensino-aprendizagem entre o 1º, 2º e 3ºs ciclos do Agrupamento de Escolas de Arraiolos, nas áreas das.
AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR PROCESSOS ENVOLVIDOS
Workshop Formação Moodle Instituto de Educação_UL Centro Tecnologias e Inovação na Educação Grupo 1 Sessão 3: 27 de Maio 10
Lidar com adolescentes no Ensino Médio: missão impossível?
Referencias de Qualidade adotados na Adaptação de um Curso a Distância
______________________________ Reunião de Coordenadores TIC.
Como a Internet auxilia no processo Educativo por meio de seus ícones.
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Departamento do Ensino Secundário
Prof2000 Formação contínua de professores à distância
Agrupamento de Escolas de Águeda Junho de 2004.
Santarém Março a Julho de 2007
antecedentes na FCUL… Projecto MINERVA ( ) Programa Nónio ( ) Programa EduTIC (2005) Programa CRIE ( ) Plano Tecnológico da.
Implementação do Projecto Competências TIC Fevereiro de 2009.
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO BARREIRO
Programa Prof2000 Ovar, 26 de Outubro 2001 Formação contínua de professores à distância.
Cristyanne de Souza Leal Natália Moratelli Padilha
Os novos ambientes de aprendizagem a distância Ana Augusta Silva Dias Universidade do Minho > Exército Português, 4/5/2011 Comando de Instrução.
Estratégias de actuação: Articulação curricular
O novo programa de Matemática para o ensino básico
Linha 1. FACTORES DE SUCESSO NO ENSINO - No Pais, no Espaço Europeu e no Mundo ( I) LIDERANÇA POLÍTICA DO BINÓMIO: A COMUNIDADE EDUCATIVA E A ESCOLA Problemáticas.
Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores.
Formação Inicial de Líderes Papel do Líder de escola Prof2000.
Utilização das TIC nos processos Ensino-Aprendizagem
USP - São Paulo Polo Estação Ciência
As TIC no processo de educação-formação de Matemática A visibilidade das TIC na formação geral e específica Qualquer tecla para continuar.
Informações sobre o Teleduc O TelEduc é um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Ele foi concebido tendo como alvo o.
PEDAGOGIA GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL - UNIMINAS Saiba mais sobre o ambiente educacional.
FORMAÇÃO DE PROFESSORES MULTIPLICADORES Sonia Schechtman Sette Brasília, 18– Seminário e-ProInfo – A Educação sem Distância Mesa Redonda – EAD na.
EaD Alunas: Carla Martins Prof: Zeila Miranda Juliana Carneiro
Lisboa, 22 de Março de 2000 Programa Prof2000 Formação contínua de professores à distância.
Eu … - Registos e reflexões sobre as minhas práticas - … Docente.
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica A Identidade do Professor e as Diretrizes para Organização da Matriz.
As tecnologias da informação e comunicação, as diferentes linguagens e a formação do professor.
Conceitos e Fundamentos da Educação a Distância
Linha 2 – Edital 15/CAPES Edital UFRGS EAD nº 13 Oferta de disciplinas com uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e disciplinas a distância.
IEFF Incubadora de Empresas da Figueira da Foz Associação para o Desenvolvimento Empresarial.
WORKSHOP Aveiro, 28 de Abril de 2004 Comissão de Gestão.
Escola Secundária de Monserrate
Superando os limites do espaço/tempo Uma proposta de EAD para a Bahia.
Modelo de Auto-Avaliação da Biblioteca Escolar
Morgana Scheller BLACKBOARD PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA Seminário de Pesquisa e TIC no ensino.
II Seminário de acompanhamento do Projeto UCA-UNICAMP Norte UCA-Pará Bette e Nielce 26/04/2012.
Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Alunas: Renatha Dias Reis Rosana Guedes Professoras: Gilca Juliene Zeila Turma: 5° G1.
Integração ao Campus Virtual Vice-Presidência de Ensino Informação e Comunicação A EXPERIÊNCIA DO CAMPUS VIRTUAL FIOCRUZ: Integrando Plataformas e Redes.
Artigo 5 - AVA : Desafio na mediação pedagógica em EAD
Klaus Schlünzen Junior Núcleo de Educação a Distância.
O papel pedagógico do órgão gestor
Área de projecto/educação para o empreendedorismo 1 ÁREA DE PROJECTO vs EDUCAÇÃO PARA O EMPREENDEDORISMO “Ter Ideias para Mudar o Mundo” 2009/2010 Escola.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Salvador, ABRIL DE 2014 Fonte: PACC / UFBA – CURSO MOODLE PARA PROFESSORES.
Novas Tecnologias para Educação Superior e os Procedimentos de Ensino Apuena Vieira Gomes Secretaria de Educação a Distância – SEDIS Universidade Federal.
Formadores: Nuno Albano e Vera Cruz Utilização da Plataforma Moodle - ESMP.
Formação contínua de professores à distância
Transcrição da apresentação:

Formação contínua de professores à distância

Prof2000 Formação de Professores a distância A Aprendizagem TRENDS A Experiência de uma Rede Humana A Criação de um Modelo Inovador Os Cenários de Formação Os Factos e os Números Os Factores de Sucesso Compromissos para o Futuro Maio de 2001 Programa Prof2000

Prof2000 na Continuidade do TRENDS O TRENDS foi um projecto europeu para lançar serviços de Formação à distância para Professores e decorreu entre Jan 96 e Dez 98. O Prof2000 herda um Modelo de Formação e uma Prática experimentada, avaliada e refinada ao longo de três anos. Envolve 85 escolas, 29 Centros de Formação de Professores e um Centro de Treino e de serviços. Maio de 2001 Programa Prof2000

Prof2000 A Rede humana confiante, solidária e inovadora Com base numa parceria sólida entre o ME/DREC e a PT-Inovação foi possível construir uma Rede humana Confiante, Solidária e Inovadora de Professores nas Escolas nos Centros de Formação no Centro de Treino Maio de 2001 Programa Prof2000

Prof2000 Modelo de Formação Baseado na oferta de uma rede de Centros de Formação Suportado por uma rede de Líderes locais e por um Centro de Treino Mantém os procedimentos de oferta de Acções Formação certificadas pelo CCPFCP Adopta Formato de Curso / Oficina 50 h (25 On-line / 25 Off-Line) para a produção de materiais pedagógicos - 8 a 10 semanas. Misto de sala de aula virtual e auto-aprendizagem apoiada pelos Líderes de Escola Maio de 2001 Programa Prof2000

Prof2000 Os Cenários de Formação à Distância 3 4 1 B A Maio de 2001 Programa Prof2000

Prof2000 Factos e Números Nº Professores registados : 5 124 Nº Documentos Web Criados : 48 000 Nº Mails trocados por dia: 3 800 Nº Páginas Web consultadas por dia : 6 000 Nº Listas de Distribuição de Escolas : 64 Maio de 2001 Programa Prof2000

Prof2000 Factos e Números Nº Acções de Formação Acreditadas : 60 (33 em 2001) Nº Formandos à Distância: 1200 (+700 em 2001) 36 % dos formandos tem mais de 40 anos de idade 48 % dos formandos participa na formação em casa 54 % dos formandos são mulheres Maio de 2001 Programa Prof2000

Prof2000 Os Factores de Sucesso Metodologia: Aprender/Fazer em equipa pluridisciplinar Autonomia Técnica das Escolas com base nos Líderes de Escola Ligação aos Processos no terreno: CFAEs; CCPFCP Qualidade dos Líderes, do Centro Treino e Formadores Forte Ligação às Comunidades Educativas Facilidade, conforto, custo e acessibilidade da Formação Oferta e Acesso globais às Acções de Formação Decisão rápida e descentralizada na DREC Apoio e formação técnica de alta qualidade: PTinovação Maio de 2001 Programa Prof2000

Prof2000 Compromissos para o futuro Manter a parceria ME/DREC PT Inovação. Crescer de forma sustentada a partir da rede humana existente. Crescer em número de escolas e CFAEs Aumentar e diversificar a oferta de formação prof2000 Maio de 2001 Programa Prof2000

Prof2000 Formação diversificada, estimulante e inovadora http://www.prof2000.pt Tecnologia e Serviços suportados pela PT Inovação Administração e Gestão com Recursos da DREC/ME Maio de 2001 Programa Prof2000

http://www.prof2000.pt Maio de 2001 Programa Prof2000

Professores formandos / Tempo de serviço universo de 720 professores (Fev. 2001) Maio de 2001 Programa Prof2000

Professores formandos / Onde participam universo de 720 professores (Fev. 2001) Maio de 2001 Programa Prof2000

Professores formandos / Distribuição por sexo universo de 720 professores (Fev. 2001) Maio de 2001 Programa Prof2000

Professores formandos / Nível de ensino universo de 720 professores (Fev. 2001) Maio de 2001 Programa Prof2000

Professores formandos / Relação Laboral universo de 720 professores (Fev. 2001) Maio de 2001 Programa Prof2000

Ambientes de formação a distância–Prof2000 Maio de 2001 Programa Prof2000

Informação geral pública do curso Maio de 2001 Programa Prof2000

Acesso às áreas de formação Maio de 2001 Programa Prof2000

Áreas de formação: Avisos Maio de 2001 Programa Prof2000

Áreas de formação: Avisos Maio de 2001 Programa Prof2000

Áreas de formação: Materiais Maio de 2001 Programa Prof2000

Áreas de formação: Materiais Maio de 2001 Programa Prof2000

Áreas de formação: Trabalhos Maio de 2001 Programa Prof2000

Áreas de formação: Trabalhos Maio de 2001 Programa Prof2000

Áreas de formação: Plano semanal Maio de 2001 Programa Prof2000

Áreas de formação: Catálogo Maio de 2001 Programa Prof2000

Áreas de formação: Sala de Reuniões Maio de 2001 Programa Prof2000