Pibid subprojeto química
Questionários sobre experimentação no ensino de química Questionários sobre experimentação no ensino de química. Essa pesquisa foi feita em duas escolas de ensino público, sendo turmas de ensino regular e uma turma de educação de jovens e adultos (EJA), em um total de 180 Para verificar conhecimentos prévios sobre espaço laboratorial e química ambiental, foram aplicados alunos.
1. VOCÊ CONSIDERA IMPORTANTE PARA SEU APRENDIZADO REATIVAR O LABORATÓRIO DE QUÍMICA DE SUA ESCOLA?
2. Em sua opinião o que torna mais difícil o aprendizado de química?
3. VOCÊ CONSEGUE VISUALIZAR A QUÍMICA NO SEU COTIDIANO? ONDE? Alimentos Higiene Em todo lugar
4. Você tem conhecimento de alguma prática (“experimento”) que gostaria de realizar? A maioria não sabe dizer a prática que gostaria de realizar
5. O que, em sua opinião, faria as aulas de química ficarem mais interessantes e construtivas?
6. O QUE VOCÊ ENTENDE POR QUÍMICA AMBIENTAL?
7. PEDIMOS PARA IDENTIFICAREM AS SEGUINTES VIDRARIAS: Tubo de ensaio
B) Becker
C) Proveta
D) Funil
E) Balão de fundo chato
CONCLUSÕES E CONSIDERAÇÕES Ensino de química: Proporcionar aos alunos despertando sua curiosidade e interesse com relação ao conteúdo teórico, oportunidade de vivenciar e visualizar situações da química cotidiana no universo e da realidade da escola.
Projeto e suas atividades: Para atividades a serem desenvolvidas, proporcionar um melhor aprendizado aos alunos e a nós pibidianos a partir da contextualização e integração dos conteúdos teóricos desenvolvidos em sala de aula, com a pratica real dos experimentos realizados.
Realização: (Maeli Vinholes , Lincoln da Silva, Supervisor Sérgio Rodrigues, Suelen Loreto, Márcia Ferronato e Natieli Bicca).