Evicção.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Aula 4 RESPONSABILIDADE CIVIL RC por fato de terceiro
Advertisements

DIREITOS REAIS DE GARANTIA EM ESPECIE ALIENAÇÃO FIDUCIARIA EM GARANTIA
31/12/2013www.mestremidia.com 1 Copyright © Reprodução e distribuição autorizadas desde que mantido o copyright. É vedado o uso comercial sem prévia.
DOS VÍCIOS REBIDITÓRIOS
Alienação fiduciária em garantia (DINIZ)
REPRESENTAÇÃO COMERCIAL
Legado.
Aula 12 Pagamentos especiais
Prof. Dr. Alexandre Guerra Faculdade de Direito de Sorocaba
Prof. Dr. Alexandre Guerra Faculdade de Direito de Sorocaba
Direito Civil III – Contratos
VÍCIOS REDIBITÓRIOS         Não há que se falar em vícios redibitórios nos contratos unilaterais. Somente nos contratos bilaterais comutativos, nos quais.
Formas especiais de pagamento
Dos contratos em geral Aula 7 Extinção
Aula 6 Efeitos do contrato
Evicção Vicio Redibitório Extinção do Contrato Arras Compra e Venda
O CONTRATO DE COMPRA E VENDA E SUAS CLÁUSULAS ESPECIAIS
Intervenção de terceiros
Noções de Direito Civil
EXTINÇÃO DOS CONTRATOS
Direitos Reais Posse.
Modalidades de obrigações
DIREITO CIVIL V Conteúdo Programático: Contrato de Compra e Venda;
Direito Civil III – Contratos
DA INTERVENÇÃO DE TERCEIROS
01/04/2017.
02/04/2017.
02/04/2017.
REQUISITOS E EFEITOS..  1-Conceito de Registro Público.  2- Função do registro público  a) tornar pública situação determinada sobre pessoas físicas.
CAPÍTULO IV Da Qualidade de Produtos e Serviços, da Prevenção e da Reparação dos Danos SEÇÃO I Da Proteção à Saúde e Segurança.
DOS VÍCIOS REDIBITÓRIOS arts. 441 a 446 CC
CLÁUSULAS ABUSIVAS Direito do Consumidor.
Direito Civil III 1 parte.
Dos Vícios Redibitórios
DIREITO REAL DE AQUISIÇÃO
Locação.
Direito Contratual revisão efeitos e extinção Análise econômica dos contratos de consumo Daniela Barcellos e Antônio Porto.
TÍTULO EXECUTIVO Requisitos da execução – título executivo + inadimplemento Título executivo judicial (fase; defesa por impugnação); extrajudicial (processo.
DIREITO DAS OBRIGAÇÕES
RESCISÃO DO CONTRATO DE PROMESSA DE COMPRA E VENDA
Direito Civil III – Contratos
PROAB DIREITO CIVIL – AULA 02 PROAB DIREITO CIVIL PROFESSORA: RACHEL DELMÁS LEONI Aula 2 PROAB DIREITO CIVIL PROFESSORA: RACHEL DELMÁS.
CURSO DE DIREITO Direito Civil IV DIREITO DAS COISAS
Profº Carmênio Barroso
Proteção contratual no CDC
15/04/2017.
TRANSMISSÃO DAS OBRIGAÇÕES CESSÃO DE CRÉDITO-INTRODUÇÃO
Execução de entrega de coisa certa e incerta
Responsabilidade civil do empreiteiro e do projetista
D IREITO E MPRESARIAL I E MPRESÁRIO E A TIVIDADE E MPRESÁRIA. Foed Saliba Smaka Jr. 24/04/2015.
CONTRATOS EM ESPÉCIE DA DOAÇÃO
Do Empréstimo.
Direito Civil III – Contratos
UNIVERSIDADE METODISTA DE PIRACICABA CURSO DE DIREITO
Direito Empresarial Professor: Otto Eduardo Fonseca Lobo.
Proposição Jurídica Tipos.
DO CONTRATO DE DEPÓSITO
DA COMISSÃO.
Lei do Inquilinato noções gerais O contrato de locação pode ser explicado como um negócio jurídico pelo qual uma pessoa (denominada locador, arrendador.
DO DIREITO DO PROMITENTE COMPRADOR DE IMÓVEL
ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA EM GARANTIA Acadêmicos: Amanda Maciel; Cibely Saticq; Gláucio Pereira; Julia Mazon e Julyana Brizola.
AULA 02 – OBRIGAÇÕES E RESP. CIVIL
PROAB 2013 RESPONSABILIDADE CIVIL PROFESSORA: FLAVIA ZEBULUM Aula 2.
Vícios dos Negócios Jurídicos
DA EXTINÇÃO DO CONTRATO: O contrato se extingue: 1)Com o seu cumprimento; 2) Pelo distrato; 3) Em razão do seu não cumprimento - rescisão 5) Onerosidade.
Garantias reais e pessoas Instituições e Direito Prof. Rafael Mafei.
Vício redibitório e evicção como garantia do adquirente nas relações contratuais regulamentadas pelo Código Civil de 2002  Destinamos este tópico para.
OBRIGAÇÕES DIVISÍVEIS E INDIVISÍVEIS
DA LOCAÇÃO DE COISAS Profª SOANE LOPES. 1. DEFINIÇÃO E NATUREZA JURÍDICA Na locação de coisas, uma das partes se obriga a ceder à outra, por tempo determinado.
DA EVICÇÃO CONCEITO: Evicção é a perda ou desapossamento total ou parcial da coisa por força de sentença judicial, que atribui a outrem direito anterior.
Transcrição da apresentação:

Evicção

Conceito. Fundamento Jurídico. É a perda da coisa em virtude de sentença judicial que atribui a outrem por causa jurídica preexistente ao contrato. Fundamento Jurídico. Funda-se no mesmo princípio de garantia em que se assenta a teoria dos vícios redibitórios, estendido aos defeitos do direito transmitido. O alienante é obrigado a resguardar o adquirente dos riscos da perda da coisa para terceiro, por força de decisão judicial. (art. 447, CC).

Extensão da Garantia Verbas devidas, além da restituição das quantias pagas: A indenização dos frutos que o adquirente tiver sido obrigado a restituir; A das despesas dos contratos e dos prejuízos que resultarem diretamente da evicção; As custas e os honorários de advogado (art. 450, CC). Subsiste para o alienante a obrigação de ressarcir os prejuízos ainda que a coisa alienada esteja deteriorada, exceto havendo dolo do adquirente (art. 451, CC). Podem as partes, por cláusula expressa, reforçar, diminuir ou excluir a responsabilidade pela evicção (art. 448, CC). Não obstante a existência de tal cláusula a evicção se der, tem direito o evicto a recobrar o preço que pagou pela coisa evicta, se não soube do risco da evicção ou, dele informado, não o assumiu (art. 449, CC). Em caso de evicção parcial, mas considerável, poderá o evicto optar entre a rescisão do contrato e a restituição da parte do preço correspondente ao desfalque sofrido (art. 455, CC).

Requisitos da Evicção. Perda total ou parcial da propriedade, posse ou uso da coisa alienada; Onerosidade da aquisição; Ignorância pelo adquirente, da litigiosidade da coisa (art. 457, CC); Anterioridade do direito do evictor; Denunciação à lide ao alienante (art. 456, CC).