DESCOBRINDO O RPG.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Coordenação dos vários elementos que compõem uma Montagem Teatral
Advertisements

OS DIFERENTES TIPOS DE JOGOS PROFa
Jogos de empresa Daniel Porto Pela Martino Nunes
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
CULTURA E CLIMA ORGANIZACIONAIS X MUDANÇAS
Atividades com alunos: jogos e montagem de maquete.
NEGOCIAÇÃO WILLIAM URY.
COMPETÊNCIAS QUE DEFINEM
ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS
“É do buscar e não do achar que nasce o que eu não sabia”
Professor Marcelo Rocha Contin
1 PARÂMETROS PARA ESCOLHA E DICAS DE APLICAÇÃO Alguns parâmetros que você deve sempre considerar ao escolher Jogos Cooperativos, seja criando novos jogos,
Pesquisa-ação: uma introdução metodológica
Para onde vai a educação? Tradução de Ivette Braga,
O desafio de ensinar matemática
INF 1771 – Inteligência Artificial
AMBIENTE ALFABETIZADOR E ARITIMETIZADOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: MUITO ALÉM DO LETRAMENTO E DA PURA BRINCADEIRA " A alfabetização não é apenas um objetivo.
Reunião de Pais e Professoras E. M. ERWIN PRADE 2008
COMPETENCIAS DO PROFISSIONAL
Considerações sobre jogos e Educação Matemática
USANDO JOGOS PARA ENSINAR MATEMÁTICA
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS.
A lógica e as concepções que norteiam o Currículo Oficial da Rede Estadual de São Paulo.
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
O Aluno a Distância e suas Necessidades
Marco Doutrinal e Marco Operativo
O Currículo e a Organização do Ensino de Matemática
Webquest.
WEBQUEST.
MITO.
TEXTOS NARRATIVOS Hoje, vamos falar um pouco sobre narrativa, um dos gêneros textuais que, normalmente, são estudados no Ensino Fundamental 1 e 2, mas.
Eduacação para a Vida Com o objetivo de ajudar os pais em sua caminhada na educação dos filhos.
Trabalhando com Grupos
Sobre tudo o que é mágico
Jogos Educacionais Aplicações pedagogicamente embasadas.
Agentes em Jogos. Equipe Renato Ferreira Renato Ferreira Saulo Pessoa Saulo Pessoa Jobson Ronan Jobson Ronan Guilherme Oliveira Guilherme Oliveira Henrique.
TÓPICOS ESPECIAIS EM ADMINISTRAÇÃO
Fonte: Boyett, Joseph H. “O Guia dos Gurus”, RJ: Campos - 4 edição Gestão de RH na Era do Conhecimento Anderson Cleyton – Outubro/2006.
Criando ambientes comunicativos Repórter Brasil. Estudos de recepção e comunicação comunitária COMUNICAÇÃO COMUNITÁRIA Produção de forma de comunicação.
Jogos e Aprendizagem JOGOS e Aprendizagem Ensaiando e Ensinando Comportamentos - Uma abordagem psicológica -
PROFESSORA ZÉLIA TURIBIO
SOFTWARE EDUCACIONAL CLASSIFICAÇÃO
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia – Docência, Gestão e Tecnologia Educacional Discente : Lucíola Alves Junho / 2008.
AVALIAÇÃO NA OFICINA DE JOGOS
Prof. Ms. José Vicente Dias Mascarenhas
Questões envolvendo autoconceito, auto-estima e gênero
Álgebra Algumas considerações sobre “O ensino de Álgebra na aula de Matemática”
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
do’s and don’ts mudou de carreira, decidiu empreender, e agora conta os “do’s and don’ts” que gostaria que alguém tivesse para compartilhar.
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Marta Maria Salmazo Eliza Redondo Ferreira
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Educação contemporânea
Introdução à Inteligência Artificial Fundamentos Prof. Horácio.
DIVERTIDAS E ENVOLVENTES DINÂMICAS
PRODUÇÃO DE TEXTO PONTO DE PARTIDA ...
SITUAÇÕES.
RELATO: ATIVIDADES DO PIBID EM MATEMÁTICA NA ESCOLA LIONS PANAMIRIM
Fundação Vanzolini Projeto WWW. Escola ano Módulo: Exemplos de Aplicação das TIC. Disciplina: Projetos Integrados com Tecnologia.
Boa Leitura! INVISTA EM SEU CRESCIMENTO E SUCESSO Obrigada
A Importância do Lúdico na Aprendizagem com o auxílio dos jogos
APLICAÇÃO DE JOGOS COMO RECURSO DIDÁTICO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENIDZAGEM NO ANOS INICIAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL.
PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO – UCA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO II Seminário de acompanhamento do Projeto UCA-UNICAMP Norte UCA-Rondônia Marcelo.
Tendências atuais do ECLE
Universidade Federal de Pelotas IFM – DMEC RPG: UMA ABORDAGEM EMPREGANDO SISTEMAS MULTIAGENTES Autor: Mário L. M. Machado et al
A escolha é sua: Webquest realizada por: Profissões Avaliação
Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev.
O QUE É SER VENDEDOR? Quais as Principais Características de Um Profissional de Vendas? Conforme Eduardo Botelho, Qual é o “Perfil” Ideal de Um Vendedor?
Projeto TRILHAS Conjunto de materiais elaborados para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade, com crianças.
Criando Portfólio Virtual. O que é um portifólio? Portfólio é uma coleção, pessoal e organizada, dos trabalhos, das construções e das descobertas que.
Transcrição da apresentação:

DESCOBRINDO O RPG

O que é RPG? O Role-playing game (RPG, traduzido como "jogo de interpretação de Personagens") é um tipo de jogo em que os jogadores assumem os papeis de personagens e criam narrativas colaborativamente. O progresso de um jogo se dá de acordo com um sistema de regras predeterminado, dentro das quais os jogadores podem improvisar livremente. As escolhas dos jogadores determinam a direção que o jogo irá tomar.

O que é RPG? RPG & Cultura - 2011

O Narrador O Narrador (ou Mestre) do jogo é quem vai criar e conduzir toda a história. É ele quem vai descrever tudo que acontece ao longo do jogo, vai determinar os níveis de dificuldade para realizar cada ação e vai controlar qualquer personagem que não seja dos jogadores. É também um grande conhecedor das regras de jogo, mas seu papel, acima de tudo, é divertir os jogadores. O Sistema de Regras de um jogo existe para que ele seja justo e descreva a realidade da melhor forma possível. No entanto, o Mestre sempre estará ACIMA de qualquer regra, podendo alterá-la ou ignorá-la no momento que for melhor. RPG & Cultura - 2011

Personagens Você cria o seu personagem, imaginando todas as suas habilidades, sua aparência, sua personalidade, seu comportamento, seus equipamentos e até mesmo seus medos e suas fraquezas. Durante o jogo, você escolherá as ações de seu personagem, que deve sempre estar condizente com as características que você determinou para ele, mesmo que isso venha a prejudicá-lo. Todo jogador recebe no inicio do jogo uma ficha de personagem, que é onde será descrito tudo a respeito de seu personagem. Todas as características de um personagem estão descritas nessa ficha, e é onde você deverá consultar sempre que for precisar testar alguma habilidade. RPG & Cultura - 2011

Dados Dados: Existem vários tipos de dados multifacetados que podem ser usados no RPG. Cada tipo de jogo, com suas próprias regras, determina quais dados são necessários, do comum dado de seis lados, aos exóticos de vinte faces. Os dados servem para que situações cujo resultado não é possível de prever sejam resolvidas pelos jogadores. Se um personagem tenta escalar uma parede, por exemplo, ele joga uma determinada quantidade de dados para descobrir se seu personagem foi ou não bem sucedido em sua ação. RPG & Cultura - 2011

Gêneros (Tema) Agentes Secretos Super Heróis Fantasia Medieval Vampiro Futurista - Cyberpunk RPG & Cultura - 2011

Sistemas e Regras Uma partida de RPG é guiada por um conjunto de regras chamado de Sistema de Jogo. Existe uma grande variedade de sistemas de jogo que são adequados para os mais diversos gêneros. Essas regras é que vão determinar ao longo do jogo, se seu personagem conseguirá realizar as ações que você deseja fazer. RPG & Cultura - 2011

RPG Pedagógico Sociabilização: A própria atividade de RPG desenvolve a sociabilização. Os jogadores conversam entre si e com o mestre, trocando idéias e expondo as ações de seus personagens. Juntos, eles criam uma história. Eles também aprendem que seus atos trazem conseqüências, pois a história muda de acordo com as ações dos personagens. Gosto pela leitura: Por trabalhar com a criação e contagem de histórias e envolver o uso de livros de regras e ambientação, o rpg desenvolve em seus praticantes o gosto pela leitura. RPG & Cultura - 2011

RPG Pedagógico Raciocínio lógico: O uso de dados, cálculos e a resolução de mistérios e charadas auxiliam no desenvolvimento do raciocino lógico e dedutivo em seus jogadores, proporcionando um melhor entendimento das ciências exatas, como matemática e física. Cooperação: Para serem bem sucedidos diante dos desafios propostos pelo Mestre na história, os jogadores têm de cooperar entre si. As habilidades de seus personagens são complementares. O desenvolvimento do espírito de equipe é importantíssimo num mundo cercado de tantas atividades competitivas. RPG & Cultura - 2011

RPG Pedagógico Criatividade: Os jogadores desenvolvem sua criatividade ao se imaginar na história e ao decidirem como os seus personagens reagem e resolvem os desafios das histórias.Eles também podem criar seus personagens, históricos e personalidades. Interatividade: Os jogadores estão constantemente interagindo entre si e com o mestre. Atividades interativas comprovadamente levam a uma maior fixação de conteúdo do que atividades expositivas. Os jogadores aprenderão muito sobre o cenário de jogo onde se passa a história e sobre o que os seus personagens precisam saber para vencer os desafios da história. RPG & Cultura - 2011

RPG Pedagógico Interdisciplinaridade: Uma única história pode abordar temas de várias disciplinas harmonicamente. Como exemplo, a história pode abordar elementos de História (a época em que se passa a história), Geografia (o local da história, atividades humanas) e Biologia (conhecimentos de botânica da curandeira, Ecologia para o caçador, entre outros). Hipermídia: o RPG envolve vários tipos de mídia, como livros, jornais, revistas, Internet, televisão, cinema, etc. Os praticantes aprendem a trabalhar com todas essas mídias, seja como entretenimento, seja como meio de pesquisa e aprendizado, tornando-o uma pessoa apta a desempenhar vários tipos de tarefas diferentes e capaz de se moldar e se adaptar às mais variadas situações que a vida lhe impor. RPG & Cultura - 2011

Você não é seu personagem Lembre-se que você não é o seu personagem! O RPG é muito divertido, mas é apenas um ‘faz-de-conta’, um jogo de imaginação onde você interpreta um papel como se fosse um ator. Também nunca tente realizar na vida real o que seu personagem faz no jogo. Ele é apenas um personagem imaginário, mas você é uma pessoa real. RPG & Cultura - 2011

Agradecimento Obrigado! RPG & Cultura - 2011