Apresentação da Instituição Centro de Orientação ao Adolescente de Campinas.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Auto-avaliação avaliação de desempenho docente (2009/2011)
Advertisements

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE
Secretaria de Assistência Social Município de Toledo Paraná
Reunião de apresentação do Projeto Alvorada 23 de fevereiro de 2008
Parceira Programa SuperAção e Escola de Tempo Integral
Atenção ao Servidor Recife julho/2011
NOSSA HISTÓRIA O Centro de Aperfeiçoamento Multi-Pedagógico, CAMP OESTE, é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em 09 de fevereiro de 1983 e administrada.
SECRETARIA DE RELAÇÕES DO TRABALHO
SERVIÇO SOCIAL E EDUCAÇÃO: AS PERSPECTIVAS DE AVANÇOS DO PROFISSIONAL DE SERVIÇO SOCIAL NO SISTEMA ESCOLAR. Com base nos Projetos de Lei (PL) n.º
Equipe Técnica de RH/ACCIE. Situada em Erechim – habitantes 190 empresas associadas – Industria, Comércio e Serviços Empregam cerca de funcionários.
Um Novo Olhar Saúde de Adolescentes em medidas socioeducativas de internação e internação provisória agosto/2012.
A Fundação Gol de Letra Reconhecida pela UNESCO como Instituição modelo no atendimento a crianças e jovens.
Secretaria de Promoção Humana e Assistência Social
Plano de Trabalho Docente
CDI Campinas Localizada na AV. Nestor Castanheira – N* 80 – Vila Industrial – Campinas – SP A equipe atualmente é composta por: Diretoria: André, Lara,
PROJETO PEDAGÓGICO EMEF DR. JOSE KAUFFMANN 2010.
Agências de Notícias Imprensa Jovem Programa Nas Ondas do Rádio Secretaria Municipal de Educação SP 2011.
Agências de Notícias Imprensa Jovem
NÚCLEO DE PROJETOS ESPECIAIS
RELATO DE EXPERIÊNCIAS
Plano de Ação Pedagógica
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS Faculdade de Educação
LEI FEDERAL Nº 8069 DE 13 DE JULHO DE 1990
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
A Escola e as Mudanças Sociais
Educação inclusiva: uma questão de direitos humanos
UNIDADE TEMÁTICA SEGURANÇA
19 E 20 DE NOVEMBRO NO BAIRRO RESTINGA
AGENDA DA EDUCAÇÃO.
PROGRAMA ESCOLA INTEGRADA
Dra. Clemen Silvia L.P.B. Gomes.
FEDERAÇÃO BRASILEIRA DE ASSOCIAÇÕES SÓCIO EDUCACIONAIS DE ADOLESCENTES
Rua Jacanã, 328 Bairro Divinéia Unaí-MG
Programa Prevenir DER São Bernardo
Recuperação 2011 Equipe da Supervisão e Oficina Pedagógica
O PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO NA GESTÃO ESCOLAR E O PRÊMIO NACIONAL DE REFERÊNCIA EM GESTÃO ESCOLAR Heloísa Lück.
POR UMA REDE DE PROTEÇÃO EM CASCAVEL
LUGAR DE CRIANÇA É NO ORÇAMENTO
Participação Cidadã no PJU Síntese da Proposta
Quem somos: O Instituto João XXIII é uma entidade sem fins lucrativos de direito privado, com reconhecimento de Utilidade Pública Federal, Estadual e.
D ADOS I NSTITUCIONAIS Sociedade dos Irmãos da Congregação de Santa Cruz- CECOIA –Centro Comunitário Irmão André –Unidade II Rua Miguel Abrahão Keiralla,
ATRIBUIÇÕES PROFISSIONAIS
PROCESSOS DE RESPONSABILIDADE PÚBLICA E CIDADANIA
Governo do Estado de Mato Grosso Secretaria de Estado de Educação
Programa Saúde na Escola Ministério da Educação
Projeto “Jovem Legal”.
Medidas Protetivas para Crianças e Jovens e a Integração com a Saúde Ministério Público do Distrito Federal e Territórios Promotoria de Justiça de Defesa.
Capivari de Baixo – Cidade da Educação Secretaria da Educação e Cultura.
PROF. MARIA CECILIA ZILIOTTO
11 a 13 de Outubro de 2013 Minascentro BH/MG
Eixo 3 – Democratização do acesso, permanência e sucesso escolar Educação Integral e Integrada: ampliação de tempos e espaços educativos Prof. ª Dr.ª Jaqueline.
O profissional da gestão escolar e suas implicações
SOCIEDADE FEMININA DE ASSISTÊNCIA À INFÂNCIA......
Faça parte desse ideal Ações promovidas pela Entidade em prol de Crianças e Adolescentes em situação de Risco.
U NIVERSIDADE F EDERAL DA B AHIA Escola de Dança PIBID – Programa de Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência Bolsistas: Caroline Soares Marins Isis.
PARTICIPAÇÃO DA FAMILIA E COMUNIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR.
Fundação ArcelorMittal Brasil Criança, adolescente e jovem adulto
“REDUÇÃO DOS ÍNDICES DE FALTAS DE ALUNOS À ESCOLA ” Diretoria de Ensino da Região de São Bernardo.
O Programa ATITUDE – Atenção Integral aos Usuários de Drogas e seus familiares – é coordenado pelo Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Desenvolvimento.
CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL – CRAS E UNIDADES PÚBLICAS
ESCOLA TÉCNICA EM SAÚDE MARIA MOREIRA DA ROCHA
Benefícios do Programa Ambiental na Escola
PROGRAMA DE LIBERDADE ASSISTIDA COMUNITÁRIA – LAC PASTORAL DO MENOR
Escola Estadual “Sebastião Gurgel” Oficina: Participação Estudantil
ESPAÇO DE CONVIVÊNCIA RELUZ
Medidas Socioeducativas em Meio Aberto
Revisita ao PPP.
Fundação Gol de Letra 13 anos de atividade 5 programas em SP e RJ crianças, adolescentes e jovens 2 comunidades diretamente atendidas 8 comunidades.
Associação de Pais, Amigos e Pessoas com Deficiência, de Funcionários do Banco do Brasil e da Comunidade A EXPERIÊNCIA DA APABB NA INCLUSÃO.
PLANO MUNICIPAL DE ATENDIMENTO SOCIOEDUCATIVO. O PLANO deve prever ações articuladas nas áreas de educação, saúde, assistência social, cultura, capacitação.
Transcrição da apresentação:

Apresentação da Instituição Centro de Orientação ao Adolescente de Campinas

Missão Atender adolescentes e seu grupo familiar através de projetos educativos e culturais específicos, em uma perspectiva de desenvolvimento pessoal e social, promovendo a construção da cidadania.

Histórico Fundado em 1980 pelo Juiz de Direito Dr. Rubens de Andrade Noronha e pelo Promotor de Justiça Dr. Hermano Roberto Santamaria. Muitos objetivos da fundação do COMEC se misturaram com os princípios da LA, confirmados com a legitimação do ECA. O primeiro nome dessa Instituição foi COMI (Centro de Orientação ao Menor Infrator) que, em 1983, foi mudado para COMEC (Centro de Orientação ao Menor de Campinas). O Estatuto levou à atualização do nome para Centro de Orientação ao Adolescente de Campinas, mantendo a sigla COMEC como nome fantasia Em 1992 o COMEC iniciou um novo programa: Educação para e pelo Trabalho, que em 2008 mudou de nome para Aprendizagem Profissional, para adequar-se à lei do Aprendiz. Em 2007 o COMEC iniciou mais um programa de medida sócio-educativa, Prestação de Serviços à Comunidade.

O que é o programa PSC A medida socioeducativa de PSC está prevista na lei de 13 de julho de 1.990, artigo 117. Consiste na realização de tarefas gratuitas de interesse geral, por período não excedente a seis meses, junto às organizações da rede socioassistencial e das demais políticas públicas, sejam governamentais ou não governamentais.

Público O Programa de Prestação de Serviços à Comunidade (P.S.C.) ; Acompanha adolescentes e seu grupo familiar no período de cumprimento da medida socioeducativa de P.S.C. (Art. 117 do E.C.A.) Adolescentes de 12 a 18 anos de ambos os sexos que recebem medida socioeducativa de P.S.C. e seu grupo familiar. Metas – 80/mês

Projetos Projeto Inclusão Social e Digital; Captando Imagens, Revisitando Histórias. Projeto Saúde e Qualidade de vida Projeto Esporte Projeto Elétrica Projeto Expressão Artística Projeto Escola de Informática para Cidadania

Equipe Juliana: Coordenadora Técnica do Programa PSC Kedma: Psicóloga Eduardo: Psicólogo Luiz: Pedagogo e Coordenador do Projeto IDS Pâmela: Orientadora de Medida (Pedagoga) Pamela C.: Orientadora de Medida (Assistente Social) Flávia: Educadora Social Nathália: Jovem-Educadora Vera: Recepcionista Sueli: Serviços Gerais Márcia: Cozinheira

EIC COMEC PSC

Histórico Comec iniciou suas atividades de PSC em 2007, já parceiro do CDI Campinas, solicitou a abertura de uma EIC nesta unidade. Em 2008, com a parceria com a Fundação Abrinq conseguimos a contratação de um educador 40 horas para a EIC e ampliamos nosso atendimento e participamos do nosso primeiro encontro da cidadania com o Projeto Pichar não mais! Em 2009 continuamos com a parceria com a Fundação Abrinq. Iniciamos a parceria com o Projeto Lego. Efetivamos a Proposta Político Pedagógica com o primeiro grande mergulho na comunidade do bairro Padre Anchieta que culminou na apresentação do Projeto Nos Trilhos da Comunidade no 7º Encontro da Cidadania da Rede CDI Campinas. Também participamos do Encontro Bloco a Bloco em São Paulo. Depois do fim da parceria com a Fundação Abrinq tivemos uma reestruturação nas atividades da EIC com redução no numero de atendidos, mas mesmo com as dificuldades conseguimos levar ao 8° Encontro da Cidadania o Projeto Drogas: Qual sua opção? Em 2011 voltamos a crescer, fomos aprovados na FEAC para desenvolver o Projeto de Inclusão Social e Digital: Captando Imagens, Revisitando Histórias com oficinas de fotografia em parceria com escolas da rede pública de ensino de Campinas. Com esse projeto, a EIC e a instituição ganharam visibilidade. Fomos capa e notícia do Jornal da FEAC e do Jornal Metro de Campinas. Em 2012 continuamos nossa parceria com a Fundação FEAC para a continuidade do Projeto, estamos com uma equipe nova, sendo uma delas uma jovem educadora que participou do Projeto IDS em 2011 e Temos muitas ações pensadas para o fortalecimento das atividades e o sucesso dos nossos educandos.

Público Adolescentes em cumprimento da medida socioeducativa de PSC Familiares Comunidade Alunos e Alunas das escolas públicas parceiras do Projeto IDS

Número de Atendidos 2008 = = = = = 80 (inscritos)

Localização Rua Proença, 446, Bosque, Campinas-SP Telefone/Fax (19) (19) (19) Blog: pscids.blogspot.com Em breve mudança para casa 814 situada na mesma rua. (Junção com a unidade AP)

" Agora posso ver o mundo com outros olhos, ver as coisas que antes que não percebia se tornarem especias. Dar valor e admirar detalhes que antes passavam despercebidos. Perceber e descobrir que dentro de nós existe um fotografo oculto. Tudo isso para chegar a simples e bela conclusão de que uma foto vai muito além do registro do momento,nela há um sentido, ela pode despertar sentimentos. De que uma boa foto não deve apenas encher os olhos e despertar interesse ela também deve e pode ser sentida com o coração. "