Prof. Dr. José Francisco Resende

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Transcrição da apresentação:

Prof. Dr. José Francisco Resende MARKETING 2.O AULA DE REVISÃO Prof. Dr. José Francisco Resende

O que é Marketing É uma expressão americana sem tradução literal para o Português. Se fizermos uma breve análise etimológica o conceito é formado pela expressão “Market” – Que significa mercado em inglês com o sufixo “ing” que significa movimento. Portanto, Marketing quer dizer “movimentar o mercado através de ações que vão desde a Publicidade e Propaganda até a instrumentalização da world wide web ou “Rede Alcance Mundial”.

O Marketing Digital na linha do tempo : DÉCADA DE 50 Gestão do Produto Década de 60 Persiste a gestão do Produto Década de 70 Começa a adequação para a Gestão do cliente Década de 80 Continua a adequação para Gestão do cliente Década de 90 Começa a readequação para a Gestão da Marca Década 00 Consolida-se a readequação para a Gestão da Marca

FATORES RACIONAIS E EMOCIONAIS Empatia Confiança Respeito Postura Cordialidade

A EVOLUÇÃO DO MARKETING DIGITAL MARKETING 1.0 – O marketing da chamada “era industrial”, onde o foco estava no produto. Os produtos eram relativamente básicos, concebidos para servir ao mercado de massa: (modelo ultrapassado)

MARKETING 2.0 – O Marketing da “era da informação”, cujo foco é absolutamente o cliente. Suas necessidades e seus desejos devem ser atendidos na sua totalidade. (Modelo atual)

MARKETING 3.0 – O Marketing da “era dos valores”, com um trabalho focado na criatividade, cultura, tradição e meio ambiente. O ser humano ainda é o alvo principal, só que todas as ações são exercidas em função da sua espiritualidade, suas emoções, sua condição de humanidade (modelo incipiente)

Como colocar em prática o Marketing 2.0? Planejando: Faça seu planejamento com introdução: Mostre a empresa Principais objetivos Analise seu contato e diga porque o quer como cliente.

Macroambiente 2 – Faça uma análise do Macroambiente: Política: Visão e Missão Econômica: O que seu cliente (amigo) vão ganhar Sociais e Culturais: Avalie com ele as vantagens de fazer parte da sua “comunidade” Tecnológica: Mostre o quanto a tecnologia aliada à informação vão ajudar seus contatos Naturais: Mostre o quanto tempo, dinheiro e stress podem ser “economizados”

(mercado, concorrência, público alvo) Microambiente (mercado, concorrência, público alvo) 2 – Faça uma análise do Microambiente: Mercado: Como você pode ser diferente dos demais Concorrência: Saia na frente! Público Alvo: Não faça deste aplicativo uma cópia fiel do seu perfil pessoal. Auto-avaliativo: Deixe claro que um profissional de contabilidade acessível é de grande valia para o dia a dia do seu cliente. Matriz SWOT Tenha com você sempre: - Suas forças (STRENGHTS) – Suas fraquezas (WEAKNESSES) – Suas Oportunidades (OPORTUNITIES) – Suas Ameaças (THEREATS)

O PARADOXO DA ESCOLHA No entanto, de acordo com o paradoxo da escolha, ensinado pelo Professor Schwartz em 2005, quando as opções de escolha aumentam, sentimo-nos mais angustiados em vez de mais livres e felizes para escolher. Para analisar todas as inúmeras opções disponíveis, gastaríamos um tempo enorme.

A COMPUTAÇÃO UBÍQUA O sonho de estar “sempre on-line”, sempre conectado (à internet) já é real conforme as conexões de banda larga têm se espalhado tanto para computadores – devido a tecnologias como ADSL, (Banda Larga), ISDN (Integrated Services Digital Network

A era da busca Estamos cada vez mais experimentando a era da busca, em que os mecanismos de busca (como Google® e Yahoo!® são obrigatórios na web.

DICA IMPORTANTE Há de haver, no entanto, cautela nesta busca de conteúdo, pois o Google é apenas uma ferramenta de busca, isentando-se de qualquer responsabilidade sobre a confiabilidade deste conteúdo. Insistimos que nosso estudante obtenha com a coordenação do presente curso um trabalho desenvolvidos por funcionários do SEBRAE MG que facilita sobremaneira sua busca e dá dicas extremamente importantes sobre como aproveitar melhor as ferramentas. Veja no Guia o link para este trabalho.

DADOS ATUALIZADOS Existem mais de 200 milhões de blogs. Em razão da velocidade com a qual as mídias sociais permitem a comunicação “WORD of Mouth” agora se tornou “WORLD of Mouth” algo como Comunicação Mundial do boca-a-boca (tradução livre) Vinte e cinco por cento dos resultados de busca para as 20 maiores marcas do mundo são links para conteúdos gerados pelos usuários ( UGC – User Generated Content) Trinta e quatro por cento dos blogs postam opiniões sobre produtos e marcas

PROCESSO DE MARKETING Engenharia Social e Behavioral Targeting Uso das novas tecnologias: RFID; Bluetooth SMS/MMS; GPS; Mobile Tagging; Aplicativos móveis; Mobile TV.

R.F.I.D – Radio Frequency Identification RFID (Radio Frequency Identification) são sensores (também chamados de tags) aplicados ou incorporados a um objeto ou ser (produtos, coisas, lugares, pessoas, animais etc.) com a finalidade de identificar ou rastrear esse objeto por meio de ondas de rádio.

BLUETOOTH Bluetooth é uma tecnologia sem fio (wireless) que permite a troca de dados (por meio de ondas de rádio de curta frequencia) entre dispositivos móveis, usando a banda estreita (pequeno volume de dados).

SMS E MMS O SMS (Short Message Service), que completou 25 anos em agosto de 2010, é uma tecnologia que permite enviar mensagens de texto pelo celular sendo hoje a prática mais comum para envio de mensagens de texto pelo celular.

MMS O uso mais comum é para o envio de fotografias, vídeos e ringtones. No entanto como o custo de envio de MMS é bem maior que o de SMS, o seu uso é bem menos popular. Com relação a ações de marketing, o maior problema no uso de MMS, além da baixa difusão de uso, é a desconexão entre as operadoras de telefonia celular, o que dificulta ações mais amplas.

GPS GPS (Global Positioning System) é um sistema via satélite que fornece a localização confiável de dispositivos receptores do sistema. Um sistema GPS é composto de três partes: a espacial, a de controle e a do usuário

MOBILE TAGGING Mobile Tags são códigos de barras bidimensionais (2D) que permitem encriptar URL’s, entre outros tipos de dados. A grande vantagem desse tipo de código de barra é que pode ser escaneado e decodificado por um dispositivo móvel (aparelho celular, smartphone ou PDAs) com câmera

MOBILE TV De forma ampla, Mobile TV (ou televisão móvel) é qualquer tecnologia que que permita assistir à televisão em dispositivos móveis. A primeira televisão de bolso foi vendida publicamente em 1977, por Clive Sinclair, e e era chamada de Microvision

TV MÓVEL ABERTA Acesso aos conteúdos abertos e gratuitos da TV em padrão digital, por meio de aparelhos compatíveis com essa tecnologia. Vantagens: conteúdo gratuito e boa definição. Desvantagens: Pouca difusão de aparelhos com essa tecnologia no mercado, faltando ainda maior popularização.

TV MÓVEL PAGA Acesso aos conteúdos disponíveis nos diversos canais tradicionais de televisão por assinatura, por meio de um aplicativo disponibilizado pelas operadoras de telefonia móvel. Vantagens: grande quantidade e variedade de canais disponíveis. Os preços de acesso estão cada vez menores e o volume de assinantes vem crescendo de forma consistente com o crescimento das classes sociais C e B.

TV MÓVEL WEB Acesso ao conteúdo de áreas de vídeos de sites móveis de grandes portais na internet. Vantagens: abundância de conteúdo produzido originariamente para a web, bem editado, geralmente curto (até 3 minutos) e bem catalogado. Desvantagens: alto consumo de banda larga móvel,que, apesar de estar se tornando mais acessível e popular, ainda tem problemas de velocidade de acesso e falta de difusão em meio à população devido ao custo. Excelente para o acesso em ambientes de rede Wi-Fi.

CONCLUSÃO SOBRE APLICAÇÃO DAS TECNOLOGIAS MOBILE Desta forma a escolha das tecnologias e plataformas móveis a serem utilizadas em ações de marketing requer análise e planejamento criterioso, que leve em consideração os objetivos do projeto e o contexto de difusão das tecnologias nos mercados-alvo.

MUITO OBRIGADO! j.francisco.multicom@globomail.com @professormarket José Francisco Resende