METODOLOGIA PARA QUEM QUER APRENDER Progetec: Marli Borges da Costa

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
Advertisements

Apresentando.
APLICAÇÃO DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA BIBLIOTECA E SALA DE AULA POR: Ana Rita de Césaro, Daiane de Souza Waltrick, Andréa Oliveira e Carla.
 Área de Conhecimento: Geografia, História e Matemática  Nível: Ensino Médio  Série: 1ªs do Ensino Médio  Título: Viajando no Tempo e no.
ÁREA DE CONHECIMENTO ALFABETIZAÇÃO.
PROPOSIÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DA RME-BH
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
Fundamentação Teórica
Currículo de Arte do 1° ao 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Competência Leitora As práticas de leituras escolares são cruciais para o desenvolvimento da competência leitora dos alunos.
Edna Maria Barbosa Arrebola
RELATO DE EXPERIÊNCIA A Escola Municipal Amaro Coelho atende alunos na faixa etária de 0 a 15 anos, administrando o Ensino fundamental de 1ª a 4ª série,
BUSCANDO O SIGNIFICADO DA DIDÁTICA
EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
ESCOLA INDÍGENA DE EDUCAÇÃO BÁSICA CAIQUE
TECNOLOGIA E O CAMPO EDUCACIONAL EDUCAÇÃO
Por quê o computador na educação?
ESCOLA MODELO Um projeto de inclusão digital do Grupo Abril, Fundação Bradesco e Intel.
educação NA ERA DIGITAL
Aprender com jogos e situações-problema
Ensinar a ler e a escrever nas aulas de Ciências
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Planejamento PNAIC 2014.
Mapeamento Colaborativo e Participativo nas Bacias Hidrográficas
Aprender a aprender na Universidade
EDUCAÇÃO PARA O PENSAR Núcleo de Educação para o Pensar TEXTO
OFICINA “ A importância das Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação, através do computador"
CONCEPÇÕES DE ENSINO ENSINO FECHADO ENSINO ABERTO.
Caro aluno, Estas orientações foram elaboradas para auxiliar você em seu processo de tornar-se um aluno na modalidade a distância.
Estágio Supervisionado III - Língua Portuguesa
TÉCNICA DO SEMINÁRIO.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamen. Educação e Tecnologias da Comunicação e Informação. Nome do aluno(a):
Defesa - Monografia Fabrícia Pereira Vieira Santos
Desenvolvimento de simulações para o ensino de Física através do software Easy Java Simulation – Ciências naturais - Física Gabriel Siqueira Sombrio –
“Blog: diário (de aprendizagem) na rede”
Pedro Demo – Metodologia para quem quer aprender
Escola Estadual Drº João Ponce de Arruda Ribas do Rio Pardo
Figura 1 – Alunos realizando atividades sobre literatura infantil
Uergs-Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia da Educação
Escola Estadual Antônio Valadares-Extensão Patagônia Terenos - MS
Progetec: Giliarde Rodrigues de Araujo Grupo 02: Aprender é estudar.
Marta Maria Salmazo Eliza Redondo Ferreira
Avaliação da Aprendizagem em Matemática nos Anos Iniciais
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
PRODUÇÃO DE TEXTO PONTO DE PARTIDA ...
Como elaborar um plano de aula
E.E.Antônio Nogueira da Fonseca Terenos/MS Progetec: Nayane Mertens Prof. Multiplicadora: Mercedes Goulart Sampaio.
Língua Portuguesa Rosimeire M. faria
ESTUDO VIRTUAL ALLAN CARVALHO ROCHA E.E ABADIA FAUSTINO INÁCIO
PROFª Leila de Souza Ganem
Metodologia para quem quer aprender
Constitui-se parte integrante do próprio ato de escrever.
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
PROFª. Leila de Souza Ganem
PRODUÇÃO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS
APRENDIZAGEM MEDIADA PELA TECNOLOGIA
ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO ESCOLA ESTADUAL MIGUEL SUTIL - Cód. 278 Rua Francisco Faustino nº 340 – Centro Telefone nº.
N OVA A LVORADA DO S UL. E SCOLA E STADUAL A NTONIO C OELHO. P ROGETEC : A DAM F. DA S. S OUZA.
Elvia Nunes Ribeiro - CEFET-GO –
PRÁTICA DE LEITURA PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS
A Importância do Lúdico na Aprendizagem com o auxílio dos jogos
LEITURA DE MUNDO COMPREENSÃO DE TEXTO INTERPRETAÇÃO DE TEXTO
CONTEXTUALIZAÇÃO ACADEMICA BAIXO NÍVEL – Necessidade de ler e produzir IMPORTANCIA DA PESQUISA – Livros usuais de metodologia da pesquisa.
P ORTAL DO P ROFESSOR Tutorial para inscrição e pesquisa no Portal do Professor. 29/08/2011.
Virtual Classroom Tour AnteriorSeguinteHomeSaída Conteúdos Formas de trabalho Formas de trabalho Papéis na sala de aula Papéis na sala de aula Dicas e.
Abrir o Apetite Poético
MATERIAIS E MÉTODOS: Nossa investigação tem como foco a situação da Filosofia no contexto da escola pública de ensino médio de Santa Maria. Buscamos saber.
De Onde Vem A. O que é ser criativo? O que é a criatividade, afinal? O dicionário a explica de tal forma: “Faculdade ou atributo de quem ou do que é criativo;
A criança é um grande pesquisador Pedro Demo. “Se a criança é levada a buscar seu material, a fazer sua elaboração, a se expressar argumentando, a buscar.
Transcrição da apresentação:

METODOLOGIA PARA QUEM QUER APRENDER Progetec: Marli Borges da Costa Tema 22 – grupo 05 Estudo virtual Progetec: Marli Borges da Costa Camapuã/MS.

Estudo virtual. O mundo virtual está modificando as maneiras como se realiza o ato de estudar. Para muitos o estudo se tornou mais fácil, já que com a Internet é possível encontrar as informações prontas e sem esforço em pesquisar; tornando-se a mesma uma biblioteca global. Quando a Internet é vista como instrumento de pesquisa e elaboração se torna uma grande aliada ao processo de ensino aprendizagem; já que a partir dos vários textos de diversas qualidades o aluno poderá analisar e produzir de forma própria.

Mesmo que o trabalho solicitado seja individual é quase correto afirmar que será copiado da Internet e elaborado por meio de uma montagem ou “mexido” de outros textos. Necessariamente não precisa ser assim, já que tendo como exemplo uma iniciativa de internautas. Na universidade de pares, é possível por meio dos jogos; que são de interesse comum, discutir sistematicamente problemas e situações encontradas e possíveis mudanças de regras e instruções, diferentes das propostas pelos sites.

A mesma situação ocorre com crianças que por meio da ficção desenvolvem sua criatividade para reprodução e reconstrução de ideias próprias. Diferentemente do observado na sala de aula o ambiente virtual é baseado em muito estudo, aprofundamento e motivação. Mesmo sem o domínio da leitura, as crianças não alfabetizadas podem contar com o auxílio virtual da Internet; como ambiente que promova seu avanço, mesmo no manejo de ambientes virtuais.

A partir da necessidade de interação com o ambiente virtual; acessar blogs, enviar e-mails e outros, decorrerá a necessidade de ler e escrever. O ambiente virtual é mais atrativo para o aluno ao se comparar os materiais clássicos fornecidos pelos professores. No ambiente wiki o aluno poderá interagir e citar suas conclusões obtidas. O professor deve orientar os alunos a fazer bom uso da Internet; para que a partir de discussões, argumentações seja possível alcançar um trabalho de qualidade.

O aluno será o autor de sua aprendizagem contando com o amparo da Internet; uma fonte rica de conhecimentos. “Quem estuda está presente”, mesmo que seja em um ambiente virtual. O desafio está em fazer com que o aluno aproveite profundamente seu ambiente de estudo, já que saber estudar virtualmente será uma necessidade cada vez mais presente no mundo atual frente aos mais diversos conhecimentos.

Os conhecimentos se tornam provisórios diante da dinâmica dos dias atuais; por isso a necessidade constante do estudo. No mundo virtual a Internet é um espaço de criatividade, onde todos têm as possibilidades de serem autores de suas próprias vidas, conhecimentos e potencialidade; como autores modestos ou imponentes e de destaque.