-Prof. Clarice da Fontoura Paim- GESTÃO DA QUALIDADE -Prof. Clarice da Fontoura Paim-
Ementa Evolução histórica da qualidade. Análise dos pensamentos dos teóricos da qualidade. Implementação do Sistema de Gestão da Qualidade nas Organizações. Normatização da Qualidade. Normas Internacionais: ISO, Auditoria da qualidade.
Objetivos Permitir aos alunos o entendimento da qualidade; Capacitar aos alunos à percecção da importância da implementação da gestão da qualidade nas organizações; Apresentar as normas internacionais referentes à qualidade; Capacitar os alunos à execução de auditoria da qualidade.
Programa Conceitos da Qualidade. Evolução da qualidade; Importância do sistema de gestão da qualidade para à competitividade das organizações; Relevância da normatização para à eficácia organizacional; Os grande nomes da Qualidade Mundial – Os Gurus da Qualidade e seus legados; Implementação do Sistema da Qualidade; A importância da Gestão da Qualidade no contexto Organizacional e seus princípios; Análise das norma ISO9000, ISO14000, OHSAS18000, TS 16949, SA 8000, entre outras. Auditoria da Qualidade.
Datas importantes AGENDE-SE!!!!!! Grau A: 26/09 Grau B: 28/11 Apresentação de Trabalhos: datas a serem confirmadas. Grau C: 12/12. AGENDE-SE!!!!!!
METODOLOGIA Técnicas expositivas, discussões, leituras dirigidas, apresentação de vídeos, análise de casos. Apoio das atividades por intermédio do conteúdo eletrônico da disciplina, no ambiente de Educação OnLine do UniRitter (EAD).
ATIVIDADES DISCENTES Participação nas discussões em sala de aula; Elaboração de trabalhos individuais e/ou grupo; Realização de provas e pesquisas teóricas e de campo.
Sistema de Avaliação Grau A Exercícios/trabalhos (2,0) Prova (8,0) Grau B Prova (7,0) Exercícios/trabalhos (3,0) Grau C Prova (10,0)
Bibliografia Básica MARSHALL JUNIOR, Isnard et al. Gestão da qualidade. 9. ed. Rio de Janeiro: Ed. da FGV, 2008. 201 p. (Série gestão empresarial) ISBN 978-85-225-0695-8 CAMPOS, Vicente Falconi. Gerenciamento pelas diretrizes: (Hoshin Kanri) : o que todo membro da alta administração precisa saber para entrar no terceiro milênio. 4. ed. Nova Lima: INDG, 2004. 300 p. ISBN 85-98254-15-0 PALADINI, Edson Pacheco. Gestão da qualidade: teoria e prática. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2004. 339 p. ISBN 85-224-3673-8 Bibliografia Complementar COLLINS, James C.; PORRAS, Jerry I. Feitas para durar: práticas bem-sucedidas de empresas visionárias. 9. ed. Rio de Janeiro: Rocco, 2000. 408 p. ISBN 85-325-0538-4 DEMING, W. Edwards. Qualidade: a revolução da administração. Rio de Janeiro: Marques Saraiva, 1990. xxxi, 367 p. ISBN 85-85238-15-1 FUNDAÇÃO NACIONAL DA QUALIDADE. Critérios de excelência 2009: avaliação e diagnóstico da gestão organizacional. São Paulo , 2009. ISBN 978-85-60362-77-6 HAMEL, Gary; PRAHALAD, C. K. Competindo pelo futuro: estratégias inovadoras para obter o controle do seu setor e criar os mercados de amanhã. 7. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1995. 377 p. ISBN 85-7001-945-9 KAPLAN, Robert D.; NORTON, David P. A estratégia em ação: balanced scorecard. 14. ed. Rio de Janeiro: Campus, [2002]. 344 p. (Harvard business school press) ISBN 85-352-0149-1