DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Reunião realizada no dia 09 de abril de 2012.
Advertisements

GESTÃO ESCOLAR – PDE 2008 TECNOLOGIA EDUCACIONAL NO CONTEXTO ESCOLAR: CONTRADIÇÕES, DESAFIOS E POSSIBILIDADES INTRODUÇÃO / JUSTIFICATIVA O objeto de.
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE TOLEDO EQUIPE DE EDUCAÇÃO BÁSICA
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
DIDÁTICA ESPECÍFICA Profa. MS. Erica C. Almeida
EJA vem se expandindo no país, ocupada por professores sem uma formação específica
Pedagogia da pesquisa-ação
PLANEJAMENTO E AÇÃO DOCENTE
PROPOSTA PEDAGÓGICA CURRICULAR
Plano de Trabalho Docente
PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL - PDE
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL
ORIENTAÇÕES PARA A ORGANIZAÇÃO
ORIENTAÇÕES PARA A ORGANIZAÇÃO
Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica
1 EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS Suzana Willrich Mazocco Coordenadora de Educação Infantil e Anos Iniciais Reclassificação CGE SECRETARIA.
DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇAO BÁSICA
Semana Pedagógica - Julho/2011
TEMA: AVALIAÇÃO NO ENSINO DE SOCIOLOGIA
NRE de Educação Cascavel – PR 2011
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
Caracterização de um projeto didático
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
ORIENTAÇÕES PARA A ORGANIZAÇÃO
EQUIPE DE BIOLOGIA Danislei Bertoni Maria Cristina Schlichting Otoniel Alvaro da Silva Claudia da Silva Machado SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO.
PARECER DO CNE de 1998 Abriu uma porta para que os sistemas de ensino articulem diretrizes para as realidades locais ou regionais.
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ
CURSO ONLINE DE DISSEMINADORES DE EDUCAÇÃO FISCAL PLANO DE TRABALHO DOCENTE 2º Semestre de 2010.
EQUIPE: CADEP/NRE – TOLEDO/PR Claudete Miola de Castro Dianete Maria Ragazzan Elaine Colletti Trhun Marina Fátima G. de Brito.
PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO – PNLD- NO RIO GRANDE DO NORTE
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA NRE-TOLEDO
DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇAO BÁSICA
Plano de Trabalho Docente
REUNIÃO TÉCNICA – PEDAGÓGICA 2014
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO
Atribuições do Professor coordenador de apoio à gestão pedagógica
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
2ª. AULA Disciplina: Identidade, Cultura e Sociedade: História e Geografia I.
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
Departamento de Educação Básica
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE TOLEDO EQUIPE DE EDUCAÇÃO BÁSICA
ARTE E EDUCAÇÃO CURSO: PEDAGOGIA
PLANO TRABALHO DOCENTE ALGUMAS ORIENTAÇÕES. IMPORTÂNCIA DO PTD Organização Sequência Efetivar o Currículo expresso no PPP Efetivar a Proposta Pedagógica.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
SALA DE APOIO À APRENDIZAGEM_MATEMÁTICA
Gerenciamento de Sala de Aula
Autora: Vanessa de Melo Araújo Coautor: Marcelo Cordeiro de Rezende
PROJETO POLÍTICO- PEDAGÓGICO
USP - São Paulo Polo Estação Ciência
OAPI I - LUCILA PESCE - PLANEJ. EDUC. PETROBRÁS
PLANEJAMENTO E AÇÃO DOCENTE
Governo do Estado do Paraná Secretaria de Estado da Educação
1ª Formação de Professores Coordenadores
PESQUISA E PRODUÇÃO DE MATERIAIS
CURRÍCULO - O que é Etimologicamente: Currículo vem do Latim curriculus, de currere e significa “o ato de correr, percurso”.
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSÃO EDUCACIONAL/DEEIN
O papel pedagógico do órgão gestor
Formação continuada ANO 2015
DEPARTAMENTO DA DIVERSIDADE COORDENAÇÃO DA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES DA
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: como fica a educação brasileira
PLANEJAMENTO Plano Educacional (Governo/Ministério da Educação/MEC)
Transcrição da apresentação:

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA DIRETRIZES CURRICULARES ESTADUAIS NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO CASCAVEL CLEUSA A. DIDOMENICO DO NASCIMENTO DE SOUZA COORDENAÇÃO DE MATEMÁTICA E-MAIL: cleusa@seed.pr.gov.br cleusa_mat@hotmail.com

DEPATAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA - DEB Chefe do DEB – Mary Lane Hutner Coordenação Pedagógica: Maria Eneida – Diretrizes Curriculares Ademir – Projeto Folhas e OAC Maria de Fátima – Pesquisa e Produção Jairo – Livro Didático Público Arlendra - Educação Infantil e anos iniciais do EF Equipes Disciplinares

Equipe Disciplinar de Matemática – DEB Claudia Vanessa Cavichiolo claucavich@yahoo.com.br Lisiane Cristina Amplatz lisianeca@seed.pr.gov.br Marcia Viviane Barbetta Manosso marciavbmanosso@seed.pr.gov.br Renata Cristina Lopes renatac_lopes@yahoo.com.br Telefone: (41) 3340-1720

POLÍTICA E CURRÍCULO Nova Orientação político- econômica Novo projeto de sociedade Re-orientação curricular 4

DÉCADA DE 1970 Lei nº. 5.692/71- “...com o fim das humanidades acabou também, em grande parte, o pensamento crítico, o que significou o fim de toda uma prática de reflexão questionadora que, bem ou mal, tinha-se iniciado nos anos 60” ( ROUANET 1987, p.307).

Década de 1980 Na década de 1980, com a consolidação da abertura política e o desenvolvimento da Pedagogia Histórico-Crítica, ganham força as discussões sobre o currículo escolar e o papel da educação na transformação social, política e econômica da sociedade brasileira. 6

Currículo Básico No Estado do Paraná, o resultado desse processo está materializado no documento denominado Currículo Básico, construído por professores da escola pública. Objetivo: Instrumentalizar os trabalhadores com – Trabalho – Ciência – Cultura. 7

LDB 9.394/96 No Estado do Paraná, após o lançamento dos PCN, em 1998, a Secretaria de Estado da Educação adota uma política de esvaziamento do conteúdo das disciplinas. 8

DIRETRIZES CURRICULARES 2003 – DIAGNÓSTICO. 2004 – 2005 – EVENTOS E ENCONTROS DESCENTRALIZADOS PARA DISCUSSÃO COLETIVA E SISTEMATIZAÇÃO DO TEXTO. 2006 – DISCUSSÃO COLETIVA SEED REESTRUTURAÇÃO DO TEXTO E EDITORAÇÃO.

DIRETRIZES CURRICULARES 2007 – PRIMEIRO SEMESTRE REVISÃO e EDITORAÇÃO DOS TEXTOS DE DIRETRIZES DOS NÍVEIS E MODALIDADES. LEITURA CRÍTICA DAS DIRETRIZES CURRICULARES DAS DISCIPLINAS – REVISÃO.

DIRETRIZES CURRICULARES 2007 – SEGUNDO SEMESTRE Encontros presenciais: equipes disciplinares, leitores críticos e secretário de Estado da Educação. Editoração da versão definitiva das Diretrizes Curriculares – Divulgação fevereiro de 2008.

PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO N E J M T O PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO Marco (ato) operacional Marco (ato) Conceitual Marco (ato) Situacional Apresenta as propostas e linhas de ação, enfrentamentos e organização da escola Identifica, explicita e analisa os problemas, necessidades e avanços presentes na realidade social, política, econômica, cultural, educacional e suas influências nas práticas educativas da escola Expressa a opção e os fundamentos teórico-metodológicos da escola DIRETRIZES CURRICULARES PLANO DE AÇÃO DA ESCOLA PROPOSTA PEDAGÓGICA CURRICULAR Considerando o plano como um documento discutido coletivamente, ele organiza e articula ações necessárias para a efetivação do PPP, também construído de forma coletiva O QUÊ? Conteúdos COMO? Metodologia e avaliação POR QUÊ? Fundamentos teóricos PARA QUÊ? Objetivos PARA QUEM? Educandos da escola pública PLANO DE TRABALHO DOCENTE - Partindo da Proposta Pedagógica Curricular - Organiza o ensino e aprendizagem em sala de aula