Os distúrbios dos cromossomos sexuais: provocam infertilidade ou desenvolvimento anormal Síndrome de Klinefelter: 47,xxy Síndrome de Turner: 45,x.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
HERANÇA E SEXO.
Advertisements

Genética VI HERANÇA E SEXO
Síndromes Genéticas Haploidia Euploidias Poliploidia Numéricas
Cromossomopatias.
CICLO MENSTRUAL HORMÔNIOS
Aneuploidias Professora Ana Luiza Milhazes
Marcelo Marcondes Stegani Disciplina de Cirurgia Pediátrica
A Reprodução.
SÍNDROME DE TURNER.
ABERRAÇÕES CROMOSSÔMICAS
Trabalho : Mutação e Alteração Cromossômica
Biologia 1 Cap.16 – Mutações cromossômicas Prof.: Samuel Bitu.
Mutações São alterações em genes ou cromossomos, provocando variação hereditária. As mutações podem ser gênicas quando alteram a estrutura do DNA ou cromossômicas.
Mutações e Engenharia genética
DISTÚRBIOS LIGADOS AO SEXO
Sistema Reprodutor.
SÍNDROMES.
Sistema genital masculino
Outros mecanismos de herança
Genética do sexo:.
Distúrbios autossômicos
Anomalias hereditárias
ABERRAÇÕES CROMOSSÔMICAS Di.Babalu
Célula Eucarionte.
REPRODUÇÃO Definição: capacidade que um ser vivo apresenta de gerar outro ser SEXO: troca de material genético.
Concepção uma nova vida
Biologia A.
Anomalias relacionadas aos cromossomos
MUTAÇÕES GÊNICAS E CROMOSSÔMICAS
Anomalias hereditárias
SÍNDROMES GENÉTICAS.
Cromossomos Sexuais - X e Y Determinação e Diferenciação Sexual
Mutações Profª Cassia.
ANOMALIAS CROMOSSOMICAS
Síndromes Genéticas Haploidia Euploidias Poliploidia Numéricas
Mutações São alterações ou modificações súbitas em genes ou cromossomos, podendo acarretar variação hereditária. As mutações podem ser gênicas quando alteram.
Unidade 1 – Reprodução Humana e Fertilidade
DETERMINAÇÃO DO SEXO Prof. MSc. Hélio Alves.
MUTAÇÕES CROMOSSÔMICAS
O corpo humano sistema reprodutor e sexualidade parte 1
Genética e Comportamento Humano
“QUIZ” Ciências.
SÍNDROME DE KLINEFELTER
Hiperplasia Adrenal Congênita
DIFERENCIAÇÃO SEXUAL.
ANOMALIAS NUMÉRICAS DOS CROMOSSOMOS SEXUAIS
SÍNDROME DE TURNER Amie Feitosa Rodrigues Leriane Braganholo da Silva
ABERRAÇÕES CROMOSSÔMICAS
HERANÇA LIGADA AO SEXO PROF. SAULO PIRES.
GENÉTICA GENÉTICA MARIEL HIDALGO
HERANÇA E SEXO Prof. Marcos.
SISTEMA REPRODUTOR FUNÇÃO REPRODUTORA. Funções vitais. Este ano já estudámos: Função digestiva Função circulatória Agora vamos estudar Função reprodutora.
ABERRAÇÕES CROMOSSÔMICAS NUMÉRICAS
Estrutura do DNA.
COMBINAÇÃO CROMOSSÔMICA DOS GAMETAS PATERNO E MATERNO
Divisão Celular: Meiose
Bruna – novembro/2014 PIBID
AGENTES MUTAGÉNICOS Escola Sec. du Bocage 2014/2015.
Síndrome de Patau.
Embriologia Início do desenvolvimento. Teoria Celular. Todos os organismos são compostos por uma ou mais células. A célula é a unidade estrutural da vida.
Síndrome de Turner Nomes: Maiara Pereira Ficher, Tamara Pereira
Transcrição da apresentação:

Os distúrbios dos cromossomos sexuais: provocam infertilidade ou desenvolvimento anormal Síndrome de Klinefelter: 47,xxy Síndrome de Turner: 45,x

Ausência do cromossomo Y: Desenvolvimento dos ovários. Presença do cromossomo Y: desenvolvimento dos testículos. X ativo ou inativo: qualquer cromossomo X que exceda é um inativado tanto em homens quanto em mulheres ou pode ser inativo aleatoriamente em células femininas (mosaicismo). Retardo mental ligado ao X: causas- mutações e deleções.Incidência: 1/1.000.

Síndrome de Klinefelter (47,xxy) Características: homens altos e magros, pernas e braços longos; Parecem normais até a puberdade quando o hipogonadismo se torna evidente; Os testículos permanecem pequenos e as características secundárias não se desenvolvem; Ginecomastia (crescimento das mamas nos homens) e infertilidade;

Incidência: 1/1.000; Um dos cromossomos X está inativado. Causa: erros na meiose I. Compreensão verbal e desempenho baixos, dificuldades de aprendizagem e de adequação psicossocial, baixa auto-estima.

Síndrome de Turner (45,x): Pode ser identificada ao nascimento ou antes da puberdade; Incidência: 1/4.000; Características: baixa estatura, disgenesia gonodal (distúrbio no ovário), pescoço alado, baixa implantação posterior dos cabelos, tórax amplo com hipertelorismo mamário (distância entre os mamilos), elevada incidência de disfunções renais e cardiovasculares.

Os bebês têm edema no dorso do pé; Inteligência normal, deficiência na percepção espacial, elevado risco de inadequação social, O erro que leva a perda de um cromossomo sexual é geralmente paterno e a causa é desconhecida;

Distúrbios do desenvolvimento sexual e gonodal

O sexo genético de um embrião é estabelecido no momento da fertilização. Porém, para alguns RN, a determinação do sexo é difícil ou impossível porque suas genitálias são ambíguas. No hermafroditismo, tanto o tecido testicular quanto o ovariano estão presentes. A determinação do cariótipo da criança é importante na orientação do manejo cirúrgico e psicológico.

Existem três tipos de hermafroditismo humano: 1- hermafroditismo verdadeiro; 2- pseudo-hermafroditismo feminino; 3- pseudo-hermafroditismo masculino. 1-Hermafroditismo verdadeiro: A criança nasce com os dois órgãos sexuais bem formados. Possui os órgãos sexuais internos e externo, incluindo ovários, útero, vagina, testículos e pênis. Já os pseudos-hermafroditas têm tecido gonodal de apenas um sexo compatível com sua constituição cromossômica.

2-Pseudo-hermafroditismo feminino: cariótipo 46,xx Mulheres com tecido ovariano normal, porém com genitália externa ambígua ou masculina. Causa: medicamentos para hiperplasia adrenal crônica. O desenvolvimento do ovário é normal, mas a produção de androgênios causam masculinização da genitália externa, com hipertrofia do clitóris e fusão labial para formar uma estrutura semelhante à bolsa escrotal.

3-Pseudo-hermafroditismo masculino: 46, xy Homem com genitália externa feminina ou incompletamente masculinizada. As gônadas são os testículos, mas a genitália externa é masculinizada de forma incompleta. Causa: deficiência de uma enzima responsável por converter o hormônio masculino em testosterona ativo.