TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Administração Aula 03 Jorge Surian
Advertisements

Teorias da Administração
Abordagem Clássica da Administração Frederick Winslow Taylor,
TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO
Taylor e Fayol.
Teoria Clássica da Administração
TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
Cesf 3º Período Organização, Sistema e Métodos – OSM Julio Morais
Organização, Sistemas e Métodos
TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO FAYOL
Teoria Neoclássica da Administração
ABORDAGEM CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO
DE FAYOL A ESCOLA DAS RELAÇÕES HUMANAS
Processo Administrativo
Teoria Clássica Henry Fayol e a escola do processo de administração
Qualidade em Serviços de Informação
PRINCÍPIOS DE ADMINISTRAÇÃO
TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
APRESENTAÇÃO Francês ( ); Engenheiro de minas;
Henri Fayol Engenheiro de minas e administrador francês, Henri Fayol foi um dos primeiros estudiosos a analisar a natureza da atividade empresarial, a.
ADMINISTRAÇÃO CLÁSSICA (Fayolismo) Henri Fayol ( )
Professora: Desiree Blum Menezes, MSc. (Fundamentos da Administração)
DINÂMICA DAS ORGANIZAÇÕES
Teoria clássica da administração
“Psicossociologia das Organizações”
TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO I
TEORIAS ADMINISTRATIVAS COM ÊNFASE NA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
Teorias da Administração I
Abordagem Clássica da Administração
TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO
Abordagem Clássica da Administração
Administração Geral - Aula 03
O que é Administração? Definições:
ORGANIZAÇÃO.
FUNÇÃO ORGANIZAÇÃO Definir trabalho a partir da análise dos objetivos;
Teoria Geral da Administração
Teoria Geral da Administração
A Teoria Administrativa
A Arte de Administrar Prof. Joel Brogio.
Teorias administrativas
RESTROSPECTIVA SOBRE A HISTÓRIA DA ADMINISTRAÇÃO
Teoria Clássica Origens
Estruturas Organizacionais
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO - CEAP TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO I
Teoria Geral da Administração Capítulo 04 1º PERÍODO – AULAS 05 e 06
TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO
Introdução à Administração
Teoria da Administração I
TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO
ADMINISTRAÇÃO DE FAYOL
Disciplina: TGA I Professora: Neuma Maria Simões Alves.
Alianças Estratégicas.  Henri Fayol 1841 – 1925.
A Administração e suas perspectivas
Disciplina: TGA Professora: Sandra Mara Tenchena Autor: Idalberto Chiavenato Profª Ms. Sandra Mara Tenchena.
PROFESSOR RUBENS DE FRANÇA
Teorias Organizacionais
Aula 1: Funções da Administração
TEORIA CLÁSSICA MÓDULO 6.
TEORIA CLÁSSICA.
Teoria Neoclássica da Administração
RESTROSPECTIVA SOBRE A HISTÓRIA DA ADMINISTRAÇÃO
TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO
Teoria Clássica da Administração
Antonio de Lima Ribeiro 2ª edição |2009| Teorias da Administração Capa da Obra.
PROFº.: JOSÉ PAULO DE ANDRADE ESPECIALISTA EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE RH: EVOLUÇÃO E TENDÊNCIA PERÍODO - 03N TURMA – 01 ARACAJU,2009 DISCIPLINA: TEORIA GERAL.
TGA – Teoria Geral de Administração Teoria Geral da Administração CAPÍTULOS 1.A GLOBALIZAÇÃO E SEUS EFEITOS 2.GESTÃO ESTRATÉGICA DE RECURSOS 3.ADMINISTRAÇÃO.
TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO
Transcrição da apresentação:

TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO TÓPICOS ESPECIAIS EM ADMINISTRAÇÃO TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO ABORDAGEM CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO

Desdobramentos da Abordagem Clássica: Taylor Administração Científica Ênfase nas tarefas Abordagem Clássica da Administração Fayol Teoria Clássica Ênfase na estrutura

TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO Teoria desenvolvida na França, a partir dos trabalhos de Henri Fayol, em 1916. Escola formada principalmente por executivos de empresas da época, entre eles: Henri Fayol; James D. Mooney; Lyndall F. Urwick; Luther Gulick.

PREOCUPAÇÃO BÁSICA Aumentar a eficiência da empresa por meio da forma e disposição dos órgãos componentes da organização (departamentos) e das suas inter-relações

ÊNFASE ÊNFASE NA ESTRUTURA Na anatomia (Estrutura) e fisiologia (funcionamento) da organização. ÊNFASE NA ESTRUTURA

É uma abordagem inversa à da administração científica pois: TEORIA CLÁSSICA É uma abordagem inversa à da administração científica pois: É uma abordagem de cima para baixo (da direção para a execução) e “do topo para as suas partes” (da organização para departamentos).

TEORIA CLÁSSICA DIREÇÃO ORGANIZAÇÃO EXECUÇÃO DEPARTAMENTOS

HENRI FAYOL (1841-1925) Nasceu em Constantinopla e faleceu em Paris, vivendo as conseqüências da revolução industrial e, mais tarde da 1 Guerra Mundial. Formou-se em engenharia de minas e com 19 anos entrou para uma empresa metalúrgica e carbonífera onde fez sua carreira. Em 1916, expôs sua Teoria de Administração no livro ADMINISTRAÇÃO INDUSTRIAL E GERAL.

1a OBRA DE FAYOL FAYOL PARTE DA PROPOSIÇÃO DE QUE TODA EMPRESA PODE SER DIVIDIDA EM SEIS GRUPOS: Funções Técnicas: Relacionadas com a produção de bens ou de serviços. Funções Comercias: Relacionadas com a compra, venda e permutação. Funções Financeiras: Relacionadas com a procura e gerência de capitais.

1a OBRA DE FAYOL 4. Funções de Segurança: Relacionadas com a proteção e preservação dos bens e das pessoas. 5. Funções Contábeis: Relacionadas com os inventários, registros, balanços, custos e estatísticas. 6. Funções Administrativas: Relacionadas com a integração de cúpula das outras cinco funções.

A SEXTA FUNÇÃO: FUNÇÃO ADMINISTRATIVA Tem o encargo de formular o programa de ação geral da empresa, de constituir o seu corpo social, de coordenar os esforços e de harmonizar os atos

2a OBRA DE FAYOL Fayol define um conceito de administração , para aclarar o que sejam as funções administrativas. Definindo, assim o ato de administrar como sendo:

2a OBRA DE FAYOL Prever: Visualizar o futuro e traçar o programa de ação; Organizar: Constituir o duplo organismo material e social da empresa; Comandar: Dirigir e orientar o pessoal; Coordenar: Ligar, unir, harmonizar todos os atos e todos os esforços coletivos; Controlar: Verificar que tudo ocorra de acordo com as regras estabelecidas e as ordens dadas.

AS FUNÇÕES DA EMPRESA Prever Organizar Comandar Coordenar Controlar Funções administrativas Funções técnicas Funções comerciais Funções financeiras Funções contábeis Funções de segurança Para Fayol, as funções administrativas, diferem claramente das outras cinco funções essenciais

3a OBRA DE FAYOL É proporcional ao cargo (nível) ocupado. Proporcionalidade das funções administrativas: Existe uma existe uma proporcionalidade da função administrativa, isto é, ela se reparte por todos os níveis da hierarquia da empresa e não é privativa da alta cúpula. É proporcional ao cargo (nível) ocupado.

4a OBRA DE FAYOL DIFERENÇA ENTRE ADMINISTRAÇÃO E ORGANIZAÇÃO Administração é mais amplo que organização porque a organização é uma das partes da Administração (que é formada pelo planejamento, organização, direção e controle).

ORGANIZAÇÃO COMO ENTIDADE SOCIAL Pessoas interagem entre si para alcançar objetivos específicos. Nesse sentido, organização significa um empreendimento humano moldado intencionalmente para atingir determinados objetivos. As empresas constituem um exemplo de organização social.

ORGANIZAÇÃO COMO FUNÇÃO ADMINISTRATIVA E PARTE DO PROCESSO ADMINISTRATIVO Como previsão, comando, coordenação, e controle, nesse sentido, significa o ato de organizar, estruturar e alocar os recursos, definir os órgãos incumbidos de sua administração e estabelecer as atribuições e relações entre eles.