A BIBLIOTECA ESCOLAR AO SERVIÇO DO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Agrupamento de Escolas de Ribeira de Pena
Advertisements

Agrupamento de Escolas Mosteiro e Cávado Apresentação do Imagine como tudo seria diferente se todos as crianças gostassem de ler…
o que fazer, para quê, porquê, como e quando.
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
Visão Global do Projecto
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
PROJECTO CURRICULAR DE TURMA (Planificação)
Logótipo do Agrupamento de Escolas de Mortágua
Articulação Curricular da BE com as Estruturas Pedagógicas Docentes.
TROCA AS VOLTAS À GRIPE COM A BIBLIOTECA GRIPE A.
A Liderança e Gestão do AVEP: a opinião dos professores
Sítio dos miúdos
Autonomia na Escola Secundária Moinho de Maré
Plano de Acção - BECRE- Biblioteca Escolar e Centro de Recursos Educativos Agrupamento de Escolas Serra da Gardunha- Fundão.
ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS
Em conformidade com as Orientações Oficiais
INTEGRAÇÃO DO PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO NO CONTEXTO DA ESCOLA
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
Avaliação de desempenho dos docentes
Serviço distribuído Serviço distribuído Realização das Realização das actividades lectivas actividades lectivas Relação pedagógica com pedagógica com os.
1ª OFICINA PEDAGÓGICA O papel do Director de Turma - um orientador educativo EBI/JI Malagueira.
Objectivos: Articular currículos e metodologias de ensino-aprendizagem entre o 1º, 2º e 3ºs ciclos do Agrupamento de Escolas de Arraiolos, nas áreas das.
ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR
Leitura Literacias e Biblioteca Escolar
A BECRE DE HOJE CRISTINA CRUZ FORTE.
O PROGRAMA REDE DE BIBLIOTECAS ESCOLARES Madrid, 14 de Outubro de 2005.
O Agrupamento de Pardilhó aderiu ao relançamento do Programa TEIP – Território Educativo de Intervenção Prioritária porque é uma segunda oportunidade de.
AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR PROCESSOS ENVOLVIDOS
Projecto Escxel – Escola Secundária Quinta do Marquês - Oeiras Breves reflexões sobre o Projecto Escxel na nossa escola 1 de Outubro de 2010.
AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR
Bibliotecas Escolares: Modelo de Auto-avaliação
APRESENTAÇÃO DO MODELO DE AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR
Modelo de Auto-Avaliação Biblioteca Escolar
Missão da BE  Apoiar o processo de ensino aprendizagem  Promover hábitos de leitura  Construir conhecimentos  Interagir com a Comunidade  Despertar.
Origens deste Modelo de Autoavaliação: - estudos efectuados nos últimos 50 anos, sobretudo na Inglaterra e nos Estados Unidos. - Adaptação à realidade.
Cooperação para a Sustentabilidade: o papel do ensino a distância
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Departamento do Ensino Secundário
Agrupamento de Escolas Mosteiro e Cávado
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO BARREIRO
ESCOLA SECUNDÁRIA MORGADO de MATEUS
BIBLIOTECAS ESCOLARES
BE/CRE – Proposta de intervenção
A biblioteca escolar proporciona informação e ideias fundamentais para sermos bem sucedidos na sociedade actual, baseada na informação e no conhecimento.
Biblioteca do Agrupamento de Arga e Lima
Gestão e organização da Biblioteca Escolar
MODELO DE AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR
Ana Isabel Santos DCE Universidade dos Açores
Estratégias de actuação: Articulação curricular
O novo programa de Matemática para o ensino básico
Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores dos 1
PRÁTICAS PARTILHADAS Bibliotecas Escolares 15 de Junho de 2010.
Aval. Professores Definição de Objectivos Individuais.
Nesta sessão de trabalho iremos procurar: Compreender como é que a auto-avaliação pode ser concretizada para demonstrar a contribuição da BE para o.
AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR
Biblioteca Escolar desafios no contexto da escola atual
Utilização das TIC nos processos Ensino-Aprendizagem
BIBLIOTECA ESCOLAR ESCOLA E.B.2,3 JACINTO CORREIA AGRUPAMENTO VERTICAL DE ESCOLAS JACINTO CORREIA Círculo de estudos – A Biblioteca Escolar – Instrumento.
A Página da Escola como Fator de Motivação para o
BIBLIOTECAS ESCOLARES Formandos: Francisco Jardim Marta Dias Paula Costa Missão, Objectivos e Serviços.
A. Apoio ao Desenvolvimento Curricular A.1 Articulação Curricular da BE com as Estruturas de Coordenação Educativa e Supervisão Pedagógica e os Docentes.
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
1. 2 Encontro de Coordenadores de BE – EB23 e ES – Sintra
O Modelo de Auto-Avaliação das Bibliotecas Escolares: metodologias de operacionalização
Objectivos do Workshop Introduzir uma parceira mais efectiva entre escolas e universidades para o treinamento inicial de professores através de desenvolvimento.
26 de setembro de 2011 Escola Sec/3 de Santa Maria da Feira Coordenadora Interconcelhia RBE Elisabete Carvalho.
AGRUPAMENTO VERTICAL DE ESCOLAS ENGº DUARTE PACHECO
Modelo de Auto-Avaliação da Biblioteca Escolar
Área de projecto/educação para o empreendedorismo 1 ÁREA DE PROJECTO vs EDUCAÇÃO PARA O EMPREENDEDORISMO “Ter Ideias para Mudar o Mundo” 2009/2010 Escola.
M.A.B.E. – O que é? Documento baseado noutros modelos já existentes, adaptado à realidade da escola portuguesa; Permite identificar se os objectivos para.
Transcrição da apresentação:

A BIBLIOTECA ESCOLAR AO SERVIÇO DO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM Público-alvo: Professores da Escola Básica 2.3. de Azeitão 2008

A BIBLIOTECA ESCOLAR AO SERVIÇO DO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM Objectivos da sessão: Reflectir sobre a missão e os objectivos da BE, no novo paradigma de Escola Compreender o importante papel da BE no processo ensino-aprendizagem Incentivar os docentes a tirar partido da BE e dos seus recursos

A BIBLIOTECA ESCOLAR AO SERVIÇO DO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM O NOVO PARADIGMA DE ESCOLA A escola desempenha um papel fundamental no processo de formação de cidadãos responsáveis, livres e aptos para enfrentarem os desafios da sociedade da informação e do conhecimento. À escola é actualmente exigida a melhoria da educação e a qualidade das aprendizagens, para a qual se impõe uma profunda mudança dos métodos de ensino e dos ambientes de aprendizagem.

A BIBLIOTECA ESCOLAR AO SERVIÇO DO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM

A BIBLIOTECA ESCOLAR AO SERVIÇO DO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM ESCOLA E MUDANÇA O novo papel do professor A utilização de recursos variados e de modalidades de trabalho diversificadas Necessidade de aprender a aprender Pedagogia activa

A BIBLIOTECA ESCOLAR AO SERVIÇO DO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM O PAPEL DA BIBLIOTECA ESCOLAR NO CONTEXTO DA MUDANÇA DA ESCOLA “ A BE deve ser concebida como um verdadeiro centro de recursos ao dispor de toda a comunidade escolar e ser encarada como um complemento da sala de aula e de todo o processo de ensino aprendizagem…(…)” “No contexto escolar a BE é um espaço privilegiado de formação, de apoio ao trabalho de projecto e de todas as actividades lectivas, um espaço inesgotável de aprendizagens.” (excertos do projecto Educativo do Agrupamento Vertical de Escolas de Azeitão)

A BIBLIOTECA ESCOLAR AO SERVIÇO DO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM A biblioteca escolar é um espaço central na escola, porque possibilita: Estudo Investigação Descoberta Autoformação Leitura em diferentes suportes Tempos livres Deve ser concebida como um centro de apoio à aprendizagem, permitindo a igualdade de acesso à informação e aos bens culturais

A BIBLIOTECA ESCOLAR AO SERVIÇO DO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM A BIBLIOTECA ESCOLAR DE AZEITÃO: – centro de recursos materiais e humanos Espaço amplo, atractivo e acolhedor, organizado em diferentes sectores (estudo, lúdico e audiovisual, leitura informal e multimédia/produção) Equipamento adequado permitindo o livre acesso Fundo documental diversificado em processo de informatização disponibilização de recursos em diferentes suportes, devidamente catalogados e arrumados de acordo com a CDU Equipa da BE multidisciplinar e motivada para o trabalho colaborativo Auxiliares de educação com formação e experiência, que asseguram o funcionamento da BE em horário contínuo (consulte o sítio da BE em creazeitao@gmail.pt)

A BIBLIOTECA ESCOLAR AO SERVIÇO DO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM A DIVULGAÇÃO DOS RECURSOS E O INCENTIVO AO TRABALHO COLABORATIVO Apresentação, no Conselho Pedagógico, do plano de acção da BE, incentivando a colaboração dos Departamentos Curriculares Organização de visitas das turmas à BE, com os Directores de Turma, no início da ano lectivo, para o conhecimento dos recursos existentes, sua organização e regras de funcionamento (distribuição do guia do utilizador) Incentivar os Directores de turma a integrar a BE nos PCT’s Marcação de reuniões com professores de diferentes áreas para a planificação de actividades conjuntas

A BIBLIOTECA ESCOLAR AO SERVIÇO DO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM A DIVULGAÇÃO DOS RECURSOS E O INCENTIVO AO TRABALHO COLABORATIVO Divulgação periódica das novas aquisições à comunidade escolar (jornal da escola, sala de professores, pavilhão principal, sala de DT’s, placard da BE) Solicitar a colaboração dos diferentes departamentos para a proposta de novas aquisições para a BE Divulgação do Plano de actividades da BE a toda a comunidade educativa Continuidade do Boletim BEm CREscer (boletim informativo de carácter geral, com secção de leituras recomendadas, etc)

A BIBLIOTECA ESCOLAR AO SERVIÇO DO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM A Biblioteca escolar é um serviço pedagógico, cujo papel principal é contribuir para a formação do aluno e colaborar na acção do professor. Deve ser concebida como um espaço de construção do conhecimento, de obtenção de competências de informação e de desenvolvimento da leitura e da literacia.

A BIBLIOTECA ESCOLAR AO SERVIÇO DO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM BIBLIOTECA ESCOLAR DE AZEITÃO: O papel pedagógico Apoio ao estudo Pesquisa e tratamento de Informação Disponibilização de recursos para as actividades lectivas Empréstimo domiciliário Promoção da leitura e da escrita Espaço de lazer e de dinamização de actividades culturais

A BIBLIOTECA ESCOLAR AO SERVIÇO DO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM Domínios de intervenção prioritária da BE para 2008/2009: O apoio ao estudo A promoção da leitura e da escrita A literacia da informação

O APOIO AO ESTUDO A BE OFERECE Documentação variada em diferentes suportes Dossiês temáticos Dossiês de fichas sobre conteúdos de várias disciplinas,para o trabalho autónomo dos alunos Dossiês de apoio às NAC´s Equipa de professores multidisciplinar que pode proporcionar ajuda metodológica ao estudo O PAPEL DO PROFESSOR Incentivar os alunos a utilizar os recursos da BE Encontrar formas de recorrer menos ao manual e ao método expositivo Orientar as actividades lectivas, tendo em conta os recursos existentes na BE

A PROMOÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITA A BE OFERECE: Colaboração com os professores na selecção de obras Disponibilização das obras de leitura orientada a abordar pelos professores Planificação e dinamização de actividades em torno da leitura e da escrita, em conjunto com os professores e em articulação com o trabalho lectivo (apresentação de obras interturmas, leituras partilhadas, tertúlias, horas do conto, encontro com os autores, animação de blogs, acções de escrita criativa, etc) Proposta de abordagem de obras de ficção relacionadas com as temáticas das disciplinas, de modo a envolver o maior número de professores Espaço para exposição de trabalhos realizados O PAPEL DO PROFESSOR: Incentivar práticas de leitura Organizar momentos de leitura na sala de aula, recorrendo ao fundo documental da BE Colaborar com a BE na escolha de obras de leitura orientada, de acordo com o PNL, nos vários níveis de ensino Definir estratégias de abordagem das obras Definição de estratégias e actividades nos PCT´s para a abordagem de obras, de modo a envolver várias disciplinas e professores do conselho de Turma ( actividade que pode ser planificada a partir da Área de Projecto)

A LITERACIA DA INFORMAÇÃO A BE OFERECE: Reflexão em C.P. sobre o conceito de literacia da Informação e a necessidade de adoptar na escola um modelo orientador do trabalho de pesquisa Apresentação de modelos orientadores do trabalho de pesquisa Divulgação do modelo adoptado na escola e elaboração de um guião orientador para os professores Apoio a alunos e professores nas actividades de localização e pesquisa da informação Listagens de recursos da BE e de recursos on-line, de acordo com as várias áreas curriculares e com as necessidades de pesquisa de alunos e professores O PAPEL DO PROFESSOR: Reflectir em Departamento Curricular sobre a necessidade de um modelo orientador do trabalho de pesquisa Analisar os vários modelos e adoptar o mais adequado para a escola Planificar os trabalhos de pesquisa de acordo com o modelo adoptado e orientar os alunos de acordo com ele Utilizar os recursos e equipamentos da BE para a realização dos trabalhos e sugerir outros de acordo com as necessidades das diferentes áreas curriculares Incentivar os alunos à pesquisa pessoal e à leitura

A BIBLIOTECA ESCOLAR AO SERVIÇO DO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM OS RESULTADOS ESPERADOS: Uma Biblioteca integrada na Escola Onde “o planeamento da intervenção da biblioteca se faz de modo global, vinculada às diversas disciplinas através dos seus objectivos.” Onde “ organizar a informação e investigar ou desenvolver o gosto pela leitura são actividades que a partir da biblioteca contribuem para o processo de aprendizagem dos alunos.” Gómez Hernández, José, El proceso de organizacion de la biblioteca escolar: del modelo a la aplicación

A BIBLIOTECA ESCOLAR AO SERVIÇO DO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM É fundamental que professores e alunos reconheçam o papel central da BE na escola, encarando-a como um espaço onde podem encontrar o que necessitam para o desenvolvimento dos seus trabalhos e transformar a informação em conhecimento mobilizável…

A BIBLIOTECA ESCOLAR AO SERVIÇO DO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM Tarefa a realizar no final da sessão: Organização dos participantes em grupos de trabalho, de acordo com as áreas disciplinares Cada grupo reflectirá sobre: - três razões que justifiquem o lugar central da BE no processo ensino aprendizagem - proposta de actividades utilizando a BE como recurso para a sua disciplina - sugestão de actividades de promoção da leitura que possam ser postas em prática de forma acessível e coerente, no dia-a-dia da comunidade educativa - a pertinência da adopção de um modelo de orientação de pesquisa Cada grupo apresentará os resultados da sua reflexão e as propostas servirão de ponto de partida para o trabalho colaborativo entre a BE e os Departamentos Curriculares

A BIBLIOTECA ESCOLAR AO SERVIÇO DO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM Nutrimentum Spiritus (Alimento para a alma) Inscrição na Real Biblioteca de Berlim