Cooperativismo na prática: o caso da COOTRABOM Plano de Estudo Gestão de Projetos Solidários Jan/2011.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PROJETO DE PESQUISA (Caderno de Metodologia da Unisul)
Advertisements

AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
Projeto de Pesquisa Roteiro Prático.
ECONOMIA SOLIDÁRIA, COOPERAÇÃO E AUTOGESTÃO
Prof. Maria do Carmo Teixeira Costa 10 de fevereiro de 2011
Resolução n°51 EJA e ECONOMIA SOLIDÁRIA. Formação de Educadores Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.
Auditoria Ambiental Antecedentes: Relatório de Roma – 1972
Metodologia Científica
Empreendorismo para Computação Criando Negócios de Tecnologia

Secretaria da Saúde Superintendência de Recursos Humanos
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
Metodologia Científica
Metodologia Breve para arquitetos, estudantes, engenheiros e clientes
Gestão de Projetos.
“A ÂNSIA DE DESTRUIR TAMBÉM É UMA ÂNSIA DE CRIAR”. Mikhail Bakunin
Gerenciamento do Escopo: principais conceitos
Participação Cidadã no PJU Síntese da Proposta
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
Metodologia da Pesquisa Científica
Como desenvolver a avaliação institucional da escola?
Módulo 1- Teoria política, Estado e Gestão pública
Marca do evento Janara Maria Veiga Silva Membro de GT SGI Qualidade GT SGI – QUALIDADE Enquadramentos e relatórios.
REGIMENTO INTERNO DA COMISSÃO PROVISÓRIA Aprovada em 12/08/2014.
Pesquisa Científica Metodologia Científica na Ciência da Computação
Unidade II Teoria da pesquisa e pesquisa de marketing.
ESTÁGIO – 1ª parte -100 horas
Um pouco da história. Um pouco da história Proposta Pedagógica O Programa UM OLHAR PARA O FUTURO trabalha a Educação Cooperativista e Financeira com.
A PESQUISA E SUAS CLASSIFICAÇÕES
SPED – Sistema Publico de Escrituração Digital
MARIA DO SOCORRO VEIGA DA SILVA ODALÉIA DO SOCORRO FERREIRA VIANA
Tema 1: Sistema de monitoramento dos projetos: Visitas técnicas aos Estados que possuem sistemas de gestão de projetos; Elaboração de diagnóstico geral.
GESTÃO PARTICIPATIVA: A importância da família na escola
Características e fundamentos da Economia Social.
Mestrando: Roberto Luiz Mendonça Garcia
Maricultura Familiar Solidária no Baixo Sul Baiano COORDENADORIA DE GESTÃO Coordenadora: IARA ICÓ Bolsistas: DIJARA VIANA TATIANA ALBERTAZZI SIMAIA BARRETO.
26ª REUNIÃO DA COGEF BID-COGEF: PESQUISA PARA LEVANTAMENTO DE DADOS SOBRE A ESTRUTURA, O FUNCIONAMENTO E AS COMPETÊNCIAS DAS UCPs DO PROFISCO. 26ª REUNIÃO.
O que é uma Cooperativa ? Sociedade civil e comercial, sem fins lucrativos (LTDA), composta por no mínimo 20 pessoas; Sociedade de pessoas com forma.
PARTICIPAÇÃO DA FAMILIA E COMUNIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR.
Atribuições e Responsabilidades
9 ª REUNIÃO DA COGEP 9 ª REUNIÃO DA COGEP BID-UCPMF-COGEP: BID-UCPMF-COGEP: PESQUISA PARA LEVANTAMENTO DE DADOS SOBRE A ESTRUTURA, O FUNCIONAMENTO E AS.
PESQUISA EM GEOGRAFIA Prof. NÉCIO TURRA NETO.
Ética em Pesquisa como início do caminho Embrião do Problema de Pesquisa Fontes de Pesquisa Científica e Busca com Descritores da BIREME.
O Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária – Cenpec é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, criada em.
Limites e Possibilidades do PROEJA
Edital n° 3/2009 Resolu ç ão FNDE n° 51 de 15 de dezembro de 2008.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO PROACAD / DDE COORDENAÇÃO DE AVALIAÇÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO Equipe: Coordenadora: Ana Augusta Cordeiro Técnica em.
A Importância da Prática no Ensino: A Opinião dos Alunos de Administração de uma Instituição de Ensino Superior. Autores: Tobias Coutinho Parente, Augusto.
Conhecimento Científico
Projeto EF Cidadã Educação Financeira para jovens e adultos em situação de pobreza e extrema pobreza com foco no empoderamento financeiro do cidadão .
Projeto EF Cidadã Educação Financeira para jovens e adultos em situação de pobreza e extrema pobreza com foco no empoderamento financeiro do cidadão .
10/Setembro/2015 PROFISCO II (BR-X1039) Linha do Tempo.
Etapas da Pesquisa Científica
Profa. Cleide Bittencourt Supervisora de Estágio
A Pesquisa Científica Pesquisa em Alimentos I Profa. Jean Márcia Oliveira Mascarenhas.
Projeto de Sistemas - PRJ Aula 4
PROJETO DE PESQUISA AVALIAÇÃO DA QUALIDADE NA GESTÃO DO TRÁFEGO URBANO ATRAVÉS DO ESTUDO DO BENCHMARKING ENTRE OS CENTROS DE CONTROLE.
Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos DECRETO Nº 7.358, DE 17 DE NOVEMBRO DE 2010 Institui o Sistema Nacional de Comércio.
ENTENDENDO O PROJETO DE PESQUISA
PESQUISA - Ação de propor um projeto de conhecimento e empreender atividades que conduzam a esse conhecimento - Dispor-se a conhecer cientificamente alguma.
METODOLOGIA PARA REALIZAÇÃO DE AVALIAÇÃO NIT-DICLA-029
Apresentação Pensamento crítico e argumentação informal na era da internet.
COOPERATIVISMO. Cooperativa Empresa formada e dirigida por uma associação de usuários, que se reúnem em igualdade de direitos, com o objetivo de desenvolver.
Projeto de Desenvolvimento de Alimentos para Fins Especiais Disciplina: Tecnologia de Alimentos Profa. Cláudia Câmara Semestre:
Dr. Eudes Freitas de Aquino Presidente da Unimed do Brasil Confederação Nacional das Unimeds Abril/2009.
DIRETORIA DE ENSINO DA REGIÃO DE CARAPICUÍBA
I ENCONTRO DAS COMISSÕES PREPARATÓRIAS ESTADUAIS DA 6ª CONFERÊNCIA NACIONAL DAS CIDADES.
Metodologia de Pesquisa e TCC Aula 2
BALANÇO DE METAS 2012 e PROPOSIÇÃO DE METAS 2013 OUVIDORIA.
Prêmio2013 Resultado Gerais. Pesquisa - Prêmio ABREME Metodologia.
Transcrição da apresentação:

Cooperativismo na prática: o caso da COOTRABOM Plano de Estudo Gestão de Projetos Solidários Jan/2011

Grupo Orientadora Heloisa Helena Membros Alessandra Praxedes, Eng. Química – UFRJ Gabriel Nascimento, Eng. Elétrica – UFRJ Maria das Graças, Economista – Comissão RJ de Economia e Comunhão Mônica Mitkiewicz, Analista de Sistemas – Petrobrás Natanael Junior, Eng. Elétrica – UFRJ Rafael Pinheiro, Eng. De Produção - UFRJ

126 mil toneladas de lixo por dia

Justificativa Supõe-se que, no caso da Cootrabom, não estão sendo aplicados os cinco princípios do cooperativismo na dinâmica organizacional. Esta suposição inicial será analisada na teoria e na prática e afinal do estudo poderá ser confirmada ou refutada.

Princípios do cooperativismo Adesão voluntária Gestão democrática: um sócio, um voto Participação econômica dos sócios Autonomia e independência Interesse pela comunidade

Objetivos Geral identificar se os princípios cooperativistas estão presentes na prática da Cootrabom segundo a percepção dos envolvidos no estudo de caso. Específicos Firmar um acordo entre os pesquisadores e o representante da Cootrabom; Identificar nas declarações dos envolvidos no estudo de caso se os cinco princípios cooperativistas são praticados na Cootrabom.

Problema de pesquisa Como funciona, na prática, um Empreendimento de Economia Solidária, considerando os cinco princípios do cooperativismo no caso particular da Cootrabom?

Metodologia Fins exploratória e descritiva Meios de campo, participante e de estudo de caso

AtividadeResponsáveisData Apresentação Plano do Estudo de Caso Responsabilidade Compartilhada entre os integrantes do Grupo e a orientadora 18-Jan 1ª ida à campo – visita às instalações da Cootrabom; negociar o contrato sobre o tema a ser estudado. Grupo e Orientadora; Membros da Cootrabom 19-Jan (parte da manhã) Sorteio da Unirio para cumprimento do Decreto 5.940/06, com participação da Cootrabom A definir: um responsável 19-Jan (15 horas no HU da UNIRIO) Negociar a distribuição das atividades do estudo de caso, conexas ao escopo negociado entre os integrantes do Grupo e o representante da Contrabom Responsabilidade Compartilhada pelos integrantes do Grupo 20-Jan Pesquisar, estudar e fichar fontes bibliográficas, videos e sítios de internet Responsabilidade Compartilhada pelos integrantes do Grupo de 20 a 27 - Jan Elaborar questionários para os entrevistados Responsabilidade Compartilhada pelos integrantes do Grupo 20-Jan Validar questionários (questionários serão avaliados por todos integrantes do grupo) Atividade em Grupo; Orientadora 21-Jan

Realizar entrevistas com representantes da Cootrabom e demais sujeitos que se relacionam com a Cootrabom por Responsabilidade Compartilhada pelos integrantes do Grupo de 21 a 24 - Jan Consolidar entrevistas e Relatório Atividade em Grupo; Orientadora 25-Jan Escrever Relatório Técnico Responsabilidade Compartilhada pelos integrantes do Grupo de 20 a 25 - Jan 2ª ida à campo: Validar Relatório de pesquisa com Cootrabom Grupo; Orientadora; Membros da Cootrabom 26-Jan Ajustar Relatório de pesquisa (levando em conta o acordo com a Cootrabom; fazer revisão ortográfica e semântica) Atividade em Grupo; Orientadora de 27 a 30 - Jan Fazer apresentação de lâminasA definir: um responsávelde 27 a 30 - Jan Validar apresentação de laminas Atividade em Grupo; Orientadora de 31 - Jan a 1 - Fev Apresentar Estudo de CasoA definirde 2 a 3 - Fev

Dúvidas

Fim.