Desenvolver a consciência fonológica (4.ª sessão) LÍNGUA PORTUGUESA: DIDÁTICA PARA O 1.º CICLO Desenvolver a consciência fonológica (4.ª sessão) Trabalho desenvolvido no âmbito do Apoio Educativo
O que é a consciência fonológica Consciência dos sons que compõem as palavras que ouvimos e falamos; Capacidade de identificar e de manipular os fonemas; Consciência silábica (isolar sílabas), consciência intrassilábica (isolar unidades dentro da sílaba) e consciência fonémica (isolar os sons).
Pertinência deste treino em situações de apoio Educativo A maioria dos alunos de 1.º e 2.º ano que beneficiam de Apoio Educativo revelam dificuldades na aprendizagem da leitura e da escrita; Da prática educacional, terapêutica e científica, já se concluiu que dificuldades na aprendizagem da leitura e da escrita decorrem do fraco desempenho em tarefas de avaliação da consciência fonológica; Quanto mais uma dada capacidade for treinada, mais elevado será o grau de sucesso no desempenho da tarefa.
Exemplos de tarefas desenvolvidas 1.º ano / 2.º ano
2.º ano
2.º ano / 3.º ano
Conclusões Em todos os anos de escolaridade verificamos dificuldades relacionadas com a consciência fonológica; Necessidade de iniciar este treino precocemente; Frequência, Sistematicidade e Consistência; Treino diário; Jogos de linguagem.