GEOMETRIA PLANA PARTE 3 Profº: Rodrigo barjonas.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Para baixar essa aula, acesse:
Advertisements

Áreas de Figuras Planas
GEOMETRIA PLANA. MATEMÁTICA PROF.:ALCIRLEY COSTA.
Áreas de Figuras Planas
TRAPÉZIO ISÓSCELES Trapézio cujos lados não paralelos são congruentes. Neste caso, existem dois ângulos congruentes e dois lados congruentes. Este quadrilátero.
Quadrilátero é um polígono de quatro lados
Paralelogramos.
Quadriláteros A B C D A,B,C e D são quatro pontos distintos e coplanares e três deles não são colineares. Os segmentos AB,BC,CD e DA interceptam apenas.
Geometria.
Estudo dos quadriláteros
COLÉGIO MARISTA SÃO LUÍS
Desenho Geométrico Profª. Sabrina Varjão
Polígonos Regulares.
O paralelogramo ABCD da figura tem 18cm de perímetro e os segmentos CM e DM estão contidos nas bissetrizes dos ângulos Ĉ e Ď. A medida de AD é a) 3cm b)
Baricentro.
Áreas de Figuras Planas
POLÍGONOS É um conjunto de retas ligadas entre si, onde essas retas formam uma figura composta por lados, vértices, ângulos internos e externos.
Polígonos e ângulos Prof. Ilizete.
Geometria plana Índice Polígonos Triângulos Congruência de triângulos
GEOMETRIA PLANA QUADRILÁTEROS.
CORDEL DAS FIGURAS GEOMÉTRICAS
GEOMETRIA.
Observe o quadrilátero ABCD:
Geometria Plana – Quadriláteros Notáveis
Portfólios Digitais Nome:Maria Eduarda nº13 Série:7ª Turma:327
Quadriláteros.
Juliana Bender Goulart
Disciplina: Geometria Professor: Mauri Cunha do Nascimento
CONSTRUÇÃO DE QUADRILÁTEROS
O paralelogramo ABCD da figura tem 18cm de perímetro e os segmentos CM e DM estão contidos nas bissetrizes dos ângulos Ĉ e Ď. A medida de AD é a) 3cm b)
QUADRILÁTEROS NOTÁVEIS
Áreas de Figuras Planas
CLASSIFICAÇÃO DE QUADRILÁTEROS
(IBMEC-SP) Sejam a, b, g, l e q as medidas em graus dos ângulos BAC, ABC, CDF, CEF e DFE da figura, respectivamente. A soma a + b + g + l + q é igual a:
Áreas de Figuras Planas
Paralelogramos 2º propriedade
TRAPÉZIOS Anna Douer 2 Gabriela Esteves 14 Julia Neves 19 8°C.
GEOMETRIA – 3º BIMESTRE SIMULADO GEOMETRIA – 3º BIMESTRE
Capítulo 18 – Áreas do Triângulo, Losango e Trapézio
Quadriláteros.
Matemática e suas Tecnologias - Matemática
José Franco Benítez C.e.i.p. Europa
Aula de Matemática TRIÂNGULOS Razão de semelhança
Geometria aula 3.
POLÍGONOS Professora Adriane.
Classificação de Quadriláteros
ÂNGULOS 1) OPERAÇÃO COM ÂNGULOS 38o 29’ 51’’ + 15o 45’ 24’’
Equações do 1o grau com duas incógnitas
Áreas de Figuras Planas
Professor : Neilton Satel
Ângulos opostos pelo vértice
PROPRIEDADES.
E. E. São Francisco. Campo Grande, 08 de outubro de 2014.
Paralelogramos 3a propriedade
Professor : Neilton Satel
Polígonos Matéria: Matemática Professora: Mariane Krull Turma: 6º ano
Professor : Neilton Satel
DISTINGUINDO FORMAS Alguns processos e procedimentos matemáticos pertinentes a atividade: Pensamento espacial; Leitura e interpretação (figuras geométricas);
Quadrados Giovanni Julia Stockler Maria Vitoria Milani 8º B.
Quadriláteros.
Dobraduras e os quadriláteros
Ensino Fundamental, 7º ANO
GEOMETRIA PLANA QUADRILÁTEROS
Geometria Espacial.
GEOMETRIA PLANA TEOREMA DE TALES
Geometria dos Mosaicos
POLÍGONOS Definição; Polígonos Convexos e não-Convexos;
QUADRILÁTEROS NOTÁVEIS
Profª Juliana Schivani São quadriláteros que possuem dois lados paralelos denominados bases.
Estudo dos quadriláteros
Transcrição da apresentação:

GEOMETRIA PLANA PARTE 3 Profº: Rodrigo barjonas

POLÍGONOS CONVEXOS n Polígono 3 Triângulo 9 Eneágono 4 Quadrilátero 10 Decágono 5 Pentágono 11 Undecágono 6 Hexágono 12 Dodecágono 7 Heptágono 15 Pentadecágono 8 Octógono 20 Icoságono

POLÍGONOS CONVEXOS n = 3 n = 10 n = 4 n = 5 n = 8 n = 6 n = 7

POLÍGONOS CONVEXOS POLÍGONOS REGULARES lados iguais e ângulos iguais

POLÍGONOS Soma dos ângulos internos n = 5 n = 6 n = 3 n = 4 Si = 180° Então: Si = 180°.(n – 2)

POLÍGONOS Medida dos ângulos internos (Polígonos regulares) n = 5 108° 60° 108° 108° 108° 108° 60° 60° Si = 540° Si = 180° 540° 180° âi = = 108° âi = = 60° 5 3 Então: âi = 180°.(n – 2) n

POLÍGONOS CONVEXOS dt = 4 . 1 dt = 4 diagonais. 4 dt = = 2 diagonais. Número de diagonais: Multiplicando pelo número de vértices, teremos: n = 4 n = 3 A A B dt = 4 . 1 dt = 4 diagonais. D C Mas, AB = CA e BD = DB, logo: B C 1 diagonal de cada vértice. 4 Não há diagonais dt = = 2 diagonais. 2

POLÍGONOS CONVEXOS dt = 6 . 3 dt = 18 diagonais. 18 dt = Número de diagonais: Multiplicando pelo número de vértices, teremos: A B n = 3 A n = 6 dt = 6 . 3 F C dt = 18 diagonais. Eliminado as diagonais repetidas: B C D E Não há diagonais 18 3 diagonais de cada vértice. dt = = 9 diagonais. 2

POLÍGONOS CONVEXOS d = 2 d = 9 d = 5 Número de diagonais: n = 5 n = 6 Não há diagonais d = 2 d = 9 d = 5 Então: d = n.(n – 3) 2

POLÍGONOS CONVEXOS Soma dos ângulos externos: Se = 360° Independente de quantos lados o polígono tiver a soma dos ângulos externos será: Se = 360°

POLÍGONOS CONVEXOS Medida dos ângulos externos (polígonos regulares) Dividindo a soma (360°) pelo número de vértices ou ângulos (n). ê = 360° n

QUADRILÁTEROS CONVEXOS PARALELOGRAMO A B LADOS PARALELOS IGUAIS M ÂNGULOS OPOSTOS IGUAIS AS DIAGONAIS SE CRUZAM NO PONTO MÉDIO. D C AB // CD AD // BC

QUADRILÁTEROS CONVEXOS b A B RETÂNGULO MESMAS PROPRIEDADES DO PARALELOGRAMO a a M AS DIAGONAIS TÊM A MESMA MEDIDA. C D b AB // CD AD // BC Perímetro = 2a +2b

QUADRILÁTEROS CONVEXOS LOSANGO B D M MESMAS PROPRIEDADES DO PARALELOGRAMO AB // CD AD // BC C AS DIAGONAIS SÃO PERPENDICULARES (90°).

QUADRILÁTEROS CONVEXOS QUADRADO a A B Perímetro = 4a a a Diagonal = a 2 M MESMAS PROPRIEDADES DO PARALELOGRAMO D AB // CD AD // BC C a AS DIAGONAIS SÃO IGUAIS E PERPENDICULARES (90°).

QUADRILÁTEROS CONVEXOS TRAPÉZIO b AB // CD A B A + D = 180° h B + C = 180° NÃO POSSUI AS MESMAS PROPRIEDADES DOS PARALELOGRAMOS D C B

QUADRILÁTEROS CONVEXOS TRAPÉZIO (CLASSIFICAÇÃO) h Trapézio Retângulo Trapézio Isósceles

BASES MÉDIAS NO TRIÂNGULO A MN // BC bm M N b bm = 2 B C b

b B BASES MÉDIAS B + b bm = bm 2 A B M N D C NO TRAPÉZIO MN // AB // BC b A B B + b bm = bm 2 M N D B C

QUADRILÁTEROS PARALELOGRAMOS TRAPÉZIOS RETÂNGULOS LOSANGOS QUADRADOS OUTROS