Organização Formação Oferecer formação para todos os Agentes Comunitários de Saúde do Brasil e um Auxiliar ou Técnico de Enfermagem por equipe de saúde.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania 1 GOVERNO FEDERAL MINISTÉRIO DA JUSTIÇA PROGRAMA NACIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA COM CIDADANIA PRONASCI.
Advertisements

Uso do Ambiente de Ensino On-line
Uso do Ambiente de Ensino On-line
Políticas Públicas Prevenção às Drogas
Curso Técnico em Agropecuária e Desenvolvimento Sustentável
A Enfermagem na Organização do SUS
UnisulVirtual – Educação Superior a Distância
Brasília, 07/07/2013. A Experiência no Estado de Mato Grosso do Sul.
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ENFERMAGEM
SUPERINTENDÊNCIA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE E TRABALHO PARA O SUS SEST-SUS SES/GO SUPERINTENDENTE DRª MEIRE INCARNAÇÃO.
SEMINÁRIO EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
Proposta Apresentada pela ETSUS/RJ
A formação profissional técnica de
SEMINÁRIO NACIONAL PROFAPS ABRIL DE Integração ensino-serviço como prática pedagógica estruturante dos processos de formação profissional técnica.
Desmistificando o ensino de odontologia na sua relação com o SUS
Contexto Atual e Visão Futura do Hoje Novas Perspectivas de Atuação
Educação Permanente em Saúde :
Secretaria Estadual de Saúde Departamento de Ações em Saúde Coordenação Estadual de Atenção Básica - Saúde da Família Política Estadual para Atenção Básica.
Dra . Sueli Rezende cunha Tutora; deyse da conceição Santoro
Atenção em saúde mental, álcool e outras drogas para profissionais que atuam nas comunidades Kalungas.
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Comissão Estadual do PMAQ-AB - Bahia
Organização. Organização O curso O Ministério da Saúde pactuou a formação em saúde mental, com ênfase em crack, álcool e outras drogas, para Agentes.
Minuta de resolução para CIB
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
Programa Saúde na Escola Ministério da Educação
POLÍTICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PERMANENTE - CAMPO GRANDE/MS.
Organização Pacto O projeto pressupõe a articulação entre as instituições do SUS: Escolas de Saúde Pública, Escolas Técnicas do SUS, Áreas técnicas de.
* Brasília (DF) - maio de 2006
Programa O Livro e a Leitura nos Planos Estaduais e Municipais - PELL e PMLL.
3ª OFICINA PROFAPS 10 a Belém/PA ESTADO : AMAPÁ.
GT das Grandes Cidades Brasília, agosto de 2008
Claudio L Gastal Porto Alegre, 5 de julho 2004.
Introdução Minha experiência com a formação profissional de nível médio para os trabalhadores do SUS, na Escola de Formação Técnica do SUS-Bahia, se ampliou.
I Mostra de Saúde Mental na Atenção Básica
09/20/09 Subsídios para uma nova política de drogas : consumo de crack e saúde pública.
Organização Pacto A execução deste projeto pressupõe a articulação entre as instituições do SUS, como as Escolas de Saúde Pública, as Escolas Técnicas.
FORMAÇÃO DE PROFESSORES MULTIPLICADORES Sonia Schechtman Sette Brasília, 18– Seminário e-ProInfo – A Educação sem Distância Mesa Redonda – EAD na.
RESOLUÇÃO 0037/2011 Proposta de conversão das Unidades de Saúde da Mulher e da Criança - USAIMC em Unidades de Atenção Primária Saúde da Família - UAPSF.
27 de setembro Organização Estados Caminhos do Cuidado - Formação em Saúde Mental (crack, álcool e outras drogas) para ACSs e Aux/Téc. De Enfermagem.
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
RELATO DE EXPERIÊNCIA – O PROCESSO DE APRENDIZAGEM A PARTIR DE UM ESTUDO DE CASO SARA VIANA Tutora – Apuí/AM Redutora de Danos/Psicóloga.
CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM ENVELHECIMENTO E SAÚDE DA PESSOA IDOSA
ESCOLA TÉCNICA EM SAÚDE MARIA MOREIRA DA ROCHA
Projeto Caminhos do Cuidado Pactuado em CIT, CONASS e CONASEMS;
PET Saúde/Saúde Mental/Crack, Álcool e outras Drogas –Macaé UFRJ
1ª Reunião de Monitoramento 2009 – 31/03/09 Melhorar a Atenção à Saúde 1ª Reunião de Monitoramento 2009 – 28/04/2009 1ª Reunião de Monitoramento 2009 –
Secretaria da Saúde do Estado da Bahia Superintendência de Recursos Humanos Ações Educação Permanente para o Controle Social Perspectivas 2014.
PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA A DISTÂNCIA NAS AÇÕES DO FNDE
Meta nacional: capacitar agentes comunitários de saúde, auxiliares e técnicos em enfermagem.
Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica
Encontro Estadual do PMAQ
REFERÊNCIA E CONTRARREFERÊNCIA
Governo do Distrito Federal Secretaria de Estado de Fazenda Subsecretaria de Administração Geral Diretoria de Gestão de Pessoas Gerência de Desenvolvimento.
Produção de curso a distância: Saúde da pessoa idosa na atenção primária.
OBJETIVO DO CURSO Formar especialistas em gestão do SUS e contribuir para o aprimoramento dos processos de organização das redes de atenção à saúde.
REUNIÃO CÂMARA TÉCNICA DA ATENÇÃO BÁSICA, CONASS E CONASEMS – 12 DE AGO DE Grupo 2 – APS COMO ORDENADORA DA REDE DE ATENÇÃO EM SAÚDE (SISTEMAS DE.
A atenção primária a saúde diz respeito à trabalhar para promover saúde, informando à população sobre hábitos e atitudes que podem favorecer a manutenção.
IV CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE MENTAL – INTERSETORIAL
ATENÇÃO PSICOSSOCIAL AOS POVOS INDÍGENAS
COORDENAÇÃO ESTADUAL DO CEARÁ GRUPO DE ORIENTADORES DO CEARÁ.
A DIMENSÃO CLÍNICA E PEDAGÓGICA DO APOIO MATRICIAL NA ATENÇÃO BÁSICA: Considerações sobre a experiência no NASF Massaranduba.
REDE EPSUS PB REUNIÃO DE TRABALHO COM SECRETÁRIOS DE SAÚDE
Apoio Matricial, Apoio em Saúde e a Articulação da Rede
 Aumento do número de registros sobre violências, bullying, uso de álcool e outras drogas, preconceito, racismo, estereótipos, homofobia, cyberbullying,
APOIO A ESTRUTURAÇÃO DA REDE DE GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE Termo de cooperação nº52/2011 celebrado entre o Ministério da Saúde e a UFRN.
Saúde Mental na Atenção Básica Karime Pôrto Coordenação Nacional de Saúde Mental DAPE/SAS/MS.
Tarefas no EAD O Curso dos tutores é desenvolvido com uma carga horária total de 120 horas, dividido em dois módulos: -Módulo I, presencial, 40 horas (já.
ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE SUPERINTENDÊNCIA DE PLANEJAMENTO E GESTÃO DIRETORIA DE PLANEJAMENTO, CONTROLE E AVALIAÇÃO DO SUS.
Organização. Organização Pacto O projeto pressupõe a articulação entre as instituições do SUS: Escolas de Saúde Pública, Escolas Técnicas do SUS, Áreas.
Transcrição da apresentação:

Organização

Formação Oferecer formação para todos os Agentes Comunitários de Saúde do Brasil e um Auxiliar ou Técnico de Enfermagem por equipe de saúde da família, totalizando alunos.

Formação

Primeiras Turmas Estados UFRegiãoAgentes Aux. E Técnicos de Enf. Equipe SF Total de Alunos Total de Turmas Total de Tutores Total de Orientadores ACno DFco PEne PRsu RSsu SPsd Total

Primeiras Turmas Capitais CAPITAISUFAgentes Aux. E Técnicos de Enf. Equipe SF Total de Alunos Total de Turmas Total de Tutores Total de Orientadores Rio BrancoAC BrasíliaDF RecifePE CuritibaPR Porto AlegreRS São PauloSP Total

Distrito Federal UFRegiãoAgentes* Aux. E Técnicos de Enf. Equipe SF* Total de Alunos Total de Turmas Total de Tutores Total de Orientadores Turmas / Mês Coorde nação Estadu al Equipe de apoio estadu al DFco ,412 Brasília Caminhos do Cuidado - Formação em Saúde Mental (crack, álcool e outras drogas) para ACSs e Aux/Téc. De Enfermagem da Atenção Básica Metas para Out/2013 CAPITALUFAgentes Aux. E Técnicos de Enf. Equipe SF Total de Aluno s Total de Turmas Total de Tutores Total de Orientador es Coord enaçã o Estad ual Equip e de apoio estad ual Turm asTutores Aluno s BrasíliaDF

Paraná UFRegiãoAgentes* Aux. E Técnicos de Enf. Equipe SF* Total de Alunos Total de Turmas Total de Tutores Total de Orientadores Turmas / Mês Coorde nação Estadu al Equipe de apoio estadu al RSsu ,114 Curitiba Caminhos do Cuidado - Formação em Saúde Mental (crack, álcool e outras drogas) para ACSs e Aux/Téc. De Enfermagem da Atenção Básica Metas para Out/2013 CAPITALUFAgentes Aux. E Técnicos de Enf. Equipe SF Total de Aluno s Total de Turmas Total de Tutores Total de Orientador es Coord enaçã o Estad ual Equip e de apoio estad ual Turm asTutores Aluno s CuritibaPR

Rio Grande do Sul UFRegiãoAgentes Aux. E Técnicos de Enf. Equipe SF Total de Alunos Total de Turmas Total de Tutores Total de Orientadores Turmas / Mês Coorde nação Estadu al Equipe de apoio estadu al RSsu ,114 Porto Alegre Caminhos do Cuidado - Formação em Saúde Mental (crack, álcool e outras drogas) para ACSs e Aux/Téc. De Enfermagem da Atenção Básica Metas para Out/2013 CAPITAISUFAgentes Aux. E Técnicos de Enf. Equipe SF Total de Aluno s Total de Turmas Total de Tutores Total de Orientador es Coord enaçã o Estad ual Equip e de apoio estad ual Turma sTutores Aluno s Porto AlegreRS

Objetivo Contribuir para a formação de Agentes Comunitários de Saúde e Auxiliares e Técnicos de Enfermagem da Atenção Básica, na área de saúde mental com ênfase nos problemas relacionados ao uso de crack, álcool e outras drogas, buscando ampliar as possibilidades das práticas de cuidado, acolhimento e escuta.

Objetivos específicos Apropriar-se do processo de reforma psiquiátrica, da política de saúde mental com ênfase na rede de atenção psicossocial com vistas à produção do cuidado, a reintegração social e da cidadania das pessoas usuárias de álcool e outras drogas; Discutir e construir o papel do ACS e do Auxiliar/Técnico de Enfermagem da Atenção Básica para o cuidado em saúde mental conforme especificidade de cada território, qualificando o olhar e a escuta para dar visibilidade à questão das drogas; Ampliar a caixa de ferramenta do ACS e Auxiliar/Técnicos de Enfermagem para o cuidado em saúde mental, atuação na rede de atenção e na construção de territórios de paz.

Formação

Orientador De Aprendizagem Orientador De Aprendizagem Tutor de Aprendizagem Alunos ACS e ATENF Alunos ACS e ATENF 24h Formação 120h Formação 40h pres. 80 EAD 120h Formação 40h pres. 80 EAD 60h Formação 40h pres. 20h disp. 60h Formação 40h pres. 20h disp. Comunidades de Práticas Sistema Acadêmico Coord. Pedagógica e Educadores Coord. Acadêmica

Grupo Condutor Coord. Executiva Coord. Executiva Coord. Gestão Acadêmica Apoios Coord. Macrorregio nal Coord. Macrorregio nal Coord. Estadual e Apoios Coord. Estadual e Apoios Coord. Pedagógica e apoios Coord. Pedagógica e apoios Coord. Infra e Logística e apoios Coord. Infra e Logística e apoios Coord. Comunicação Eventos Coord. Comunicação Eventos Áreas Tec. Sm, AB e DEGES Áreas Tec. Sm, AB, ESP/ETSU S e COSEMS

Descentralização no Estado Coordenações da Atenção Básica Coordenações da Saúde Mental COSEMS Coordenação Macrorregional Coordenação Estadual ETSUS

Sejam Muito Bem Vindos