1 Aula – 9 Planejamento 21-05-2013 1. 2  OBJETIVO DA AULA: Entender a importância do Cronograma na Pesquisa Científica Conhecer o processo de Universo.

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1 Aula – 9 Planejamento

2  OBJETIVO DA AULA: Entender a importância do Cronograma na Pesquisa Científica Conhecer o processo de Universo e Amostra Trabalho de campo. 2

3  Conceito de Cronograma: Por quanto tempo pesquisar? 3 MINAYO, 2008, p. 15) O projeto deve traçar o tempo necessário para a realização de cada uma das etapas propostas. Muitas tarefas podem, inclusive, ser realizadas simultaneamente. A forma mais usual é a de um quadro, onde nas linhas são listadas as tarefas da pesquisa e nas colunas o tempo em que estas acontecerão (mês 1, mês 2etc.) (DESLANDES IN MINAYO, 2008, p. 49).

4  Metodologia: Como pesquisar? 4 [...] Espera-se que para cada objetivo descrito sejam apresentados métodos e técnicas correspondentes e adequados. Reconhecemos por métodos os procedimentos reconhecidos, voltados para a produção de dados e explicações, como por exemplo, os métodos histórico, comparativo, etnográfico, estudo de caso (LAKATOS; MARCONI, 1992). Técnicas são os procedimentos mais focalizados que operacionalizam os métodos, mediante emprego de instrumentos apropriados (SEVERINO, 2002). Como exemplo de técnicas e instrumentos teríamos respectivamente: as entrevistas e o roteiro elaborado para realizá-la. (DESLANDES IN MINAYO, 2008, p ).

5  Metodologia: Como pesquisar?  O que é seleção da amostra ou definição de amostragem? [...] A seção de metodologia contempla a descrição da fase de exploração de campo (escolha do espaço da pesquisa, critérios e estratégias para escolha do grupo /sujeitos de pesquisa, a definição de métodos, técnicas e instrumentos para a construção de dados e os mecanismos para a entrada em campo), as etapas do trabalho de campo e os procedimentos para a análise. [...] Precisamos ainda responder: quantas instituições ou sujeitos serão envolvidos na pesquisa? Este processo de definição de uma certa quantidade de representantes num universo de possibilidades (tanto de instituições quanto de sujeitos) é também denominada de ‘seleção da amostra’ ou ‘definição de amostragem’. (DESLANDES IN MINAYO, 2008, p , grifo nosso).

6  Metodologia: Como pesquisar? Existem basicamente dois grandes tipos de amostras: as probabilísticas (quando todos os elementos de uma população possuem probabilidade conhecida e não- nula de participarem da amostra escolhida) e as não- probabilísticas. (LAVIKKE; DIONE, 1999). Contudo a idéia de amostragem não é a mais indicada para certas pesquisas sociais, especialmente aquelas de cunho qualitativo. Isto se deve ao fato que o “universo” em questão não são os sujeitos em si, mas as suas representações, conhecimentos, práticas, comportamentos e atitudes. [...] Diante disto, costumeiramente se opta por definir o número por ordem progressiva [...] que é interrompida pelo critério de saturação, ou seja, quando as concepções, explicações e sentidos atribuídos pelos sujeitos começam a ter a regularidade de apresentação. Nesse caso, ao invés de definir a ‘amostra de sujeitos’, utiliza-se mais frequentemente o termo ‘sujeitos incluídos na pesquisa ou grupo de estudo’. (DESLANDES IN MINAYO, 2008, p , grifo nosso).

7  Metodologia: Como pesquisar?  O trabalho de campo [...] o trabalho de campo é em si um momento relacional específico e prático: ele vai e volta tendo como referência o mundo da vida, tendo em vista que a maioria das perguntas feitas em pesquisa social surge desse universo: da política, da economia, das relações, do funcionamento das instituições, de determinados problemas atinentes a segmentos sociais, da cultura geral ou local, e outros. No entanto, as perguntas que fazemos sempre nos remetem a ago desconhecido, ao que permanece oculto para nós, ao que nos é estranho na linguagem, na cultura, nas relações ou nas estruturas.(MINAYO, 2008, p , grifo nosso).