Estrutura e Organização do Funcionamento da Educação Infantil

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Transcrição da apresentação:

Estrutura e Organização do Funcionamento da Educação Infantil (arquivo da Creche Carochinha)

Proposta Pedagógica É a identidade de uma instituição educativa. Revela: contexto, história, sonhos, desejos, crenças, valores, saberes e concepções e, a partir disso, os princípios e diretrizes que orientam sua ação de educar e cuidar crianças.

Considerações importantes Toda instituição possui uma proposta que, na prática, se materializa nas ações, mesmo quando ela não está registrada. A sistematização convida à reflexão. Uma proposta pedagógica é dinâmica, e em continua construção.

Fundamentos legais e pedagógicos da proposta pedagógica Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9394/96) - estabelecimentos de ensino elaboram suas propostas pedagógicas com a participação dos professores. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil – Resolução CEB nº 1, 7/04/99 - princípios, fundamentos e procedimentos que orientam as IEI na articulação, no desenvolvimento e na avaliação das propostas. Regulamentação da Educação Infantil definida pelo Conselho Municipal de Educação ou pelo Conselho Estadual de Educação

Princípios norteadores da elaboração, implementação e avaliação da proposta Proposta Pedagógica sistematizada Organização Provisoriedade Compromisso Intencionalidade Unidade/coerência Participação Consistência Contexto

Alguns elementos constitutivos História da instituição. Contexto sócio-político-cultural. Concepção de: educação infantil; aprendizagem e conhecimento; infâncias e crianças, indissociabilidade entre educar e cuidar; diversidade e pertencimento Objetivos.

Alguns elementos constitutivos Organização e gestão do trabalho: eixos e aspectos a serem trabalhados; tempos; espaços e materiais; planejamento, acompanhamento e avaliação; critérios de matrícula; enturmação e agrupamentos das crianças; quadro de recursos humanos; condições de trabalho dos profissionais; múltiplas relações e interações que se estabelecem entre os diversos atores envolvidos.

Critérios de matrícula Devem ser transparentes, amplamente discutidos e divulgados na comunidade, inclusivos e regulamentados pelos Conselho Estadual ou Municipal.

Enturmação Enturmação é a forma como a instituição agrupa as crianças. É importante que a criança tenha um grupo de referência na instituição: para a criança: é um fator de segurança, aprofundando e tornando as amizades sólidas; para a família: cria uma rede de relações; para a professora: condições de planejamento e organização do trabalho.

Organização dos agrupamentos de crianças Deve ser: dinâmica e assegurada no planejamento tanto da instituição, quanto do grupo de professores; considera a criança e seu tempo de formação; coerente com os espaços físicos da instituição e com os aspectos da prática pedagógica; flexível em relação aos espaços, às idades e às atividades, possibilitando interações diversas.

Razão professora/criança O número de crianças nos agrupamentos deve considerar características do espaço físico, do grupo de crianças, do quadro de pessoal. Observar a regulamentação estadual ou municipal.

Organização dos espaços, materiais e ambientes A organização dos espaços revela as concepções presentes e a forma como as crianças estão sendo convidadas a aprender sobre o mundo e sobre si mesmas. Características: desafiador, flexível, interativo, revelador das produções das crianças, adequado às especificidades das faixas etárias da educação infantil.

Quadro de recursos humanos da instituição Definido na proposta pedagógica: Direção. Coordenação pedagógica. Docentes – exigência legal para a formação inicial e continuada. Conhecimentos necessários. Rede pública – Exigência de concurso e plano de carreira. Funcionários.

Sujeitos envolvidos na elaboração, implementação e avaliação da Proposta Pedagógica Adultos responsáveis – papéis diferenciados (família, professores, direção, coordenação, funcionários). Elaborar, implementar e avaliar uma proposta é tarefa de toda instituição, todos precisam se sentir responsáveis pelo processo educativo. É preciso criar canais de participação e organizar espaços e tempos para que todos possam discutir, opinar, decidir, propor e acompanhar ativamente o processo.

Estratégias de construção de relacionamento entre família e a instituição Organização: envolver os pais nas decisões relativas à organização das propostas e do trabalho cotidiano. Comunicação clara: mural, parede da escola, reuniões coletivas, individuais. Intercâmbio: trocas constantes, cada família tem uma expectativa em relação à educação das crianças – entrevista inicial, ficha de caracterização, processo de acolhida.

O tempo gira como o sol: mas o tempo que volta não é o mesmo tempo porque eu não faço 5 anos toda vez que é meu aniversário. (Donald, criança italiana de 5 anos e 4 meses – citado no Livro “O coletivo infantil em creches e pré-escolas: falas e saberes”. Ana Lúcia Goulart de Faria (org.) Cortez ED. 2007.p.15)